O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERÍODOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
covid-19; ensino de música; educação musical na pandemia; ensino remoto de música; atuação do professor.
O período pandêmico trouxe várias transformações para o campo social diante dos desdobramentos sofridos pela disseminação da COVID-19. Em meio às solicitações de isolamento social realizadas pela OMS como forma de conter o vírus, foi necessário repensa as estratégias de ensino para uma continuidade na área da educação. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir de pesquisa documental e entrevistas semi estruturadas com os profissionais que estiveram à frente do ensino remoto no período pandêmico. O campo de pesquisa escolhido para este estudo foi a rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, por possuir no quadro efetivo professores de música concursados especificamente para a ocupação do cargo em exercício. O estudo foi realizado através de análise dos materiais didáticos produzidos por professores do ensino fundamental (anos finais) - textos, imagens e sons - como estratégias utilizadas em parceria entre a Secretaria de Educação, gestores e
professores - para a continuidade do ensino aplicado na modalidade remota. A autonomia docente (Contreras, 2002; Freire, 2002; Bona, 2022) foi o referencial teórico utilizado para discutir as concepções das práticas, validando as considerações do docente em meio às suas condições pessoais bem como as estruturas sociais e políticas nas quais a escola, a sociedade e o período interagem, apontando elementos que variam desde a escolha do modelo didático que se aplicará a determinadas situações e contextos, levando em consideração o modelo de estrutura do campo e a prática cotidiana docente para a construção de pensamentos e discussões propostas nesta pesquisa. Por fim, apresento as considerações finais de acordo com os dados coletados a partir da pesquisa documental e das entrevistas com os profissionais que estiveram em exercício durante a prática remota.