MACUNAÍMA ÓPERA TUPI TRANS_CRIAÇÃO: O SELVAGEM E A MARGINAL NA ÓPERA DE IARA RENNÓ
Ópera Macunaíma. Iara Rennó. Produção musical Independente. Tradução Intersemiótica. Manifesto Político.
Este trabalho tem como objeto de estudo o espetáculo Macunaíma Ópera Tupi_Transcriação. O espetáculo trata-se de uma adaptação do romance Macunaíma, do escritor Modernista Mário de Andrade. A ópera, produzida e idealizada pela multiartista paulista Iara Espíndola Rennó foi encenada em São Paulo no ano de 2019. Também é realizado neste trabalho um estudo do panorama da distribuição da nova MPB paulistana e a distribuição da música marginal realizada por artistas independentes. Sempre focando no protagonismo feminino desta distribuição, verificando qual o espaço que as mulheres possuem dentro do mercado musical fora deste contexto mainstrem. Com a análise da ópera, é esperado demonstrar este universo político, feminino e transgressor da obra de Iara Rennó, como exemplo dessas produções. Para a realização dessa pesquisa foi realizada uma pesquisa exploratória e documental. A pesquisa de campo é detalhada como parte integrante desta escrita. A fundamentação teórica que rege esta pesquisa versa sobre a Intersemiose e a Teoria da adaptação de Linda Hutcheon (2013), Robert Stam (2008). Sobre o Projeto criador e Consumo musical com a teoria de Pierre Bourdieu (2001). E a crítica literária da obra de Macunaíma é feita através dos escritos de Telê Ancona Lopez (1988) e Gilda de Melo e Souza (1979). O objetivo do trabalho é ressignificar o Macunaíma, nos dias atuais, através da ótica da mulher contemporânea.