Trajetorias de formacao, criatividade e pratica docente de violino
Criatividade e formação docente, prática docente, ensino de violino
A pesquisa em desenvolvimento, tem como objetivo geral investigar como a
criatividade emerge e é integrada na prática docente de violino. A partir desse objetivo
a construção teórica perpassa por discussões em torno da criatividade como uma
habilidade desenvolvida e necessária no dia a dia de um professor, estando
relacionada à autonomia, imaginação, pensamento crítico, a exploração sonora e a
composição (no caso de professores de música), e que leva em consideração as
experiências sociais e culturais ao qual o indivíduo está inserido. Segundo Lubart
(2007), a criatividade não é uma característica inata, mas uma habilidade que pode
ser desenvolvida por meio de interações entre o indivíduo e o seu contexto
sociocultural, sendo influenciada por fatores cognitivos, conativos e ambientais. Essa
perspectiva se alinha à prática docente descrita por Souza (2009), que a define como
um conjunto de ações e reflexões que envolvem planejamento, condução das aulas,
estratégias, posturas, mediações e interações que são estabelecidas com os alunos,
no dia a dia. Na revisão de literatura foram mapeadas as produções da área de
educação musical, incluindo todas as publicações disponíveis online das seguintes
fontes: Revista da Abem (Associação Brasileira de Educação Musical) e Revista Opus
(Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Anppom). Foram
revisadas, ainda, as cinco últimas edições dos Anais dos Congressos Nacionais da
Abem, da Anppom e do Encontro Nacional de Ensino Coletivo (Enecim), assim como
teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações (BDTD) e no Portal de Teses e Dissertações da CAPES (Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A pesquisa adota uma abordagem
qualitativa e a coleta de dados contempla a observação da prática de docentes de
violino, atuantes em projetos sociais recifenses, com aulas individuais e/ou coletivas
e a realização de entrevistas narrativas. Na análise das observações e entrevistas
trarei um olhar para quais problemas emergem no contexto das aulas de violino e
como os professores resolvem esses problemas. Com base nos achados
preliminares, tenho a expectativa de que a pesquisa contribua para uma compreensão
mais aprofundada do papel da criatividade no ensino do violino, fornecendo subsídios
para a formação de professores e o desenvolvimento de práticas docentes dinâmicas
e contextualizadas.