A apropriação da tecnologia da informação no ensino das escolas especializadas de música na cidade de Campina Grande: corpos de conhecimento e práticas pedagógicas.
Educação; Tecnologia da Informação; Formação Docente; Cultura Digital; Práticas Pedagógicas; Educação Musical.
A crescente inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no campo educacional tem reconfigurado práticas pedagógicas, exigindo dos professores novas competências e saberes que dialoguem com os desafios contemporâneos da cultura digital. Esta pesquisa, inserida no âmbito da educação, tem como objetivo analisar como professores de música, atuantes em escolas especializadas da cidade de Campina Grande/PB, apropriam-se das tecnologias da informação em suas práticas docentes. O estudo fundamenta-se na perspectiva qualitativa, utilizando o estudo de caso como delineamento metodológico, com a realização de entrevistas semiestruturadas e observações não participantes. Busca-se compreender de que forma a formação inicial e continuada contribui para o uso pedagógico das tecnologias e quais obstáculos e potencialidades emergem dessa relação. Espera-se que os resultados contribuam para o fortalecimento das políticas de formação docente voltadas à integração crítica das tecnologias, ampliando os debates no campo da educação sobre inovação pedagógica, cultura digital e desenvolvimento profissional docente.