FORMAÇÃO DOCENTE E IDENTIDADE PROFISSIONAL: PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS EM MÚSICA COM ÊNFASE NO INSTRUMENTO MUSICAL
formação docente; habilitação em instrumento; licenciatura em música.
O presente trabalho teve como objetivo geral compreender como se dá a relação entre a formação inicial docente em música, com ênfase na aprendizagem do instrumento musical, e a identidade profissional, a partir da perspectiva dos estudantes. Os objetivos específicos foram Identificar como a aprendizagem de um instrumento musical está representada nos documentos oficiais do IFPE-BJ, elencar as motivações de ingresso dos estudantes no curso de licenciatura em Música do IFPE-BJ e analisar de que maneiras a formação em um curso de licenciaturainterfere na relação dos estudantes com sua aprendizagem instrumental. Oreferencial teórico do trabalho está fundamentado no conceito de identidade profissional de Dubar (2005). A abordagem qualitativa indica um estudo que se realizou através de entrevistas semiestruturadas e que ocorreu com dez licenciandos, além de uma análise de fonte documental. A partir da análise feita, considerei que a proposta do curso de licenciatura em música do IFPE-BJ ainda não se apresenta clara para os alunos que ingressam para iniciar uma formação docente. Os aspectos apresentados através dos relatos trazidos pelos estudantes apresentam o curso como um espaço em que os objetivos profissionais de cada aluno são diversos. Como resultado da investigação encontrei uma identidade profissional em constante mudança durante todo o período de graduação destes alunos em formação. Esta pesquisa evidencia que existem lacunas nas concepções e compreensões a respeito da maneira pela qual o curso se desenvolve para os licenciandos ingressantes. A abordagem oficial do curso diz respeito à formação docente em música e se diferencia dos demais cursos de licenciatura do Brasil por oferecer uma formação com foco no instrumento musical, por transversalizar o ensino e a aprendizagem através da música popular bem como as possibilidades de atuação profissional ofertadas ao licenciando após a graduação.