Abram alas que elas estão regendo: uma análise sobre a atuação de mulheres na regência de banda marcial escolar na cidade de João Pessoa
Representatividade Feminina; Banda Marcial Escolar; Educação Musical; Mulheres na Regência; Relações de Gênero.
A presente dissertação buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Como as regentes de banda marcial escolar na cidade de João Pessoa desenvolvem suas atividades profissionais neste campo de atuação predominantemente masculino? A partir da questão de pesquisa elaboramos o objetivo geral: Compreender como as regentes de banda marcial escolar na cidade de João Pessoa desenvolvem suas atividades neste campo de atuação predominantemente masculino. Logo, definimos os objetivos específicos que são: caracterizar a função de regente de banda marcial escolar; identificar a metodologia aplicada pela regente para a formação da banda; caracterizar os espaços de aula e ensaios utilizados pela regente para a realização das práticas musicais com a banda marcial; analisar a concepção da regente com relação à função que exerce. Esta dissertação se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve apenas uma participante e que utilizou como procedimento metodológico a observação, a entrevista narrativa e a entrevista semiestruturada. Estes instrumentos de coleta de dados serviram para entendermos as metodologias aplicadas no desenvolvimento do ensino musical na banda marcial escolar da participante deste trabalho, os espaços utilizados para as aulas, ensaios e apresentações, a trajetória musical e profissional da regente, bem como a concepção da mesma sobre a mulher no cargo de regência. A pesquisa discute teorias feministas de Beauvoir (1967) e Butler (1990), como também apresenta o conceito de Habitus de Bourdieu (2012). Contudo, este estudo se fundamentou na teoria feminista de Michelle Perrot (2005; 2007). Texto ainda em construção.