Banca de DEFESA: WALLACE SEIXAS VILELA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALLACE SEIXAS VILELA
DATA : 10/12/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE GUITARRA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM MÚSICA: uma análise do cenário vivenciado durante a pandemia.


PALAVRAS-CHAVES:

ensino remoto emergencial, cultura participativa digital, ensino de instrumento musical e educação profissional e tecnológica (EPT).


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A partir do reconhecimento dos desafios vivenciados durante o período de Ensino Remoto Emergencial, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender como se deram os processos educativos-musicais, no âmbito do ensino-aprendizagem de guitarra elétrica, em uma escola de educação profissional e tecnológica em música, denominada EPMX, no período de ensino remoto emergencial. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que nortearam as práticas docentes dos professores de guitarra da EPMX durante o ERE; ii) Identificar os processos de apropriação tecnológica no ensino de guitarra na EPMX, no período de ensino remoto emergencial; iii) analisar os aspectos técnicos instrumentais da guitarra abordados durante o período de ensino remoto emergencial. A EPMX, eleita como campo de pesquisa, é localizada em uma capital do nordeste. Os participantes da pesquisa foram dois docentes do curso técnico de guitarra da EPMX, atuantes durante o período de ensino remoto emergencial. Também foram entrevistados dois membros da gestão da instituição. A abordagem da pesquisa empregada foi a qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados: entrevista semiestruturada, realizada com os docentes e gestores da EPMX; análise documental dos planos de aulas propostos pelos professores de guitarra durante o período de ERE, dos documentos oficiais norteadores das atividades no período de ERE, elaborados pela secretaria de educação do estado onde a escola está localizada e dos documentos de caracterização da instituição. O referencial teórico dividiu-se em três eixos temáticos; o primeiro eixo temático trata-se do ensino remoto emergencial e da cultura participativa digital. O segundo eixo temático abarcou os saberes docentes e sua mobilização na prática profissional docente. O terceiro e último eixo tratou da educação profissional e tecnológica (EPT). No que diz respeito às perspectivas, conceitos e referenciais que nortearam as práticas docentes durante o ERE, os
resultados apontaram que ambos os professores não apresentaram em suas narrativas referenciais que conduziam suas práticas, mas suas experiências mobilizaram ações importantes. Os processos de apropriação tecnológica ocorreram por meio das capacitações promovidas pela gestão, pela comunidade escolar e entre os pares, evidenciando os saberes experienciais. No que tange aos aspectos técnicos instrumentais da guitarra, o Professor 1 e o Professor 2 encontraram desafios iniciais. Porém, suas ações pedagógicas conduziram à realização dos conteúdos propostos por meio das práticas musicais digitais. Concluímos que os saberes docentes relacionados às TDIC, no contexto do ensino/aprendizagem da guitarra em uma escola de educação profissional e tecnológica em música, são estruturados por professores Imigrantes Digitais, contudo, os professores encontraram possibilidades para a realização de suas práticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Interna - 2249021 - KLESIA GARCIA ANDRADE
Presidente - 1164749 - MATHEUS HENRIQUE DA FONSECA BARROS
Notícia cadastrada em: 19/11/2024 15:05
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