A VOZ QUE ENSINA: concepções e trajetórias dos professores de canto popular de Campina Grande (PB)
canto popular; ensino de canto; escola livre de música.
O presente trabalho investigou como se constrói a prática de ensino de canto popular dos professores de escolas livres de música da cidade de Campina Grande (PB), a partir da perspectiva de 8 (oito) entrevistados. O ensino de canto popular é uma área ainda em desenvolvimento em pesquisas e metodologias o que provoca o questionamento de como esse canto tem sido ensinado, no recorte em questão na cidade de Campina Grande. Para responder a esse questionamento foram analisadas as trajetórias musicais e profissionais; as concepções sobre o canto popular e seu ensino; e as perspectivas sobre a aquisição de competências pedagógicas e concepções metodológicas dos professores entrevistados. Como conceitos norteadores utilizamos a teoria dos saberes docentes (Tardif, 2014; Gauthier et al., 2013; Araújo, 2005) e as discussões sobre em que consiste o canto popular brasileiro (Sandroni, 2017; Corusse, 2021). O procedimento metodológico adotado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Como resultados concluímos que os professores têm como principal fonte de formação em canto a educação não formal, com cursos relacionados a canto e não necessariamente ao ensino, mobilizando, dessa maneira, em seu ofício, principalmente saberes disciplinares e saberes experienciais.