ENSINO DE GUITARRA NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE CRIATIVIDADE MUSICAL: uma análise do cenário vivenciado durante a pandemia.
ensino remoto emergencial, cultura participativa digital, ensino de instrumento musical e educação profissional e tecnológica (EPT).
A partir do reconhecimento dos desafios vivenciados durante o processo de Ensino Remoto Emergencial, a presente pesquisa teve como objetivo geral: compreender como se deram os processos educativos-musicais, no âmbito do ensino-aprendizagem de guitarra elétrica, no curso técnico em música, na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM), no período de ensino remoto emergencial na cidade do Recife–PE. Para tal, os objetivos específicos foram: i) analisar as perspectivas, os conceitos e os referenciais que nortearam as práticas/ações docentes durante o ERE. ii)Identificar os processos de apropriação tecnológica no ensino de guitarra na Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, no período de ensino remoto emergencial; iii) examinar os documentos oficiais e planos de aulas utilizados para nortear o processo de trabalho durante o ensino remoto emergencial; iv) analisar os aspectos técnicos instrumentais da guitarra abordados durante o período de ensino remoto emergencial. Os participantes da pesquisa foram dois docentes do curso de guitarra da ETECM, atuantes durante o período de ensino remoto emergencial. Também foram entrevistados dois membros da gestão da instituição; o diretor e a coordenadora, ambos professores da instituição. A abordagem da pesquisa empregada foi a qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Foi desenvolvida uma análise documental dos planos de aulas propostos pelos professores de guitarra durante o período de ERE, dos documentos oficiais do Estado de Pernambuco que nortearam e regulamentaram as atividades nesse período, dos documentos de caracterização da instituição e das falas dos participantes da pesquisa. O referencial teórico dividiu-se em três eixos temáticos; o primeiro eixo temático trata-se do ensino remoto emergencial e a cultura participativa digital. O segundo eixo temático abarcou os saberes docentes e sua mobilização na prática profissional docente. O terceiro e último eixo, educação profissional e tecnológica (EPT). Desse modo, uma análise interpretativa dos dados foi desenvolvida, a partir dos referenciais teóricos do estudo, procurando alcançar o objetivo geral da pesquisa.