SUBVERSÕES E RE-INTERPRETAÇÕES DO CARIRI CEARENSE: PARA ALEM DO CABRA DA PESTE.
Artivismo, dissidências, etnicidades, crítica da arte, Cariri cearense
Esta dissertação se centra na discussão de uma seleção de obras dos artistas Charles Lessa, Maria Macêdo e Renata Felinto que contribuem na exploração de novas formas de entender o Cariri Cearense, nomeadamente o Triângulo Crajubar. Este triângulo é formado pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Partindo de uma contextualização histórica e explicitação de práticas culturais autóctones, a crítica incita, demonstrará como a poética destes promove uma compreensão mais inclusiva de subjetividades que resistem às imposições da supremacia branca, cisgênera e heterossexual. Pinturas, performances, vídeos e instalações que documentam a vida cotidiana das periferias do território: violência de gênero, racismo e heteronormatividade. Isto, ao mesmo tempo que resgatam raízes familiares e ancestrais. Estas práticas artísticas não apenas preservam e revitalizam histórias marginalizadas, mas também inspiram futuras gerações a lutar por reconhecimento e justiça, transformando o Cariri em um território de inovação cultural e resistência sociopolítica.