ENTRE MUSEUS E O CENTRO CULTURAL QUILOMBO DO CATUCÁ: FORMAÇÃO DE UMA EDUCADORA NEGRA EM TRÂNSITO
Formação de Educadores em Museus. Museologia. Museu. Centro Cultural Quilombo do Catucá. Investigação Baseada nas Artes (IBA).
A proposta de dissertação que se apresenta ao exame de qualificação do Programa Associado de
Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE), objetiva investigar o processo formativo de uma educadora
negra em museus, a partir da formação inicial em museologia em ambiente institucional no trânsito
com outros espaços de saberes, como o Centro Cultural Quilombo do Catucá/Ilê Axé Alaketu Oyá
T’Ogum e instituições museológicas da cidade do Recife, Pernambuco. A partir das orientações da
Investigação Baseada nas Artes, esta investigação em abordagem narrativa se apoia no campo
de estudos da Cultura Visual com olhar voltado para etnografia. A fim de estabelecer um debate
sobre quais conhecimentos uma educadora negra pode construir ao transitar entre o centro
cultural de um terreiro e museus diversos, serão trocadas cartas com educadoras e educadores
racializados, com trajetórias semelhantes à da autora. O referencial teórico deste trabalho ancora-
se em autoras que abordam a experiência de mulheres negras na sociedade e em instituições
museais, como Lélia Gonzalez (2022) e Renata Sampaio (2022). A dissertação, ainda inconclusa,
poderá expandir-se com as contribuições advindas das avaliações da banca examinadora no
exame de qualificação.