ENSINANDO BOTÂNICA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Tecnologias Digitais, Botânica, Educação Ambiental, Engajamento Estudantil, Impercepção Botânica
Os processos de ensino-aprendizagem atuais enfrentam o desafio de se tornarem mais envolventes e relevantes, especialmente, quando se trata de um conteúdo complexo, como a Botânica, que sofre com os efeitos do desinteresse dos alunos pela biologia vegetal. Esta pesquisa tem como objetivo central propor uma experiência educativa com potencial de gerar engajamento e aprendizagem em estudantes de ensino médio quanto aos conteúdos botânicos e a relevância ecológica dos espaços verdes para o equilíbrio ambiental por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) mediada por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Reconhecendo os desafios enfrentados no ensino desse conteúdo biológico, propusemos durante a elaboração da
referida SEI a realização de visita a um espaço não formal altamente arborizado com o intuito de despertar o interesse sobre o papel das plantas para o equilíbrio da vida no planeta em contexto de ensino investigativo e uso de TDCI. Ademais, foi produzido como produto desse Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), um guia didático voltado para professores de Biologia com orientações sobre a abordagem investigativa e uso inovador de recursos e de espaços não-formais para o ensino de Biologia. Os resultados dessa pesquisa buscam discutir o processo de construção da SEI a partir da justificativa das escolhas metodológicas do professor-pesquisador e dos ajustes efetuados durante sua produção. Espera-se com essa proposta inspirar outros professores a tornarem seus alunos mais sensíveis ao tema, contribuindo para o engajamento nas aulas de Biologia e uma compreensão mais profunda dos estudantes sobre a importância das plantas para os ecossistemas e para a vida cotidiana e maior autonomia para tomadas de decisões ambientalmente mais acertadas.