Banca de DEFESA: PATRICIA MILLER SIMOES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA MILLER SIMOES
DATA : 27/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET - VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:
Intervenção com Educação Alimentar e Nutricional sobre a Saúde Nutricional e Mudança no Estágio de Comportamento Alimentar em Escolares dos 7 aos 10 Anos de Idade

PALAVRAS-CHAVES:
consumo alimentar; comportamento alimentar; educação alimentar e nutricional; alimentos ultraprocessados; crianças.

PÁGINAS: 93
RESUMO:
Com a rápida evolução e crescimento corporal durante a infância, o consumo alimentar assume um papel importante nessa fase. A alimentação durante a infância, é capaz de gerar impactos na vida adulta e o consumo de alimentos ultraprocessados (AUP) tem aumentado a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) e metabólicas. Os AUPs são considerados inadequados do ponto de vista nutricional e podem acarretar malefícios para a saúde e possíveis alterações no comportamento alimentar. Dessa maneira, a proposta de uma intervenção com educação alimentar e nutricional pode ser um instrumento eficiente para a promoção de uma alimentação saudável em crianças escolares. O objetivo do presente estudo foi investigar o efeito de oito semanas de educação alimentar e nutricional (EAN) sobre a composição corporal, o estado nutricional, o consumo alimentar e as mudanças no estágio de comportamento alimentar de crianças de 7 a 10 anos de idade residentes no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. No total, foram avaliadas 82 crianças de 7 a 10 anos de idade, de ambos os sexos, divididas em dois grupos: controle (n=30) e EAN (n=52). Foram coletados dados antropométricos e de composição corporal (peso, estatura, índice de massa corporal (IMC/Idade), circunferência da cintura (CC), dobras de adiposidade subcutânea tricipital e subescapular e percentual de gordura corporal (%GC)). O consumo alimentar foi avaliado a partir da aplicação de recordatórios 24h em triplicata e os alimentos foram classificados de acordo com seugrau de processamento (in natura ou minimamente processados, processados e ultraprocessados). Já os estágios de mudança no comportamento alimentar dos escolares, foram avaliados baseados no Modelo Transteórico (MTT). Em relação ao estado nutricional, quase metade das crianças avaliadas apresentaram excesso de peso (45,1%). Após o período de oito semanas de intervenção com EAN, notou-se que a estratégia foi efetiva para que houvesse diminuição na CC (Cohen’s d = - 0,10), redução da ingestão calórica diária total (Cohen’s d = - 0,13) e na redução do consumo de alimentos processados do grupo experimental em comparação com o controle (Cohen’s d = - 0,13). Todavia, observou-se que não houve diferença entre os estágios de mudança do comportamento alimentar, entre os grupos na linha de base (p-valor = 0,975) e pós intervenção (p-valor = 0,251) e não houve diferença intragrupos após a intervenção (controle vs. controle: p-valor = 0,655; EAN vs. EAN: p-valor = 0,366). Conclui-se que o período de intervenção não foi suficiente para alterações do percentual de gordura corporal (%GC), na diminuição do consumo de AUP e na mudança dos estágios de comportamento alimentar. Destaca-se a importância de políticas púbicas que promovam ações de EAN em ambiente escolar de forma regular.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GABRIELA CARVALHO JUREMA SANTOS
Presidente - 2447615 - LIGIA CRISTINA MONTEIRO GALINDO
Externa ao Programa - 1672996 - LUCIANA GONCALVES DE ORANGE - null
Notícia cadastrada em: 18/02/2025 10:06
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