Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA JOSE DO ESPIRITO SANTO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA JOSE DO ESPIRITO SANTO SILVA
DATA : 30/07/2024
LOCAL: GOOGLE MEET - VÍDEO CONFERÊNCIA

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS PARA ALUNOS DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE

Educação alimentar e nutricional; hábitos alimentares; consumo alimentar; estado nutricional.

INTRODUÇÃO: A alimentação adequada na infância é essencial para o crescimento e desenvolvimento, sendo um dos principais fatores de prevenção de muitas comorbidades, a exemplo das Doenças Crônicas não Transmissíveis. Em contra partida, o consumo de alimentos não saudáveis ricos em açúcares refinados e gorduras trans e saturadas em crianças contribui para altos níveis de obesidade infantil globalmente. Nesse contexto, a Educação Alimentar e Nutricional assume uma relevância fundamental para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. OBJETIVOS: Avaliar os efeitos da Educação Alimentar e Nutricional como ferramenta pedagógica para a promoção dos hábitos alimentares saudáveis de crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil de Vitória de Santo Antão-PE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de intervenção, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil do município de Vitória de Santo Antão. Participaram do estudo 61 crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil (>2 e <5 anos). Foram incluídas crianças neurotípicas na faixa etária entre 2 e 5 anos, matriculadas na instituição. Foram excluídas do estudo as crianças neurodivergentes que apresentavam qualquer condição que pudesse afetar o consumo alimentar. A avaliação do estado nutricional das crianças foi realizada individualmente. Foram coletados o peso e altura através de uma balança digital (Balança Digital Omron, com capacidade de 180 kg) e um estadiamento (Cescorf, com capacidade máxima de 2M). A avaliação do consumo alimentar das crianças foi realizada por meio do Questionário de Frequência Alimentar para Crianças. A avaliação do percentual de rejeito da merenda escolar foi realizada através do Método de Avaliação para Resto Ingestão sugerido pelo FNDE, 2017. Foi pesada e registrada as refeições antes e depois da distribuição, bem como, o rejeito descartado pelas crianças. As aulas Educação Alimentar e Nutricional estão sendo realizadas 1 vez na semana em cada turma e tem a duração de dois meses, com aproximadamente 40 minutos de duração. As aulas desenvolvidas foram planejadas com base no Guia Alimentar para a População Brasileira. A construção do banco de dados está sendo realizada no programa Excel e as análises estatísticas no programa SPSS RESULTADOS Participaram do estudo 61 crianças, sendo 29 (47%) de sexo masculino e 32 (53%) do sexo feminino, com idade entre 2 e 5 anos (média de idade 3,5 anos). Participaram do estudo 48 mães, a média de idade era de 31,5 anos, sendo que 2% é divorciada, 31% é casada e 67% é mãe solo. A maioria (63%) vivem com apenas 1 salário mínimo e 29% vivem com renda familiar abaixo de 1 salário mínimo e 8% vivem com 2 salários ou mais. 63% (n30) residem em casa alugada, 17% vivem em casa própria e 11% vivem em casa cedida. Em relação ao nivel de escolaridade, 23% possui apenas o ensino fundamental, 65% ensino médio. CONCLUSÕES: O presente estudo está em andamento e já foi possivel identificar a perfil socioeconomico dos participantes e observou-se que a maioria da população estudada vivem com uma renda familiar de até 1 salário mínimo. Nesse sentido, o estudo segue o cronograma para analizar as demias variaveis.

Externa à Instituição - AIANY CIBELLE SIMOES ALVES
Externa ao Programa - 1673336 - MATILDE CESIANA DA SILVA - nullPresidente - 3346571 - WYLLA TATIANA FERREIRA E SILVA
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 14:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06