Banca de QUALIFICAÇÃO: JANETE PAIVA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANETE PAIVA DA SILVA
DATA : 04/07/2025
LOCAL: GOOGLE MEET - VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Tempo de exposicao as telas e sua associacao com a percepcao da imagem corporal em adolescentes


PALAVRAS-CHAVES:

tempo de tela; imagem corporal; adolescente; autoestima; satisfação corporal.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Nos últimos anos o uso da tecnologia e dispositivos digitais tem crescido consideravelmente, principalmente entre adolescentes. Porém, estudos indicam que o uso excessivo de telas pode impactar negativamente a forma como o indivíduo percebe seu próprio corpo. Pois, a exposição constante à conteúdos que reforçam padrões estéticos idealizados pode está associado a distorções da autoimagem, baixa autoestima e prejuízos emocionais. Objetivo: Analisar o tempo de tela em diferentes dispositivos de mídia e sua associação com a percepção de imagem corporal em adolescentes. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico secundário, transversal, com abordagem descritiva e quantitativa, realizado com 955 estudantes (14 a 19 anos) das escolas públicas estaduais de Caruaru-PE, cujos dados foram coletados no ano de 2022 através da aplicação do questionário adaptado Global School-based Student Health Survey (GSHS). Foi analisado o tempo de uso de quatro dispositivos de mídia eletrônica: televisão, computador, celular e vídeo game. A análise estatística foi realizada por meio do software SPSS®. Resultados parciais: Dos quatro dispositivos analisados, o celular apresentou maior prevalência de uso, no qual 78% dos adolescentes relataram tempo de uso igual ou superior à 4h/dia, enquanto que os demais dispositivos foram utilizados por menos de 4h/dia, sendo o video game (95,3%), computador (92,9%) e televisão (86%). Quanto à percepção corporal, 59,3% dos adolescentes classificaram sua silhueta na categoria de 1 a 5, ou seja, que se veem como umaimagem corporal de menor volume. Na análise estatística o uso do vídeo game (p= 0,005) e da televisão (p=0,050) apresentaram associação estatisticamente significativa com a percepção corporal, já o celular (p=0,846) e o computador (p=0,315) não apresentaram significância estatística.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1365999 - DIOGO ANTONIO ALVES DE VASCONCELOS
Externa à Instituição - GABRIELA CARVALHO JUREMA SANTOS
Externa ao Programa - 3200817 - RENATA EMMANUELE ASSUNCAO SANTOS - null
Notícia cadastrada em: 01/07/2025 08:57
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