Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA NERY

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA NERY
DATA : 03/11/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Defesa através de video - conferência
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM PRISÕES E PEDAGOGIA LIBERTADORA:

A reintegração social e a oferta educacional na Unidade Prisional da Zona da Mata Sul de Pernambuco


PALAVRAS-CHAVES:

Reincidência, Educação em Prisões, Direitos Humanos, Sistema
Penitenciário, Mata Sul de Pernambuco.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

A presente pesquisa aborda a oferta educacional na prisão. Partiu-se da seguinte pergunta: Como ocorre a oferta educacional e reintegração social na Unidade Prisional Dr Rorinildo Rocha Leão, único estabelecimento da Zona da Mata Sul de Pernambuco? Como objetivo geral, buscou-se compreender o papel da educação como meio de desenvolvimento humano na referida unidade prisional e como objetivos específicos optou-se por: Caracterizar a realidade carcerária no Brasil, em Pernambuco e no Presídio em questão e a garantia do Direito a Educação; Analisar a contribuição da educação de pessoas privadas de liberdade para a ressocialização no ambiente prisional fazendo apontamentos a pedagogia libertadora; Descrever como a educação de pessoas privadas de liberdade acontece no Presidio Rorinildo da Rocha Leão. Para o percurso metodológico[O1] optou-se pela pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados se deu através de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e o estudo de caso. Analisou-se artigos, livros, documentos como decretos, Leis, Resoluções, Normativas, Planos e Relatórios. Os teóricos que fundamentam a pesquisa, foram: Paulo Freire, Ana Maria de Barros, André de Barros, Hannah Arendt, Aristóteles, Michel Foucault, Beccaria, Giuseppe Tosi, Marc de Mayer, Ana Maria Duarte, Fábio Comparato, Cássio Dick, Timothy Ireland, Melina Fachin, Flávia Piovesan, Lenir Camimura, Elionaldo Julião, Elenice Onofre e Luís Roberto Barroso (Ministro do STF). Para a análise dos dados o caminho escolhido foi a análise de conteúdo em Bardin (2011). Como resultado identificamos que só uma educação com viés libertador, através das práticas pedagógicas e garantias normativas na ressocialização podem garantir o direito humano a educação de pessoas em privação de liberdade.

Palavras-chaves: Reincidência, Educação em Prisões, Direitos Humanos, Sistema Penitenciário, Mata Sul de Pernambuco.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 275700 - ANA CLAUDIA ROCHA CAVALCANTI
Presidente - 1672788 - ANA MARIA DE BARROS
Externa ao Programa - 1766732 - ANA MARIA TAVARES DUARTE - UFPEInterna - 2133398 - MARIA JOSE DE MATOS LUNA
Notícia cadastrada em: 14/10/2025 15:14
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