Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELA JOANA SILVA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUELA JOANA SILVA DE SOUZA
DATA : 29/09/2025
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

FÉ, LAICIDADE E CULTURA DE PAZ: OS INTERVALOS BÍBLICOS DIANTE DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
Uma análise discursiva à luz dos direitos humanos e da audiência pública da ALEPE

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Violência nas escolas. Intervalo Bíblico. Cultura de paz. Direitos humanos


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado busca compreender como funcionam os intervalos bíblicos nas escolas estaduais e como esta prática afeta os sujeitos envolvidos. Considerando que a escola é um espaço de formação humana, deve assumir um papel ativo na promoção da cultura de paz e no enfrentamento das diversas formas de violência que atravessam o cotidiano escolar. No cenário pós-pandêmico, observa-se o aumento de conflitos interpessoais nas escolas públicas, resultado de tensões emocionais acumuladas, desigualdades sociais agravadas e fragilidade dos vínculos afetivos e comunitários. Consignando que somente a vivência prática é capaz de evidenciar os aspectos exitosos ou insucessos desses intervalos que é comum nas escolas públicas de Pernambuco, porém pouco explorada no campo acadêmico, propõe-se investiga-los como prática pedagógica transversal voltada à promoção da paz, entendida não apenas como ausência de violência, mas como construção relacional e ética, fundada em valores como o respeito, a empatia, a escuta e o diálogo. Em seguida investigaremos como estes momentos breves e voluntários de reflexão, inspirados em textos bíblicos abordam temas universais como perdão, acolhimento, solidariedade, justiça e dialogam com à ética dos direitos humanos. A proposta dialoga com os aportes de Marcelo Rezende Guimarães (2016), que compreende a educação para a paz como uma prática político-pedagógica que transcende a mera intervenção técnica sobre o conflito, para assumir-se como projeto humanizador. No primeiro momento abordaremos as bases teóricas sobre violência, agressividade e conflitos no ambiente escolar, educação em direitos humanos e cultura de paz nas escolas, intervalos bíblicos, liberdade religiosa e laicidade do estado, posteriormente faremos a pesquisa empírica analisando os discursos da audiência pública que aconteceu na ALEPE. Destaca-se que os dados obtidos na pesquisa serão confrontados com o referencial teórico e com as hipóteses levantadas. Nessa dissertação, teoria e prática se comunicam para que de forma científica possa responder com clareza o problema de pesquisa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Interna - 2133398 - MARIA JOSE DE MATOS LUNA
Externo à Instituição - MARCIO SANTOS MELO
Notícia cadastrada em: 22/09/2025 12:06
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