NAS (ENTRE)LINHAS: EFEITOS DE SENTIDOS PARA A DEMOCRACIA NOS DISCURSOS SOBRE O ENSINO SUPERIOR
BRASILEIRO (2019 – 2022)
Democracia. Educação. Educação Superior. Análise do Discurso.
A subversão mais eficaz sobre o sentido de algo é aquela que acontece sob o pretexto
de sua própria proteção. No Brasil dos últimos anos muito se tem ouvido falar em
nome da defesa de uma democracia, mas pouco sobre os modos de dizê-la. A
presente pesquisa se propõe a investigar os efeitos de sentido para a democracia nos
dizeres, ações e não ações voltadas ao Ensino Superior no governo Bolsonaro (2019
– 2022), conforme os fundamentos teóricos políticos sobre democracia, as memórias
sobre a educação brasileira e o corpus de análise (medidas legais, discursos de ex-
ministros da educação e PL no 3.076/2020 - Future-se) selecionados para esse
estudo. Neste sentido, procuramos nos apoiar em pressupostos teóricos e
metodológicos da Análise do Discurso (AD) materialista, no conceito de Democracia
Social Real, na Teoria do Estado Democrático de Direito, em fontes bibliográficas,
legislativas, documentais e jornalísticas, e em técnicas de cunho histórico e dedutivo.
Com esse aparato, os efeitos de sentido para a democracia se revelaram na oposição
à pluralidade de vozes dissidentes, no plano político de governo que previu a elitização
do ensino, a mercantilização da educação e a perspectiva reducionista da função
universitária e nos modos de dizer democracia que aparentavam ser democráticos,
mas carregam uma violência discursiva que reproduz o velho em detrimento do novo.
Contudo, não há dominação sem resistência. Mesmo a ideologia do ódio deixa
espaços para ruptura e deslocamento. Assim, é no espiral de vazios deixados pelos
processos de significação que se abre a oportunidade para confrontar.