A REPRESENTAÇÃO FEMININA E OS REFORÇOS DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NAS TRENDS VIRAIS DO TIKTOK: Uma discussão sob a ótica dos direitos humanos
Gênero; Estereótipos; TikTok; Redes sociais; Direitos Humanos.
A pesquisa tem como propósito analisar como as tendências virais do TikTok Brasil contribuem
para a reprodução e disseminação de estereótipos de gênero, especialmente o feminino,
investigando as trends virais numa perspectiva de gênero na formação das construções sociais.
Reconhecendo o relevante papel das redes sociais digitais na sociedade de consumo como
espaços fundamentais para análise das representações femininas e seus estereótipos
subjacentes, adotamos uma abordagem interdisciplinar que incorpora conceitos de
comunicação, redes sociais e direitos humanos, com especial atenção às questões de gênero. A
base teórica desta pesquisa repousa em perspectivas feministas apresentadas por diversas
autoras, tais como Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Naomi Wolf, Patricia Hill Collins,
Rachel Moreno e Winnie Bueno, entre outras. Para alcançar nossos objetivos, empregamos uma
metodologia exploratória que envolve revisão bibliográfica e análise de conteúdo. Nosso foco
de pesquisa é compreender os modos de representações do feminino e estereótipos de gênero
no TikTok no Brasil, com restrição temporal ao ano de 2023. A pesquisa é de cunho qualitativo,
se centra nas experiências individuais dos usuários da rede social digital TikTok, observando as
interações das trends virais. Em seguida, o corpus coletado será analisado por meio de uma
análise de conteúdo para compreender e categorizar os dados. Nossa indagação central é: de
que maneira o TikTok contribui para a propagação, e reforço dos estereótipos de gênero
associados ao gênero feminino? A partir dessa pergunta de pesquisa central, nosso principal
intento é situar os estudos de gênero e sexualidade no contexto brasileiro, com uma abordagem
comprometida com os princípios dos direitos humanos. Nossa abordagem interdisciplinar visa
enriquecer a compreensão da representação feminina sob a perspectiva dos direitos humanos,
promovendo um aprofundamento dos estudos nesse campo específico. A partir da análise das
trends selecionadas e dos estereótipos observados, identificaram-se oito unidades temáticas:
Mito do Amor Romântico, Narrativas antifeministas, Imagem de Controle, Hipersexualização,
Independência Financeira, Estereótipos de Feminilidade Enfatizada, Mito da Beleza e
Estereótipos de Gênero Tradicionais. Essas temáticas evidenciam a persistência de estereótipos
nas mídias sociais, apesar dos avanços nos debates sobre igualdade e representatividade.