Banca de QUALIFICAÇÃO: CÍCERO DANILO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÍCERO DANILO DA SILVA
DATA : 20/10/2025
LOCAL: Qualificação de Danilo Segunda-feira, 20 de outubro · 9:00 – 11:00pm Fuso horário: America/Sao_Paulo
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DE CRIANÇAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE): Um estudo sobre a atuação da Patrulha Escolar da Guarda Municipal na redução da violência doméstica contra crianças.


PALAVRAS-CHAVES:

Direitos Humanos; violência doméstica contra crianças; patrulha escolar; prevenção; políticas públicas.


PÁGINAS: 42
RESUMO:

A presente dissertação investiga a atuação da Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal de Vitória de Santo Antão, com foco na promoção dos Direitos Humanos e na prevenção da violência doméstica contra crianças no âmbito escolar. A problemática central parte do questionamento: quais parâmetros e procedimentos são mais adequados para o desenvolvimento de um produto técnico-tecnológico que funcione como manual preventivo, capaz de reunir ações e protocolos de atuação da Patrulha Escolar na promoção dos Direitos Humanos e na proteção integral da criança? Para responder a essa questão, estabeleceu-se como objetivo geral: Construir um produto técnico-tecnológico, composto por um formulário digital padronizado e um painel de indicadores interativo, que funcione como manual preventivo contra a violência doméstica, reunindo ações e procedimentos capazes de fortalecer a atuação da Patrulha Escolar na promoção dos Direitos Humanos e na proteção integral da criança. De forma complementar, os objetivos específicos consistem em: Mapear as práticas atuais e as necessidades da Patrulha Escolar; elaborar o produto técnico-tecnológico com base nos parâmetros avaliativos identificados; e validá-lo junto aos agentes da Patrulha Escolar e à rede de proteção. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com caráter exploratório-descritivo, ancorada no paradigma transformativo-participativo (Mertens, 2009) e nos pressupostos da Design Science Research (Hevner et al., 2004; Peffers et al., 2007). Os procedimentos metodológicos incluem pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas com integrantes da Patrulha Escolar, além de grupo de discussão para validação do produto. O aporte teórico mobiliza autores como Bobbio (1992), Minayo (2014), Flick (2009), Creswell (2014), Bardin (2011) e Leavell e Clark (1965), fundamentando categorias como direitos humanos, prevenção da violência (primária, secundária e terciária), intersetorialidade e avaliação de políticas públicas. Espera-se como resultado a construção de um manual preventivo de uso prático, capaz de orientar a atuação da Patrulha Escolar no enfrentamento da violência doméstica contra crianças, assegurando maior padronização das ações, fortalecimento da rede de proteção e efetividade na promoção dos direitos da infância. Conclui-se que a sistematização de protocolos e indicadores em um produto técnico-tecnológico acessível e replicável poderá contribuir para a redução da subnotificação, aprimorar a articulação intersetorial e consolidar a Patrulha Escolar como referência em práticas preventivas no campo da segurança cidadã e da educação em direitos humanos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2660359 - CATARINA CARNEIRO GONCALVES
Interna - ***.019.674-** - MARIA APARECIDA VIEIRA DE MELO - UFRN
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA DA SILVA - UNP
Externo à Instituição - JOSE CARLOS LEANDRO - UFPE
Notícia cadastrada em: 29/09/2025 10:59
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