Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE

2024
Dissertações
1
  • MARCIA MERYLLIS ALVES PEREIRA
  • EFEITO DO SUBSTRATO NA QUALIDADE DA ÁGUA ESCOADA EM TELHADO VERDE ECOLÓGICO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCO

  • Orientador : ERIKA PINTO MARINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • DIEGO CEZAR DOS SANTOS ARAÚJO
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • Data: 29/01/2024

  • Mostrar Resumo
  • O estudo consistiu em realizar cinco precipitações quinzenais e invertigar 2 coletas armazenadas avaliando os efeitos de substratos orgânicos (bagaço de coco e de cana-de-açúcar) e inorgânico (caqueira de telha cerâmica) nos parâmetros de qualidade físico-química da água escoada. Foram construídos quatro arranjos com a vegetação Aranto (Kalanchoe laetivirens) e substrato formulado com solo comercial de uma loja local de jardinagem. O arranjo 1 tinha apenas o solo comercial como referência. Os arranjos 2, 3 e 4 eram misturas 1:4 de solo comercial e bagaço de coco verde, bagaço de cana-de-açúcar e caqueira de telha, respectivamente. Após as precipitações controladas, as águas escoadas nos telhados foram analisadas quanto aos parâmetros físico-químicos. Os resultados foram comparados aos padrões do CONAMA 357/2005, EMBRAPA (2010), NBR 15527:2019 e da NBR 13.969:1997. Os dados das coletas quinzenais foram analisados com ANOVA para verificar semelhanças. Os resultados indicaram que o substrato 01 reteve o maior volume de água entre os quatro sistemas, cerca de 35,56%, sendo o único com valores dentro da faixa limite de 10 mg/L da EMBRAPA para o parâmetro de nitrato. Além disso, apresentou os maiores valores médios para 13 parâmetros nas coletas quinzenais. O substrato 03 foi o mais permeável, retendo apenas 25,56%, e apresentou a maior quantidade de valores adequados aos parâmetros das normativas nas coletas quinzenais, destacando-se como a melhor formulação para a qualidade da água escoada.


  • Mostrar Abstract
  • A tecnologia de Telhados verdes é uma forma de auxiliar a drenagem de águas pluviais nos centros urbanos, melhorar o conforto térmico dentro da edificação, reduzir gases poluentes (via fotossíntese realizada pela cobertura vegetal), entre outros. Apesar de suas vantagens, a sua ampla utilização é limitada devido aos custos relacionados à sua construção e manutenção. O uso de garrafas PET para construção de telhados verdes ecológicos simplifica os custos de projeto e manutenção, o que pode ajudar a popularizar o seu uso por populações de baixa renda, e ampliar os benefícios coletivos do telhado. O substrato é a camada do telhado verde na qual a vegetação se desenvolve e dependendo do material escolhido é possível ter efeitos na remoção de impurezas presentes na água percolada no sistema, além de permitir o seu aproveitamento aumentando a sua utilização especialmente em regiões semiáridas. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de alguns substratos nos parâmetros de qualidade da água escoada em um telhado ecológico construído com garrafas PET e tendo como vegetação Aranto (Kalanchoe laetivirens), planta comum no semi-árido pernambucano, a qual já vem sendo estudada por este grupo de pesquisa. Serão construídos protótipos com a mesma vegetação e 4 composições de substrato: Substrato 01(solo comercial padrão vendido em lojas de jardinagem), Substrato 02 (solo comercial+ bagaço de coco-turfa), Substrato 03 (solo comercial+ bagaço de cana de açúcar) e Substrato 04 (Solo comercial+ resíduos de telha cerâmica triturada). Serão realizadas precipitações controladas nos telhados de acordo com a média pluviométrica regional, calculada a partir de dados do IPA. As águas escoadas serão analisadas quanto aos parâmetros Alcalinidade, Amônia (NH3), Cloreto, Condutividade Elétrica (CE), Cor, Turbidez, pH, Dureza e Nitrato, para classificação CONAMA e EMBRAPA, a fim de sugerir formas de aproveitamento. Paralelamente, será realizado o tratamento das águas escoadas em filtro desenvolvido por Silva (2017) a fim de ajustar os parâmetros de qualidade e viabilizar o seu reuso.

2
  • MARCO ANTÔNIO ASSIS DE OLIVEIRA
  • USO DE DIATOMITA BRUTA COMO POZOLANA PARA PRODUÇÃO DE LIMESTONE CALCINED CLAY CEMENT (LC³)

  • Orientador : ERIKA PINTO MARINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
  • MARIA VICTORIA LEAL DE ALMEIDA NASCIMENTO
  • Data: 16/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O limestone calcined clay cement (LC³) possui propriedades que refletem em um menor impacto frente ao cimento Portland tradicional e tem a s argilas calcinadas, incluindo o metacaulim, como uma das suas matérias-primas. No entanto, as altas temperaturas de calcinação das argilas implicam em gastos energéticos e liberação de gases de efeito estufa. Nesse cenário emergem as pozolanas naturais que não necessitam de calcinação, incluindo redução de custos, redução na evolução de calor, diminuição da permeabilidade, bem como o aumento da resistência química; atuando, ainda, como agente modificador das suas propriedades . Este trabalho pretende discutir a incorporação de diatomita bruta (#400, 38 m) em LC³ com cinco diferentes quantidades (0, 25, 50, 75 e 100%). O estudo realizou uma análise da diatomita, destacando sua disponibilidade e custo competitivo em comparação com outras pozolanas. A pesquisa explorou não apenas a viabilidade técnica da diatomita em cimentos LC³, mas também o impacto de diferentes proporções na hidratação e propriedades mecânicas das pastas cimentícias. Através de uma metodologia, que incluiu a caracterização química e física dos materiais, bem como análises de difração de raios-X e tomografia computadorizada, foi possível avaliar as complexidades da interação entre a diatomita e os demais componentes do LC³, visto que em razão da diatomita estar em estado in natura, a quantidade de matéria orgânica interferiu nas propriedades mecânicas estudadas, reduzindo seu desempenho. Os resultados indicaram que a substituição de metacaulim por diatomita bruta mostrou-se promissora nos teores de até 75% de substituição, com ressalvas impactos em termos de redução de calor de hidratação, diminuição da resistência à compressão e da permeabilidade . Embora os resultados imediatos tenham mostrado que a diatomita bruta não superou a performance das misturas apenas com metacaulim nos estágios iniciais, as misturas com diatomita demonstraram uma tendência crescente em resistência em idades mais avançadas. Este achado sugere o potencial latente da diatomita em melhorar propriedades de cimento a longo prazo, um aspecto crítico para materiais de construção sustentáveis. Além disso, o estudo ressaltou a necessidade de compreender melhor o grau de pureza da diatomita, uma vez que esse fator influenciará no desempenho quando incorporado ao sistema LC³.


  • Mostrar Abstract
  • Limestone calcined clay cement (LC³) has calcined clays, including metakaolin, as one of its raw materials. However, the high calcination temperatures of clays imply in energy expenditure and release of greenhouse gases. In this scenario, natural pozzolans that do not require calcination emerge, including cost reduction, reduction in heat evolution, decreased permeability, as well as increased chemical resistance; also acting as a modifying agent of its properties. This work intends to discuss the incorporation of raw diatomite (#400, 38 m) in LC³ with five different amounts (0, 25, 50, 75 and 100%) in order to highlight its potential in replacing metakaolin, as well as the understanding of its characteristics and influence.

3
  • ANA CAROLINA PEREIRA DA SILVA GALINDO MOUSINHO
  • Estudo da imobilização de lodo têxtil de lavanderias do APL de confecções de Pernambuco em tijolos de solo-cimento

  • Orientador : ERIKA PINTO MARINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
  • ARNALDO MANOEL PEREIRA CARNEIRO
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • Data: 28/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Uma grande quantidade de lodo têxtil (LT) é produzido diariamente no tratamento de efluentes das lavanderias de confecções de jeans. Os tijolos de solo-cimento são apontados pela literatura como forma adequada de solidificar e imobilizar contaminantes. O estudo investiga a utilização do LT de lavanderias de jeans do APL de confecções de Pernambuco na produção de tijolos de solo-cimento visando mitigar os impactos ambientais desse resíduo. Avaliou-se a incorporação de LT em diferentes proporções, junto ao solo local e cimento CPV-ARI. Os resultados indicam que a mistura com 1% de LT proporciona tijolos com desempenho mecânico superior aos convencionais, além de durabilidade e microestrutura homogênea. Ensaios de lixiviação não detectaram arraste de contaminantes do LT, evidenciando a segurança da abordagem. Conclui-se que a incorporação de 1% de LT em tijolos de solo-cimento representa uma alternativa segura para uma melhor destinação deste resíduo.


  • Mostrar Abstract
  • Uma grande quantidade de lodos provenientes de lavanderias de confecções de jeans, é produzido diariamente, sendo este o resultado final do tratamento de efluentes gerados nos mais diversos processos desses empreendimentos, gerando grandes impactos ambientais. Por outro lado, os tijolos ecológicos estão sendo amplamente utilizados, por demandar menos extrativismo de materiais argilosos, menor gasto energético, além de não necessitar da queima em sua produção. Este projeto apresenta um estudo acerca da fabricação e propriedades de tijolos de solo-cimento com incorporação de lodo têxtil provenientes de lavanderias de jeans do APL de confecções de Pernambuco. Em virtude disso, os materiais e os produtos finais serão caracterizados a partir de ensaios técnicos, como caracterização físico-químicas e microestrutural e análises de desempenho tecnológico. Dessa forma, esse trabalho busca reunir informações úteis que criem alternativas para a correta destinação deste resíduo.

4
  • THAI­SA MAYANE TABOSA DA SILVA
  • DESSALINIZAÇÃO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DOS SISTEMAS NOS MUNICÍPIOS DE RIACHO DAS ALMAS E SÃO CAETANO

  • Orientador : ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SYLVANA MELO DOS SANTOS
  • JOSÉ ROBERTO LOPES DA SILVA
  • SIMONE ROSA DA SILVA
  • Data: 28/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • A região semiárida brasileira vem enfrentando problemas quanto à disponibilidade hídrica para o abastecimento da população, uma vez que, apresenta regime de chuvas marcado pela insuficiência e irregularidade, exibindo volumes de água escassos em seus mananciais e, sendo também composta por áreas de aquíferos cristalinos de baixa potencialidade hidrogeológica e má qualidade da água. Dessa forma, a utilização de sistemas de dessalinizadores de água, destacam-se como solução para o combate da falta de água potável. Muitas comunidades rurais vêm se beneficiando com o sistema, contudo, dificuldades com a falta de monitoramento, custos elevados de manutenção e operação dos dessalinizadores, acabam afetando na quantidade e qualidade recomendada para o consumo humano. Neste contexto, o presente estudo propõe-se analisar a gestão de sistemas de dessalinização implantados nos municípios de Riacho das Almas e São Caetano, situados no semiárido pernambucano. Selecionou-se como amostragem 3 dessalinizadores, sendo 2 situados em Riacho das Almas e 1 em São Caetano, visando assim gerar um diagnóstico da sua atual situação. Focou-se a análise quanto aos aspectos de conservação, manutenção e operacionalização dos equipamentos; à qualidade da água; à destinação da água salina; à eficiência da utilização dos sistemas no abastecimento das comunidades e à gestão dos sistemas junto aos governos estaduais e municipais. Dessa forma, realizou-se visitas in loco, aplicação de questionários aos moradores beneficiados e aos gestores. Coletou-se amostras da água do poço, da água dessalinizada e da água concentrada, através de 6 monitoramentos mensais, observando assim o comportamento de seus parâmetros físico-químicos e a eficiência do dessalinizador. Em relação aos sistemas das unidades Salinas e Nova Esperança, todos os usuários entrevistados encontravam-se satisfeitos ou muito satisfeitos, já para a de Enganchada, esta porcentagem era de apenas 50%. Quanto aos valores de STD, a comunidade Enganchada ultrapassou nos 6 meses o valor máximo permitido da Resolução 357/2005 do CONAMA (500 ppm), contudo, ainda se enquadrou no limite da Portaria nº 5/2017 do Ministério da Saúde (1.000 ppm), em contrapartida as demais obedeceram ao VMP tanto do CONAMA quanto do Ministério da Saúde. Os resultados indicaram que todos os sistemas apresentaram bom desempenho da membrana OR em termos de TRS média mensal, dentro da faixa de operação de 90 a 98%. Quanto ao destino da água salina, apenas a unidade Enganchada utiliza uma metodologia sustentável para sua destinação, o tanque de rejeito. Quanto aos governos estaduais e municipais, pôde-se perceber a presença tanto do governo estadual, quanto do municipal, nos dessalinizadores das comunidades Salinas e Nova Esperança, e apenas o municipal na unidade de Enganchada. A partir daí, pode-se concluir que, apenas os sistemas de dessalinização de Riacho das Almas apresentaram-se eficientes, uma vez que seus equipamentos passavam por manutenções regulares. Já o sistema de São Caetano, mesmo com valor elevado de TRS, não obteve resultados satisfatórios em relação à qualidade da água e nível de satisfação pelos usuários. Dessa forma, é imprescindível a realização de manutenções periódicas, para que se permita a produção de um permeado com boa qualidade, uma vez que a falta de investimento constante limita uma gestão eficiente.


  • Mostrar Abstract
  • A região semiárida brasileira vem enfrentando problemas quanto à disponibilidade hídrica para o abastecimento da população, uma vez que, apresentam regime de chuvas marcado pela insuficiência e irregularidade, exibindo volumes de água escassos em seus mananciais para atendimento das necessidades da comunidade e, sendo também composta por um sistema de aquíferos cristalinos de baixa potencialidade hidrogeológica, com baixos volume e a qualidade da água. Dessa forma, a utilização de sistemas de dessalinizadores de água, destacam-se como solução para o combate da falta de água potável, através da conversão das águas salobras em água doce, tendo o processo de osmose reversa como a metodologia mais utilizada no Nordeste. Muitas comunidades rurais vêm se beneficiando com o sistema, contudo, dificuldades com a falta de monitoramento, custos elevados de manutenção e operação dos dessalinizadores e operadores não qualificados, acabam afetando na quantidade e qualidade recomendada para o consumo humano. Neste contexto, no presente estudo propõe-se analisar a gestão de sistemas de dessalinização implantados no semiárido pernambucano, utilizando como amostragem 3 dessalinizadores, sendo 2 situados nos municípios de Riacho das Almas e 1 em São Caetano, visando assim gerar um diagnóstico da atual situação, principalmente quanto aos aspectos de conservação, manutenção e operacionalização destes equipamentos; à qualidade da água; à destinação da água salina e à eficiência da utilização dos sistemas no abastecimento das comunidades. Tendo trabalhos de campo, envolvendo entrevistas e monitoramento da qualidade da água. Até o presente momento, a análise das informações obtidas demonstrou que existem famílias que vivem em comunidades difusas do semiárido pernambucano e possuem o dessalinizador como única maneira de se obter água potável. Contudo, quanto aos sistemas avaliados apenas 2/3 apresentaram taxa de rejeição de sais média mensal superior a 90%, enquanto que 1/3 mostrou-se abaixo de 80%. Em relação ao estado de conservação 1/3 dos sistemas encontravam-se em bom estado de conservação, 1/3 em estado regular e 1/3 em mau estado, tendo 100% já apresentado algum tipo de problema, onde, os mais comumente ocorridos foram com a bomba e as membranas. Analisando a qualidade da água dessalinizada, para os valores de STD, as comunidades Salinas e Nova Esperança apresentaram as melhores condições de potabilidade, obedecendo ao valor máximo permitido pela Resolução 357/2005 do CONAMA (500 ppm) e também pela Portaria nº 518 de 2004 do Ministério da Saúde (1.000 ppm), em contrapartida a comunidade Enganchada se enquadrou apenas no limite do Ministério da Saúde. Já para os valores de turbidez 100% atenderam tanto a Resolução do CONAMA (100 UNT) como do Ministério da Saúde (5 UNT). Analisando a destinação da água concentrada, em 2/3 dos sistemas a água salina é despejada diretamente em um córrego e em apenas 1/3 é lançado em um tanque de rejeito. Dessa forma, são necessárias alternativas de manejo que estejam de acordo com as características do meio ambiente local, sem deixar de preservar o meio ambiente. Assim, a geração do presente diagnóstico, poderá apontar as principais causas dos problemas e assim possibilitar um melhor estudo de soluções viáveis e eficazes para o
    auxílio na oferta de água da região.

5
  • GUSTAVO JOSE DE ARAUJO AGUIAR
  • AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA APLICADA ÀS ATIVIDADES DE LAVANDERIAS DE JEANS DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE CONFECÇÕES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
  • Orientador : SIMONE MACHADO SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SIMONE MACHADO SANTOS
  • BRUNA SOARES FERNANDES
  • ROMILDO MORANT DE HOLANDA
  • Data: 28/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • O Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste de Pernambuco (APLCAPE) representa parte considerável da produção de jeans do estado. Apesar disso, o processamento têxtil gera águas residuárias de difícil tratamento. No caso do APLCAPE os impactos são potencializados pela escassez hídrica da região em que se encontra localizada as lavanderias de beneficiamento de jeans. A Análise de Ciclo de Vida (ACV) permite que os impactos sejam avaliados desde a extração dos recursos naturais até a finalização do produto. Por conseguinte, esse trabalho tem como objetivo caracterizar as etapas do processo de beneficiamento de jeans no intuito de identificar seus aspectos e impactos através da ACV. O Inventário de Ciclo de Vida (ICV) foi definido pela quantificação de produtos químicos, consumo de água e a energia consumida pelos maquinários da lavanderia de jeans. Dentre os resultados, a categoria de aquecimento global foi a que teve maior valor absoluto ao longo da maioria dos beneficiamentos. Além disso, as etapas de tingimento e de amaciamento com fixador se apresentaram em sua maioria como as mais impactantes, devido ao seu consumo elevado de produtos químicos e alto valor de Demanda Química de Oxigênio (DQO). Em relação à comparação entre as metodologias de Avaliação de Inventário de Ciclo de Vida, além de algumas flutuações nos valores, percebe-se que o método CML-IA tem maior sensibilidade nas categorias de eutrofização e ecotoxicidade terrestre.


  • Mostrar Abstract
  • As indústrias têxteis possuem o histórico de serem grandes geradoras de impacto ambiental, devido ao seu elevado consumo de água, produtos químicos e de energia. O Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste de Pernambuco (APLCAPE) representa parte considerável da produção de jeans do estado. Apesar disso, o processamento têxtil gera águas residuárias de difícil tratamento. O processo têxtil tem implicações ambientais e sociais com considerável impacto negativo, como a poluição da água e do ar e a exploração de recursos humanos, especialmente onde a produção é terceirizada em países de mão de obra barata. No caso do APLCAPE os impactos são potencializados pela escassez hídrica da região em que se encontra localizada as lavanderias de beneficiamento de jeans. Por outro lado, para a avaliação de impactos, são utilizados métodos que identificam passivos ambientais já existentes. No caso da Análise de Ciclo de Vida (ACV) os impactos ambientais mencionados anteriormente, podem ser avaliados desde a extração dos recursos naturais até a finalização do produto. Por conseguinte, esse trabalho tem como objetivo caracterizar as etapas do processo de beneficiamento de jeans no intuito de identificar seus aspectos e impactos. Para tal foi realizado um levantamento de dados, para proposição de um inventário para a atividade. Foi possível avaliar a aplicação dos dados do inventário na análise de ciclo de vida e identificar os níveis das principais categorias de impacto, através da quantificação de produtos químicos, consumo de água e a energia consumida pelos maquinários da lavanderia de jeans, podendo ainda ser identificadas, alternativas viáveis para a minimização desses impactos. Para a caracterização dos efluentes parciais gerados por um beneficiamento de jeans, serão mensurados os parâmetros de pH, salinidade, condutividade elétrica, sólidos sedimentáveis, sólidos dissolvidos totais e demanda química de oxigênio. Dentre os resultados esperados por esse trabalho, se destacam a identificação dos fatores que mais negativamente impactam o processo de beneficiamento e identificar os efluentes de cada etapa do processo que possuam potencial para reuso.

6
  • LOURENA BARBOSA CAVALCANTE PAIVA
  • USO DE RESÍDUO DE CERÂMICA VERMELHA PARA PRODUZIR GEOPOLÍMEROS PARA IMOBILIZAÇÃO DE METAIS

  • Orientador : ERIKA PINTO MARINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, foram produzidos geopolímeros de resíduos de cerâmica vermelha (RCV) como precursor geopolimérico em substituição ao metacaulim comumente utilizado, com o intuito de aproveitar resíduos industriais e reduzir os custos energéticos na sua produção. Os geopolímeros produzidos foram usados para imobilização dos metais pesados, como cobre e cobalto. Foram investigadas quais melhores condições de cura e de alcalinidade foram mais adequadas para a geopolimerização com este precursor. A capacidade de imobilização dos geopolímeros produzidos foi avaliada pela adição de íons de cobre e cobalto (0,1%, 0,3% e 0,5%). Os geopolímeros resultantes foram analisados através de ensaios de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia no Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Difração de Raios-X (DRX) e desempenho mecânico por meio de ensaios de Resistência Mecânica à Compressão e teste de lixiviação. Os resultados revelaram que geopolímeros curados a temperatura ambiente e a 60°C nas primeiras 24 horas, assim como aqueles produzidos com NaOH 14M, apresentaram desempenho mecânico insatisfatório. A maior resistência à compressão foi observada na amostra contendo 0,3% de íons Cu2+, com concentração de 10M de NaOH e cura a 80°C nas primeiras 24 horas. O segundo melhor desempenho foi obtido pela amostra com 0,3% de íons Co2+ seguindo nas mesmas condições de síntese e cura. Os resultados do teste de lixiviação indicaram que a imobilização do cobre foi mais eficaz do que a do cobalto. Notavelmente, menor porcentagem de metal inserida resultou em maior retenção do metal..


  • Mostrar Abstract
  • Os geopolímeros são materiais inorgânicos formados pela polimerização de fontes de aluminossilicatos em meio fortemente alcalino. Estes materiais possuem boa resistência à compressão, baixa condutividade térmica, alta resistência a diferentes ácidos e soluções salinas, boa resistência à abrasão, resistência a altas temperaturas, baixa permeabilidade. Os resíduos de cerâmica vermelha, por serem compostos por aluminossilicatos, podem ser utilizados como precursor na síntese de geopolímeros. Assim, a síntese de geopolímeros usando resíduos de cerâmica vermelha (RCV) pode ser uma forma promissora e mais barata e requer investigação sobre que metais podem ser imobilizados e com que eficiência. Neste sentido, este trabalho propõe um estudo experimental para fabricação de geopolímeros usando resíduos de cerâmica vermelha como precursor reacional para imobilizar íons cobre.

7
  • ERICKSON JOHNY GALINDO DA SILVA
  • PREDIÇÃO DE VAZÃO AFLUENTE DA BARRAGEM DE JUCAZINHO UTILIZANDO TÉCNICAS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA

  • Orientador : ARTUR PAIVA COUTINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRO ROMARIO ECHEVARRIA ANTUNES
  • ANTONIO CELSO DANTAS ANTONINO
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • Data: 15/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A história secular da construção de barragens, desde a Barragem Saad el-Kafara até a expansão global nas décadas de 1950, destaca a importância dessas estruturas. A Barragem Jucazinho, erguida em 1998 em Surubim, Pernambuco, surgiu como resposta à escassez de água no agreste pernambucano. Embora tenha enfrentado colapso em 2016, a barragem se recuperou em 2020 após intervenções da COMPESA. A confiabilidade dos modelos de predição de vazão afluente torna-se crucial para a gestão do abastecimento de água. Este estudo propôs um modelo hidrológico baseado em inteligência artificial objetivando gerar séries de vazões e avaliar a adaptabilidade desses modelos na operação da Barragem Jucazinho. A metodologia adotada utilizou Python 3.7.13 no ambiente Jupyter Notebook 6.4.12, aproveitando a clareza, simplicidade e extensa biblioteca da linguagem. A normalização dos dados entre 0 e 1 foi aplicada para evitar predominância de variáveis com valores elevados. O modelo, fundamentado em aprendizado de máquina, empregou regressão de vetores de suporte (SVR), florestas aleatórias (RandomForestRegressor) e redes neurais (MLPRegressor) fornecidos pela biblioteca Sklearn. A seleção das estações de monitoramento ocorreu via portal HIDROWEB da ANA, usando a correlação de Spearman para identificar a relação entre precipitação e vazão. A avaliação do desempenho dos modelos envolveu análise gráfica e critérios estatísticos como NSE, PBIAS, R² e RSR, seguindo a classificação de Moriasi et al. (2007). Os resultados dos coeficientes estatísticos para dados de teste indicaram um desempenho insatisfatório para predições de longo prazo (8, 16 e 32 dias), revelando uma tendência de decréscimo na qualidade do ajuste com o aumento do horizonte de previsão. O modelo de Rede Neural (RNA) destacou-se, obtendo os melhores índices de NSE e R². Os resultados gráficos dos modelos de Máquinas de Vetores de Suporte (MVS) evidenciaram uma subestimação dos valores de vazão com o aumento do horizonte de previsão, devido à sensibilidade do MVS a padrões complexos nas séries temporais. Já os modelos de Floresta Aleatória (FA) e RNA apresentaram uma hiperestimação dos valores de vazão à medida que o número de dias de previsão aumentava, atribuída principalmente ao overfitting. Em resumo, este estudo destaca a relevância da inteligência artificial na predição de vazão para a gestão eficiente de barragens, especialmente em cenários de escassez de água. A escolha adequada dos modelos e a garantia de dados de entrada confiáveis são cruciais para obter previsões precisas, contribuindo para a segurança hídrica e operação eficaz de barragens como a Jucazinho.


  • Mostrar Abstract
  • A história secular da construção de barragens, desde a Barragem Saad el-Kafara até a expansão global nas décadas de 1950, destaca a importância dessas estruturas. A Barragem Jucazinho, erguida em 1998 em Surubim, Pernambuco, surgiu como resposta à escassez de água no agreste pernambucano. Embora tenha enfrentado um colapso em 2016, a barragem se recuperou em 2020 após intervenções da COMPESA. A confiabilidade dos modelos de predição de vazão afluente torna-se crucial para a gestão do abastecimento de água. Este estudo propôs um modelo hidrológico baseado em inteligência artificial objetivando gerar séries de vazões e avaliar a adaptabilidade desses modelos na operação da Barragem Jucazinho. A metodologia adotada utilizou Python 3.7.13 no ambiente Jupyter Notebook 6.4.12, aproveitando a clareza, simplicidade e extensa biblioteca da linguagem. A normalização dos dados entre 0 e 1 foi aplicada para evitar predominância de variáveis com valores elevados. O modelo, fundamentado em aprendizado de máquina, empregou regressão de vetores de suporte (SVR), florestas aleatórias (RandomForestRegressor) e redes neurais (MLPRegressor) fornecidos pela biblioteca Sklearn. A seleção das estações de monitoramento ocorreu via portal HIDROWEB da ANA, usando a correlação de Spearman para identificar a relação entre precipitação e vazão. A avaliação do desempenho dos modelos envolveu análise gráfica e critérios estatísticos como NSE, PBIAS, R² e RSR, seguindo a classificação de Moriasi et al. (2007). Os resultados dos coeficientes estatísticos para dados de teste indicaram um desempenho insatisfatório para predições de longo prazo (8, 16 e 32 dias), revelando uma tendência de decréscimo na qualidade do ajuste com o aumento do horizonte de previsão. O modelo de Rede Neural (RNA) destacou-se, obtendo os melhores índices de NSE e R². Os resultados gráficos dos modelos de Máquinas de Vetores de Suporte (MVS) evidenciaram uma subestimação dos valores de vazão com o aumento do horizonte de previsão, devido à sensibilidade do MVS a padrões complexos nas séries temporais. Já os modelos de Floresta Aleatória (FA) e RNA apresentaram uma hiperestimação dos valores de vazão à medida que o número de dias de previsão aumentava, atribuída principalmente ao overfitting. Em resumo, este estudo destaca a relevância da inteligência artificial na predição de vazão para a gestão eficiente de barragens, especialmente em cenários de escassez de água. A escolha adequada dos modelos e a garantia de dados de entrada confiáveis são cruciais para obter previsões precisas, contribuindo para a segurança hídrica e operação eficaz de barragens como a de Jucazinho.

2023
Dissertações
1
  • MARIANA PEREIRA RIBEIRO DE QUEIROZ
  • QUALIDADE DA ÁGUA ESCOADA EM TELHADO ECOLÓGICO DE BAIXO CUSTO COM COBERTURA VEGETAL DE KALANCHOE LAETIVIRENS

  • Orientador : ERIKA PINTO MARINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • BRUNA SOARES FERNANDES
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • Data: 30/01/2023

  • Mostrar Resumo
  • Em 2022, a população mundial atingiu a marca de 8 bilhões de habitantes, acompanhada de um aumento do processo de urbanização e transformação das paisagens naturais, aumentando a preocupação da disponibilidade e responsabilidade sobre o uso e manejo de recursos naturais. Os telhados ecológicos (com ou sem vegetação) surgem como uma técnica capaz de mitigar alguns impactos negativos gerados pela urbanização e de trazer benefícios no gerenciamento de águas pluviais. Este trabalho tem o objetivo de analisar a qualidade da água escoada de telhado ecológico instalado em Caruaru e avaliar a possibilidade de uso dessa água. Foi utilizado um telhado ecológico de garrafa PET com vegetação de Aranto (Kalanchoe laetivirens) e substrato de terra tratada. O arranjo experimental ficou em ambiente fechado, sem exposição a fatores externos que pudessem alterar os resultados. Os parâmetros de qualidade de água investigados foram: cor, SDT, turbidez, temperatura, condutividade elétrica, pH, amônia, nitrato, nitrito, fósforo, fosfato, dureza total, cálcio, magnésio, alcalinidade total, ferro, cloreto e sulfato. Foram realizadas seis precipitações controladas utilizando água destilada. Condutividade elétrica, dureza total, cálcio, magnésio, cloretos e sulfatos apresentaram redução de valores ao longo das coletas, e o pH tendeu à neutralidade. Ultrapassaram os limites estabelecidos os valores de cor, turbidez, SDT, para aproveitamento de água para fins não potáveis, e fosfato para uso na irrigação, sendo necessário tratamento, como filtração, para adequação desses parâmetros e reuso da água.


  • Mostrar Abstract
  • Em 2022, a população mundial atingiu a marca de 8 bilhões de habitantes, acompanhada de um aumento do processo de urbanização e transformação das paisagens naturais, aumentando a preocupação da disponibilidade e responsabilidade sobre o uso e manejo de recursos naturais. Os telhados ecológicos (com ou sem vegetação) surgem como uma técnica capaz de mitigar alguns impactos negativos gerados pela urbanização e de trazer benefícios no gerenciamento de águas pluviais. Este trabalho tem o objetivo de analisar a qualidade da água escoada de telhado ecológico instalado em Caruaru e avaliar a possibilidade de uso dessa água. Foi utilizado um telhado ecológico de garrafa PET com vegetação de Aranto (Kalanchoe laetivirens) e substrato de terra tratada. O arranjo experimental ficou em ambiente fechado, sem exposição a fatores externos que pudessem alterar os resultados. Os parâmetros de qualidade de água investigados foram: cor, SDT, turbidez, temperatura, condutividade elétrica, pH, amônia, nitrato, nitrito, fósforo, fosfato, dureza total, cálcio, magnésio, alcalinidade total, ferro, cloreto e sulfato. Foram realizadas seis precipitações controladas utilizando água destilada. Condutividade elétrica, dureza total, cálcio, magnésio, cloretos e sulfatos apresentaram redução de valores ao longo das coletas, e o pH tendeu à neutralidade. Ultrapassaram os limites estabelecidos os valores de cor, turbidez, SDT, para aproveitamento de água para fins não potáveis, e fosfato para uso na irrigação, sendo necessário tratamento, como filtração, para adequação desses parâmetros e reuso da água.

2
  • LUAN ALVES FURTADO
  • EFEITO DO BIOCHAR NO TRANSPORTE E RETENÇÃO DOS CORANTES DIRECT BLACK 22 E REMAZOL BLACK B EM SOLO ALUVIONAR DO ALTO CAPIBARIBE

  • Orientador : ARTUR PAIVA COUTINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • ANTONIO CELSO DANTAS ANTONINO
  • CLAUDE HAMMECKER
  • JOSÉ ROMUALDO DE SOUSA LIMA
  • Data: 10/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A escassez hídrica representa um dos principais problemas enfrentados no semiárido brasileiro. O estado de Pernambuco concentra 90% do seu território nesta região e abriga um dos principais complexos industriais têxteis do país, que produz volumes exorbitantes de efluentes contaminados, que são lançados indiscriminadamente no meio ambiente, ameaçando as reservas hídricas aluvionares. Como o uso de biorremediadores tem se tornado uma estratégia eficiente à descontaminação de efluentes têxteis, o presente estudo avaliou a influência da adição do biochar da casca de café (BC) na mobilidade e retenção dos corantes Direct Black 22 (DB22) e Remazol Black B (RBB), em um solo aluvionar do Alto Capibaribe, utilizando ensaios de batelada e deslocamento miscível. Os resultados em coluna apontaram para uma melhor eficiência na configuração de solo+0,25%BC, com valores de pico de 4,73 mg/L e 4,41 mg/L, dos corantes DB22 e RBB, respectivamente, enquanto as configurações solo e solo+1,0%BC apresentaram menor adsorção. As análises de cinética demonstraram que a configuração solo+0,25%BC deteve uma adsorção de 27,75 mg/kg do DB22 e 28,10 mg/kg do RBB, sendo o ajuste de dados realizado pelo modelo de pseudo-segunda ordem. A isoterma foi ajustada pelo modelo de Freundlich, e o parâmetro Kf indicou uma maior interação entre os corantes e a configuração solo+0,25%BC. Neste sentido, os resultados demonstram que a adição de BC ao solo aluvionar desempenha resultados satisfatórios à remediação dos corantes DB22 e RBB.


  • Mostrar Abstract
  • A escassez hídrica representa um dos principais problemas enfrentados no semiárido do Nordeste brasileiro, onde a variabilidade climática natural é responsável pela baixa disponibilidade de recursos hídricos. O estado de Pernambuco concentra 90% do seu território no semiárido e abriga um dos principais complexos industriais têxteis do país. O Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco demanda uma elevada quantidade de água para suas atividades industriais, que resultam em excedentes exorbitantes de efluentes têxteis, que são lançados de forma indiscriminada nos leitos de rios. Tais efluentes tem potencial para contaminar o solo e, consequentemente, reservas hídricas subterrâneas, como os depósitos aluvionares presentes no leito seco do rio Capibaribe. Neste sentido, a utilização de biorremediadores acessíveis e menos onerosos, em detrimento de tratamentos convencionais, representa uma estratégia viável à descontaminação de efluentes da indústria têxtil. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto da adição do biochar da casca de café na mobilidade e retenção dos corantes têxteis Direct Black 22 (DB22) e Remazol Black B (RBB), em um solo aluvionar do Alto Capibaribe. A proposta metodológica para análise da dinâmica de mobilidade e capacidade de sorção destes poluentes envolve a realização de ensaios de deslocamento em coluna de solo, com adições de 0,25% e 1,0% de biochar. Os resultados parciais da análise FTIR, para as configurações solo-biochar, sugerem a presença de grupos funcionais -SO3-, -CH e C-C=O, além de ligações de carbono e halogênio. A curva de calibração do corante DB22 apresentou coeficiente de determinação R2=1, enquanto as curvas de dispersão de KBr para o mesmo poluente, apresentaram um ajuste preliminar satisfatório. Ao final do presente estudo, serão obtidos como resultados os parâmetros hidrodispersivos do traçador não reativo (KBr) e os parâmetros de transporte dos corantes DB22 e RBB, ambos por meio de modelagem matemática, envolvendo os modelos CDE, CDE-MIM e CDE-2SS, através do software computacional STANMOD, intermediado pelo programa CXTFIT.

3
  • JOSIELLY BRAZ DA SILVA
  • EFEITO DA APLICAÇÃO DO BIOCHAR NA RETENÇÃO E MOBILIDADE DO CORANTE VERMELHO DRIMAREN NUM SOLO ALUVIONAR DO ALTO DO CAPIBARIBE

  • Orientador : ARTUR PAIVA COUTINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CELSO DANTAS ANTONINO
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • CLAUDE HAMMECKER
  • SEVERINO MARTINS DOS SANTOS NETO
  • Data: 23/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A região do Alto Capibaribe, semiárido brasileiro, é caracterizada por períodos prolongados de estiagem e escassas reservas de água superficial, favorecendo a exploração dos aquíferos subterrâneos para suprir a demanda hídrica de água potável. Os municípios desta região, que constituem o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco, são responsáveis por uma alta carga de despejos de efluentes têxteis, nos rios próximos aos núcleos urbanos, o que acarreta a contaminação hídrica e do solo, e a posteriori dos aquíferos aluvionares de leito seco. Com isso, o biochar produzido a partir da casca de café, caracterizado pela capacidade de retenção de água e nutrientes, é uma opção de aditivo para melhorar as propriedades dos solos aluvionares e otimizar a capacidade de retenção dos contaminantes que percolam no solo. Contudo, este estudo analisou a retenção e mobilidade do Corante Vermelho Drimaren CL-5B numa camada de solo aluvionar, com e sem adição de biochar através de ensaios de sorção: cinética e isoterma, e, deslocamento miscível em colunas de solo. Conforme a cinética de sorção os dados se ajustaram de melhor forma ao modelo de segunda ordem, e, para isoterma de sorção se ajustaram aos modelos linear e Freundlich. Nos ensaios em colunas, os dados hidrodispersivos se ajustaram adequadamente aos modelos CDE e CDE-MIM, sendo este superior. E os dados de transporte demonstraram não equilíbrio químico, conforme o modelo de dois sítios de sorção.


  • Mostrar Abstract
  • A disponibilidade de água doce obedece a variações temporais e espaciais. As regiões semiáridas são caracterizadas por baixos índices pluviométricos e períodos chuvosos em poucos meses do ano, comprometendo as reservas hídricas disponíveis para uso. A região do Alto Capibaribe, localizada no semiárido brasileiro, é caracterizada por períodos prolongados de estiagem, elevados índices de evaporação, cursos de água de regime intermitente e escassas reservas de água superficial, com isso, ocorre a exploração dos aquíferos subterrâneos como forma de suprir a demanda hídrica de água potável, própria para consumo. Os municípios, localizados nesta região, que constituem o Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco são responsáveis por uma alta carga de despejos de efluentes têxteis, em sua maioria sem tratamento, nos rios próximos aos núcleos urbanos, o que eventualmente acarreta a contaminação hídrica e do solo, e a posteriori dos aquíferos localizados nos depósitos aluvionares de leito seco. Com isso, o biochar produzido a partir da biomassa da casca de café, caracterizado pela capacidade de retenção de água, nutrientes e capacidade de sequestro de carbono (C) do meio, é uma opção de aditivo para melhorar as propriedades adsortivas dos solos aluvionares, pobres em nutrientes, e fornecer melhora na capacidade de retenção dos contaminantes têxteis que percolam pelas camadas de solo. Deste modo, este estudo objetiva analisar a retenção e mobilidade do Corante Vermelho Drimaren CL-5B, usado em grande parte das lavanderias e indústrias têxteis da região, em uma camada de solo aluvionar, localizada no leito seco do Rio Capibaribe, através de ensaios em colunas de solo e em batelada.

4
  • GABRYELLE GONÇALVES BEZERRA
  • REUSO DAS CINZAS DE LENHA DE ALGAROBA COMO FÍLER CALCÁRIO ALTERNATIVO NO DESENVOLVIMENTO DE CIMENTOS LC³

  • Orientador : ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
  • Data: 27/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A incorporação de materiais alternativos em substituição parcial ao clínquer é estudada afim de diminuir a emissão de CO2 que ocorre na produção do cimento Portland. Analisou-se a influência do uso da cinza de algaroba como fíler alternativo em pastas de cimento LC³. O teor de álcali do sistema foi ajustado lavando a cinza, e assim, reduzindo o teor de potássio. O fíler foi substituído em 0, 25, 50, 75 e 100% de cinza lavada e o mesmo para cinza não lavada. A subsulfatação foi corrigida adicionando uma porcentagem de gesso extra baseado na literatura. O desempenho da pasta foi avaliado pela reologia e resistência à compressão, sustentada pela cinética de hidratação e desenvolvimento microestrutural. A cinza de algaroba é um potencial fíler alternativo para aplicação em LC3. A cinza lavada torna o sistema mais puro, contribuindo na hidratação e desempenho mecânico, entretanto, a cinza natural também traz resultados promissores.


  • Mostrar Abstract
  • Neste estudo, a cinza de combustão de biomassa de madeira rica em cálcio e potássio (CPRBA) será usada como carga mineral em cimento de argila calcinada calcária (LC3), e o teor de álcali do sistema será ajustado em vez de adicionar sais alcalinos. O calcário calcítico comercialmente disponível (#400, 38 μm) será misturado com seis quantidades diferentes de CPRBA (0, 20, 40, 60, 80 e 100% p/v) com a mesma classificação de tamanho de partícula e dois níveis distintos de N𝑎2𝑂equivalentes em LC3-50 (50% de clínquer, razão argila calcinada/calcário 2:1). A subsulfatação será corrigida e a triisopropanolamina será usada como auxiliar de moagem, promovendo um mecanismo de fortalecimento de longo prazo. O desempenho da pasta de cimento será avaliado pela reologia e resistência à compressão, suportada pela cinética de hidratação, montagem de hidratos e desenvolvimento microestrutural.

5
  • LUCAS CAITANO DA SILVA
  • CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E BIOLÓGICA DA ZONA HIPORREICA NA INTERAÇÃO RIO-AQUÍFERO EM TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO

  • Orientador : ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • ELIZABETH AMARAL PASTICH GONCALVES
  • FABRICIO MOTTERAN
  • SYLVANA MELO DOS SANTOS
  • Data: 27/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Filtração em Margem (FM) propõe um eficiente processo de atenuação da poluição, garantindo sustentabilidade no fornecimento de água potável a um custo mais baixo. O ecótono entre águas superficiais e subterrâneas, conhecida como Zona Hiporreica (ZH), é relevante para diversos processos e organismos. Pouco se sabe sobre a influência de animais bentônicos, como a Meiofauna, na eficiência da FM. Este trabalho propôs avaliar a possibilidade de aplicação da técnica de FM como solução para o abastecimento público considerando as caracterizações física e biológica da ZH de um trecho do rio São Francisco que passa pelas cidades de Orocó e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. Realizou-se Ensaios de SPT, Granulometria e Teores de Matéria Orgânica e CaCO3 pensando na caracterização física da ZH e Análise da Meiofauna para sua caracterização biológica. Nas duas localidades em Santa Maria, observaram-se solos de grãos finos, pobreza na seleção, entre argila grossa a areia grossa, e teores de MOT e CaCO3 que refletem sobre a densidade da meiofauna na ZH. Já em Orocó, sem a realização de um ensaio de sondagem impossibilitou uma compreensão da interação rio-aquífero, sugerindo que se faça uma perfuração à rotação. 472 indivíduos de meiofauna foram contabilizados, com quase 60% do grupo Nematoda. Santa Maria obteve a maior densidade meiofaunística. A aplicação da técnica de FM nas duas cidades manifestou-se desfavorável devido as características físicas do solo.


  • Mostrar Abstract
  • As condições climatológicas das regiões semiáridas agravam a situação da disponibilidade de recursos hídricos. No estado de Pernambuco não é diferente, há um crescente impasse em relação ao abastecimento de água potável, gerando problemas particularmente graves à população. Além da problemática da demanda, deve-se também garantir que a água distribuída esteja dentro dos devidos padrões exigidos para evitar danos à saúde. Diante disso, vem crescendo um interesse em pesquisas que possam melhorar e desenvolver técnicas alternativas de tratamento de água. Dentre as mais conhecidas está a Filtração em Margem (FM) que propõe um eficiente processo de atenuação da poluição, garantindo sustentabilidade no fornecimento de água potável a um custo mais baixo. Esta técnica vem auxiliando o abastecimento público por mais de um século em várias partes do mundo. Fundamentalmente, a compreensão da interação entre o manancial superficial e o aquífero subterrâneo é de total relevância para aplicação da FM. A zona interfacial em que as águas superficiais e subterrâneas se misturam, conhecida como Zona Hiporreica (ZH), é relevante para diversos processos e organismos do ecossistema aquático. Entre os vários grupos de organismos presentes na ZH, destaca-se a Meiofauna. Pouco se sabe sobre a influência de animais bentônicos, como a meiofauna, na eficiência da FM. Esse presente trabalho propôs analisar as condições da interação entre águas superficiais e subterrâneas por meio de uma caracterização física e biológica da ZH de um trecho do rio São Francisco que passa por cidades com problemáticas de abastecimento público e avaliar a aplicação da técnica de FM como possível solução. Foram pré-escolhidas para análise, partindo do interesse da Companhia Pernambucana de Saneamento, os municípios de Orocó e Santa Maria da Boa Vista, localizados na região do Submédio São Francisco. Realizou-se Ensaios de Sondagem SPT, Granulometria e teores de matéria orgânica e CaCo3 pensando na caracterização da zona hiporreica e análise da meiofauna para sua caracterização biológicos. Na caracterização física, as duas cidades resultaram baixos teores de matéria orgânica e CaCo3. Entretanto, Orocó se mostrou com um solo bastante rochoso composto por seixos e Santa Maria da Boa Vista apresentou um solo composto por finos. A análise de meiofauna contabilizou ao todo 472 indivíduos, com uma predominância de quase 60% do grupo taxonômico Nematoda. Entre os pontos de coleta, Santa Maria da Boa Vista obteve a maior abundância. Apesar da necessidade, a aplicação da técnica de FM nas duas cidades manifestou-se desfavorável devido ao grande impasse das características físicas do solo. E sugere-se procurar um município às margens do rio que estejam próximas aos aquíferos sedimentares.

6
  • LEYZIANE NAIANNE PINHEIRO DA SILVA
  • Análise do impacto da sobrecarga de telhado verde gerado sobre o radier estaqueado de uma edificação

  • Orientador : MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • EDUARDO ANTONIO MAIA LINS
  • MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • Para ocorrer uma transmissão adequada das cargas ao terreno, dois requisitos devem ser atendidos: segurança quanto à ruptura do solo da fundação e recalques compatíveis com a estrutura. Este artigo apresenta uma análise do impacto da sobrecarga em um radier estaqueado gerada pela construção de telhado verde em uma edificação de 4 pavimentos tipo mais térreo, situada em um condomínio residencial na Região Metropolitana do Recife. Considerou-se o dimensionamento estrutural da fundação para cinco cenários de telhado. A análise deu-se pela modelagem da estrutura completa no SAP 2000. Os resultados do Cenário 1 foram comparados com os demais cenários. Verificou-se que não houve acréscimo significativo nos deslocamentos da estrutura sobre o solo em nenhum dos cenários, pois, a maior contribuição de carregamento e recalque ocorreu entre os Cenários 5 e 1: aproximadamente, 10,30%, significando, respectivamente, 34,6 kN e 0,27 mm nas estacas e 0,077 kN e 0,29 mm para o radier. Contudo, por ser uma cobertura intensiva, o Cenário 5 exige maior custo para instalação e manutenção, por isso, o Cenário 3, do tipo extensivo, seria mais indicado para implantação no empreendimento, pois, é de fácil instalação, manuseio e manutenção, além de apresentar uma contribuição inferior em carregamento e recalque.


  • Mostrar Abstract
  • Para ocorrer uma transmissão adequada das cargas ao terreno, dois requisitos devem ser atendidos: segurança quanto à ruptura do solo da fundação e recalques compatíveis com a estrutura. Este artigo apresenta uma análise do impacto da sobrecarga em um radier estaqueado gerada pela construção de telhado verde em uma edificação de 4 pavimentos tipo mais térreo, situada em um condomínio residencial na Região Metropolitana do Recife. Considerou-se o dimensionamento estrutural da fundação para cinco cenários de telhado. A análise deu-se pela modelagem da estrutura completa no SAP 2000. Os resultados do Cenário 1 foram comparados com os demais cenários. Verificou-se que não houve acréscimo significativo nos deslocamentos da estrutura sobre o solo em nenhum dos cenários, pois, a maior contribuição de carregamento e recalque ocorreu entre os Cenários 5 e 1: aproximadamente, 10,30%, significando, respectivamente, 34,6 kN e 0,27 mm nas estacas e 0,077 kN e 0,29 mm para o radier. Contudo, por ser uma cobertura intensiva, o Cenário 5 exige maior custo para instalação e manutenção, por isso, o Cenário 3, do tipo extensivo, seria mais indicado para implantação no empreendimento, pois, é de fácil instalação, manuseio e manutenção, além de apresentar uma contribuição inferior em carregamento e recalque.

7
  • LUANA DANTAS DE MEDEIROS
  • MELHORAMENTO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UM SOLO ESTABILIZADO COM CINZA DA LENHA DE ALGAROBA

  • Orientador : MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARINA SILVANI
  • JAIR DE JESÚS ARRIETA BALDOVINO
  • MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • Data: 26/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa analisa as características físico-químicas e o comportamento mecânico das misturas de um solo coletado na cidade de Agrestina - PE, estabilizado com a cinza de lenha de algaroba (CLA), com diferentes percentuais e tempos de cura. As misturas foram feitas em amostras de solo seco nas porcentagens de 4%, 6%, 8% e 10% de CLA em relação ao peso da amostra seca para avaliar a evolução da estabilização. A metodologia abrangeu a execução de ensaios de caracterização geotécnica e comportamento mecânico do solo e das misturas de solo-CLA, realizando também ensaios químicos, FRX e DRX com a intenção de verificar quais os componentes químicos presentes e os seus minerais. Nos ensaios mecânicos foi investigado o comportamento do solo e das misturas solo-CLA a resistência à compressão simples (RCS) e a tração por compressão diametral (RTCD) em diferentes tempos de cura (0,7,14 e 28 dias) e os parâmetros de cisalhamento direto (ângulo de atrito e coesão) nos tempos de cura de 0, 14 e 28 dias. Verificando que houve aumento na resistência em decorrência do aumento do teor de CLA e no tempo de cura, no ensaio de RCS o aumento foi de 228% do solo com 10% de CLA e 28 dias de cura, já no ensaio de RTCD o aumento foi de 314%, e também foi observado aumento nos parâmetros de resistência ao cisalhamento direto.


  • Mostrar Abstract
  • Esta pesquisa analisa as características físico-químicas e o comportamento mecânico das misturas de um solo coletado na cidade de Agrestina - PE, estabilizado com a cinza de lenha de algaroba (CLA), com diferentes percentuais e tempos de cura. As misturas foram feitas em amostras de solo seco nas porcentagens de 4%, 6%, 8% e 10% de CLA em relação ao peso da amostra seca para avaliar a evolução da estabilização. A metodologia abrangeu a execução de ensaios de caracterização geotécnica e comportamento mecânico do solo e das misturas de solo-CLA, realizando também ensaios químicos, FRX e DRX com a intenção de verificar quais os componentes químicos presentes e os seus minerais. Nos ensaios mecânicos foi investigado o comportamento do solo e das misturas solo-CLA a resistência à compressão simples (RCS) e a tração por compressão diametral (RTCD) em diferentes tempos de cura (0,7,14 e 28 dias) e os parâmetros de cisalhamento direto (ângulo de atrito e coesão) nos tempos de cura de 0, 14 e 28 dias. Verificando que houve aumento na resistência em decorrência do aumento do teor de CLA e no tempo de cura, no ensaio de RCS o aumento foi de 228% do solo com 10% de CLA e 28 dias de cura, já no ensaio de RTCD o aumento foi de 314%, e também foi observado aumento nos parâmetros de resistência ao cisalhamento direto.

8
  • EDMILSON ROQUE DA SILVA JÚNIOR
  • OTIMIZAÇÃO DE VIGAS DE CONCRETO ARMADAS COM BARRAS DE POLÍMERO REFORÇADO COM FIBRAS DE VIDRO (GFRP) UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS

  • Orientador : GIULIANA FURTADO FRANCA BONO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GIULIANA FURTADO FRANCA BONO
  • LETICIA FLECK FADEL MIGUEL
  • MAURO DE VASCONCELLOS REAL
  • Data: 16/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • O concreto armado é amplamente empregado na construção civil devido ao seu melhor custo-benefício, entretanto, construções localizadas em ambientes de alta agressividade podem apresentar problemas de durabilidade, como a corrosão das armaduras, tornando onerosa a utilização do material. Diante dessa situação, o emprego de barras de polímero reforçado com fibras (Fiber-Reinforced Polymer – FRP), substituindo o aço, apresenta-se como uma alternativa interessante para uma melhoria no desempenho das estruturas, uma vez que apresentam uma alta resistência à corrosão. As barras de FRP apresentam ainda um menor peso específico e maior resistência à tração que o aço, entretanto características como menor módulo de elasticidade e maior custo são gargalos para sua disseminação no tradicional mercado da construção civil. Logo, é importante que além da correta consideração das características do material no dimensionamento, busque-se sempre a configuração mais econômica, justificando a utilização do material. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo otimizar vigas de concreto armadas com barras de GFRP e aço, a fim de analisar o custo final para diferentes situações de projeto. Para tanto, será implementado um programa no software MATLAB utilizado o método dos Algoritmos Genéticos para a otimização do custo das vigas de concreto armadas com barras de GFRP (CA-GFRP) e concreto armado convencional (CA-C). As restrições são definidas a partir da NBR 6118 (ABNT, 2014) e ACI 440.1R (2015), respeitando as prescrições para o dimensionamento no Estado-Limite Último e Estado-Limite de Serviço, como também limitações arquitetônicas. Ao final, pode-se analisar a influência de diferentes parâmetros no custo final das vigas, suas dimensões e comportamento em serviço, variando os valores de comprimento, carregamento total, relação carga variável/carga total, e resistência característica do concreto. Após o processo de otimização, os resultados mostraram que as vigas de concreto armadas com barras de GFRP apresentaram custos superiores aos das vigas de concreto convencional. O comprimento longitudinal das vigas e o carregamento total das vigas contribuiu para o aumento da diferença de custo das duas soluções e apresentou também grande influência nos valores de altura ótima e largura ótima. Na composição de custo das vigas, a fôrma foi o material que representou maior parcela no custo final de ambos tipos de vigas, entretanto, com o aumento do comprimento longitudinal das vigas, o custo das barras de GFRP passaram a representar uma parcela mais significativa. O controle dos deslocamentos verticais e fissuração nas vigas CA-GFRP apresentaram grande influência nos custos ótimos, uma vez que as restrições tenderam a apresentar valores iguais a zero. Por fim, o estudo da utilização de armadura de GFRP mostrou-se importante, expandido o conhecimento e confiabilidade sobre a aplicação do material fabricado nacionalmente.


  • Mostrar Abstract
  • O concreto armado é amplamente empregado na construção civil devido ao seu maior custo-benefício, entretanto, construções localizadas em ambientes de alta agressividade podem apresentar problemas de durabilidade, como a corrosão das armaduras, tornando onerosa a utilização do material. Diante dessa situação, o emprego de barras de polímero reforçado com fibras (Fiber-Reinforced Polymer – FRP), substituindo o aço, apresenta-se como uma alternativa interessante para uma melhoria no desempenho das estruturas, uma vez que apresentam uma alta resistência à corrosão. As barras de FRP apresentam ainda um menor peso específico e maior resistência à tração que o aço, entretanto características como menor módulo de elasticidade e maior custo são gargalos para sua disseminação no tradicional mercado da construção civil. Logo, é importante que além da correta consideração das características do material no dimensionamento, busque-se sempre a configuração mais econômica, justificando a utilização do material. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo otimizar vigas de concreto armadas com barras de FRP e aço, a fim de analisar o custo final para diferentes situações de projeto. Para tanto, será implementado um programa no software Matlab utilizado o método dos Algoritmos Genéticos para a otimização do custo das vigas de concreto armadas com barras de FRP (CA-FRP) e concreto armado convencional (CA-C). As restrições são definidas a partir da NBR 6118 (ABNT, 2014) e ACI 440.1R (2015), respeitando as prescrições para o dimensionamento no Estado-Limite Último e Estado-Limite de Serviço, como também
    limitações arquitetônicas. Será analisada a influência de diferentes parâmetros no custo final das vigas, variando os valores de comprimento, carregamento total, relação carga
    permanente/carga variável, resistência característica do concreto e o tipo de barra.

9
  • AYANE APARECIDA DA SILVA RIBEIRO
  • LEVANTAMENTO DE REGISTROS DE INUNDAÇÃO POR MEIO DE APLICATIVOS MÓVEIS EM SMARTPHONES E SUA UTILIZAÇÃO NO MAPEAMENTO DE ÁREAS INUNDÁVEIS

  • Orientador : JOSE ALMIR CIRILO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO RIBEIRO NETO
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • JOSE ALMIR CIRILO
  • Data: 28/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo buscou investigar a utilização de aplicativos móveis em smartphones, especificamente o aplicativo Hidromapp, como ferramenta técnica de suporte para a coleta de marcas de cheia, incluindo também a aplicação dos dados coletados no mapeamento de áreas de inundação. Para tal, no município de Jaqueira-Pernambuco, foram coletadas em campo informações sobre a inundação ocorrida em maio de 2017, utilizando smartphones e o aplicativo Hidromapp. As informações foram posteriormente utilizadas como dados de entrada para a modelagem e reconstituição da mancha de inundação, por meio do Modelo Digital do Terreno de alta resolução (Pernambuco Tridimensional – PE3D) e de técnicas de geoprocessamento, dentre as quais foram avaliados os seguintes interpoladores espaciais, determinísticos e exatos, Inverse Distance Weighting (IDW), Multilevel B-Spline e Triangulated Irregular Network (TIN). Para a investigação dos resultados, a mancha de inundação reconstituída foi comparada com parte do conjunto de dados coletados em campo, reservados à validação, a partir de métricas estatísticas (RMSE, MAE e Pbias). O aplicativo apresentou bom desempenho como ferramenta de apoio à coleta de dados de marcas de cheia em campo. O método aplicado permitiu uma estimativa adequada do evento reconstituído, em que a planície alagada apresentou grau de similaridade satisfatório aos dados comparados.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo buscou investigar a utilização de aplicativos móveis em smartphones, especificamente o aplicativo Hidromapp, como ferramenta técnica de suporte para a coleta de marcas de cheia, incluindo também a aplicação dos dados coletados no mapeamento de áreas de inundação. Para tal, no município de Jaqueira-Pernambuco, foram coletadas em campo informações sobre a inundação ocorrida em maio de 2017, utilizando smartphones e o aplicativo Hidromapp. As informações foram posteriormente utilizadas como dados de entrada para a modelagem e reconstituição da mancha de inundação, por meio do Modelo Digital do Terreno de alta resolução (Pernambuco Tridimensional – PE3D) e de técnicas de geoprocessamento, dentre as quais foram avaliados os seguintes interpoladores espaciais, determinísticos e exatos, Inverse Distance Weighting (IDW), Multilevel B-Spline e Triangulated Irregular Network (TIN). Para a investigação dos resultados, a mancha de inundação reconstituída foi comparada com parte do conjunto de dados coletados em campo, reservados à validação, a partir de métricas estatísticas (RMSE, MAE e Pbias). O aplicativo apresentou bom desempenho como ferramenta de apoio à coleta de dados de marcas de cheia em campo. O método aplicado permitiu uma estimativa adequada do evento reconstituído, em que a planície alagada apresentou grau de similaridade satisfatório aos dados comparados.

10
  • BRUNA RAFAELA TAVARES TEJO
  • ACOPLAMENTO DE MODELOS HIDROLÓGICOS E UTILIZAÇÃO DE MODELO DIGITAL DE ALTA RESOLUÇÃO PARA SUPORTE À OPERAÇÃO DE SISTEMAS HÍDRICOS

  • Orientador : JOSE ALMIR CIRILO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO RIBEIRO NETO
  • GILSON LIMA DA SILVA
  • JOSE ALMIR CIRILO
  • Data: 31/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • A quantidade de água disponível em uma região é caracterizada por incertezas quanto a características de variabilidade temporal e espacial do regime de chuvas, rios intermitentes e altas taxas de evaporação. O gerenciamento dos recursos hídricos disponíveis necessita de ferramentas importantes para atender às demandas. Para isso, a utilização de técnicas de modelagem hidrológica, simulação e otimização tornam-se ferramentas importantes. Esta pesquisa busca apresentar aplicar o modelo hidrológico CAWM para simulação do aporte de vazões em reservatórios na região do Agreste do estado de Pernambuco, semiárido brasileiro, região essa que tem o pior balanço hídrico de todo país, para posteriormente aplicar o modelo de operação de reservatórios CAROS, de forma a calcular as regras de operação de reservatórios. Foram definidas regras para determinar a captação máxima de água em função do volume de armazenamento de cada reservatório, com o zoneamento da capacidade do reservatório dividido em três curvas, que indicam os limites superior, inferior e inferior extremo de armazenamento de água. Inicialmente foram feitas as atualização da capacidade de armazenamento dos reservatórios, visto que são fundamentais para a operação dos sistemas hídricos. A precisão de cálculo é menor nos reservatórios de pequeno porte, devido ao fato de que seus projetos geralmente têm menor rigor técnico e muitos são antigos. A avaliação dos resultados da modelagem com o CAWM se deu através de coeficientes estatísticos que relacionaram as vazões observadas e calculadas, como o coeficiente de determinação (R²), coeficiente de NASH-Sutcliffe (NSE), percentual de tendência (Pbias) e índices de erro (RMSE, MAE e RSR). Os resultados foram analisados com valores do coeficiente estatístico NSE variando entre 0,40 e 0,75. Observou-se que para as sub-bacias com valores de precipitação maiores e sem influência de reservatórios foram obtidos maiores índices de NSE, com destaque para Engenho Bento e Palmares, com 0,75 e 0,74, respectivamente. A operação dos reservatórios com o CAROS, a partir dos resultados da modelagem hidrológica para cálculo das vazões na entrada dos reservatórios apresentou resultados bastante diferentes quando comparados aos obtidos por meio da proporcionalidade das vazões pela área. Além disso, a operação dos reservatórios a partir de regras associadas ao volume acumulado a cada tempo trouxe incremento significativo na vazão regularizável.


  • Mostrar Abstract
  • A quantidade de água disponível em uma região é caracterizada com várias incertezas quanto a características de variabilidade temporal e espacial do regime de chuvas, rios intermitentes e altas taxas de evaporação. O gerenciamento dos recursos hídricos disponíveis necessita de ferramentas importantes para atender às demandas, para isso, a utilização de técnicas de simulação e otimização tornam-se ferramentas importantes. As regras de operação de reservatórios foram definidas para determinar a captação máxima de água em função do volume de armazenamento de cada reservatório, com o zoneamento da capacidade do reservatório dividido em três curvas, que indicam os limites superior, inferior e inferior extremo de armazenamento de água. O modelo foi aplicado na região do Agreste do estado de Pernambuco, semiárido brasileiro, região essa que tem o pior balanço hídrico de todo país. Os resultados iniciais foram a atualização da capacidade de armazenamento dos reservatórios com capacidade maior que 10 milhões de m³, visto que os valores corretos de capacidade de reservatório são fundamentais para a operação dos sistemas hídricos. A precisão de cálculo é menor nos reservatórios de pequeno porte, devido ao fato de que seus projetos geralmente têm menor rigor técnico e muitos são antigos. Na continuação do trabalho serão avaliadas as vazões regularizáveis com base nos registros de vazão e com a simulação por modelo hidrológico, buscando-se maior segurança na identificação desses valores.

11
  • TALES TADEU GUEDES DE SOUZA
  • MODELO DE SIMULAÇÃO PARA OPERAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

  • Orientador : JOSE ALMIR CIRILO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • JOSE ALMIR CIRILO
  • ROCHELE SHEILA VASCONCELOS
  • Data: 31/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • Assegurar a disponibilidade hídrica e a gestão sustentável da água e saneamento para todos e todas constitui o Objetivo 6, dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A sobrevivência e a capacidade de desenvolvimento do semiárido nordestino está diretamente relacionada à sua capacidade de superar o obstáculo da escassez hídrica. Com mais de 25 milhões de habitantes vulneráveis à escassez hídrica. Portanto. a tecnologia de transferência de água entre bacias como mitigação da escassez. Para simular o impacto das contribuições promovidas pelo PISF para a região é exposto, no presente trabalho, uma aplicação do software sueco WEAP (Water Evaluation and Planning). Utilizando-se de um conjunto selecionado de reservatórios receptores da transposição, bem como dados hidrológicos série histórica de vazões, evaporação, precipitação e demandas conhecidas, para compor um modelo de operação simulado para um período de 20 anos. Nesse sentido, três cenários de operação foram modelados: referência, sem PISF, e os cenários A e B orientados pela outorga da ANA emitida através Resolução 411; cenário A, adução máxima permitida de 127 m³/s, conforme o volume útil de Sobradinho atinge 94% de acumulação; cenário B: adução disponível a qualquer tempo de 26,4 m³/s. Os resultados indicam que para o sistema ocorre um aumento no volume armazenado total de até 12% para ambos os cenários; enquanto a redução da demanda não atendida total foi de até 60% no cenário A e até 58% no cenário B, para o mesmo período.


  • Mostrar Abstract
  • Estima-se que mais de vinte e dois milhões de pessoas vivam no semiárido brasileiro vulneráveis à escassez hídrica, devido às características predominantes de baixa pluviosidade, poucas opções de mananciais locais, altas taxas de evaporação, que estão diretamente relacionadas às altas temperaturas da região. Nesse contexto, surge o PISF – Programa de Integração do rio São Francisco, para atender à crescente demanda por água em seus diferentes usos, como abastecimento humano e agricultura, configurando a transferência de água entre bacias hidrográficas. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de um modelo de otimização e simulação para gerenciamento da operação de reservatórios estratégicos dentro do projeto de integração de múltiplas fontes hídricas do Programa de Integração do rio São Francisco. O software adotado para simulação de cenários e desenvolvimento da pesquisa é o WEAP - Water Evaluation And Planning (Sistema de Avaliação e Planejamento Hídrico), modelo de fluxo e otimização, o qual foi desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Estocolmo, Suécia. Na metodologia é fundamental a definição dos dados de entrada do modelo, constituídos pela oferta hídrica de Sobradinho, estudos de demanda, infraestrutura das obras que compõem a transposição do Rio São Francisco e as restrições de transporte. No que se refere à aplicação do WEAP, é proposto utilizar-se os dados levantados em um intervalo no qual se tenha informações suficientes para comparar a demanda hídrica real com a simulação do modelo para aquele mesmo período considerando os mesmos dados, de forma que o modelo se mostre confiável. Daí serão propostos cenários futuros. Os reservatórios terão sua capacidade de regularização de vazão avaliada com e sem o aporte de águas do rio São Francisco, visando atender as demandas prioritárias de abastecimento, em primeiro lugar, e reforço a atividades produtivas, respeitando as restrições de transporte e a disponibilidade hídrica de Sobradinho. Da mesma forma, é esperado que o modelo elaborado seja capaz de otimizar a satisfação da demanda, observando a infraestrutura instalada e, assim, contribuir para otimizar o uso das águas da transposição.

12
  • ANA PAULA ALVES FEITOSA DE AMORIM
  • USO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NO CULTIVO DE PIMENTA DE CHEIRO (CAPSICUM CHINENSE)

  • Orientador : ELIZABETH AMARAL PASTICH GONCALVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIZABETH AMARAL PASTICH GONCALVES
  • MARIO TAKAYUKI KATO
  • SHYRLANE TORRES SOARES VERAS
  • Data: 14/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A produção de alimentos demanda uma quantidade considerável de água doce e, frequentemente, depende excessivamente de fertilizantes minerais. No entanto, o uso desenfreado desses fertilizantes pode causar sérios danos ambientais. Nesse contexto, uma abordagem promissora para alcançar a sustentabilidade agrícola é a aplicação de esgoto doméstico tratado na fertirrigação, atendendo tanto às demandas hídricas quanto nutricionais das culturas. Este estudo concentrou-se no reúso de efluentes domésticos tratados em diferentes níveis de irrigação para o cultivo da Pimenta de Cheiro, visando a fornecer fundamentos técnicos e científicos para essa prática em regiões semiáridas. Realizado no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru; o experimento empregou um delineamento aleatório com 8 tratamentos e 3 repetições. As plantas foram submetidas à irrigação com água e água de reúso, variando os níveis de aplicação (50% e 100% das necessidades hídricas da cultura). Os resultados revelaram a influência dos níveis de irrigação no crescimento e produtividade da cultura, indicando possíveis atrasos causados pelo estresse hídrico. Os tratamentos mais bem-sucedidos foram aqueles que receberam irrigação adequada e água de reúso, apontando para uma opção sustentável no cultivo das pimentas. Ademais, não houve contaminação dos frutos por coliformes fecais. A adoção do cultivo da Pimenta de Cheiro com água de reúso apresenta vantagens, suprindo nutrientes essenciais às plantas e mitigando os impactos ambientais associados aos fertilizantes químicos.


  • Mostrar Abstract
  • A escassez da água tem-se intensificado em algumas regiões do mundo devido aos períodos prolongados de secas e ao desabastecimento público de água. O cultivo de alimentos requer um volume considerável de água doce e ainda é muito dependente do uso de fertilizantes minerais, os quais podem comprometer o meio ambiente em virtude do acúmulo de substâncias químicas ao solo provocado pelo uso excessivo desses fertilizantes. Diante deste contexto, uma alternativa atraente para uma produção agrícola sustentável é o uso do esgoto tratado na fertirrigação de culturas agrícolas, que podem suprir as demandas de água e nutrientes das plantas. O tomate (Lycopersicum esculentum Mill.) é uma das principais hortaliças produzidas e consumidas no Brasil. Ademais, o tomateiro é bastante exigente quanto a umidade do solo e elevadas variações de lâminas de água de irrigação podem provocar distúrbios fisiológicos, como o surgimento de rachaduras nos frutos. Com isso, este trabalho busca estudar o reúso de efluentes domésticos tratados, a diferentes lâminas de irrigação, no cultivo do tomate, a fim de proporcionar subsídios técnicos e científicos à prática desse tipo de reúso no cultivo de hortaliças na região do semiárido. O experimento será desenvolvido em Caruaru – PE, no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE), em estufa. O experimento será montado em delineamento inteiramente casualizado, com 8 tratamentos e 4 repetições. As plantas serão irrigadas com água e esgoto tratado, a diferentes lâminas de irrigação (50% e 100% da lâmina total requerida para atender às necessidades hídricas da cultura). As plantas serão germinadas para realização do transplantio em solo pobre em nutrientes, em vasilhas de aproximadamente 5L de volume, as regas serão manuais e diárias. As análises preliminares do esgoto tratado apresentaram boas características para aplicação em reúso agrícola, no entanto a quantidade de nutrientes não é suficiente para o exigido pela cultura, sendo necessária a complementação com fertilizantes. O solo escolhido foi caracterizado com Franco Arenoso com baixa quantidade de nutrientes. A primeira etapa de plantio, a germinação do tomate cereja se desenvolveu no prazo mínimo dado pelo fabricante. Ao final do experimento, espera-se que o esgoto tratado possa beneficiar o cultivo de tomateiros, aumentando sua produtividade e melhorando a qualidade dos frutos, sem comprometer sua fitossanidade, e que possa trazer benefícios técnicos e econômicos aos agricultores da região.

13
  • PÂMELLA GOMES DA SILVA FARIAS
  • Avaliação de desempenho dos serviços de abastecimento de água brasileiros por meio de uma metodologia multicritério e multidimensional

  • Orientador : SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • SIMONE MACHADO SANTOS
  • NATALLYA DE ALMEIDA LEVINO
  • Data: 18/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O uso dos indicadores de desempenho é imprescindível para avaliar o desempenho dos sistemas de abastecimento de água. Estes permitem a quantificação das metas e objetivos da prestação de serviços e se apresentam como a melhor alternativa para o acompanhamento da eficiência destes sistemas. Eles correspondem a uma medida quantitativa do nível de serviço da prestadora capaz de simplificar uma avaliação que seria mais complexa e subjetiva. Logo, agregar indicadores individuais por meio de análise multicritério de apoio à decisão pode ser uma solução para a construção de índices globais sintéticos. Desta forma, objetiva-se com este estudo, desenvolver uma metodologia multicritério e multidimensional baseada no método Grey-TOPSIS para avaliar a qualidade dos serviços de sistemas de abastecimento de água. O Grey-TOPSIS é um método de tomada de decisão multicritério, onde, o TOPSIS auxilia na resolução de problemas de tomada de decisão e o Grey auxilia nos dados imprecisos, tornando o modelo mais conciso e real. Os resultados foram obtidos através de rankings de desempenho, separados em três dimensões. O estudo ainda possibilitou a análise de robustez para duas etapas distintas, sendo uma análise para mudanças de peso e outra para a exclusão de critérios. Sendo assim, através dos resultados e da validação deles, foi possível identificar a contribuição positiva que essa metodologia consegue agregar para a gestão e gerenciamento dos sistemas de abastecimento de água.


  • Mostrar Abstract
  • O uso de sistemas de indicadores de desempenho é imprescindível para avaliar o desempenho dos sistemas de abastecimento de água. Estes permitem a quantificação das metas e objetivos da prestação de serviços e se apresentam como a melhor alternativa para o acompanhamento da eficiência destes sistemas, com aplicações diretas para gestores, agências reguladoras, investidores, usuários, sociedade e próprios prestadores. Os indicadores de desempenho correspondem a uma medida quantitativa do nível de serviço da prestadora capaz de simplificar uma avaliação que seria mais complexa e subjetiva. Estes são adotados na indústria da água para capturar informações sociais, ambientais, econômico-financeiros e operacionais. O desenvolvimento de indicadores para caracterizar os serviços de saneamento básico e auxiliar na gestão dos mesmos vem ganhando grande aceitabilidade na comunidade técnica-científica. Entretanto, os técnicos e gestores ainda têm dificuldade de interpretar o desempenho global dos sistemas pelo fato de os indicadores possuírem características e avaliações diferentes. A principal limitação para a avaliação global é a falta de uma visão mais abrangente na análise simultânea de um conjunto de indicadores. A maioria das pesquisas direcionadas à avaliação dos sistemas de abastecimento de água tem foco em aspectos operacionais e de projeto, em particular das redes de distribuição de água e dos sistemas de bombeamentos, levando a índices baseados principalmente em critérios técnicos como confiabilidade, resiliência e vulnerabilidade. De forma a superar este desafio, agregar indicadores individuais por meio de análise multicritério de apoio à decisão pode ser uma solução para a construção de índices globais sintéticos. A literatura apresenta poucos trabalhos que se concentraram no desenvolvimento de um indicador global que forneça uma perspectiva holística. Nesse contexto, objetiva-se, com este projeto de pesquisa, o desenvolvimento de um índice global baseado em indicadores operacionais, econômico-financeiros e de qualidade que permita avaliar a qualidade dos serviços de sistemas de abastecimento de água.

14
  • HELLEN XAVIER TAVARES VASCONCELOS
  • INTEGRAÇÃO DE MODELAGEM HIDROLÓGICA E DE OPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS PARA DETERMINAÇÃO DA VAZÃO REGULARIZÁVEL EM BARRAGENS DE PERNAMBUCO

  • Orientador : JOSE ALMIR CIRILO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE ALMIR CIRILO
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • ROCHELE SHEILA VASCONCELOS
  • Data: 30/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Diante dos impactos causados pelas secas no semiárido brasileiro, torna-se essencial o fortalecimento da infraestrutura hídrica aliado a uma gestão eficaz. Os reservatórios artificiais desempenham um papel fundamental na garantia da segurança hídrica das bacias hidrográficas, e sua dinâmica pode ser representada por meio de modelos de simulação. Neste contexto, a modelagem hidrológica se destaca como uma importante ferramenta para a compreensão e representação do funcionamento das bacias hidrográficas. O presente estudo busca a integração da modelagem hidrológica com um modelo de operação otimizada de reservatórios, com o objetivo de promover o uso responsável e eficiente dos recursos hídricos. Para alcançar esse propósito, foram aplicados os modelos CAWM (Campus Agreste Watershed Model) e CAROS (Campus Agreste Reservoir Operation Model) nas bacias dos rios Capibaribe, Pajeú, Brígida e Moxotó. A avaliação dos indicadores de desempenho NSE, 〖NSE〗_sqrtQ, 〖NSE〗_logQ e Pbias classificaram os ajustes como satisfatórios na maioria dos casos, destacando uma notável melhoria nos cenários desprovidos da influência de barragens e com vazões ajustadas pelas Redes Neurais Artificiais. A utilização das vazões sintéticas geradas no CAWM possibilitou a determinação das vazões regularizadas Q90%, Q95% e Q100% pelo modelo CAROS para reservatórios de relevância no estado de Pernambuco.


  • Mostrar Abstract
  • Diante dos impactos causados pelas secas no semiárido nordestino brasileiro, decorrentes da vulnerabilidade ambiental, há a necessidade de ampliação e fortalecimento da infraestrutura hídrica com adequada gestão, visando garantir a segurança hídrica nas bacias hidrográficas. Nesse contexto, surge a modelagem hidrológica, instrumento capaz de prever e quantificar os fenômenos físicos que ocorrem na natureza, tornando-se essencial para preencher lacunas de informações necessárias no planejamento e gestão de recursos hídricos. Posto isso, o presente trabalho busca integrar a modelagem hidrológica com um modelo de operação otimizada de reservatórios, com o objetivo de otimizar o aproveitamento racional dos mananciais, gerando subsídios para avaliação da real capacidade de regularização de vazões nos principais reservatórios do semiárido pernambucano. São aplicados os modelos CAROS (Campus Agreste Reservoir Operation Model) e CAWM (Campus Agreste Watershed Model). Com vista a aprimorar o CAWM, realizaram-se calibrações de diversos postos fluviométricos existentes nas bacias dos rios Capibaribe, Pajeú, Brígida e Moxotó. Perante a presença de falhas nos dados de vazão, utilizou-se o método das Redes Neurais Artificiais (RNA) para preenchimento e expansão das séries temporais da bacia do rio Capibaribe. De modo geral, os resultados das calibrações foram satisfatórios, apresentando indicadores de desempenho coerentes do modelo para grande parte dos casos. Foi possível observar o efeito da influência das grandes barragens nos dados fluviométricos e a melhoria significativa que os dados consistidos trouxeram para as séries sintéticas de vazão.

15
  • THAÍS ALESSANDRA DE MENEZES BARBOSA
  • ESTUDO DAS CONDIÇÕES REACIONAIS NA PRODUÇÃO DE GEOPOLÍMERO DE METABENTONITA

  • Orientador : ERIKA PINTO MARINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
  • ELDER ALPES DE VASCONCELOS
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • Data: 30/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Grande parte da literatura está voltada para a produção de geopolímeros usando fly ash e metacaulim. No entanto, é importante a busca por novos materiais para produção de geopolimeros para situações nas quais se observa baixa disponibilidade de tais precursores. Diante do exposto, este projeto propõe investigar a viabilidade do uso de bentonita como precursor geopolimérico, pois além de ser um aluminossilicato disponível em regiões onde há baixa disponibilidade de metacaulim e fly ash, pode contribuir para produzir geopolímeros mais porosos adequados a aplicações especiais, como isolamento térmico, adsorção de contaminantes, transporte de gases, entre outras. Nesta pesquisa, foi avaliado o efeito do tratamento térmico da bentonita e reatividade da metabentonita para produção de geopolímeros, o efeito da razão sílica/alumina e da concentração do hidróxido de sódio na produção de geopolímeros de metabentonita, e os efeitos das condições de cura nas propriedades mecânicas dos geopolímeros com metabentonita. A caracterização da matéria-prima e dos geopolímeros foi realizada por DRX, FRX, FTIR e MEV, bem como ensaio de reatividade Chapelle modificado. Foi verificado que o tratamento térmico a 850°C melhorou a condição da bentonita como precursor geopolimérico, o tipo de síntese de 1 parte, a razão sílica/alumina=4,5 e a cura aquecida em 80°C por 72 horas gerou o geopolímero com maior força resistente dentre as variações de condições de síntese estudadas.


  • Mostrar Abstract
  • Os geopolímeros emergiram como um dos materiais não metálicos inorgânicos mais promissores nos últimos anos, devido às suas vantagens, como baixa taxa de emissão de CO2 na sua produção, protocolo de síntese fácil, disponibilidade local das matérias-primas, boa resistência térmica, estrutura porosa leve, endurecimento rápido em baixa temperatura. Grande parte da literatura está voltada para a produção de geopolímeros usando fly ash e metacaulim. No entanto, é importante a busca por novos materiais para produção de geopolimeros para situações nas quais se observa baixa disponibilidade de tais precursores. Diante do exposto, este projeto propõe investigar a viabilidade do uso de bentonita como precursor geopolimérico, pois além de ser um aluminossilicato disponível em regiões onde há baixa disponibilidade de metacaulim e fly ash, pode contribuir para produzir geopolímeros mais porosos adequados a aplicações especiais, como isolamento térmico, adsorção de contaminantes, transporte de gases, entre outras. Nesta pesquisa, serão avaliados os efeitos da razão molar SiO2/Al2O3, da concentração de álcali e da temperatura de cura nas propriedades mecânicas (resistência à compressão), reológicas (estudo de viscosidade, limite de escoamento e tempo de pega) e estrutura de poros (por tomografia) dos geopolímeros produzidos. A caracterização da matéria-prima e dos geopolímeros será realizada por DRX, FRX, FTIR e MEV. Espera-se compreender como a razão sílica/alumina, concentração de álcali e temperatura de cura afetam as propriedades mecânicas e reológicas de geopolímeros produzidos com bentonita, bem como a formação de estrutura de poros regular, sem a necessidade de incorporação de agentes formadores de espuma.

16
  • MARIANA DE LUCENA CORRÊIA CAMPOS
  • APERFEIÇOAMENTO E APLICAÇÃO DE MODELO HIDROLÓGICO CHUVA-VAZÃO PARA SIMULAÇÃO SUB-DIÁRIA DE EVENTOS DE CHEIAS.

  • Orientador : JOSE ALMIR CIRILO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE ALMIR CIRILO
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
  • Data: 30/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Enchentes são geralmente desencadeadas pela ocorrência de um evento extremo de precipitação, sendo influenciadas pelo relevo, cobertura vegetal e características de drenagem. Os eventos de cheias caracterizadas por um intervalo menor que 1 dia, ou seja, inundações repentinas, são observadas em bacias hidrográficas montanhosas e áreas urbanas com pouca permeabilidade, que quando combinado com um extremo de chuva, acarreta danos drásticos e com pouco tempo de alerta. Lidar com esse tipo de desastre requer medidas eficientes, e dados de entrada sub-diários. Desta forma, a modelagem hidrológica surge como uma ferramenta não estrutural importante para subsidiar os estudos desses eventos. Assim, essa pesquisa objetiva desenvolver a adequação do modelo hidrológico CAWM – Campus Agreste Watershed Model para a sua utilização em simulações sub-diárias, a fim de compreender os comportamentos das cheias e inundações em bacias hidrográficas propensas a esses fenômenos. A metodologia propõe a comparação do CAWM sub-diário com o modelo GR4H – Modèle du Génie Rural à 4 paramètres Horaires para quatro bacias hidrográficas localizadas no estado de Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais. Os dados de entrada incluem características físicas da bacia, informações hidrológicas, dados do solo e informações sobre a rede de drenagem. Os resultados mostraram que as adaptações realizadas, apresentam resultados satisfatórios e promissores. De modo geral, os eventos calibrados mostram métricas satisfatória e melhor desempenho do CAWM sub-diário na comparação com o GR4H. Contudo, a pouca disponibilidade e falha dos dados telemétricos foram dificuldades encontradas para desenvolver o estudo, o que justifica a análise de um número limitado de eventos. Para a validação dos eventos, os ajustes não foram satisfatórios em alguns casos, como no Capibaribe para ambos os modelos. Em geral, os resultados e adaptações para a versão CAWM sub-diária são positivas. No entanto, é importante ressaltar que o modelo continua passando por aprimoramentos constantes para melhor auxiliar os estudos e as tomadas de decisão relacionadas a eventos de cheias e inundações.


  • Mostrar Abstract
  • Enchentes são geralmente desencadeadas pela ocorrência de um evento extremo de precipitação, e influenciadas pelo relevo, cobertura vegetal e drenagem. Os eventos de cheias caracterizadas por um intervalo menor que 1 dia, ou seja, inundações repentinas, são observadas em bacias hidrográficas montanhosas e áreas urbanas com pouca permeabilidade, que quando combinado com um extremo de chuva, acarreta em danos drásticos e com pouco tempo de alerta. Lidar com esse tipo de desastre requer medidas eficientes, e dados de entrada sub-diários. Desta forma, a modelagem hidrológica surge como uma ferramenta não estrutural importante para a previsão desses eventos. Assim, essa pesquisa objetiva desenvolver a adequação do modelo hidrológico CAWM – Campus Agreste Watershed Model para a sua utilização em simulações sub-diárias para que possam ser conhecidos os comportamentos dos eventos de enxurradas nas bacias hidrográficas favoráveis à sua ocorrência. A metodologia propõe a comparação do CAWM sub-diário com o modelo GR4H – Modèle du Génie Rural à 4 paramètres Horaires para 3 bacias hidrográficas localizadas no estado de Pernambuco e Alagoas através de dados de entrada como as caraterísticas físicas da bacia, dados hidrológicos, dados de solo e redes de drenagem. Os resultados preliminares mostram que as adaptações até aqui realizadas, apresentam resultados satisfatórios e promissores, entretanto, a fase de aprimoramento do modelo ainda está em fase de refinamento. Os eventos calibrados mostram métricas satisfatória e melhor desempenho do CAWM sub-diário na comparação com o GR4H. A pouca disponibilidade e falha dos dados telemétricos são dificuldades encontradas para desenvolver o estudo, e justificativa para os poucos eventos analisados. Espera-se nas etapas posteriores, identificar e simular outros eventos de Flash Floods e analisar a necessidade ou não, de novas adaptações no modelo atual do CAWM sub-diário.

17
  • RAUL CESAR DE ANDRADE SOARES
  • ESTUDO NUMÉRICO DA VENTILAÇÃO NATURAL E CONFORTO TÉRMICO EM ARRANJOS DE EDIFICAÇÕES

  • Orientador : GUSTAVO BONO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUSTAVO BONO
  • MARIANA FERNANDES DOS SANTOS VILLELA
  • LIERCIO ANDRE ISOLDI
  • Data: 30/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O Brasil é um país de clima predominantemente quente, portanto, métodos de obtenção de ventilação natural devem ser considerados como meio de se obter conforto térmico de ambientes. O presente trabalho, tem como proposta investigar a ventilação natural e o conforto térmico de arranjos de edificações, fazendo uso da Mecânica dos Fluidos Computacional. Para isso será utilizado o software OpenFOAM. Serão analisados tanto os fluxos quanto as variáveis de temperatura, em uma única simulação acoplada, onde os campos de velocidade, pressão e temperatura são resolvidos. Foram analisados quatro solver’s, sendo dois nativos do próprio OpenFOAM, e dois adaptados para resolver as equações de energia sem a consideração de efeitos de convecção natural. Para validação dos códigos foram analisados problemas tridimensionais utilizando-se o modelo de turbulência k- ε padrão. Posteriormente, foi realizada a análise de arranjos de edificações, em modelos bidimensionais e tridimensionais. Inicialmente analisou-se um arranjo bidimensional de três geometrias variando o distanciamento entre elas como também a inclinação do solo, finalmente um modelo tridimensional de um projeto típico de residência do programa Minha casa, minha vida, inserida em um arranjo de edificações simulando um conjunto habitacional, variando-se a posição da residência. No caso dos arranjos bidimensionais, de forma geral, observou-se que as casas a sota-vento tiveram menores vazões e maiores temperaturas, em alguns casos 88% menos vazão de ar em relação a primeira, e temperaturas médias internas consideravelmente maiores, tendo o caso de maior diferença +9,4k em relação a casa a barlavento. Porém observou-se que aumentar o distanciamento e inclinação do solo diminuiu consideravelmente essas diferenças, tendo o caso mais afastado e mais inclinado, uma diferença máxima de 18% na vazão, e uma diferença de temperatura máxima de 4,8K. Na análise do modelo padrão Minha casa, Minha vida, foi possível observar que alguns cômodos obtiveram desconforto térmico para o frio, causado pelas velocidades de vento, principalmente na casa a barlavento. As casas a sota-vento tiveram menos cômodos como desconforto para o frio, ficando a maioria dos ambientes dentro das faixas de conforto térmico.


  • Mostrar Abstract
  • O Brasil é um país de clima predominantemente quente, métodos de obtenção de ventilação natural devem ser considerados como meio de se obter conforto térmico de ambientes. A proposta é investigar a ventilação natural e o conforto térmico de edificações, fazendo uso da Mecânica dos Fluidos Computacional. Para isso será utilizado o software OpenFoam, sendo o mesmo um programa livre e de código aberto. Serão analisados tanto os fluxos quanto as variáveis de temperatura, em uma única simulação acoplada, onde os campos de velocidade, pressão e temperatura são resolvidos. O solver BuoyantBoussinesqPimpleFoam, foi utilizado para tal análise em regimes: turbulentos, incompressíveis e transientes. Para validação do código foi analisado um problema bidimensional de um cilindro quadrado com temperatura, e um exemplo da cavidade aquecida, utilizando o modelo de turbulência LES.

18
  • DÊNIA SANTOS DE OLIVEIRA
  • ANÁLISE DO IMPACTO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO NA MODELAGEM HIDROLÓGICA EM REGIÕES SEMIÁRIDAS E ÚMIDAS

  • Orientador : JOSE ALMIR CIRILO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE ALMIR CIRILO
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • ALFREDO RIBEIRO NETO
  • Data: 30/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo se concentra na análise do impacto da evapotranspiração em regiões semiáridas e úmidas usando o modelo hidrológico Campus Agreste Watershed Model (CAWM). Foram utilizados dois conjuntos de dados para estimar a evapotranspiração: dados das Normais Climatológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e dados do Global Reference Evapotranspiration (Global ET0), baseado na equação de Penman-Monteith, uma metodologia internacionalmente reconhecida. O CAWM é um modelo hidrológico conceitual com versões específicas para regiões semiáridas (Versão IV) e úmidas (Versão V), desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco. Essas versões visam simplificar a aplicação do modelo, reduzindo a necessidade de dados de calibração e facilitando a regionalização entre bacias hidrográficas. A pesquisa incluiu a calibração e validação dos parâmetros do CAWM em 13 sub-bacias. Os resultados revelaram diferenças notáveis na evapotranspiração entre as regiões semiáridas e úmidas. Em muitas sub-bacias semiáridas, a evapotranspiração potencial estimada pelo INMET superou consistentemente os valores globais. Já nas sub-bacias das regiões úmidas, houve divergências nos valores de evapotranspiração entre os dois conjuntos de dados. Foi observado que a evapotranspiração varia significativamente entre essas regiões. A precisão dos dados de evapotranspiração afetou as simulações de vazões, especialmente nas regiões úmidas. A estimativa precisa da evapotranspiração é fundamental tanto em regiões semiáridas quanto em áreas úmidas. Nas regiões semiáridas, é crucial para a gestão dos recursos hídricos e a adaptação às mudanças climáticas, enquanto nas regiões úmidas, desempenha um papel essencial na previsão de eventos extremos, na gestão sustentável da água e na conservação de ecossistemas aquáticos. Em ambos os casos, a compreensão adequada da evapotranspiração é essencial para decisões informadas sobre recursos hídricos e biodiversidade. Portanto, o desenvolvimento contínuo de técnicas precisas de estimativa da evapotranspiração é imperativo.


  • Mostrar Abstract
  • Os reflexos das mudanças climáticas são visíveis em várias partes do planeta, o exemplo do que vem acontecendo com os recursos hídricos. Alterações na dinâmica global da temperatura média do ar e das precipitações pluviométricas afetam a quantidade e, consequentemente, na qualidade desse recurso vital para sobrevivência humana. A evapotranspiração desempenha um papel vital no equilíbrio hídrico. A água da interceptação das plantas, a água de superfície e a água do solo são consumidas pela evapotranspiração. De acordo com as estatísticas, em áreas úmidas a evapotranspiração é responsável por cerca de 50% da precipitação anual, enquanto em regiões áridas por cerca de 90%. A modelagem hidrológica requer conhecimento aprofundado sobre o ciclo hidrológico, e consequentemente, sobre todos os processos físicos que ocorrem durante uma chuva, ou seja, a própria chuva ou precipitação, a interceptação, a evapotranspiração, a infiltração e o escoamento superficial. Todos esses processos são representados através de métodos matemáticos. O CAWM – Campus Agreste Watershed Model é um modelo hidrológico conceitual e concentrado desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco, busca simplificar sua utilização através de poucos parâmetros calibráveis, reduzindo assim, a quantidade de dados necessários para a calibração e simulação, além de objetivar o processo de regionalização de dados entre bacias hidrográficas distintas. Neste contexto, o presente estudo aplica o modelo chuva-vazão conceitual, o CAWM (Campus Agreste Watershed Model), para avaliar o efeito da evapotranspiração em regiões semiáridas e úmidas, utilizando dados de normais climatológicas do Instituto Nacional de meteorologia- INMET e dados globais relacionados aos processos de evapotranspiração, com base na implementação da equação de evapotranspiração de referência de Penman-Monteith (FAO 56). As áreas que estão sendo analisadas nesse estudo compreendem rios intermitentes (Capibaribe, Ipojuca, Ipanema, Una, Pajeú, Canindé, Poti e Longá) e rios perenes (Tocantins, Araguaia, Parnaíba e Gurguéia), sendo em parte delas abordadas sub-bacias com dados que apresentem viabilidade para a pesquisa em questão.

19
  • JESSICA MARIA DOS SANTOS LIMA
  • TELHADO ECOLÓGICO EM CLIMA SEMIÁRIDO: INVESTIGAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA

  • Orientador : ERIKA PINTO MARINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
  • Data: 05/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • O uso de materiais recicláveis para construção de telhados verdes ecológicos pode ser uma forma de ampliar seu uso, uma vez que pode substituir camadas mais caras do projeto por materiais de baixo custo e facilidade de execução. Além do custo do projeto, é importante observar que a irregularidade nas chuvas e a escassez hídrica em regiões semiáridas também são barreiras para sua adoção pela população de baixa renda. Entretanto, é possível tornar o sistema autossustentável usando cobertura vegetal resistente a longos períodos de estiagem e aproveitar a água escoada para sua irrigação. Para isso, torna-se necessário conhecer os parâmetros de físico-químicos da água percolada. Neste trabalho, foi realizado um estudo sobre a influência da cobertura vegetal típica do semiárido pernambucano na qualidade da água escoada em telhados verdes ecológicos construídos com garrafas PET. Por meio de chuvas simuladas utilizando água destilada com a intensidade média história máxima dos últimos 50 anos, do município de Caruaru/PE. O solo utilizado no substrato dos arranjos passou por analises de densidade seca, umidade atual, perca ao fogo, o pH antes e depois das simulações esse depois realizado de forma individual em cada arranjo. Foram analisados três tipos de vegetações diferentes (Echeveria Peacockii; sansevieria trifasciata e a brasiliopuntia brasiliensis), visando caracterizar a qualidade da água escoada de acordo com os parâmetros: cor, sólidos dissolvidos totais; turbidez; pH; condutividade elétrica; nitrogênio-nitrato; nitrogênio-amoniacal; fósforo-fosfato; cálcio; cloreto; carbonato; bicarbonato; ferro, alcalinidade, dureza total, e sulfato. Destes parâmetros os ficaram acima do estabelecido pelo CONAMA e Embrapa foi cor verdadeira, fósforo e alcalinidade, que podem ser reduzidos com a utilização de filtros. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente usando ANOVA a fim de avaliar se os arranjos possuem semelhanças. 


  • Mostrar Abstract
  • Telhados verdes são uma alternativa para auxiliar a drenagem de águas pluviais, e evitar eventos de inundações nos centros urbanos, onde se observa altas taxas de impermeabilização do solo. Além disso, têm ótima estética e ajudam a melhorar o conforto térmico e a qualidade do ar das cidades. No entanto, essa tecnologia tem custo elevado para sua instalação e manutenção. O uso de materiais recicláveis para construção de telhados verdes ecológicos pode ser uma forma de ampliar seu uso, uma vez que pode substituir camadas mais caras do projeto por materiais de baixo custo e facilidade de execução. Além do custo do projeto, é importante observar que a irregularidade nas chuvas e a escassez hídrica em regiões semiáridas também são barreiras para sua adoção pela população de baixa renda. Entretanto, é possível tornar o sistema autossustentável usando cobertura vegetal resistente a longos períodos de estiagem e aproveitar a água escoada para sua irrigação. Para isso, torna-se necessário conhecer os parâmetros de físico-químicos da água percolada. Na comunidade científica, há poucas informações sobre a adequação da água escoada em telhados verdes para sua autoirrigação, uma vez que a água que percola o telhado sofre influência de vários fatores entre eles da cobertura vegetal. Neste trabalho, será realizado um estudo sobre a influência da cobertura vegetal típica do semiárido pernambucano na qualidade da água escoada em telhados verdes ecológicos construídos com garrafas PET. Serão analisadas três tipos com vegetações diferentes (Echeveria Peacockii; sansevieria trifasciata e a brasiliopuntia brasiliensis), visando caracterizar a qualidade da água escoada de acordo com os parâmetros: cor, sólidos dissolvidos totais; turbidez; pH; condutividade elétrica; nitrogênio-nitrato; nitrogênio-amoniacal; fósforo-fosfato; cálcio; magnésio; sódio; potássio; cloreto; carbonato; bicarbonato; boro; sulfato e razão de adsorção de sódio. Serão realizadas chuvas artificiais simulando a média história máxima dos últimos anos. calculada conforme dados da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) do município de Caruaru/PE. Os dados obtidos serão tratados estatisticamente usando ANOVA a fim de avaliar se as espécies vegetais estudadas têm influência na qualidade da água. Espera-se compreender como a água é afetada pela passagem nos telhados ecológicos deste estudo e se é viável o seu aproveitamento para autosustentação do telhado pelo reuso direto, ou se será necessário realizar algum processo de tratamento.

20
  • GILVANDRO BARBOSA TITO
  • LOCALIZAÇÃO E DETECÇÃO DE VAZAMENTOS EM UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE-PE

  • Orientador : SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIZABETH AMARAL PASTICH GONCALVES
  • LAIS REGIS SALVINO
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • Data: 26/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • A perda de água nas redes urbanas de distribuição de água é um dos grandes problemas para as entidades gestoras do saneamento. No Brasil, a quantidade de água perdida na distribuição ainda é alarmante, acima de 40% (SNIS, 2021), quando comparada com as dos países desenvolvidos. Uma porcentagem significativa dessa água perdida é devido aos vazamentos nos sistemas de distribuição de água, acelerando a deterioração da infraestrutura e trazendo prejuízo financeiro para as companhias. O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico preciso das perdas utilizando as metodologias do balanço hídrico (BH) e da vazão mínima noturna (VMN), e localizar e detectar vazamentos em uma rede de distribuição através da modelagem hidráulica. Neste estudo de caso, foi utilizado o distrito de medição e controle 39 do sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana do Recife/PE. Os dados de vazão e pressão utilizados foram cedidos pela Companhia de Saneamento de Pernambuco (COMPESA). Após aplicar os métodos do BH e da VMN, as perdas reais calculadas para ambos os métodos foram compatíveis, mas com valores superiores à média nacional. Já a modelagem hidráulica, mostrou-se uma ferramenta eficaz na tomada de decisão, apontando os trechos com prováveis pontos de vazamentos na rede, assim reduzindo a área de atuação dos técnicos que atuam no controle ativo de vazamentos. Desta forma, melhorando a gestão operacional da companhia, amenizando as pressões sociais, política e ambientais.


  • Mostrar Abstract
  • As perdas de água nas redes urbanas de distribuição de água, é um dos grandes problemas para as entidades gestoras do saneamento. No Brasil, a quantidade de água perdida na distribuição ainda é alarmante, acima de 40% (SNIS, 2022), comparada com as dos países desenvolvidos. Uma porcentagem significativa dessa água perdida é devido a vazamentos nos sistemas de distribuição de água, acelerando a deterioração da infraestrutura e trazendo prejuízo financeiro para as companhias. Um dos métodos para controlar e reduzir perdas reais, é o uso de modelos hidráulicos para detectar e localizar vazamentos em redes de distribuição de água. O objetivo deste estudo é apresentar estratégias para o diagnóstico, controle e redução de perdas reais, principalmente, por vazamentos, em um distrito de medição e controle do sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana do Recife/PE, utilizando a modelagem hidráulica como ferramenta de tomada de decisão. Espera-se identificar os trechos com prováveis pontos de vazamentos na rede, assim reduzindo as áreas de atuação dos técnicos que atuam no controle ativo de vazamentos, principalmente, não visíveis. Desta forma, melhorando a gestão operacional da companhia, amenizando as pressões sociais, política e ambientais.

21
  • ALICE COSTA DE ALMEIDA
  • ESTUDO NUMÉRICO DA VENTILAÇÃO NATURAL EM ARRANJO DE EDIFICAÇÕES DISTRIBUIDAS EM SÉRIE

  • Orientador : GUSTAVO BONO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUSTAVO BONO
  • MARIANA FERNANDES DOS SANTOS VILLELA
  • RENATO VAZ LINN
  • Data: 30/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Nos últimos anos, a urbanização e o crescimento desordenado têm causado mudanças significativas no clima das cidades, resultando em ilhas de calor e desconforto térmico. Em regiões de clima quente, como o Nordeste brasileiro, a ventilação natural tem sido uma das formas mais eficientes de proporcionar conforto térmico. Com o objetivo de avaliar o efeito da vizinhança sobre a ventilação natural, estudam-se modelos genéricos de edificações com aberturas inseridas em diferentes configurações de vizinhança. Analisa-se, por meio do software OpenFOAM, como o distanciamento, distribuição e modelo simulado (2D ou 3D) influenciam a ventilação natural cruzada. Neste contexto, simulam-se diferentes configurações de um modelo de edificação com aberturas em faces opostas, variando a ordem e disposição da vizinhança com as mesmas dimensões e sem aberturas. Foi realizado um estudo paramétrico considerando nas simulações 2D e 3D os principais parâmetros do escoamento em diferentes arranjos dispostos em série, intercaladas com espaçamentos variando em L, 2L e 3L, sendo L igual à largura da edificação. Para o tratamento da turbulência, foi utilizado a metodologia RANS com o modelo de fechamento k-ω SST. Os resultados obtidos por meio das simulações mostraram que a configuração da vizinhança exerce uma influência significativa no escoamento de ar nas aberturas, sendo que o aumento da distância entre as edificações favorece a ventilação natural. O estudo paramétrico revelou que os modelos simulados em 2D tendem a superestimar parâmetros, como velocidade e energia cinética, quando comparados aos modelos em 3D. Parâmetros como vazão e largura do jato seguem uma proporção semelhante em relação ao espaçamento entre edificações dos modelos 2D e 3D, indicando uma certa relação entre eles. No entanto, é crucial reconhecer as limitações da modelagem 2D, que apresenta uma simplificação significativa, embora ofereça vantagens em termos de tempo de processamento e custo computacional.


  • Mostrar Abstract
  • Nos últimos anos, a urbanização em paralelo com a construção não planejada provocou mudanças climáticas significativas, resultando em ondas de calor que geram desconforto térmico. Um dos meios passivos mais eficientes para obtenção do conforto trata-se da ventilação natural como forma de condicionamento, principalmente em regiões de clima quente como o nordeste brasileiro. Com o objetivo de prever a ventilação natural em modelos genéricos de edificação, através de ferramentas numéricas baseadas na Dinâmica dos Fluídos Computacionais, empregou-se o software livre e de código aberto OpenFOAM, que utiliza do Método dos Volumes Finitos para solução das equações que regem o modelo; a fim de resolver problemas em que modelos experimentais ou analíticos sejam incapazes de solucionar de forma rápida e confiável. Nesse contexto, serão simuladas diferentes configurações de um modelo de edificação genérica variando a vizinhança, com o intuito de poder estimar o desempenho da ventilação natural, através do modelo de turbulência RANS SST k-ω .

22
  • MARIA DAS GRAÇAS MONTEIRO ALMEIDA DE MELO
  • TÉCNICAS DE REDUÇÃO DA EVAPORAÇÃO EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA: APLICAÇÃO DE COBERTURAS FÍSICAS

  • Orientador : ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • ANTONIO CELSO DANTAS ANTONINO
  • JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
  • Data: 31/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • A escassez hídrica é uma difícil realidade enfrentada pela população nas regiões áridas e semiáridas e agravada pelos efeitos das mudanças climáticas. A quantidade e qualidade da água em armazenamento é de suma importância para a existência humana, animal, bem como, para o desenvolvimento econômico da região. Sendo o semiárido brasileiro marcado pelas altas taxas de evaporação, objetivou-se avaliar os efeitos do uso de coberturas em reservatórios de água para reduzir a evaporação. Empregou-se, assim, na primeira fase de experimentação, as seguintes coberturas: Telas de polietileno na cor branca (TB), verde (TV), preta com abertura pequena (TPP) e preta com abertura grande (TPG); Garrafas de Polietileno Tereftalato (PET) com transparência em verde (250 mL) e incolor (200 mL); e embalagens do tipo TetraPak. Foi constatado os melhores percentuais de redução para as coberturas de Tetrapak (48,92%), PET incolor (27,44%) e TPG (25,35%), na fase 1. Assim, essas foram as coberturas selecionadas para a Fase 2 de experimentação, da qual se difere da primeira por utilizar reservatórios de proporção mais robusta (500l). A única cobertura que se mostrou eficaz nessa fase, que foi marcada por período chuvoso, foi a constituída por Pet incolor, com redução da evaporação em 50,50%. Quanto a qualidade da água, na fase 1 verificou-se visualmente que o uso das coberturas do tipo telas de polietileno e tetrapak proporcionou melhores aspectos em relação a coloração, lodo e presença de elementos poluidores quando comparados ao reservatório de referência. No entanto, a presença de plástico foi observada ao utilizar a cobertura de TetraPak. Já para as análises de laboratório efetuadas na fase 2, não foram identificadas mudanças significativas na qualidade da água.


  • Mostrar Abstract
  • A escassez hídrica é uma difícil realidade enfrentada pela população nas regiões áridas e semiáridas e agravada pelos efeitos das mudanças climáticas. A quantidade e qualidade da água em armazenamento é de suma importância para a existência humana, animal, bem como, para o desenvolvimento econômico da região. Sendo o semiárido brasileiro marcado pelas altas taxas de evaporação, objetivou-se avaliar os efeitos do uso de coberturas em reservatórios de água para mitigar a evaporação. Empregou-se, assim, na primeira fase de experimentação, as seguintes coberturas: Telas de polietileno na cor branca (TB), verde (TV), preta com abertura pequena (TPP) e preta com abertura grande (TPG); Garrafas de Polietileno Tereftalato (PET) com transparência em verde (250 mL) e incolor (200 mL); e embalagens do tipo TetraPak. Das medições da primeira fase foi constatado a melhor eficiência para as coberturas de Tetrapak (x%), TPG (x%), e PET incolor (x%). Dessa forma, essas foram as coberturas selecionadas para a fase 2 de experimentação, da qual se difere da outra por utilizar reservatórios de proporção mais robusta (500l). Quanto a qualidade da água, na fase 1, verificou-se visualmente que o uso das coberturas do tipo telas de polietileno e tetrapak proporcionou melhores aspectos em relação a coloração, lodo e presença de elementos poluidores quando comparados ao reservatório de referência. No entanto, a presença de plástico foi observada ao utilizar a cobertura de TetraPak, em virtude da rápida degradação desse material.

23
  • HENRIQUE TAVARES LIMA
  • AVALIAÇÃO NUMÉRICA E EXPERIMENTAL DE PARÂMETROS DINÂMICOS EM ESTRUTURAS DE PISO

  • Orientador : DOUGLAS MATEUS DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DOUGLAS MATEUS DE LIMA
  • GUSTAVO BONO
  • MOACIR KRIPKA
  • RUI MANUEL DE MENEZES E CARNEIRO DE BARROS
  • Data: 28/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho aborda o impacto do desenvolvimento tecnológico e de materiais leves na construção, destacando a suscetibilidade das estruturas a vibrações de carregamentos dinâmicos. Dois estudos de caso foram conduzidos em Pernambuco, Brasil: um edifício comercial em Gravatá com lajes de concreto pré-fabricadas, submetidas a uma máquina rotativa, e uma residência em Sairé construída com contêineres marítimos sujeita a carregamentos dinâmicos humanos. O estudo emprega abordagens experimentais e numéricas. A avaliação dinâmica utilizou smartphones com sensores MEMS e o aplicativo myFrequency, revelando resultados satisfatórios e custo inferior aos modelos comerciais. Além disso, a modelagem numérica com o software SCIA Engineer V21.1 complementou as análises. Em ambos os casos, a metodologia adotada proporcionou uma compreensão prática, rápida e confiável do comportamento dinâmico das estruturas leves, contribuindo para a eficiência na avaliação e projeto dessas construções.


  • Mostrar Abstract
  • O desenvolvimento tecnológico e implementação de materiais leves para confecção de edificações resultou em estruturas mais suscetíveis aos efeitos de vibração exercidos por carregamentos dinâmicos, portanto, torna-se mais relevantes a obtenção de parâmetros dinâmicos de forma prática, rápida e confiável. Então, este trabalho apresenta-se como dois estudos de casos, sendo realizadas análises do comportamento dinâmico de lajes estruturais confeccionadas com sistema Steel Deck, estrutura de piso de contêineres marítimos e lajes pré-fabricadas. O estudo foi realizado em edificações que se encontram nas cidades de Gravatá e Sairé, no estado de Pernambuco, Brasil. Portanto, esse trabalho buscou avaliar as características dinâmicas através da abordagem experimental, com a realização do impacto de calcanhares, obtenção dos dados de acelerações, com o auxílio de um smartfone equipado com um sistema micro-eletromecânico (MEMS) e com o aplicativo MyFrequency. A realização da modelagem numérica se deu com a utilização do software SCIA Engineer V21.1, e por fim, se propõe a realização do cálculo analítico desses elementos de laje por meio da teoria de placas ortotrópicas. O primeiro objeto de estudo se caracteriza como uma edificação em concreto armado, com piso estruturado com laje pré-fabricada com finalidade de uso comercial, fazendo uso de máquina rotativa. Duas lajes do edifício apresentaram resultados experimentais de 15,64% e 14,63% para razão de amortecimento e 19, 25 𝐻𝑧 e 14, 90 𝐻𝑧 de média da frequência experimental, respectivamente, na análise numérica, também apresentaram valores de frequência de 17, 98 𝐻𝑧 e 14, 00 𝐻𝑧, respectivamente, com aplicação de uma carga harmônica de 8, 33 𝐻𝑧 (500 𝑟𝑝𝑚). O segundo objeto de estudo se trata de uma residência edificada com a reutilização de contêineres marítimos, com lajes estruturadas por estrutura de piso do contêiner e lajes mistas Steel Deck. A edificação possui parte da estrutura de piso em balanço, com dimensões de 4, 00 𝑚 de comprimento e 8, 24 𝑚 de largura. Apresentando médias, nessa região, de 7, 0 𝐻𝑧 e 7, 14%, para frequência e amortecimento, obtidos experimentalmente, e média de valor de 6, 46 𝐻𝑧 de acordo com a abordagem numérica. Espera-se com os resultados obtidos comparar as três metodologias aplicadas, buscando validar a utilização dos chips (MEMS) na avaliação dinâmica dessas estruturas, pois esse sistema apresenta um custo inferior quando comparado aos modelos comerciais.

24
  • JOÃO ARTHUR VIANA DE SOUSA
  • OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA DE SISTEMAS DE CONTRAVENTAMENTO EM EDIFÍCIOS ALTOS CONSIDERANDO OS EFEITOS AERODINÂMICOS DA VIZINHANÇA ATRAVÉS DE CFD

  • Orientador : GUSTAVO BONO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUSTAVO BONO
  • FELIPE SCHAEDLER DE ALMEIDA
  • LIERCIO ANDRE ISOLDI
  • Data: 15/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • As últimas décadas têm sido testemunhas da acelerada verticalização dos centros urbanos como resposta ao aumento da demanda por espaço comercial e habitacional. Edificações cada vez mais altas e esbeltas têm se erguido e, devido à sua sensibilidade às cargas laterais, os estudos relacionados à quantificação dos esforços causados pelo vento têm se tornado cada vez mais importantes. Ao passo que o desenvolvimento da sociedade requer o uso de cada vez mais recursos naturais, a crescente consciência ambiental torna imperativa a necessidade de que o uso desses recursos seja cada vez mais racional. Nesse contexto, o presente trabalho empregou o método de Otimização Topológica Solid Isotropic Material with Penalization (SIMP) para gerar sistemas de contraventamento tridimensionais otimizados com relação à rigidez. Para tanto, o código top3dmgcg sofreu alterações que lhe permitiram impor técnicas de controle de leiaute, como simetria e repetição de padrões, às estruturas otimizadas, aumentando sua exequibilidade. Para determinação das cargas do vento foi empregado o software de distribuição livre e código aberto OpenFOAM. O escoamento do vento foi simulado empregando-se a metodologia baseada nas equações médias de Reynolds (RANS) e o modelo de fechamento de turbulência Shear Stress Transport κ-ω (SST). De modo a representar a realidade dos centros urbanos, o estudo considerou uma edificação principal cercada por edificações vizinhas de diferentes alturas com o vento incidindo em diferentes direções. No estudo, analisa-se como os efeitos aerodinâmicos devido à variação de altura e incidência do vento, bem como os parâmetros do SIMP, influenciam a solução ótima. Os resultados demonstraram que, apesar dos parâmetros geométricos da vizinhança influenciarem fortemente as cargas impostas à edificação principal, os fatores de maior influência sobre a otimização topológica são as técnicas de controle de leiaute.


  • Mostrar Abstract
  • A concepção de uma edificação alta ou esbelta tem como uma das preocupações fundamentais o estabelecimento de um sistema estrutural capaz de resistir aos carregamentos horizontais oriundos do vento. À medida que cresce a necessidade de se construir edifícios altos de maneira cada vez mais econômica e segura, cresce também a necessidade de avaliar os efeitos do vento de maneira mais rápida e precisa. Nesse sentido, o presente trabalho busca implementar, em ambiente de programação MATLAB, um código de Otimização Topológica (OT) tridimensional, através do método SIMP (Solid Isotropic Material with Penalization), para concepção de sistemas de contraventamento otimizados em relação a rigidez. Para aumentar a exequibilidade das soluções ótimas, são implementadas ao código de OT técnicas de controle de leiaute, como simetria e repetição de padrões. Para determinação das cargas laterais faz-se uso da Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD), através do programa de distribuição livre e código aberto OpenFOAM empregando-se o modelo de turbulência k-ω SST, que é baseado nas equações médias de Reynolds. Os casos simulados são de edificações situadas em ambientes urbanos, isto é, cercadas de edificações vizinhas com diferentes alturas, o que permite avaliar como os parâmetros geométricos da vizinhança são capazes de alterar o resultado da otimização topológica.

25
  • IALYSSON DA SILVA MEDEIROS
  • INFLUÊNCIA DA INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA NO COMPORTAMENTO DO CONJUNTO TORRE-FUNDAÇÃO DE AEROGERADORES DE EIXO HORIZONTAL

  • Orientador : MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEILA BRUNET DE SA BESERRA
  • MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • RUI MANUEL DE MENEZES E CARNEIRO DE BARROS
  • Data: 18/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • O aumento exponencial na construção de sistemas de geração de energia por aerogeradores tem impulsionado a necessidade de torres mais altas em busca de ventos mais fortes, resultando em desafios para o desenvolvimento de soluções estruturais. A presente dissertação tem como objetivo analisar a influência da Interação Solo-Estrutura (ISE) no comportamento do conjunto torre-fundação de aerogeradores de eixo horizontal. Foi adotado um modelo de torre tubular de aço do tipo S355J2 de 120 m de altura, projetada para sustentar um aerogerador no padrão SWT-3.2-113. São utilizados os dados da caracterização geotécnica do solo a partir dos resultados de 12 (doze) furos de sondagem à percussão (Standard Penetration Test - SPT) e de 4 (quatro) ensaios de prova de carga estática (PCE). O software ANSYS, baseando-se no Método dos Elementos Finitos (MEF) foi empregado para analisar a influência da ISE no comportamento do conjunto torre-fundação. Diferentes modelos estruturais, com variações nos apoios da base e efeitos geométricos de 1ª e 2ª ordem, são considerados. A análise destaca a sensibilidade às condições de apoio, sendo que o modelo com apoios elásticos apresenta o maior deslocamento de 1,899 m, evidenciando a influência significativa da ISE e dos efeitos de 2ª ordem. A distribuição da tensão de von Mises no flange basal da torre revela aumento significativo, atingindo 73,4 MPa com a ISE e efeitos de 2ª ordem, um aumento de 30,11% em relação ao modelo sem essas considerações. A variação da tensão ao longo da altura da torre destacou um aumento considerável nas tensões. Considerando os efeitos de 2ª ordem, a tensão aumenta em cerca de 8,34% em comparação com os modelos de base fixa e indeslocável, e 7,11% em relação ao modelo que considera apenas os efeitos de 1ª ordem. No entanto, a estrutura demonstra uma margem de segurança de 13,32% em relação à capacidade de carga do material, assegurando que a torre suporte as condições de carregamento. Análises na fundação indicam um aumento significativo nas tensões, ultrapassando a tensão admissível do concreto em 24,3%, destacando a necessidade de otimizações na modelagem da fundação a fim de verificar de forma mais precisa essas tensões. Os resultados mostram a importância da consideração da ISE e da não-linearidade geométrica para uma representação mais precisa da resposta global da estrutura. Para o projeto e aprimoramento de estruturas eólicas deve-se considerar os fatores críticos como deslocamentos, tensões sob as interações entre a estrutura e o solo.


  • Mostrar Abstract
  • Considerando a perspectiva ambiental atual, o crescimento da geração de energia dirige-se para o uso de fontes renováveis, que vem ganhando força nos últimos anos, como é o caso da energia eólica, oriunda da ação do vento. Observa-se um crescimento exponencial da construção desses sistemas para obtenção de energia, no qual, atualmente o Brasil ocupa a 3ª posição em potência instalada no ranking dos países produtores de energia elétrica a partir de aerogeradores. O crescimento na instalação de torres aerogeradores é ocasionado devido aos problemas de estiagem que afetam diretamente as usinas hidroelétricas que operam abaixo do esperado nesse período. No intuito de aumentar a potência gerada, é necessário a utilização de torres cada vez mais altas na busca de ventos mais fortes, e, por consequência, haverá um aumento da estrutura de suporte, ou seja, a fundação. O aumento das dimensões da fundação acerreta novos desafios no desenvolvimento de soluções para os projetos desses elementos, que envolve a busca por um desempenho compatível com a estrutura. Desta forma, o presente projeto de dissertação tem como objetivo principal a análise e dimensionamento estrutural de uma fundação rasa para uma torre tubular de aço, com 120 m de altura, para um aerogerador de eixo horizontal, levando em consideração a influência da interação solo-estrutura. Realizou-se, inicialmente, uma vasta revisão bibliográfica sobre o tema de estudo. Em seguida, foi realizado a caracterização geotécnica do solo a partir dos resultados de 12 (doze) furos de sondagem à percussão e de 4 (quatro) ensaios de prova de carga estática (PCE) realizados no Parque Eólico Casanova III, localizado no município de Casanova, Bahia. Foi utilizado o aerogerador modelo da National Research Laboratory (NREL) com potência nominal de 5 MW. Posteriormente, foi realizado um pré-dimensionamento estrutural adequado para o caso em estudo, de acordo com a capacidade de carga, características e especificações acerca do tombamento e deslizamento. Ademais, após estabelecidas as condições de contorno e desenvolvido um modelo de massa condensada da estrutura completa do aerogerador, serão desenvolvidos os modelos da estrutura criados no software ANSYS para análise estrutural mediante o método dos elementos finitos (MEF) e considerando uma análise progressiva. As restrições de projeto são relacionadas ao comportamento estrutural, levando em consideração a rigidez, resistência e estabilidade. Os modelos estudados na análise progressiva deverão apresentar resultados distintos entre as considerações, tendo variações consideráveis devido a influência da interação solo-estrutura (ISE) no modelo que considera a torre modelada como um elemento de casca com base de concreto armado e modelagem do solo como um semi-espaço infinito. A ISE deve proporcionar uma redistribuição das cargas na fundação e maior uniformização dos recalques. Os resultados obtidos permitirão mostrar a importância da consideração da ISE na análise e dimensionamento estrutural das fundações das torres de aerogerador. Por fim, espera-se que através dos resultados deste trabalho, seja definida uma metodologia construtiva para o sistema estrutural em análise, levando em consideração todo o projeto executivo da fundação.

26
  • PEDRO BRAGA DA SILVA
  • OTIMIZAÇÃO DE LAJES DE CONCRETO ARMADO TIPO BUBBLEDECK UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS

  • Orientador : GIULIANA FURTADO FRANCA BONO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CHARLEI MARCELO PALIGA
  • GIULIANA FURTADO FRANCA BONO
  • GUSTAVO BONO
  • Data: 29/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • As lajes BubbleDeck surgiram no final do século XX como alternativa aos modelos até então existentes. Este sistema é caracterizado pela inserção de esferas plásticas no interior das lajes, proporcionando a redução do peso próprio em aproximadamente 35%. Devido seu recente ingresso no mercado da construção civil e a inexistência de normas técnicas para tratar o assunto, surge uma série de questionamentos acerca do método construtivo e das considerações para dimensionamento estrutural. Recomendações técnicas do fabricante sugerem que seu dimensionamento seja equiparado a uma laje maciça, isto é, a seção transversal retangular é utilizada no cálculo do equilíbrio dos esforços, e para simular a presença dos elementos de enchimento esférico, alguns coeficientes são atribuídos às equações. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo formular um modelo de otimização para a laje BubbleDeck, considerando uma rotina de cálculo desenvolvida a partir da análise da seção transversal da estrutura. Desta forma, inicialmente um projeto de laje foi proposto e este submetido a uma série de dimensionamentos, considerando os principais modelos estruturais existentes. Os resultados obtidos foram comparados com a proposta de dimensionamento desenvolvida para a laje BubbleDeck. Por fim, no software MATLAB foi utilizado o método dos Algoritmos Genéticos visando minimizar o volume de concreto utilizado para confecção da laje. Posteriormente, o método do Planejamento Estratégico (DOE) foi empregado para verificar a influência das variáveis no processo de otimização. Ainda foi analisada a influência de diversos parâmetros sobre o resultado ótimo, a partir da variação dos valores de comprimento e resistência característica à compressão do concreto.


  • Mostrar Abstract
  • As lajes BubbleDeck surgiram no final do século XX como alternativa aos modelos até então existentes. Este sistema é caracterizado pela inserção de esferas plásticas no interior das lajes, proporcionando a redução do peso próprio em aproximadamente 35% (BUBBLEDECK-BR, 2022). Devido seu recente ingresso no mercado da construção civil e a inexistência de normas técnicas para tratar o assunto, surge uma série de questionamento acerca do método construtivo e das considerações para dimensionamento estrutural. Recomendações técnicas do fabricante sugere que seu dimensionamento seja equiparado a uma laje maciça, isto é, a seção transversal retangular é utilizada no cálculo do equilíbrio dos esforços, e para simular a presença dos elementos de enchimento esférico, alguns coeficientes são atribuídos as equações. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo formular um modelo de otimização para a laje BubbleDeck, considerando uma rotina de cálculo desenvolvida a partir da análise da autêntica seção transversal da estrutura. Desta forma, inicialmente um projeto de laje será proposto e este será submetido a uma série de dimensionamentos, considerando os principais modelos estruturais existentes. Os resultados obtidos serão comparados com a proposta de dimensionamento desenvolvida para a laje BubbleDeck. Por fim, no software MATLAB será utilizado o método dos Algoritmos Genéticos visando minimizar o volume de concreto utilizado para confecção da laje. Posteriormente, o método do Planejamento Estratégico (DOE) será empregado para verificar a influência das variáveis no processo de otimização. Será analisado ainda a influência de diversos parâmetros sobre o resultado ótimo, a partir da variação dos valores de comprimento, carregamentos e resistência característica a compressão do concreto.

2022
Dissertações
1
  • NATHALIA ROSEANE DE MELO
  • SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO TRANSPORTE DE MONOETILENOGLICOL EM DUTOS DO SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO.

  • Orientador : ALESSANDRO ROMARIO ECHEVARRIA ANTUNES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRO ROMARIO ECHEVARRIA ANTUNES
  • GUSTAVO BONO
  • GUILHERME BARBOSA LOPES JUNIOR
  • RAMIRO BRITO WILLMERSDORF
  • Data: 11/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • A utilização de produtos químicos nos poços produtores de petróleo, especialmente no Pré-Sal brasileiro, é efetuada para evitar ou mitigar possíveis problemas de garantia de escoamento associados à precipitação de incrustação, asfaltenos, hidratos, corrosão, e H2S, etc. A injeção destes produtos no fundo do poço, tais como os inibidores de incrustação, é realizada através de sistemas dedicados, e a muitos destes inibidores utilizam Monoetilenoglicol (MEG) como solvente. Nesta investigação, a injeção de MEG (inicialmente como inibidor de hidratos, para entendimento do software e dos modelos matemáticos e numéricos abordados, e posteriormente como solvente inibidor de incrustação) em dutos do sistema de produção de petróleo foi simulada utilizando-se o software comercial Ansys Fluent, como uma estratégia para prever a fração mássica desta substância no escoamento e a eficácia da inibição de incrustações. No caso do MEG como solvente, foi modelado o escoamento bifásico e bicomponente sem reações químicas e transferência de massa interfacial, em que a fase primária consiste em óleo e a fase dispersa é formada pela mistura MEG-água e resultados obtidos permitiram estimar a difusão da substância e observar que, em todos os casos analisados, foi sempre prevista uma inibição parcial do gasoduto completo.


  • Mostrar Abstract
  • A utilização de produtos químicos nos poços produtores de petróleo, especialmente no Pré-Sal brasileiro, é efetuada para evitar ou mitigar possíveis problemas de garantia de escoamento associados à precipitação de incrustação, asfaltenos, hidratos, corrosão, e H2S, etc. A injeção destes produtos no fundo do poço, tais como os inibidores de incrustação, é realizada através de sistemas dedicados, e a muitos destes inibidores utilizam Monoetilenoglicol (MEG) como solvente. Nesta investigação, a injeção de MEG (inicialmente como inibidor de hidratos, para entendimento do software e dos modelos matemáticos e numéricos abordados, e posteriormente como solvente inibidor de incrustação) em dutos do sistema de produção de petróleo foi simulada utilizando-se o software comercial Ansys Fluent, como uma estratégia para prever a fração mássica desta substância no escoamento e a eficácia da inibição de incrustações. No caso do MEG como solvente, foi modelado o escoamento bifásico e bicomponente sem reações químicas e transferência de massa interfacial, em que a fase primária consiste em óleo e a fase dispersa é formada pela mistura MEG-água e resultados obtidos permitiram estimar a difusão da substância e observar que, em todos os casos analisados, foi sempre prevista uma inibição parcial do gasoduto completo.

2
  • ELYFAS ALLYJACKSON MORAIS RODRIGUES
  • AVALIAÇÃO DE IMPACTO E DE SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA PARA POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO RURAL NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

  • Orientador : ARTUR PAIVA COUTINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO CELSO DANTAS ANTONINO
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • Data: 11/04/2022

  • Mostrar Resumo
  • Para garantir a equidade dos direitos civis, o governo brasileiro deve priorizar as políticas públicas de saneamento rural nos próximos anos. Pois, tal parcela da população ainda sofre com a negligência governamental, principalmente quando se refere ao saneamento básico. As características dispersivas dos domicílios rurais dificultam o investimento privado no âmbito do saneamento dessas localidades. Logo, torna-se necessário a intervenção governamental visando garantir esse direito à população. Diante disso, em parceria com o projeto UFPE:DMAPP-PRS, responsáveis pela avaliação do Pernambuco Rural Sustentável (PRS), através de dados coletados nas associações beneficiadas, realizou-se uma análise de impacto da implementação do PRS na qualidade de vida da população. Além de avaliar a sustentabilidade dos sistemas de autogestão de abastecimento de água por rede de distribuição, analisando parâmetros econômicos como o Payback, Valor Presente Líquido (VPL), Rentabilidade, Taxa Interna de Retorno (TIR) e o parâmetro Razão Custo-Efetividade. Seis associações tiveram dados comparados. A Associação de Desenvolvimento Comunitária Santo Antônio II apresentou melhores parâmetros, a exceção da Razão Custo-Efetividade. Realizou-se, ainda, uma análise de satisfação do programa para os projetos voltados ao saneamento rural com a metodologia do método multicritério PROMETHEE, segundo a escala do Banco Mundial. A classificação de satisfação apresentou pouca variação com relação aos pesos adotados para os índices de Objetivos de Desenvolvimento de Projeto (ODP) e para os Indicadores Intermediários. Todas as hipóteses testadas resultaram em uma classificação Medianamente Satisfatória.


  • Mostrar Abstract
  • A implementação de políticas públicas para a população rural deve estar no foco do governo brasileiro nos próximos anos, visando garantir a essa uma equidade nos direitos civis, uma vez que tal parcela da população ainda sofre com a negligência governamental, principalmente quando se refere ao saneamento básico. As características dispersivas dos domicílios rurais dificultam o investimento privado no âmbito do saneamento dessas localidades. Logo, torna-se necessário a intervenção governamental visando garantir tal direito a essa população, através de projetos que busquem implementar sistemas de autogestão. Diante disso, a presente pesquisa em parceria com o projeto UFPE:DMAPP-PRS, responsáveis pela avaliação do Pernambuco Rural Sustentável (PRS), através de dados coletados nas associações beneficiadas, realizou uma análise de impacto da implementação do PRS nas associações beneficiadas, apresentando as melhorias na qualidade de vida da população, e avaliou a sustentabilidade dos sistemas de autogestão de abastecimento de água por rede de distribuição, analisando parâmetros econômicos como o Payback, Valor Presente Líquido (VPL), Rentabilidade, Taxa Interna de Retorno (TIR) e o parâmetro qualitativo Razão Custo-Efetividade. Foi comparado tais dados entre seis associações. A Associação de Desenvolvimento Comunitária Santo Antônio II apresentou melhores parâmetros, a exceção da Razão Custo-Efetividade. O referente estudo utilizou do método multicritério PROMETHEE para avalizar o nível de satisfação do programa, de acordo com a escala do Banco Mundial, para o âmbito dos projetos voltados ao saneamento rural. Em etapas futuras, objetiva-se realizar a análise com outro método multicritério e realizar pesquisa de obtenção de pesos dos indicadores, utilizados nos métodos, com especialistas em saneamento rural, obtendo assim resultado com maior embasamento.

3
  • PAULO ULISSES DA SILVA
  • EMPREGO DE OTIMIZAÇÃO TOPOLÓGICA E DFC NO PROJETO DE SISTEMAS DE CONTRAVENTAMENTO EM AMBIENTES URBANOS

  • Orientador : GUSTAVO BONO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GUSTAVO BONO
  • ALEXANDRE LUIS BRAUN
  • FELIPE SCHAEDLER DE ALMEIDA
  • Data: 23/05/2022

  • Mostrar Resumo
  • Um dos principais indicadores de crescimento de uma nação encontra-se no mercado da construção civil, pois este setor tem impacto em diversas áreas da cadeia produtiva. Grandes demandas em edificações habitacionais e comerciais são providas pelo crescimento vertical urbano. Edifícios tendem a ser cada vez mais altos e dessa forma, mais influenciados pelos carregamentos laterais. O combate ao esforço das cargas laterais é feito pelas estruturas de contraventamento. Além disso, no ambiente urbano as edificações são sujeitas aos efeitos de vizinhança, que modificam a topologia do escoamento e podem causar alterações nas cargas previstas em projeto. No presente trabalho, implementa-se o método de otimização topológica Bidirectional Evolutionary Structural Optimization (BESO) 3D para gerar sistemas de contraventamentos otimizados. Para resolução do sistema matricial associado ao método, emprega-se o gradiente conjugado com pré-condicionamento feito através do método multigrid geométrico (MGCG). É realizado um estudo paramétrico do código implementado. As cargas de vento que atuam nas edificações foram obtidas através do software livre e de código aberto, OpenFOAM, empregando modelo de turbulência baseado nas equações médias de Reynolds, 𝜅−𝜀 clássico. A análise considerou a inserção de vizinhança ao redor de uma edificação, variando-se a altura e o espaçamento com relação ao prédio em análise com o intuito de determinar como a vizinhança pode influenciar a estrutura do sistema de contraventamento otimizado.


  • Mostrar Abstract
  • Um dos principais indicadores de crescimento de uma nação encontra-se no mercado da construção civil, pois este setor tem impacto em diversas áreas da cadeia produtiva. Grandes demandas em edificações habitacionais e comerciais são providas pelo crescimento vertical urbano. Edifícios tendem a ser cada vez mais altos e dessa forma, mais influenciados pelos carregamentos laterais. O combate ao esforço das cargas laterais é feito pelas estruturas de contraventamento. Além disso, no ambiente urbano as edificações são sujeitas aos efeitos de vizinhança, que modificam a topologia do escoamento e podem causar alterações nas cargas previstas em projeto. No presente trabalho, implementa-se o método de otimização topológica Bidirectional Evolutionary Structural Optimization (BESO) 3D para gerar sistemas de contraventamentos otimizados. Para resolução do sistema matricial associado ao método, emprega-se o gradiente conjugado com pré-condicionamento feito através do método multigrid geométrico (MGCG). É realizado um estudo paramétrico do código implementado. As cargas de vento que atuam nas edificações foram obtidas através do software livre e de código aberto, OpenFOAM, empregando modelo de turbulência baseado nas equações médias de Reynolds, 𝜅−𝜀 clássico. A análise considerou a inserção de vizinhança ao redor de uma edificação, variando-se a altura e o espaçamento com relação ao prédio em análise com o intuito de determinar como a vizinhança pode influenciar a estrutura do sistema de contraventamento otimizado.

4
  • SERGIO MANOEL DA SILVA
  • MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO PARA CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DE SUB-BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO IPOJUCA

  • Orientador : ARTUR PAIVA COUTINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • TASSIA DOS ANJOS TENORIO DE MELO
  • Data: 30/06/2022

  • Mostrar Resumo
  • A evolução da tecnologia de modelos de representação de terreno proporcionou uma grande melhoria nas análises de parâmetros hidrológicos de uma determinada área, possibilitando obter, através de Modelos Digitais de Elevação (MDE), as delimitações e características morfométricas de bacias hidrográficas de forma automática, facilitando o gerenciamento e planejamento dos recursos hídricos. Um dos desafios que surge com a crescente utilização destas ferramentas no estudo de bacias hidrográficas está no controle de qualidade que os MDEs apresentam, influenciando diretamente nas tomadas de decisões. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo realizar a caracterização morfométrica de quatro sub-bacias do rio Ipojuca através de MDEs derivados do SRTM, TOPODATA e do PE3D. Foi empregado o Qgis como sistema informações geográficas obtendo-se o contorno das sub-bacias e o cálculo das características morfométricas. Será avaliado a influência das resoluções do MDEs na geração dos contornos das sub-bacias, em suas características morfométricas e tempo de concentração. Apesar do MDE de alta resolução ter dados mais consistentes e fazer uma representação mais fidedigna da realidade, alguns parâmetros como perímetro e comprimento dos canais foram superestimados, devendo ter cautela na utilização de fontes de dados de alta resolução para caracterização de bacias hidrográficas.


  • Mostrar Abstract
  • A evolução da tecnologia de modelos de representação de terreno proporcionou uma grande melhoria nas análises de parâmetros hidrológicos de uma determinada área, possibilitando obter, através de Modelos Digitais de Elevação (MDE), as delimitações e características morfométricas de bacias hidrográficas de forma automática, facilitando o gerenciamento e planejamento dos recursos hídricos. Um dos desafios que surge com a crescente utilização destas ferramentas no estudo de bacias hidrográficas está no controle de qualidade que os MDEs apresentam, influenciando diretamente nas tomadas de decisões. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo realizar a caracterização morfométrica de quatro sub-bacias do rio Ipojuca através de MDEs derivados do SRTM, TOPODATA e do PE3D. Foi empregado o Qgis como sistema informações geográficas obtendo-se o contorno das sub-bacias e o cálculo das características morfométricas. Será avaliado a influência das resoluções do MDEs na geração dos contornos das sub-bacias, em suas características morfométricas e tempo de concentração. Apesar do MDE de alta resolução ter dados mais consistentes e fazer uma representação mais fidedigna da realidade, alguns parâmetros como perímetro e comprimento dos canais foram superestimados, devendo ter cautela na utilização de fontes de dados de alta resolução para caracterização de bacias hidrográficas.

5
  • SIDRACK FELIPE DA SILVA JÚNIOR
  • AVALIAÇÃO DE SISTEMAS ADUTORES POR MEIO DA MODELAGEM HIDRÁULICA

  • Orientador : SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAIS REGIS SALVINO
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • Data: 28/07/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho visa à avaliação dos sistemas produtores de água que abastecem o Agreste Pernambucano por meio da modelagem hidráulica. Assim, a construção de modelos hidráulicos calibrados e seus comportamentos são fundamentais para alcançar os objetivos traçados. A modelagem foi realizada no software EPANET. Após a construção e calibração dos modelos, realizou-se uma análise de sensibilidade da vazão em relação ao comportamento do coeficiente de Hazen-Williams C. Os resultados demostram que apenas o Sistema Adutor Prata é mais sensível à variação analisada. Além disso, verificou-se, por meio da modelagem, a capacidade dos sistemas adutores em funcionamento quanto ao atendimento da demanda da cidade de Caruaru-PE. Nesse sentido, verificou-se que o Sistema Jucazinho, isoladamente, não consegue atender à demanda da cidade. O Sistema Prata consegue atender a demanda atual, porém, em relação às demandas futuras, o sistema teria dificuldade de atendimento chegando a um nível de déficit. Ademais, verificou-se que, caso o Sistema Prata funcionasse em conjunto com o Sistema Pirangi ou Sistema Jucazinho, essa combinação seria suficiente para o atendimento da demanda de Caruaru. Em relação ao atendimento da demanda, um importante fator é o índice de perdas de água na distribuição, que está diretamente relacionado a quantidade de pessoas atendidas, de modo que, ao reduzi-lo, a população atendida seria maior. Por fim, com os resultados obtidos, pode-se dizer que os modelos correspondem, satisfatoriamente, à realidade encontrada nos sistemas reais


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho visa à avaliação dos sistemas produtores de água que abastecem o Agreste Pernambucano por meio da modelagem hidráulica. Assim, a construção de modelos hidráulicos calibrados e seus comportamentos são fundamentais para alcançar os objetivos traçados. A modelagem foi realizada no software EPANET. Após a construção e calibração dos modelos, realizou-se uma análise de sensibilidade da vazão em relação ao comportamento do coeficiente de Hazen-Williams C. Os resultados demostram que apenas o Sistema Adutor Prata é mais sensível à variação analisada. Além disso, verificou-se, por meio da modelagem, a capacidade dos sistemas adutores em funcionamento quanto ao atendimento da demanda da cidade de Caruaru-PE. Nesse sentido, verificou-se que o Sistema Jucazinho, isoladamente, não consegue atender à demanda da cidade. O Sistema Prata consegue atender a demanda atual, porém, em relação às demandas futuras, o sistema teria dificuldade de atendimento chegando a um nível de déficit. Ademais, verificou-se que, caso o Sistema Prata funcionasse em conjunto com o Sistema Pirangi ou Sistema Jucazinho, essa combinação seria suficiente para o atendimento da demanda de Caruaru. Em relação ao atendimento da demanda, um importante fator é o índice de perdas de água na distribuição, que está diretamente relacionado a quantidade de pessoas atendidas, de modo que, ao reduzi-lo, a população atendida seria maior. Por fim, com os resultados obtidos, pode-se dizer que os modelos correspondem, satisfatoriamente, à realidade encontrada nos sistemas reais

6
  • GEOVANE SERCUNDES DA SILVA JÚNIOR
  • OTIMIZAÇÃO DE PÓRTICOS PLANOS DE CONCRETO ARMADO UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS

  • Orientador : GIULIANA FURTADO FRANCA BONO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GIULIANA FURTADO FRANCA BONO
  • GUSTAVO BONO
  • CHARLEI MARCELO PALIGA
  • Data: 06/10/2022
    Ata de defesa assinada:

  • Mostrar Resumo
  • O desenvolvimento das tecnologias na área de informática vem propiciando melhores condições para analisar estruturas de alta complexidade através de softwares utilizados para o cálculo estrutural, tornando o dimensionamento das estruturas mais produtivo e econômico. A otimização pode ser utilizada como ferramenta de auxílio ao projetista nas tomadas de decisões, desde a definição do pré-dimensionamento dos elementos estruturais até a etapa final de dimensionamento. Em vista da grande utilização do concreto armado e da necessidade de redução dos impactos ambientais, considera-se extremamente importante a utilização de técnicas de otimização nos projetos. Este trabalho tem como objetivo otimizar pórticos planos em concreto armado por meio de Algoritmo Genético cujo função objetivo é o custo global da estrutura, que inclui o custo das fôrmas, do volume de concreto e das armaduras de flexão e de cisalhamento. Este trabalho leva em consideração a análise dos Estados Limites Últimos e de Serviço das vigas e pilares. O programa foi implementado no ambiente Matlab que possui uma toolbox com configurações pré-definidas para otimização. A determinação dos esforços foi realizada por análise matricial, implementada no próprio ambiente. Para o dimensionamento dos pilares e vigas são consideradas variáveis contínuas, seguindo as diretrizes da NBR 6118:2014.


  • Mostrar Abstract
  • O desenvolvimento das tecnologias na área de informática vem propiciando melhores condições para analisar estruturas de alta complexidade através de softwares utilizados para o cálculo estrutural, tornando o dimensionamento das estruturas mais produtivo e econômico. A otimização pode ser utilizada como ferramenta de auxílio ao projetista nas tomadas de decisões, desde a definição do pré-dimensionamento dos elementos estruturais até a etapa final de dimensionamento. Em vista da grande utilização do concreto armado e da necessidade de redução dos impactos ambientais, considera-se extremamente importante a utilização de técnicas de otimização nos projetos. Este trabalho tem como objetivo otimizar pórticos planos em concreto armado por meio de Algoritmo Genético cujo função objetivo é o custo global da estrutura, que inclui o custo das fôrmas, do volume de concreto e das armaduras de flexão e de cisalhamento. Este trabalho leva em consideração a análise dos Estados Limites Últimos e de Serviço das vigas e pilares. O programa foi implementado no ambiente Matlab que possui uma toolbox com configurações pré-definidas para otimização. A determinação dos esforços foi realizada por análise matricial, implementada no próprio ambiente. Para o dimensionamento dos pilares e vigas são consideradas variáveis contínuas, seguindo as diretrizes da NBR 6118:2014.

7
  • MARYANE GISLAYNE CORDEIRO DE QUEIROZ
  • LIMESTONE CALCINED CLAY CEMENT (LC³) UTILIZANDO MATÉRIAS-PRIMAS BRASILEIRAS PARA APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO CIMENTO.

  • Orientador : ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • JULIO CEZAR DE OLIVEIRA FREITAS
  • Data: 19/10/2022

  • Mostrar Resumo
  • Com a busca crescente por soluções que contribuam para diminuição da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, especialmente no setor industrial que tange a produção de cimento, a adição de matérias-primas alternativas para substituição do clínquer vêm ganhando destaque pelos resultados promissores de desempenho técnico e ambiental. Neste cenário surge o cimento sustentável LC³ constituído por clínquer, gesso, metacaulim e fíler calcário, capaz de substituir até 50% do teor de clínquer no sistema. Conceitos bem estabelecidos e insights recentes sobre o desenvolvimento de LC³ foram considerados para projetar este cimento utilizando matérias-primas brasileiras para aplicação rápida na indústria de cimento. Diferentes fatores de clínquer (45%, 50% e 55%), razões argila calcinada: calcário (1,5:1, 2:1 e 2,5:1), dois tipos de metacaulim comercialmente disponíveis (diferentes finura e reatividade Al2O3/SiO2 e Fe2O3/SiO2), e calcário calcítico (#400, ≤38 μm) foram utilizados nas misturas de LC³. A subsulfatação foi corrigida com gesso adicional no teor de 3% nas amostras de LC³. O cimento Portland comum (CPI) foi preparado usando o mesmo clínquer para entender as diferenças entre os sistemas LC³ e CPI usando matérias-primas brasileiras.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho apresenta uma primeira abordagem para a concepção de sistemas de Limestone Calcined Clay Cement (LC3) utilizando matérias-primas brasileiras, combinando alguns dos entendimentos bem estabelecidos e conhecimentos recentes sobre o desenvolvimento do LC3 para uma aplicação rápida numa fábrica de cimento. Diferentes fatores de clínquer (45%, 50%, e 55%), relação argila calcinada/calcário (1,5:1, 2:1, e 2,5:1), dois tipos de metacaulim disponíveis comercialmente (finura, reatividade, Al2O3/SiO2, e Fe2O3/SiO2 diferentes), e um calcário calcítico (#400, 38m) serão utilizados. A sub-sulfatação será corrigida utilizando um CaSO4 quimicamente puro para atingir 3,6 SO3 wt%, e a triisopropanolamina será utilizada como auxiliar de moagem e como mecanismo de promoção de resistência a longo prazo. O cimento Portland comum (OPC, 95% clínquer + X% de gesso = 2,7 SO3 wt%) será preparado utilizando o mesmo clínquer para compreender as diferenças entre os sistemas LC3 e OPC.

2021
Dissertações
1
  • JEFFERSON PEDRO DA SILVA
  • DESEMPENHO DE FUNDAÇÃO EM RADIER ESTAQUEADO UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS NAS ANÁLISES DE PROVA DE CARGA

  • Orientador : MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • DOUGLAS MATEUS DE LIMA
  • SILVIO ROMERO DE MELO FERREIRA
  • Data: 28/06/2021

  • Mostrar Resumo
  •  

    Para ocorrer uma transmissão adequada das cargas ao terreno, dois requisitos principais devem ser atendidos: segurança, quanto à ruptura do solo, e recalques compatíveis com a estrutura. O objetivo é analisar um projeto de uma obra com fundação em radier-estaqueado. Foram utilizados dados de uma prova de carga estática (PCE) para retroanálise utilizando o PLAXIS. Os parâmetros do solo foram obtidos através de correlações semiempíricas a partir do SPT. Os resultados foram comparados com os da PCE de campo para mostrar a rigidez do modelo experimental comparando as curvas carga-recalque. Por fim, várias configurações foram analisadas de forma a otimizar a geometria do radier e das estacas levando em consideração os recalques máximo e diferencial. Os resultados mostraram que, para a análise de estacas com 26,5cm de seção, e estacas variando de 12 a 25m de comprimento, o coeficiente de variação (CV%) foi de 17,85%. Para a análise de estacas com comprimento de 21m, e estacas variando de 26,5 a 46,5cm de seção, o CV% foi de 5,93%. Para o radier com 25cm de espessura, o recalque diferencial é mais uniforme quando a seção das estacas é aumentada, pois foi encontrado um CV% menor. A escolha pelo aumento do comprimento das estacas, embora mais eficiente que a variação da espessura do radier, sugere maior probabilidade de ocorrência de recalques diferenciais quando comparado ao aumento da seção da estaca.



  • Mostrar Abstract
  • Para ocorrer uma transmissão adequada das cargas ao terreno, dois requisitos principais devem ser atendidos: segurança, quanto à ruptura do solo, e recalques compatíveis com a estrutura. O objetivo é analisar um projeto de uma obra com fundação em radier-estaqueado. Foram utilizados dados de uma prova de carga estática (PCE) para retroanálise utilizando o PLAXIS. Os parâmetros do solo foram obtidos através de correlações semiempíricas a partir do SPT. Os resultados foram comparados com os da PCE de campo para mostrar a rigidez do modelo experimental comparando as curvas carga-recalque. Por fim, várias configurações foram analisadas de forma a otimizar a geometria do radier e das estacas levando em consideração os recalques máximo e diferencial. Os resultados mostraram que, para a análise de estacas com 26,5cm de seção, e estacas variando de 12 a 25m de comprimento, o coeficiente de variação (CV%) foi de 17,85%. Para a análise de estacas com comprimento de 21m, e estacas variando de 26,5 a 46,5cm de seção, o CV% foi de 5,93%. Para o radier com 25cm de espessura, o recalque diferencial é mais uniforme quando a seção das estacas é aumentada, pois foi encontrado um CV% menor. A escolha pelo aumento do comprimento das estacas, embora mais eficiente que a variação da espessura do radier, sugere maior probabilidade de ocorrência de recalques diferenciais quando comparado ao aumento da seção da estaca.

2
  • HUGO CESAR CANDIDO PESSOA
  • PLANEJAMENTO DE REDES DE MACRODRENAGEM COM MODELO DIGITAL DO TERRENO DE ALTA RESOLUÇÃO

  • Orientador : JOSE ALMIR CIRILO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
  • JOSE ALMIR CIRILO
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • Data: 22/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • A deficiência dos sistemas de drenagem urbana é responsável por problemas que se manifestam com os eventos de precipitação mais intensa e concentrada no tempo. Algumas cidades são afetadas praticamente todos os anos no período chuvoso, como Recife. Outras com menor frequência, como as localizadas no semiárido, que a precipitação é mais reduzida. Porém, não é incomum nessas cidades a ocorrência das chuvas mais concentradas e quando ocorre há muitos danos. Para o desenvolvimento de estudos/projetos de sistemas de micro/macrodrenagem é essencial o conhecimento detalhado do relevo, pois, na maioria das soluções, depende-se das declividades para conduzir a água para o seu destino final. É possível fazer o levantamento topográfico por meio de tecnologias como interferometria e LIDAR, em que o banco de dados é assistido por Geoprocessamento. O modelo hidrológico é uma das ferramentas desenvolvidas para entender e representar o comportamento da bacia hidrográfica e prever condições diferentes das observadas, associado a técnicas de Geoprocessamento, pode-se facilmente prever eventos críticos como inundação. Portanto evidencia-se quão relevante é a necessidade de realizar estudos hidrológicos em regiões afetadas por chuvas intensas. A pesquisa tem o objetivo descrever o comportamento da bacia do Ipojuca na zona urbana de Caruaru ao ser submetida a eventos de chuvas intensas. Por outro lado, do estudo foi possível obter dados de característicos que podem potencialmente auxiliar a gestão municipal no planejamento de ações de drenagem urbana no município de Caruaru.


  • Mostrar Abstract
  • A deficiência dos sistemas de drenagem urbana é responsável por problemas que se manifestam com os eventos de precipitação mais intensa e concentrada no tempo. Algumas cidades são afetadas praticamente todos os anos no período chuvoso, como Recife. Outras com menor frequência, como as localizadas no semiárido, que a precipitação é mais reduzida. Porém, não é incomum nessas cidades a ocorrência das chuvas mais concentradas e quando ocorre há muitos danos. Para o desenvolvimento de estudos/projetos de sistemas de micro/macrodrenagem é essencial o conhecimento detalhado do relevo, pois, na maioria das soluções, depende-se das declividades para conduzir a água para o seu destino final. É possível fazer o levantamento topográfico por meio de tecnologias como interferometria e LIDAR, em que o banco de dados é assistido por Geoprocessamento. O modelo hidrológico é uma das ferramentas desenvolvidas para entender e representar o comportamento da bacia hidrográfica e prever condições diferentes das observadas, associado a técnicas de Geoprocessamento, pode-se facilmente prever eventos críticos como inundação. Portanto evidencia-se quão relevante é a necessidade de realizar estudos hidrológicos em regiões afetadas por chuvas intensas. A pesquisa tem o objetivo descrever o comportamento da bacia do Ipojuca na zona urbana de Caruaru ao ser submetida a eventos de chuvas intensas. Por outro lado, do estudo foi possível obter dados de característicos que podem potencialmente auxiliar a gestão municipal no planejamento de ações de drenagem urbana no município de Caruaru.

3
  • UEWERTON ALLEX DE OLIVEIRA VAZ
  • Simulação numérica do transporte de solutos traçadores em reservatórios de petróleo

  • Orientador : ALESSANDRO ROMARIO ECHEVARRIA ANTUNES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRO ROMARIO ECHEVARRIA ANTUNES
  • GUSTAVO BONO
  • MÁRCIO RODRIGO DE ARAÚJO SOUZA
  • Data: 23/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • A simulação e modelagem matemática de solutos (e.g.: traçadores e contaminantes)
    em meios porosos continuam sendo um desafio para os analistas numéricos, devido
    às características geológicas complexas próprias dos reservatórios de petróleo. Do
    ponto de vista da simulação de reservatórios, o traçador permite caracterizar
    hidrodinamicamente os canais percorridos por um certo volume de fluido
    previamente marcado por essa substância. Assim, a falta de acesso direto aos
    reservatórios e a inexistência de qualquer outro detector que percorra efetivamente
    os canais das formações rochosas, fazem com que o uso de traçadores seja
    atualmente o modo de caracterização mais importante e os tornam imprescindíveis
    nas avaliações dos métodos de recuperação de petróleo, tanto em laboratório
    quanto em campo. O modelo matemático que determina a concentração de
    traçadores em reservatórios de petróleo é dado pela Equação de Advecção-
    Dispersão-Reação (ADR), que é uma equação diferencial de segunda ordem. A
    solução numérica desta equação é, tradicionalmente, obtida pelo Método das
    Diferenças Finitas (MDF); desta forma, apresenta-se limitações graves ao tratar
    problemas com tensores anisotrópicos e com geometrias mais complexas, além de
    não ser adequado na utilização de malhas não estruturadas. De outro modo, uma
    alternativa para tratar estas dificuldades é a utilização do Método dos Elementos
    Finitos (MEF) de Galerkin, não obstante, este método em sua forma mais clássica
    não se comporta bem ao lidar com a conservação local de propriedades do fluxo, o
    que pode ser um problema sério para a simulação numérica envolvendo leis de
    conservação da física, como massa, energia e momento. Seguindo este contexto, no
    presente trabalho, apresenta-se uma formulação fundamentada no Método dos
    Volumes Finitos (MVF) para discretizar a Equação de ADR, em que as
    discretizações espaciais do termo dispersivo e da velocidade de Darcy são
    realizadas utilizando-se um MVF não ortogonal denominado Multi-Point Flux
    Approximation Quasi-Local (MPFA-QL), o qual foi precedentemente utilizado para
    resolver problemas de difusão com tensores altamente heterogêneos e
    anisotrópicos, sobre malhas não estruturadas e distorcidas. A concentração nas
    superfícies de controle – associada ao termo advectivo da Equação de ADR – é
    discretizada espacialmente por um método de primeira ordem, denominado First
    Order Upwind (FOU), e também por um método de mais alta ordem denominado
    Monotonic Upstream-Centered Schemes for Conservation Laws (MUSCL). Neste
    último, também se aplica o limitador de Woodfield, que é um limitador de volume de
    controle, a afim de aumentar a estabilidade dos métodos de mais alta ordem. Enfim,
    a discretização do termo transiente da Equação de ADR é realizada por intermédio
    do método de Euler explícito. Com o intuito de validar a formulação adotada,
    resolve-se alguns problemas de benchmark da literatura e observa-se que a mesma
    é capaz de representar satisfatoriamente o transporte de solutos traçadores em
    reservatórios de petróleo.


  • Mostrar Abstract
  • A simulação e modelagem matemática de solutos (e.g.: traçadores e contaminantes)
    em meios porosos continuam sendo um desafio para os analistas numéricos, devido
    às características geológicas complexas próprias dos reservatórios de petróleo. Do
    ponto de vista da simulação de reservatórios, o traçador permite caracterizar
    hidrodinamicamente os canais percorridos por um certo volume de fluido
    previamente marcado por essa substância. Assim, a falta de acesso direto aos
    reservatórios e a inexistência de qualquer outro detector que percorra efetivamente
    os canais das formações rochosas, fazem com que o uso de traçadores seja
    atualmente o modo de caracterização mais importante e os tornam imprescindíveis
    nas avaliações dos métodos de recuperação de petróleo, tanto em laboratório
    quanto em campo. O modelo matemático que determina a concentração de
    traçadores em reservatórios de petróleo é dado pela Equação de Advecção-
    Dispersão-Reação (ADR), que é uma equação diferencial de segunda ordem. A
    solução numérica desta equação é, tradicionalmente, obtida pelo Método das
    Diferenças Finitas (MDF); desta forma, apresenta-se limitações graves ao tratar
    problemas com tensores anisotrópicos e com geometrias mais complexas, além de
    não ser adequado na utilização de malhas não estruturadas. De outro modo, uma
    alternativa para tratar estas dificuldades é a utilização do Método dos Elementos
    Finitos (MEF) de Galerkin, não obstante, este método em sua forma mais clássica
    não se comporta bem ao lidar com a conservação local de propriedades do fluxo, o
    que pode ser um problema sério para a simulação numérica envolvendo leis de
    conservação da física, como massa, energia e momento. Seguindo este contexto, no
    presente trabalho, apresenta-se uma formulação fundamentada no Método dos
    Volumes Finitos (MVF) para discretizar a Equação de ADR, em que as
    discretizações espaciais do termo dispersivo e da velocidade de Darcy são
    realizadas utilizando-se um MVF não ortogonal denominado Multi-Point Flux
    Approximation Quasi-Local (MPFA-QL), o qual foi precedentemente utilizado para
    resolver problemas de difusão com tensores altamente heterogêneos e
    anisotrópicos, sobre malhas não estruturadas e distorcidas. A concentração nas
    superfícies de controle – associada ao termo advectivo da Equação de ADR – é
    discretizada espacialmente por um método de primeira ordem, denominado First
    Order Upwind (FOU), e também por um método de mais alta ordem denominado
    Monotonic Upstream-Centered Schemes for Conservation Laws (MUSCL). Neste
    último, também se aplica o limitador de Woodfield, que é um limitador de volume de
    controle, a afim de aumentar a estabilidade dos métodos de mais alta ordem. Enfim,
    a discretização do termo transiente da Equação de ADR é realizada por intermédio
    do método de Euler explícito. Com o intuito de validar a formulação adotada,
    resolve-se alguns problemas de benchmark da literatura e observa-se que a mesma
    é capaz de representar satisfatoriamente o transporte de solutos traçadores em
    reservatórios de petróleo.

4
  • RAIMUNDO PAULO DA SILVA JUNIOR
  • AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA COM MONITORAMENTO DE RECALQUES E ANALISE DA INFLUENCIA DA SEQUENCIA CONSTRUTIVA NO DESEMPENHO DE RADIERS ESTAQUIADOS.

  • Orientador : MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DOUGLAS MATEUS DE LIMA
  • MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • SILVIO ROMERO DE MELO FERREIRA
  • Data: 09/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho apresenta a análise da interação solo estrutura, através do modelo de winkler, o modelo de cálculo foi realizado utilizando o método dos elementos finitos gerados na base de dados do SAP 2000, aplicado à edifícios com sistema construtivo parede de concreto com infraestrutura mista radier associado a estacas, localizados na cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE. feito o acompanhamento da evolução de execução da estrutura de dois blocos e monitorado os recalques correspondentes a cada etapa evoluída da obra. Ainda se faz uma análise do comportamento do radier estaqueado devido a sequência construtiva. O modulo de elasticidade foi calculado por retroanalise com os dados do monitoramento. Os deslocamentos da estrutura de fundação são comparados em relação aos recalques estimados e medidos, assim como a redistribuição de esforços devido a consideração da interação entre o solo e a estrutura. Os resultados confirmam que os recalques previstos com a consideração da interação solo-estrutura aproximam-se da realidade monitorada. Os monitoramentos mostraram o quanto é importante a sequência construtiva no desempenho do radier estaqueado, relatando o seu comportamento com relação a evolução do carregamento da estrutura, o trabalho em campo também mostra a estabilidade dos recalques diferenciais com o aumento do número de pavimentos. Os cálculos do modulo de elasticidade por retroanalise (E), coeficiente de reação vertical (Kv) gerados servirão de parâmetros de referência para projetos de empreendimentos futuros a região.


  • Mostrar Abstract
  • O presente trabalho apresenta a análise da interação solo estrutura, através do modelo de winkler, o modelo de cálculo foi realizado utilizando o método dos elementos finitos gerados na base de dados do SAP 2000, aplicado à edifícios com sistema construtivo parede de concreto com infraestrutura mista radier associado a estacas, localizados na cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE. feito o acompanhamento da evolução de execução da estrutura de dois blocos e monitorado os recalques correspondentes a cada etapa evoluída da obra. Ainda se faz uma análise do comportamento do radier estaqueado devido a sequência construtiva. O modulo de elasticidade foi calculado por retroanalise com os dados do monitoramento. Os deslocamentos da estrutura de fundação são comparados em relação aos recalques estimados e medidos, assim como a redistribuição de esforços devido a consideração da interação entre o solo e a estrutura. Os resultados confirmam que os recalques previstos com a consideração da interação solo-estrutura aproximam-se da realidade monitorada. Os monitoramentos mostraram o quanto é importante a sequência construtiva no desempenho do radier estaqueado, relatando o seu comportamento com relação a evolução do carregamento da estrutura, o trabalho em campo também mostra a estabilidade dos recalques diferenciais com o aumento do número de pavimentos. Os cálculos do modulo de elasticidade por retroanalise (E), coeficiente de reação vertical (Kv) gerados servirão de parâmetros de referência para projetos de empreendimentos futuros a região.

5
  • MARIA NATALI GOMES DOS SANTOS
  • PRODUÇÃO DE GEOPOLÍMEROS POROSOS PARA ISOLAMENTO TÉRMICO.

  • Orientador : ERIKA PINTO MARINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
  • ELDER ALPES DE VASCONCELOS
  • ERIKA PINTO MARINHO
  • Data: 19/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • Materiais isolantes térmicos tradicionalmente empregados nas construções têm apresentado impactos na produção e restrições de uso, tais como toxicidade, inflamabilidade e baixa resistência à água. Neste contexto, o uso de materiais geopoliméricos se mostra como uma tecnologia para isolamento térmico, pois apresentam estrutura inorgânica que resiste à queima, baixa densidade e baixa condutividade térmica, em especial quando são produzidos com agentes espumantes que aumentam a porosidade do geopolímero. Contudo, a influência da relação SiO2/Al2O3 ainda não foi estudada com o percentual de agente espumante, tampouco foi avaliado o desempenho térmico dentro deste cenário, ambos os questionamentos são objetivos desse estudo. Nesta pesquisa, geopolímeros porosos foram produzidos utilizando metacaulim, NaOH e H2O2 como agente espumante, e submetidos a estudos de desempenho térmico, ensaios mecânicos, infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e Tomografia 3D, afim de avaliar a influência da razão molar SiO2/Al2O3 e do percentual de H2O2 em suas propriedades. Os resultados mostram que a razão molar influencia diretamente as propriedades físicas do geopolímero produzido para isolamento térmico. Os geopolímeros produzidos com razão SiO2/Al2O3 = 2,5 obtiveram os melhores resultados quanto a densidade, desempenho térmico, absorção de água e porosidade, aliado ao percentual de H2O2 de 6%. Este geopolímero, com densidade de 449,83 kg/m³, quando colocado em contato com uma placa metálica a 200°C por 27 minutos apresentou 37°C na superfície de medição, sugerindo uso promissor como material para isolamento térmico.


  • Mostrar Abstract
  • Materiais isolantes térmicos tradicionalmente empregados nas construções têm apresentado impactos na produção e restrições de uso, tais como toxicidade, inflamabilidade e baixa resistência à água. Neste contexto, o uso de materiais geopoliméricos se mostra como uma tecnologia para isolamento térmico, pois apresentam estrutura inorgânica que resiste à queima, baixa densidade e baixa condutividade térmica, em especial quando são produzidos com agentes espumantes que aumentam a porosidade do geopolímero. Contudo, a influência da relação SiO2/Al2O3 ainda não foi estudada com o percentual de agente espumante, tampouco foi avaliado o desempenho térmico dentro deste cenário, ambos os questionamentos são objetivos desse estudo. Nesta pesquisa, geopolímeros porosos foram produzidos utilizando metacaulim, NaOH e H2O2 como agente espumante, e submetidos a estudos de desempenho térmico, ensaios mecânicos, infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e Tomografia 3D, afim de avaliar a influência da razão molar SiO2/Al2O3 e do percentual de H2O2 em suas propriedades. Os resultados mostram que a razão molar influencia diretamente as propriedades físicas do geopolímero produzido para isolamento térmico. Os geopolímeros produzidos com razão SiO2/Al2O3 = 2,5 obtiveram os melhores resultados quanto a densidade, desempenho térmico, absorção de água e porosidade, aliado ao percentual de H2O2 de 6%. Este geopolímero, com densidade de 449,83 kg/m³, quando colocado em contato com uma placa metálica a 200°C por 27 minutos apresentou 37°C na superfície de medição, sugerindo uso promissor como material para isolamento térmico.

6
  • EMERSON THIAGO DA SILVA
  • RETENÇÃO E MOBILIDADE DO CORANTE VERMELHO DRIMAREN NUM SOLO ALUVIONAR DO ALTO DO CAPIBARIBE.

  • Orientador : ARTUR PAIVA COUTINHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • EDEVALDO MIGUEL ALVES
  • SEVERINO MARTINS DOS SANTOS NETO
  • ZAHILY HERRERO FERNÁNDEZ
  • Data: 20/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho avaliou a potencialidade de retenção do corante Vermelho Drimaren CL-5B (VD) num solo aluvionar, constituído de duas camadas denominadas Camada 1 (CM1) e Camada 2 (CM2) retiradas da região do Alto Capibaribe em Santa Cruz do Capibaribe. Para isso, foram usados experimentos do tipo batch. O ensaio de cinética foi realizado a partir da agitação da mistura solo-solução com variação do tempo de contato e com concentração da solução de 100 mg.L-1, sendo seus resultados ajustados de acordo com os modelos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem. O ensaio de isoterma foi realizado a partir da agitação da mesma mistura em concentrações variáveis da solução de corante, aplicando os modelos lineares de Langmuir e de Freundlich. Como resultado, observou-se que na cinética o modelo mais bem ajustado aos dados experimentais foi o de pseudo-segunda ordem (R²=0,9996 para a CM1 e R²=0,9976 para a CM2) para as duas camadas de solo em comparação ao modelo de pseudo-primeira ordem (R²=0,7464 para a CM1 e R²=0,8277 para a CM2). Para o ensaio de isoterma, o modelo que melhor se ajustou aos dados experimentais foi o de Freundlich. Além do mais, nos ensaios foi possível identificar que, em geral, a CM2 apresentou maior retenção para o VD (80 mg.L-1) em comparação à CM1 (70 mg.L-1).


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho avaliou a potencialidade de retenção do corante Vermelho Drimaren CL-5B (VD) num solo aluvionar, constituído de duas camadas denominadas Camada 1 (CM1) e Camada 2 (CM2) retiradas da região do Alto Capibaribe em Santa Cruz do Capibaribe. Para isso, foram usados experimentos do tipo batch. O ensaio de cinética foi realizado a partir da agitação da mistura solo-solução com variação do tempo de contato e com concentração da solução de 100 mg.L-1, sendo seus resultados ajustados de acordo com os modelos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem. O ensaio de isoterma foi realizado a partir da agitação da mesma mistura em concentrações variáveis da solução de corante, aplicando os modelos lineares de Langmuir e de Freundlich. Como resultado, observou-se que na cinética o modelo mais bem ajustado aos dados experimentais foi o de pseudo-segunda ordem (R²=0,9996 para a CM1 e R²=0,9976 para a CM2) para as duas camadas de solo em comparação ao modelo de pseudo-primeira ordem (R²=0,7464 para a CM1 e R²=0,8277 para a CM2). Para o ensaio de isoterma, o modelo que melhor se ajustou aos dados experimentais foi o de Freundlich. Além do mais, nos ensaios foi possível identificar que, em geral, a CM2 apresentou maior retenção para o VD (80 mg.L-1) em comparação à CM1 (70 mg.L-1).

7
  • JULIA DANIELE SILVA DE SOUZA
  • SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO ESPACIAL PARA A GESTÃO INTEGRADA DE MÚLTIPLOS SISTEMAS ADUTORES.

  • Orientador : SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • ARTUR PAIVA COUTINHO
  • ALFREDO RIBEIRO NETO
  • NYADJA MENEZES RODRIGUES RAMOS
  • Data: 20/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • Lidar com múltiplas fontes hídricas, por vezes água transferida e demandas conflitantes, requer um método de otimização multiprocessos que ofereça suporte à tomada de decisão. Assim, essa pesquisa objetiva desenvolver um sistema de suporte à decisão (SSD) para a definição de estratégias ótimas de operação de um conjunto de sistemas adutores de água no Agreste pernambucano. A metodologia proposta é capaz de minimizar os custos operacionais, considerando os cenários de disponibilidade de recursos hídricos e as limitações infraestruturais dos sistemas. Através do algoritmo de inteligência coletiva particle swarm optimization (PSO), é possível simular a operação do sistema integrado em curto e longo prazo, definindo um conjunto de vazões alocadas das fontes hídricas para os centros de consumo guiado por restrições econômicas, técnicas e hídricas. Os resultados mostram que a simulação de curto prazo permite obter resultados com menores custos operacionais em menor tempo de processamento computacional e que, apesar do reservatório Jucazinho ser a fonte mais utilizada na maioria dos cenários, o aporte da Adutora do Agreste é indispensável para suprimento da demanda, especialmente no horizonte de planejamento 2037. A utilização do SSD foi capaz de oferecer subsídio e parâmetros que facilitam a tomada de decisão, garantindo que o sistema opere de modo eficiente e sustentável.


  • Mostrar Abstract
  • Lidar com múltiplas fontes hídricas, por vezes água transferida e demandas conflitantes, requer um método de otimização multiprocessos que ofereça suporte à tomada de decisão. Assim, essa pesquisa objetiva desenvolver um sistema de suporte à decisão (SSD) para a definição de estratégias ótimas de operação de um conjunto de sistemas adutores de água no Agreste pernambucano. A metodologia proposta é capaz de minimizar os custos operacionais, considerando os cenários de disponibilidade de recursos hídricos e as limitações infraestruturais dos sistemas. Através do algoritmo de inteligência coletiva particle swarm optimization (PSO), é possível simular a operação do sistema integrado em curto e longo prazo, definindo um conjunto de vazões alocadas das fontes hídricas para os centros de consumo guiado por restrições econômicas, técnicas e hídricas. Os resultados mostram que a simulação de curto prazo permite obter resultados com menores custos operacionais em menor tempo de processamento computacional e que, apesar do reservatório Jucazinho ser a fonte mais utilizada na maioria dos cenários, o aporte da Adutora do Agreste é indispensável para suprimento da demanda, especialmente no horizonte de planejamento 2037. A utilização do SSD foi capaz de oferecer subsídio e parâmetros que facilitam a tomada de decisão, garantindo que o sistema opere de modo eficiente e sustentável.

8
  • MARINALDO DOS SANTOS JUNIOR
  • AVALIAÇÃO DA SUBSTITUIÇÃO DA ARMADURA TRANSVERSAL MÍNIMA POR FIBRAS DE AÇO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO

  • Orientador : GIULIANA FURTADO FRANCA BONO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GIULIANA FURTADO FRANCA BONO
  • CHARLEI MARCELO PALIGA
  • MAURO DE VASCONCELLOS REAL
  • Data: 17/09/2021

  • Mostrar Resumo
  • O concreto é um material bastante utilizado e está presente na maioria das grandes obras já realizadas. Com o passar dos anos, novos materiais foram incorporados ao concreto de maneira a trazer melhorias às suas propriedades, onde se destaca a utilização de fibras de aço. Dentro desse contexto, este trabalho avalia a possibilidade da substituição da armadura transversal mínima em vigas de CRFA. Para tanto, foram feitas comparações quanto a resistência ao cisalhamento em 240 ensaios experimentais de vigas desse tipo com formulações existentes na literatura e de normas internacionais, para definir quais equações apresentam maior concordância com os dados experimentais. De posse dessa expressão, foi feito um estudo paramétrico para determinar a influência dos principais parâmetros na resistência ao cisalhamento em vigas de CRFA. Por fim, foram desenvolvidos ábacos e tabelas de dimensionamento de vigas de CRFA que determinam a quantidade de fibras de aço necessária para substituir a armadura transversal mínima, obtida segundo a NBR 6118 (ABNT, 2014). Os resultados mostraram que o modelo de Kwak et al. (2002) foi o que mais se aproximou dos resultados experimentais. Por sua vez, o parâmetro que mais influencia a resistência ao cisalhamento das vigas, segundo o modelo de Kwak et al. (2002), é o tipo de fibra de aço (ρf). Por fim, vale ressaltar que os ábacos e tabelas facilitam e dão agilidade no dimensionamento de vigas de CRFA.


  • Mostrar Abstract
  • O concreto é um material bastante utilizado e está presente na maioria das grandes obras já realizadas. Com o passar dos anos, novos materiais foram incorporados ao concreto de maneira a trazer melhorias às suas propriedades, onde se destaca a utilização de fibras de aço. Dentro desse contexto, este trabalho avalia a possibilidade da substituição da armadura transversal mínima em vigas de CRFA. Para tanto, foram feitas comparações quanto a resistência ao cisalhamento em 240 ensaios experimentais de vigas desse tipo com formulações existentes na literatura e de normas internacionais, para definir quais equações apresentam maior concordância com os dados experimentais. De posse dessa expressão, foi feito um estudo paramétrico para determinar a influência dos principais parâmetros na resistência ao cisalhamento em vigas de CRFA. Por fim, foram desenvolvidos ábacos e tabelas de dimensionamento de vigas de CRFA que determinam a quantidade de fibras de aço necessária para substituir a armadura transversal mínima, obtida segundo a NBR 6118 (ABNT, 2014). Os resultados mostraram que o modelo de Kwak et al. (2002) foi o que mais se aproximou dos resultados experimentais. Por sua vez, o parâmetro que mais influencia a resistência ao cisalhamento das vigas, segundo o modelo de Kwak et al. (2002), é o tipo de fibra de aço (ρf). Por fim, vale ressaltar que os ábacos e tabelas facilitam e dão agilidade no dimensionamento de vigas de CRFA.

9
  • JEAN CARLO DO NASCIMENTO
  • EVAPORAÇÃO EM PEQUENOS RESERVATÓRIOS, COM DIFERENTES COBERTURAS, NA REGIÃO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

  • Orientador : ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDERSON LUIZ RIBEIRO DE PAIVA
  • JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
  • LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
  • Data: 16/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • As regiões de clima Semiárido, como é o caso predominante no nordeste brasileiro,
    sofrem de forma demasiada com a escassez hídrica e os efeitos acarretados por ela. Tal
    problemática pode ser atribuída ao fato de que a região é caracterizada por uma expressiva
    variabilidade hidrológica, com baixos índices de precipitação e altas taxas de evaporação, e
    pelos parâmetros climáticos relativamente extremos, como temperatura do ar e incidência solar,
    que só agravam as necessidades hídricas nos diversos usos. Diante desse contexto, o presente
    estudo objetivou a avaliação de meios que minimizem as perdas de água pelo fenômeno da
    evaporação, em pequenos corpos hídricos. Para tanto, analisou-se diferentes materiais, em duas
    etapas diferentes, que funcionam como coberturas físicas na superfície dos líquidos, atuando
    como barreiras contra a energia solar e, consequentemente, reduzem as taxas de evaporação.
    Na primeira etapa, foram feitos estudos durante aproximadamente oito meses e empregados
    cinco reservatórios cobertos por: dois modelos de garrafas PET (Politereftalato de Etila), sendo
    uma com material incolor (250 mL) e outra de cor verde (200 mL); duas telas de Polietileno
    semelhantes nas cores verde e branca; uma tela também de Polietileno na cor preta. Já na
    segunda, o período de análises durou cerca de cinco meses e acrescentou-se mais dois tipos de
    reservatórios cobertos, sendo: um por outra tela preta de Polietileno, porém com espaçamento
    menor entre as malhas, e outro coberto por embalagens aluminizadas, denominadas Tetrapak.
    Nas duas etapas, utilizou-se um outro reservatório com a superfície exposta as condições
    atmosféricas, tendo como finalidade servir de parâmetro de referência para as taxas de
    evaporação. A periodicidade das medições da quantidade de água evaporada, aconteceu de
    maneira semanal e, de acordo com a necessidade, adicionava-se água com o intuito de manter
    o nível sempre elevado. Assim, foi possível identificar o bloqueio que os materiais
    proporcionaram aos índices de evaporação. Nessa perspectiva, na primeira etapa, as coberturas
    que apresentaram maior eficiência na mitigação das taxas foram as garrafas PET, com uma
    redução percentual de 53,91% para as verdes e 45,36% para as incolores. Já na segunda etapa,
    além das garrafas PET evidenciarem bons índices com, respectivamente, 40,62% e 37,72%, a
    barreira composta pelas embalagens aluminizadas também tiveram destaque com uma
    diminuição de 39,36%, apesar de exibirem rápida degradação e queda no desempenho. Em
    relação as telas, as três utilizadas inicialmente expuseram melhor performance de bloqueio na
    segunda etapa, devido a mudança climática, logo, são mais eficientes quando expostas a altas
    temperaturas e forte incidência solar, não sendo relevantes em temperaturas mais amenas e com
    presença de precipitação. A tela preta menos espaçada, adicionada na segunda etapa, foi a de
    menor destaque com uma redução de apenas 14,13%. Por fim, foi feito um comparativo entre
    métodos estimativos das taxas de evaporação com os valores coletados no reservatório de
    referência. Esses modelos, utilizam os dados meteorológicos para suas estimativas de cálculo,
    são eles: Thornthwaite (1948), Kohler et al. (1995) e Linacre (1993). Observou-se que o método
    de Thornthwaite (1948) subestima a evaporação, o de Linacre (1993) superestima e o de Kohler
    et al. (1955) é aquele que mais se aproxima da evaporação identificada na área.


  • Mostrar Abstract
  • As regiões de clima Semiárido, como é o caso predominante no nordeste brasileiro,
    sofrem de forma demasiada com a escassez hídrica e os efeitos acarretados por ela. Tal
    problemática pode ser atribuída ao fato de que a região é caracterizada por uma expressiva
    variabilidade hidrológica, com baixos índices de precipitação e altas taxas de evaporação, e
    pelos parâmetros climáticos relativamente extremos, como temperatura do ar e incidência solar,
    que só agravam as necessidades hídricas nos diversos usos. Diante desse contexto, o presente
    estudo objetivou a avaliação de meios que minimizem as perdas de água pelo fenômeno da
    evaporação, em pequenos corpos hídricos. Para tanto, analisou-se diferentes materiais, em duas
    etapas diferentes, que funcionam como coberturas físicas na superfície dos líquidos, atuando
    como barreiras contra a energia solar e, consequentemente, reduzem as taxas de evaporação.
    Na primeira etapa, foram feitos estudos durante aproximadamente oito meses e empregados
    cinco reservatórios cobertos por: dois modelos de garrafas PET (Politereftalato de Etila), sendo
    uma com material incolor (250 mL) e outra de cor verde (200 mL); duas telas de Polietileno
    semelhantes nas cores verde e branca; uma tela também de Polietileno na cor preta. Já na
    segunda, o período de análises durou cerca de cinco meses e acrescentou-se mais dois tipos de
    reservatórios cobertos, sendo: um por outra tela preta de Polietileno, porém com espaçamento
    menor entre as malhas, e outro coberto por embalagens aluminizadas, denominadas Tetrapak.
    Nas duas etapas, utilizou-se um outro reservatório com a superfície exposta as condições
    atmosféricas, tendo como finalidade servir de parâmetro de referência para as taxas de
    evaporação. A periodicidade das medições da quantidade de água evaporada, aconteceu de
    maneira semanal e, de acordo com a necessidade, adicionava-se água com o intuito de manter
    o nível sempre elevado. Assim, foi possível identificar o bloqueio que os materiais
    proporcionaram aos índices de evaporação. Nessa perspectiva, na primeira etapa, as coberturas
    que apresentaram maior eficiência na mitigação das taxas foram as garrafas PET, com uma
    redução percentual de 53,91% para as verdes e 45,36% para as incolores. Já na segunda etapa,
    além das garrafas PET evidenciarem bons índices com, respectivamente, 40,62% e 37,72%, a
    barreira composta pelas embalagens aluminizadas também tiveram destaque com uma
    diminuição de 39,36%, apesar de exibirem rápida degradação e queda no desempenho. Em
    relação as telas, as três utilizadas inicialmente expuseram melhor performance de bloqueio na
    segunda etapa, devido a mudança climática, logo, são mais eficientes quando expostas a altas
    temperaturas e forte incidência solar, não sendo relevantes em temperaturas mais amenas e com
    presença de precipitação. A tela preta menos espaçada, adicionada na segunda etapa, foi a de
    menor destaque com uma redução de apenas 14,13%. Por fim, foi feito um comparativo entre
    métodos estimativos das taxas de evaporação com os valores coletados no reservatório de
    referência. Esses modelos, utilizam os dados meteorológicos para suas estimativas de cálculo,
    são eles: Thornthwaite (1948), Kohler et al. (1995) e Linacre (1993). Observou-se que o método
    de Thornthwaite (1948) subestima a evaporação, o de Linacre (1993) superestima e o de Kohler
    et al. (1955) é aquele que mais se aproxima da evaporação identificada na área.

10
  • PEDRO PEREIRA DOS SANTOS
  • Dinâmica populacional da COVID-19 na cidade de Caruaru: modelagem matemática e estudo de casos utilizando modelo SEIR adaptado

  • Orientador : ALESSANDRO ROMARIO ECHEVARRIA ANTUNES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRO ROMARIO ECHEVARRIA ANTUNES
  • CESAR AUGUSTO RODRIGUES CASTILHO
  • FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA SANTOS
  • MARIANA FERNANDES DOS SANTOS VILLELA
  • Data: 21/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho é um estudo sobre a dinâmica da COVID-19 na cidade de Caruaru que apresenta estratégias de mitigação da doença. Caruaru é um referencial na área médica, sendo de fundamental importância na composição do sistema de saúde do agreste pernambucano. As cidades circunvizinhas e outras mais distantes contam com profissionais de saúde especializados, equipamentos sofisticados e leitos de hospitais da cidade de Caruaru. Com o surgimento de uma epidemia, a demanda por leitos hospitalares cresce exponencialmente e o risco de colapso do sistema de saúde passa a ser uma realidade constante. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da epidemia de COVID-19 indicando as estratégias melhores possíveis para a diminuição da contaminação pelo vírus causador da doença na cidade. Para tanto, utiliza-se o modelo compartimentado SUQC estruturado em classes diferenciadas por faixas etárias, criando cenários variados associados a medidas de isolamento sociais e testagem populacional. Foi aplicado o design de experimentos para estudo paramétrico do modelo. A taxa de reprodução básica foi calculada para estudo do modelo e dos cenários considerados. Fora constatado que as medidas de isolamento social e de testagem prévia da população são estratégias fortemente eficazes para o combate da doença. Cenários sem pandemia são possíveis com esforços de quarentena e de testagem concentrados mais em populações de 0 a 59 anos de idade.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho é um estudo sobre a dinâmica da COVID-19 na cidade de Caruaru que apresenta estratégias de mitigação da doença. Caruaru é um referencial na área médica, sendo de fundamental importância na composição do sistema de saúde do agreste pernambucano. As cidades circunvizinhas e outras mais distantes contam com profissionais de saúde especializados, equipamentos sofisticados e leitos de hospitais da cidade de Caruaru. Com o surgimento de uma epidemia, a demanda por leitos hospitalares cresce exponencialmente e o risco de colapso do sistema de saúde passa a ser uma realidade constante. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da epidemia de COVID-19 indicando as estratégias melhores possíveis para a diminuição da contaminação pelo vírus causador da doença na cidade. Para tanto, utiliza-se o modelo compartimentado SUQC estruturado em classes diferenciadas por faixas etárias, criando cenários variados associados a medidas de isolamento sociais e testagem populacional. Foi aplicado o design de experimentos para estudo paramétrico do modelo. A taxa de reprodução básica foi calculada para estudo do modelo e dos cenários considerados. Fora constatado que as medidas de isolamento social e de testagem prévia da população são estratégias fortemente eficazes para o combate da doença. Cenários sem pandemia são possíveis com esforços de quarentena e de testagem concentrados mais em populações de 0 a 59 anos de idade.

11
  • EDMILSON GOMES JÚNIOR
  • DIAGNÓSTICO DA GESTÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM CARUARU/PE

  • Orientador : MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIOGO HENRIQUE FERNANDES DA PAZ
  • GILSON LIMA DA SILVA
  • KALINNY PATRÍCIA VAZ LAFAYETTE
  • MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • Data: 27/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • A avaliação da gestão do município de Caruaru quanto aos RCD indicou um baixo desempenho da municipalidade tendo em vista que, dos quatro grupos de instrumentos utilizados, obteve-se grau baixo em três deles, e apenas nos indicadores de instrumentos para políticas obteve o grau médio, o que agrava a problemática da deposição dos RCD. Os pontos dessas deposições foram mapeamentos com a utilização do Software QGis 3.16 para identificação dos aspectos socioambientais envolvidos nesse processo e dos fatores de equivalência que interferem na dinâmica do descarte de RCD. Além da dessa análise qualitativa, os parâmetrosquantitativos também foram delimitados, como a distribuição espacial e especificidades de volume, densidade e composição das pilhas formadas. Essa caracterização permitiu a identificação dos impactos ambientais considerando corpos d’água, vegetação e área habitada. Assim, foram mapeados 410 pontos de deposição irregular distribuídos entre obras de grande a pequeno porte, com predominância do pequeno gerador, revelando a fragilidade dos órgãos municipais na aplicação de ações de fiscalização e prevenção, implicando prejuízos ambientais e sociais. A grande maioria dos resíduos de construção e demolição encontrados nos pontos de deposição irregular possuem potencial valor econômico associado por meio da sua reutilização ou reciclagem. O resultado obtido em relação a caracterização dos impactos pode contribuir para a tomada de decisão dos gestores, a fim de mitigar ou evitar esses impactos através de ações de educação ambiental e conscientização da população e implementação de ecoestações para o recebimento deles.


  • Mostrar Abstract
  • Os geopolímeros emergiram como um dos materiais não metálicos inorgânicos mais promissores nos últimos anos, devido às suas vantagens, como baixa taxa de emissão de CO2 na sua produção, protocolo de síntese fácil, disponibilidade local das matérias-primas, boa resistência térmica, estrutura porosa leve, endurecimento rápido em baixa temperatura. Grande parte da literatura está voltada para a produção de geopolímeros usando fly ash e metacaulim. No entanto, é importante a busca por novos materiais para produção de geopolimeros para situações nas quais se observa baixa disponibilidade de tais precursores. Diante do exposto, este projeto propõe investigar a viabilidade do uso de bentonita como precursor geopolimérico, pois além de ser um aluminossilicato disponível em regiões onde há baixa disponibilidade de metacaulim e fly ash, pode contribuir para produzir geopolímeros mais porosos adequados a aplicações especiais, como isolamento térmico, adsorção de contaminantes, transporte de gases, entre outras. Nesta pesquisa, serão avaliados os efeitos da razão molar SiO2/Al2O3, da concentração de álcali e da temperatura de cura nas propriedades mecânicas (resistência à compressão), reológicas (estudo de viscosidade, limite de escoamento e tempo de pega) e estrutura de poros (por tomografia) dos geopolímeros produzidos. A caracterização da matéria-prima e dos geopolímeros será realizada por DRX, FRX, FTIR e MEV. Espera-se compreender como a razão sílica/alumina, concentração de álcali e temperatura de cura afetam as propriedades mecânicas e reológicas de geopolímeros produzidos com bentonita, bem como a formação de estrutura de poros regular, sem a necessidade de incorporação de agentes formadores de espuma.

12
  • GLAUBER GALDINO SANTOS
  • AVALIAÇÃO DA RETENÇÃO DE GASES NA CAMADA DE COBERTURA DO ATERRO SANITÁRIO MUNICIPAL DE CARUARU

  • Orientador : MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA ISABELA MARQUES DA CUNHA VIEIRA BELLO
  • GILSON LIMA DA SILVA
  • EDUARDO ANTONIO MAIA LINS
  • Data: 27/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • RESUMO

    As camadas de cobertura nos aterros sanitários têm como objetivo principal a cobertura dos resíduos ali dispostos, evitando assim diversos problemas como proliferação de vetores e mau cheiro. Estas camadas também são responsáveis por isolar os resíduos, impedindo a entrada de água no maciço, o que geraria quantidades maiores de lixiviado, e evitando que os gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica cheguem até a atmosfera de maneira desordenada. A presente pesquisa avalia a eficiência da camada de cobertura utilizada no Aterro Sanitário Municipal de Caruaru quanto a retenção dos gases gerados no interior da massa de resíduos. Este aterro paralisou suas atividades desde março de 2018. As camadas de cobertura do aterro são compostas em sua maioria por material arenoso, diferentemente do material argiloso usualmente adotado, portanto, optou-se por avaliar as consequências do uso desse tipo de material na composição das camadas. A avaliação se deu inicialmente por uma caracterização geotécnica do solo (classificação, granulometria, grau de compactação, umidade, grau de saturação, índice de vazios e espessura da camada). Em campo foram realizados 20 ensaios com uma placa de fluxo estática para que pudesse ser quantificado a quantidade de gás que chegava até a superfície através da camada de cobertura. Os ensaios foram realizados em 04 baterias, em 05 pontos diferentes selecionados de acordo com a idade do resíduo ali disposto (02, 04, 06, 08 e 10 anos, respectivamente). Devido às baixas emissões encontradas nos ensaios de placa foi também investigada a geração de gases no interior da massa de lixo através de 20 ensaios de pressão e concentração com o auxílio do Dispositivo de Medição de Pressão e Concentração (DMPC) e analisadas as emissões de gases em 09 drenos que ficavam próximos aos pontos dos demais ensaios de campo. Segundo a análise granulométrica do material, 04 das amostras retiradas em campo eram formadas por materiais arenosos, sendo: areias siltosas, areia argilosa e areia bem graduada (pedregulhosa) e 01 amostra apresentou uma argila arenosa. Os índices de vazios ficaram entre 0,5 e 0,63, os graus de saturação entre 64,4% e 90,6%, os teores de umidade entre 17% e 20,3% e os graus de compactação entre 80% e 90%. A espessura da camada foi medida em 20 pontos diferentes e os valores variaram entre 0,80 e 1,35 metros. Constatou-se baixas concentrações de biogás através do DMPC (0,1% a 7,6%). Na maior parte dos drenos foram identificadas baixas concentrações dos principais gases de efeito estufa encontrados no biogás (metano e dióxido de carbono), porém, em 02 drenos foram medidas concentrações consideráveis (17,5% e 56%). Ao final das análises constatou-se que atualmente cerca de 19,5% das emissões de gases chegam até a atmosfera através da camada de cobertura. Esses valores devem ter sido mais elevados durante o período de atividade do aterro, pois como constatado, em alguns pontos já não havia geração de biogás. Isso representa prejuízos econômicos e principalmente, um significativo dano ambiental.

  • Mostrar Abstract
  • RESUMO

    As camadas de cobertura nos aterros sanitários têm como objetivo principal a cobertura dos resíduos ali dispostos, evitando assim diversos problemas como proliferação de vetores e mau cheiro. Estas camadas também são responsáveis por isolar os resíduos, impedindo a entrada de água no maciço, o que geraria quantidades maiores de lixiviado, e evitando que os gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica cheguem até a atmosfera de maneira desordenada. A presente pesquisa avalia a eficiência da camada de cobertura utilizada no Aterro Sanitário Municipal de Caruaru quanto a retenção dos gases gerados no interior da massa de resíduos. Este aterro paralisou suas atividades desde março de 2018. As camadas de cobertura do aterro são compostas em sua maioria por material arenoso, diferentemente do material argiloso usualmente adotado, portanto, optou-se por avaliar as consequências do uso desse tipo de material na composição das camadas. A avaliação se deu inicialmente por uma caracterização geotécnica do solo (classificação, granulometria, grau de compactação, umidade, grau de saturação, índice de vazios e espessura da camada). Em campo foram realizados 20 ensaios com uma placa de fluxo estática para que pudesse ser quantificado a quantidade de gás que chegava até a superfície através da camada de cobertura. Os ensaios foram realizados em 04 baterias, em 05 pontos diferentes selecionados de acordo com a idade do resíduo ali disposto (02, 04, 06, 08 e 10 anos, respectivamente). Devido às baixas emissões encontradas nos ensaios de placa foi também investigada a geração de gases no interior da massa de lixo através de 20 ensaios de pressão e concentração com o auxílio do Dispositivo de Medição de Pressão e Concentração (DMPC) e analisadas as emissões de gases em 09 drenos que ficavam próximos aos pontos dos demais ensaios de campo. Segundo a análise granulométrica do material, 04 das amostras retiradas em campo eram formadas por materiais arenosos, sendo: areias siltosas, areia argilosa e areia bem graduada (pedregulhosa) e 01 amostra apresentou uma argila arenosa. Os índices de vazios ficaram entre 0,5 e 0,63, os graus de saturação entre 64,4% e 90,6%, os teores de umidade entre 17% e 20,3% e os graus de compactação entre 80% e 90%. A espessura da camada foi medida em 20 pontos diferentes e os valores variaram entre 0,80 e 1,35 metros. Constatou-se baixas concentrações de biogás através do DMPC (0,1% a 7,6%). Na maior parte dos drenos foram identificadas baixas concentrações dos principais gases de efeito estufa encontrados no biogás (metano e dióxido de carbono), porém, em 02 drenos foram medidas concentrações consideráveis (17,5% e 56%). Ao final das análises constatou-se que atualmente cerca de 19,5% das emissões de gases chegam até a atmosfera através da camada de cobertura. Esses valores devem ter sido mais elevados durante o período de atividade do aterro, pois como constatado, em alguns pontos já não havia geração de biogás. Isso representa prejuízos econômicos e principalmente, um significativo dano ambiental.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11