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Thèses |
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RAIANE DE ALENCAR ALVES
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Governança em rede para cidades criativas: uma proposta de inovação na segurança pública para a redução da violência
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Leader : SUELI MENELAU DE NOVAIS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LILIAN SOARES OUTTES WANDERLEY
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NELSON DA CRUZ MONTEIRO FERNANDES
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SUELI MENELAU DE NOVAIS
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Data: 31 janv. 2023
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As cidades criativas tem na cultura o diferencial social, econômico e urbano e estão baseadas em conexões de ideias, pessoas, regiões e entre instituições públicas e privadas. A interrelação desses múltiplos atores instigam a formação de novos arranjos institucionais, construindo novas formas de governança, de formulação e implementação de políticas. Na perspectiva da segurança pública, a governança em rede, proporciona o envolvimento de todos os atores, em diferentes formas de parceria, nos diferentes níveis em que se situem ampliando a capacidade de atuação no combate e redução a violência. Dentre as parcerias integradas da segurança pública com outras policias públicas, tem-se a interação do Programa Ceará Pacifico com o projeto cultural Jardim de Gente, desenvolvido na cidade cearense de Fortaleza. Que atua na desconstrução, ao menos parcialmente, das marcas da violência, ao combater o envolvimento dos jovens com a violência. Posto isso, o objetivo dessa pesquisa consiste em analisar como a governança em rede orientada a cidades criativas proporciona inovações na segurança pública que estimula a redução da violência. A abordagem da pesquisa será qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. O lócus do estudo é a cidade de Fortaleza e os sujeitos de pesquisa visados inicialmente são os atores que participam da elaboração e manutenção do projeto e a população, constituída por membros da comunidade que participam do projeto e agentes membros do corpo policial da Policia Militar que atual no território do programa.
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AGATHA DE SOUSA MOURA
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Aromas virtuais- a compra de perfumes online sob a ótica da percepção sensorial e do eu estendido.
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Leader : SALOMAO ALENCAR DE FARIAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ELIANA ANDREA SEVERO
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MARIANNY JESSICA DE BRITO SILVA
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SALOMAO ALENCAR DE FARIAS
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Data: 23 févr. 2023
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O presente projeto de dissertação tem como objetivo compreender como a percepção do consumidor sobre pistas sensoriais e o eu estendido se relacionam à compra de perfumes no e-commerce, utilizando primariamente como base teórica os estudos de Belk (1988) e Krishna (2012). Para atingir o objetivo, será utilizada uma abordagem mista de pesquisa. Em termos de métodos, serão utilizados coleta documental, entrevistas e questionários. Para análise dos dados, serão utilizadas análise de conteúdo e técnicas estatísticas de natureza univariada e multivariada direcionados à investigação fatorial e regressão linear. A realização dessa pesquisa será contributiva para o avanço do campo do marketing, especificamente a área do comportamento do consumidor, visto que esta ligação entre os construtos pode apontar para uma nova possibilidade de entendimento do comportamento do consumidor no presente século. A partir desta dissertação, também serão apresentadas contribuições gerenciais e práticas para as empresas, especialmente do setor de produtos de experiência que desejam vendê-los de forma online. Será preenchida uma lacuna na compreensão do comportamento de compra online do consumidor de bens de experiência.
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TIAGO DE SOUSA RIBEIRO
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Qualificação de Ações em Ambientes de Segurança Pública: a Aprendizagem Pelo Uso da Gamificação
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Leader : JAIRO SIMIAO DORNELAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JAIRO SIMIAO DORNELAS
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HUMBERTO CAETANO CARDOSO DA SILVA
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LUCIANO FRONTINO DE MEDEIROS
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Data: 24 févr. 2023
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As instituições públicas estão sempre em busca de soluções inovadoras para potencializar sua performance de trato com as demandas sociais. Além disso, a interminável revolução tecnológica lançada no front social pela tecnologia da informação (TI) faz com que os gestores tentem conciliar o aumento da produtividade com o aprendizado contínuo dos colaboradores, em busca do aprimoramento e melhoria da qualidade dos serviços. Entre as políticas mais prementes desta busca transformacional erguem-se aquelas que tratam de segurança pública (FERREIRA, 2018). Desta forma, as organizações de segurança do Estado precisam fomentar a inovação, sobretudo a tecnológica, através de ferramentas, modelos e sistemas, para que possam constantemente se reinventar em prol da efetividade no combate aos desafios sociais (SCHEFFER, 2017). Nesse contexto, surge a gamificação como um instrumento que busca o engajamento das pessoas para um desempenho mais eficaz, além de servir como meio para processos instrucionais. Segundo Zichermann e Cunningham (2011, p.16), gamificação é o “processo de pensamento e mecânica de jogo para envolver os usuários e resolver problemas”. Para tanto, são utilizados cenários lúdicos, que simulam e exploram fenômenos com objetivos extrínsecos e quando empregados têm a capacidade de motivar e educar as pessoas envolvidas (KAPP, 2012). Diante disso, este projeto de pesquisa busca investigar as contribuições da gamificação para o aprendizado e desempenho no âmbito corporativo-governamental, bem como seus eventuais reflexos no treinamento via simulação de eventos na área de segurança pública, a partir de sua adoção em plataformas computacionais que agreguem elementos de jogos, em programas de capacitação funcional de treinamento de servidores do Estado de Pernambuco.
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ANA CAROLINA ASSIS SAMPAIO
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Trajetórias de carreira de profissionais de inovação, criatividade e tecnologias de informação e comunicação: uma arqueogenealogia de história de vida a partir de experiências vividas na utilização de tecnologias e mídias digitais
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Leader : ANDRE LUIZ MARANHAO DE SOUZA LEAO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ANDRE LUIZ MARANHAO DE SOUZA LEAO
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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EDUARDO PAES BARRETO DAVEL
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Data: 28 févr. 2023
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As novas tecnologias de informação e comunicação têm modificado as formas de trabalho, relacionamento e entretenimento. Nesse contexto, é exigido um novo perfil de profissional, principalmente para aqueles que estão ligados ao cenário de inovação. Inseridos em uma sociedade midiatizada, as práticas e a vivência cotidiana se alteram, modificando a forma com que o sujeito se constitui. Nessa ordem de ideias, entendendo que tanto a trajetória profissional quanto a vivência digital podem ser entendidas como práticas subjetivadoras, o trabalho pesquisa como a trajetória de carreira dos profissionais de inovação, a partir da vivência de uso das tecnologias de mídias digitais, revela subjetividades. Para o escopo do presente trabalho, os profissionais de inovação tratam empiricamente daqueles que trabalham no setor de economia criativa e tecnologia de informação e comunicação. Para conseguir esse objetivo optamos pela associação entre dois métodos (história de vida e arqueogenealogia) uma vez que um nos permite acessar as vivências e práticas na trajetória dos profissionais e a segunda revela as subjetividades a partir dos discursos. Logo, uma arqueologia de história de vida foi o método escolhido para investigar a relação existente entre a trajetória de carreira e a vivência com a cultura digital, sendo capaz de revelar as subjetividades detectadas nas práticas virtuais dos profissionais de inovação.
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GEISIANE ANTONITA DO NASCIMENTO
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O PAPEL DA GESTÃO PÚBLICA NA INOVAÇÃO SOCIAL
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Leader : CARLA REGINA PASA GOMEZ
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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CARLA REGINA PASA GOMEZ
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FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
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VERÔNICA MACÁRIO DE OLIVEIRA
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Data: 31 mars 2023
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A gestão pública (GP) precisa lidar com uma diversidade de problemas perversos (wicked problems) em prol do alcance da sustentabilidade, desta forma ela deve assumir uma nova postura diante a busca pelo atendimento às demandas sociais devendo estar aberta a mudanças e inovações e proporcionando meios pelo qual facilitem e viabilizem inovações sociais (IS). Neste sentido, a Nova Governança Pública (NGP) surge como uma alternativa a Nova Gestão Pública com o objetivo de promover o bem-estar social através da governança, formação de redes, arranjos e parcerias e participação social gerando valor público e social. Assim, a inovação social é coerente com a NPG, sendo está a base para a IS, pois dentre outros aspectos baseia-se na rede de relacionamento, transparência, accountability, confiança, cocriação, coprodução, etc., elementos na qual a gestão pública apresenta-se como um dos atores cruciais, indo além de uma simples arena pública onde ocorrem discussões acerca dos problemas sociais e desenvolvimento de políticas públicas. Sob esta perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo construir um framework com os papéis da gestão pública na IS. Para tanto, a pesquisa é de natureza quali-quantitativa, de caráter descritivo e exploratório com método de coleta de dados o Policy Delphi que será aplicado com um conjunto de especialistas e pesquisadores acadêmicos com know-how na temática. Decerto, a identificação dos papéis da gestão pública pode resultar em uma melhor compreensão da dinâmica que envolve este processo e gerar capacidade para o desenvolvimento da IS.
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LETÍCIA LINHARES SARAIVA DE ALENCAR
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Teoria do Comportamento Planejado, Motivação e Intenção de Compartilhar no Consumo Colaborativo da Moda de Segunda Mão
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Leader : MARCONI FREITAS DA COSTA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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BEATRIZ GONDIM MATOS
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CRISTIANE SALOME RIBEIRO COSTA
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ELIANA ANDREA SEVERO
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MARCONI FREITAS DA COSTA
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Data: 28 avr. 2023
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Desde que o modelo de negócios de moda rápida se tornou a norma para marcas de moda mundiais, a expansão da demanda por maiores quantidades de roupas baratas desencadearam em uma degradação ambiental e social ao longo de cada etapa da cadeia de suprimentos. Baseado nesses impactos ambientais, destaca-se a urgência de mudanças primordiais no modelo de negócios da moda, fazendo parte uma desaceleração da fabricação e a admissão de práticas sustentáveis em toda a cadeia de abastecimento além de uma transformação no comportamento dos consumidores. Dessa forma, o consumo colaborativo é uma forma de compartilhamento de itens e bens que promove um consumo mais sustentável, visto que ao invés de adquirir um bem ou um serviço, estes são compartilhados (BELK, 2014). Unido ao consumo colaborativo, Dessa mesma forma, a moda também pode ser compartilhada ou reutilizada. A presente investigação apresenta uma suposta relação de consumo colaborativo de moda de segunda mão influenciado pelas motivações moral e crítica e pela intenção de compartilhar. Intenção essa, que pode possuir relação com a norma subjetiva, atitude e controle comportamental percebido. A pesquisa torna-se relevante por abordar os construtos da TCP buscando investigar a relação de cada um com as intenções do compartilhamento e com o consumo colaborativo de moda de segunda mão. Em face ao exposto, compreende-se que o estudo é inédito não apenas da análise dos construtos propostos, mas também da atualização da literatura sobre o consumo colaborativo e a moda sustentável. Por fim, o trabalho busca responder a pergunta de pesquisa: como as motivações morais e críticas, e a teoria do comportamento planejado influenciam a intenção de compartilhar e o consumo colaborativo de moda de segunda mão? O trabalho busca realizar um modelo teórico adaptado da TCP de Ajzen (1991), com direcionamentos para a intenção de compartilhar, incrementada com as motivações morais e críticas.
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ANA CLARA LIRA DO NASCIMENTO
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Cultivando a cidadania da criança: hortas urbanas como possibilidade para transformação da infância
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Leader : SERGIO CARVALHO BENICIO DE MELLO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ADRIANA TENÓRIO CORDEIRO
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CARLA REGINA PASA GOMEZ
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SERGIO CARVALHO BENICIO DE MELLO
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Data: 26 mai 2023
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Com a urbanização crescente, as cidades se tornaram cada vez mais edificadas, diminuindo os espaços de convívio e de interação com a natureza. As crianças, em especial, foram uma das principais afetadas por essa transformação, dado que limitou a sua participação no espaço urbano e, por decorrência, restringiu a sua cidadania. Logo, para que se torne possível a consolidação do exercício ativo da cidadania da criança, faz-se necessário ampliar as suas possibilidades de participação na cidade e em comunidade. Destarte, a realização de projetos sociais com ações direcionadas à infância e que visem prover direitos básicos e integrar as crianças na sociedade se apresenta como algo essencial para concretizá-las enquanto cidadãs. Projetos relacionados à criação de hortas urbanas, particularmente, têm apresentado importantes contribuições nesse sentido, sobretudo pelo potencial que têm de gerar impactos positivos em diferentes âmbitos da vida da criança. Assim, esta pesquisa terá o objetivo de compreender como é possível potencializar a cidadania da infância a partir da participação das crianças em projetos sociais com hortas urbanas. Para tanto, pretende-se realizar um estudo de caso único e instrumental, utilizando a horta urbana denominada Telhado Eco Produtivo, da organização não governamental Comunidade dos Pequenos Profetas, na cidade do Recife.
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ANA CLAUDIA BANDEIRA DE MELO OLIVEIRA
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O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE FUNCIONÁRIOS DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE: AVALIANDO OS CONDICIONANTES E IMPACTOS, INCLUINDO OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19
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Leader : ANTONIO ROAZZI
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ANTONIO ROAZZI
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
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Data: 29 mai 2023
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No presente estudo teve-se o objetivo de observar as políticas e práticas de treinamento e desenvolvimento pessoal nas organizações públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife (RMR), em Pernambuco, avaliando-se os condicionantes e impactos. Com a ocorrência da pandemia, no início do ano de 2020, muitas mudanças foram observadas nas organizações, em consequência das medidas sanitárias restritivas. Deste modo, também se analisou os impactos do surgimento da covid-19 nas práticas de treinamento e desenvolvimento. Pesquisa de natureza quantitativa.
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ANA PAULA BANDEIRA DE MELO OLIVEIRA VALENÇA
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AS RELAÇÕES ENTRE A APTIDÃO PARA A LIDERANÇA E SUCESSO PROFISSIONAL, DESEMPENHO E QVT EM FUNCIONÁRIOS DE EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE: AVALIANDO OS CONDICIONANTES E IMPACTOS DA CAPACIDADE DE LIDERAR, INCLUINDO OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19
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Leader : ANTONIO ROAZZI
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ANTONIO ROAZZI
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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MARCO ANTONIO CATUSSI PASCHOALOTTO
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Data: 30 mai 2023
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Estudar o tema liderança é uma tarefa fascinante e ao mesmo tempo desafiadora, pois o tema da liderança é abordado de diversas formas tanto nos estudos empíricos quanto nas teorizações acerca dele, com implicações. É impossível se exagerar a importância da liderança para o sucesso das organizações dado que não apenas a primeira é crucial para a própria existência da segunda. Sendo a liderança um fenômeno fundamental para a existência e eficácia das organizações, torna-se de vital importância compreender o seu funcionamento. Procurar entender como certos indivíduos conseguem exercer atração de outras e influenciá-las na realização dos objetivos parece está intimamente relacionado ao sucesso das organizações, fazendo com que a liderança se transforme em um dos temas mais abordados nos estudos organizacionais. Dentre as diferentes abordagens que caracterizam o desenvolvimento de modelos acerca de como surge e funciona a liderança, uma das mais antigas é a da análise dos traços pessoais, ou seja, a identificação das qualidades individuais que tornam alguém mais propenso a exercer a liderança com maior ou menor eficácia. Através de uma abordagem quantitativa, de caráter exploratório e observacional, essa pesquisa pretende identificar, no contexto dos que atuam em empresas públicas e privadas na Região Metropolitana do Recife, os condicionantes psicológicos e socioculturais da aptidão individual para a liderança bem como os impactos desta na relação indivíduo-organização no que concerne a comportamentos, desempenho, carreira e satisfação profissionais, incluindo os efeitos da pandemia da COVID-19.
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CLARISSA CABRAL LEITE
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Governança Corporativa e Gerenciamento de Resultados nas Cooperativas de Crédito brasileiras
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Leader : JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS
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UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
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MOISES ARAUJO ALMEIDA
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RAMON RODRIGUES DOS SANTOS
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Data: 31 mai 2023
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Um dos grandes problemas observados na gestão das instituições, e fortemente desejado de ser mitigado, é o problema de agência decorrente da relação entre partes relacionadas a uma organização. Dessa forma, tais conflitos demandam a elaboração de mecanismos de governança para a sua redução. Tal como as demais organizações, as cooperativas de crédito enfrentam problemas decorrentes dos conflitos de agência, uma vez que não possuem separação clara entre propriedade e controle. Além disso, divulgação de resultados negativos ou com uma grande variabilidade das cooperativas de crédito pode denotar uma situação de risco, remetendo aos cooperados uma ideia de ineficiência ou até mesmo de insegurança financeira da entidade. Neste sentido, com o intuito de reduzir a volatilidade do lucro líquido e levando em consideração as várias motivações envolvidas, têm-se diversos mecanismos para o seu gerenciamento, dentre os quais é possível destacar o income smoothing, comumente traduzido como “suavização de resultados”. Diante desse contexto, se faz importante entender a influência da governança corporativa na suavização de resultados em cooperativas de crédito, uma vez que essas instituições estão inseridas no Sistema Financeiro Nacional, bem pelo impacto social que desempenham.
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ALLANA GRAZIELA CASE SILVA
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Análise de eficiência do ensino médio público em Pernambuco mediado por Tecnologia da Informação e Comunicação
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Leader : TACIANA DE BARROS JERONIMO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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TACIANA DE BARROS JERONIMO
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DENIS SILVA DA SILVEIRA
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LUIS HENRIQUE ROMANI DE CAMPOS
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Data: 7 juil. 2023
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De acordo com a publicação Responses to Educational Disruption Survey (em tradução livre: pesquisa de respostas à disrupção educacional) da UNESCO em abril de 2020 estima-se que 90% dos estudantes do mundo foram impactados pelo fechamento das escolas (MEINCK; FRAILLON; STRIETHOLT, 2022), ocasião em que vários países adotaram o ensino remoto como alternativa de enfrentamento a crise (MEINCK; FRAILLON; STRIETHOLT, 2022; VIEIRA; RICCI, 2020) tendo como empecilhos a disparidade de acesso à internet e dispositivos digitais, a disponibilidade de parentes ou família para apoiar o ensino remoto e a falta de familiaridade do professorado com abordagens de ensino remoto. Se por um lado Pernambuco apresenta um cenário de defasagem no tocante à cobertura de jovens cursando o ensino médio, em que estima-se que 55% da população de 15 a 19 anos está fora das escolas (IBGE, 2018; INEP, 2020); de restrições de recursos para implementação da estratégia de ensino mediada por tecnologia da informação e comunicação nas escolas públicas, expressas na cobertura de apenas 2,1% das matrículas com dispositivos móveis disponíveis para estudantes nas escolas públicas (INEP, 2020a), apesar de 19% das escolas afirmarem ter distribuído equipamentos digitais para estudantes sem acesso (INEP, 2020b); bem como na falta de equipamentos das famílias: 75% dos domicílios pernambucanos não possuíam computador ou tablet para acesso à internet no ano de 2021. Por outro lado, as escolas são vistas como cenário de transformação social, demandando um caráter multifuncional dos gestores de escolas públicas (ROGGERO; PEREIRA KUBO; ALMEIDA, 2021), que estão inseridos num sistema educacional mais abrangente, com atuação a nível do estado e em conformidade com a política nacional para educação. Há uma expectativa de equalização das disparidades de acesso às TIC através das escolas (SILVA, 2018), de alcance das metas de desenvolvimento de habilidades gerais e específicas do estudante a competência não só de compreender e usar a TIC, bem como de criar e aplicar a contextos de interesse dentro das diversas áreas de conhecimento componentes do currículo escolar (BRASIL, 2018), reforçando a educação como direito humano constitucional (FONTOURA, 2021). Sabe-se que eficiência é compreendida como a capacidade da escola produzir o máximo possível dado uma quantidade específica de insumos e constitui medida relativa (RAY, 2004). Desta forma, propõe-se a elaboração de um instrumento de avaliação da gestão no que tange a escolarização mediada pelo AVA dos estudantes do ensino médio público no estado de Pernambuco no contexto da pandemia da Covid-19. A pesquisa contribui com a avaliação da política pública educacional em larga escala, provendo um modelo passível de replicação em outros contextos semelhantes, por meio do qual pretende-se compreender o cenário global de eficiência das 1060 escolas públicas estaduais, quais são as características das escolas eficientes e quais são as boas práticas que podem ser adotadas pelas escolas consideradas ineficientes para incrementar a eficiência do sistema.
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LENYLDA MARIA DE SOUZA ALBUQUERQUE
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Verificando o impacto dos layouts nos modelos de processos
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Leader : DENIS SILVA DA SILVEIRA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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DENIS SILVA DA SILVEIRA
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TACIANA DE BARROS JERONIMO
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SIMONE BACELLAR LEAL FERREIRA
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Data: 18 juil. 2023
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A modelagem de processos de negócio é uma prática amplamente utilizada pelas organizações para promover melhorias nas estratégias de negócio e obter vantagens competitivas no mercado, assim como elicitar requisitos de sistemas de informações. Nesta ótica, os processos de negócio têm recebido considerável atenção pela comunidade de tecnologia da informação, que, por exemplo, já publicou diretrizes de layouts para construir diagramas de processos de negócio (do inglês, Business Process Diagram ou BPD) e facilitar a sua compreensão. Assim, o objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o efeito dessas diretrizes de layout sobre a capacidades dos stakeholders de entender e revisar os BPDs. Neste contexto, este projeto irá realizar um quasi-experimento em que os participantes vão receber tarefas de compreensão. Tais tarefas vão ser realizadas nos BPDs pelos stakeholders com a pretensão de explorar, compreender, descrever e explicar os possíveis impactos de um layout (bom ou mau) em um BPD. Dessa forma, este projeto irá analisar os efeitos causados pelos layouts nos modelos de processos de negócio em relação à compreensibilidade por parte dos seus principais stakeholders. Neste cenário, pretende-se avaliar o impacto dos layouts combinando o nível de sucesso nas tarefas e o esforço necessário para realizá-las.
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ADRIEGE MARIA DA SILVA
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Assistência Estudantil de Moradia e Suporte Organizacional: Reflexos no Desempenho Acadêmico de Alunos do Ensino Superior
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Leader : DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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ANTONIO ROAZZI
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FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
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Data: 24 juil. 2023
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O desempenho acadêmico, é objeto de atenção das políticas públicas pois consiste em um indicador acessível para monitoramento da retenção no ensino superior, no qual o baixo desempenho refletem não só a evasão, mas outros fatores de ordem pessoal e acadêmica, implicando na formação do estudante. A implementação efetiva da assistência estudantil tornou-se uma ferramenta que possibilita garantir condições justas de permanência no ensino superior, com o objetivo de reduzir as desigualdades sociais e transformar as universidades e os institutos em espaços públicos reais, democráticos e formadores de cidadania. Diante desse contexto, será realizado uma pesquisa qualitativa básica de corte transversal, com pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, com o objetivo de analisar como a assistência de moradia e o suporte organizacional afetam o desempenho acadêmico na percepção de estudantes de graduação das Casas dos Estudantes da UFPE.
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MANOEL PEDRO VIEIRA FILHO
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Marco Legal da Inteligência Artificial e sua relação com o Trabalho: A construção da Agenda no âmbito do Congresso Nacional
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Leader : DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ANA MARCIA BATISTA ALMEIDA PEREIRA
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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JACKELINE AMANTINO DE ANDRADE
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Data: 28 juil. 2023
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O trabalho ao longo da História sempre esteve atrelado ao desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, diversos sistemas de produção surgiram e tiveram o efeito de moldar não só os processos de trabalho, como também as relações de trabalho mediante o progresso da tecnologia. Nesse ponto, surge a Inteligência Artificial (IA) que tem trazido diversos debates quanto ao seu uso e efeitos sobre o trabalho (geração de emprego, extinção de empregos, controle, entre outros). Assim, tal temática tem despertado o interesse de diversos governos mundo afora, principalmente no que tange à regulação da IA, e no caso brasileiro, isso não é diferente, visto que no Congresso Nacional há a tramitação do Projeto de Lei (PL) 21/2020. Com isso, este projeto de qualificação tem por objetivo central compreender a formação da Agenda do PL 21/2020 e de como ela se relaciona com o campo do trabalho. Para tanto, no plano teórico, o projeto mobiliza os conceitos de trabalho, IA e políticas públicas - com destaque para a formação de Agenda, Regulação e Avaliação. No aspecto metodológico, a pesquisa será desenvolvida numa abordagem qualitativa, do ponto de vista descritivo-explicativo a partir de um estudo de caso. Logo, este projeto espera como resultado apontar os principais elementos constitutivos que levaram à elaboração do PL 21/2020, bem como contribuir com melhorias junto ao mesmo no que tange ao campo do trabalho.
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ANDRE HENRIQUE GOMES PEARCE
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A CAPACIDADE ABSORTIVA DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO
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Leader : CARLA REGINA PASA GOMEZ
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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CARLA REGINA PASA GOMEZ
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CRISTINA DAI PRÁ MARTENS
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VINICIUS FARIAS MOREIRA
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Data: 31 juil. 2023
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O empreendedorismo social surge como um movimento que encontra oportunidades de negócios nos problemas sociais e/ou ambientais. Entre os modelos de negócios desse movimento, destacam-se os negócios de impacto que visam gerar impacto socioambiental e alcançar a autossustentabilidade financeira. No entanto, nesse ecossistema de impacto há diversos desafios: falta de informações sobre esse tipo de negócios; concorrência acirrada; poucos incentivos dos governos e outros. Com isso, os empreendedores desses negócios precisam focar em estratégias que os ajudem a superar esses desafios favorecendo a obtenção de vantagem competitiva. Entre essas estratégias, destaca-se a absorção de conhecimento. Nesse contexto, tem-se a capacidade absortiva que consiste na aquisição, assimilação, transformação e exploração de conhecimentos externos. A absorção de conhecimento é inerente aos negócios e as informações obtidas podem contribuir significativamente para a atuação e competitividade desses negócios. Dessa forma, esta dissertação analisará como os negócios de impacto absorvem conhecimento para se tornarem competitivos. Para isso, será adotado como método de investigação o estudo de casos múltiplos, no qual, os dados serão coletados através de análise documental e de entrevistas semiestruturadas que serão realizadas com empreendedores sociais. Para melhor delimitação, serão estudados os negócios de impacto de periferia da região norte e nordeste.
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WEMERSON DE SOUZA MARTINS
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O EMPREENDEDOR CULTURAL DINAMIZANDO A PRODUÇÃO DE CINEVIDEOANIMAÇÃO: ESTUDO MULTICASO À LUZ DA TEORIA DA RECEPÇÃO DE STUART HALL
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Leader : FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
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HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO
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JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
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Data: 25 août 2023
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O advento da economia pós-industrial protagoniza processos produtivos originários de novos formatos de empreendimentos que se fundamentam no conhecimento e no processamento de informações (HURZHYI, 2022; SANTOS, 2021). De modo que a disseminação e a utilização de conhecimentos na produção de artefatos culturais ressignificam nossas identidades culturais (KUMAR, T.; JENA, 2020; ŚLEDZIEWSKA; WŁOCH, 2021, GUILHERME et al, 2020). Essa perspectiva econômica da sociedade atual provê oportunidades de expansão investigativa rumo a novas direções, a exemplo de inquirição a respeito de características estruturais de organizações no âmbito da economia criativa1 (JOSEPH; GABA, 2020; CASTELLS, 2010).
As lideranças das organizações que atuam na esfera da cultura precisam acompanhar a dinâmica dos sistemas produtivos vigentes, uma vez que neles a cultura e a tecnologia se tornaram protagonistas (BENNETT; GUERRA; OLIVEIRA, 2021). Contudo, essas lideranças devem estar atentas também à valorização das identidades locais frente à difusão em massa de culturas hegemônicas pelo uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) que geram competitividade desproporcional entre suas organizações e as de seu nicho de atuação. Nessa dinâmica, o empreendedor cultural se caracteriza como o agente chave em meio ao trade off entre cultura de massa e identidade local, ação necessária à dinamização de sua produção cultural. Portanto, o empreendedor é responsável por fazer a mediação dos valores sociais locais e com recursos tecnológicos globais que podem fragilizar sua identidade enquanto produtor cultural.
O empreendedorismo por ser um fenômeno multidimensional demanda um olhar cultural e multidisciplinar sobre aspectos subjetivos e simbólicos de uma relação em que suas ações giram em torno da arte e do processo criativo de bens culturais (REIS; PAIVA JÚNIOR, 2017). No contexto da globalização, os empreendedores culturais têm acesso a tecnologias da informação e comunicação que promovem a interação entre tradições de povos diferentes (hibridismo) e dissemina processos simbólicos que influenciam a economia e a política regional, também permitem o surgimento de culturas híbridas que precisam ser entendidas como autênticas, emergindo dessas relações muitas vezes consideradas conflituosas (YÚDICE, 2006; LOPES, 2009). O hibridismo cultural, para Santos (2021), nem sempre é visto como prejudicial à nação com o declínio e perda da identidade local, uma vez que pode propiciar a atualização da tradição cultural de povos desses países, além de reorganização de mudanças sociais, ordenamento de conflitos, difusão das novidades e das insinuações culturais forasteiras para o contexto presente. O hibridismo cultural é considerado como um processo simbólico ambivalente que são disseminados pela globalização e que precisam ser investigados sobre uma nova episteme pela qual a cultura não pode ser analisada como ilhas (LOPES, 2009; YÚDICE, 2006). (SILVA; BEZERRA; LIMA; ARAÚJO; ANDRADE, 2020).
Diante da constatação de que a disponibilização de infraestruturas tecnológicas pelo Portomídia influenciam a atuação empreendedores das produtoras culturais e possibilitam a expansão de negócios culturais no campo da cinevideo animação, tornando-as mais relevantes na economia e cultura nacional, visamos identificar como a ação do empreendedor dinamiza fatores produtivos estratégicos como infraestrutura de tecnologia, pessoas e cultura para impulsionar o setor de cine vídeo animação de Pernambuco. O nosso estudo também busca identificar papéis e fatores mediados pelas ações dos empreendedores culturais que ajudam a tornar o estado uma referência no setor de tecnologia e da produção audiovisual independente. Portanto, formulamos a seguinte questão de pesquisa para desenvolver investigações que possam entender como ocorre essa dinâmica: Como as ações dos empreendedores culturais dinamizam a produção de cinevideoanimação em Pernambuco?
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EVELYNE BATISTA DUARTE
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APPLYING SEMIOTIC ANALYSIS TO BUSINESS PROCESS MODELING
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Leader : DENIS SILVA DA SILVEIRA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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DENIS SILVA DA SILVEIRA
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JOAO BAPTISTA DA SILVA ARAUJO JUNIOR
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TACIANA DE BARROS JERONIMO
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Data: 28 août 2023
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Business process modeling is the set of activities conducted for visually depicting qualitatively grounded models of organization’s processes, so that processes can be analyzed, monitored and improved regarding their expected value. This activity can be achieved by building diagrams with abstract representations that aim, primarily, at facilitating the communication among stakeholders. To be able to understand these representations the parties involved must share knowledge on the language in use, therefore, studying the signs used in this type of diagramming helps to understand what may affect stakeholders communication. The objective of this study is to assess how representative the signs used in BPMN are considering different professional profiles. Also, the impact on understanding the notation when using new symbols suggested by these professionals. To this end, based on the Design Science Research, it is proposed to apply a quasi-experiment into two stages: first focus on the representation of each BPMN artifact, where participants suggest graphic representations for the most used artifacts; then applying these suggested symbols in a process model, where participants should comment on how representative these are according to the function they have within that context. This information will be contrasted, from the first to the second questionnaires, and an analysis based on the concepts semiotics will take place to help understand the impact of this signs on the comprehension of the model. It is expected that this research can contribute to the improvement of communication between Information System and Business professionals by shining some light on their common ground interpretation.
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ANNIE VIEIRA DANTAS
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COTAS PARA NEGROS E O ACESSO AO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES ORGANIZACIONAIS DA LEI 12.990/2014 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
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Leader : DIOGO HENRIQUE HELAL
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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JULIANA CRISTINA TEIXEIRA
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Data: 28 août 2023
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As instituições públicas inseridas em uma sociedade afetada pelo racismo estrutural e institucional, como a brasileira, incorrem na responsabilidade de adotar medidas que a modifiquem. Não podem, portanto, estar alheias a discussões e decisões sobre a temática racial. Após décadas de lutas dos movimentos sociais negros, ONGs e sociedade civil, leis e políticas públicas têm surgido com o propósito de combater o racismo no Brasil. Apesar de se tratar de um avanço, nos deparamos com a necessidade de avaliar a maneira pela qual estas políticas vêm sendo implementadas nas organizações. O presente trabalho objetiva analisar as implicações organizacionais da lei de cotas para o acesso de docentes negros em concursos públicos federais – lei 12.990/2014, a partir do estudo de caso da aplicação deste dispositivo legal na Universidade Federal de Pernambuco. Busca-se, analisar as metodologias internas para efetiva ampliação no quadro de servidores negros da instituição em razão da importância da adoção de estratégias para aperfeiçoamento das políticas de equidade racial. Para tanto, pretendemos realizar pesquisa com base em dados primários e secundários através da análise descritiva de documentos e dados de ingresso de servidores entre os anos de 2014 e 2022, a partir do Diário Oficial da União e do Boletim Oficial da UFPE e aprofundar a pesquisa através da análise de conteúdo, com dados coletados por meio de entrevistas em profundidade com servidores envolvidos nos procedimentos. Buscamos ainda compreender a atuação das comissões de heteroidentificação e seu impacto nos resultados de acesso de docentes negros ao serviço público.
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TATIANNE DOS SANTOS TELES
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Micro e Macro Impactos de Políticas de Desenvolvimento Regional: O Caso dos Empréstimos do FNE-MPE no Estado de Pernambuco
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Leader : JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS
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JULIANA GONCALVES DE ARAUJO
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UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
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Data: 31 août 2023
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O Brasil é o maior país da América latina. Ao longo da história, o Nordeste foi um protagonista econômico. Com o passar do tempo, o Nordeste vai perdendo importância econômica no país para outras regiões. Muito dessa diminuição, deve-se às estruturas sociais do local e a questão ambiental, pois possui diferentes biomas. Foram pensadas várias formas de tentar minimizar as desigualdades inter-regionais e promover o desenvolvimento econômico e social da Região. Assim sendo, foram criadas políticas públicas voltadas para o Nordeste, uma dessas políticas públicas foi a criação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em 1988. Esse fundo tem como objetivo, contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, possuindo como gerenciador o BNB, que de acordo com os planos regionais de desenvolvimento, executa programas de financiamento aos setores produtivos. Neste sentido, esta área de estudo foi escolhida por sua grande importância para a economia nordestina. Diante do exposto, este estudo buscará ao final responder se O FNE consegue gerar empregos de forma a reduzir as diferenças de Produto Interno Bruto (PIB) regional per capita. Muito embora a abrangência do FNE seja em toda região do Nordeste, a presente pesquisa terá como foco a aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), especificamente o programa FNE MPE no estado de Pernambuco. O método empírico utilizado nas micro e macroavaliações de impacto, qual seja, é o método de Primeira Diferença (PD). O principal desafio de qualquer avaliação de política é o de lidar com o viés de seleção introduzido quando escolhas aleatórias dos beneficiários de determinada política não são possíveis. Portanto, as técnicas de avaliação de impacto buscam minimizar o “viés de seleção” visto que é difícil saber o que teria acontecido se as empresas beneficiárias não tivessem recebido os empréstimos. No entanto, este trabalho concentra-se na abordagem de regressão em primeira-diferença porque esta tem a capacidade de controlar por características observáveis e não observáveis invariantes no tempo. A análise dos micro e macroimpactos do FNE-MPE no estado de Pernambuco necessita da construção de duas bases de dados. Para análise micro, será construída uma base com microdados que utilizará informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Por sua vez, a base de dados para a análise macro fará uso de dados do IBGE, Rais entre outras fontes. Primeiramente, descreve-se a base de dados micro e em seguida a base com os dados municipais. Analisar os impactos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste parece ser um tema bastante relevante, a julgar pela importância do FNE como instrumento de política pública de desenvolvimento regional, pois, se trata de uma fonte assegurada de recursos para fomentar o investimento na região nordeste com o intuito de reduzir as desigualdades regionais.
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Thèses |
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RAMON RODRIGUES DOS SANTOS
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Income Smoothing e Folga Organizacional: Estudo das Relações nos Estágios de Vida das Cooperativas de Crédito Brasileiras.
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Leader : JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSETE FLORENCIO DOS SANTOS
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TARCÍSIO PEDRO DA SILVA
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UMBELINA CRAVO TEIXEIRA LAGIOIA
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VALÉRIA GAMA FULLY BRESSAN
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WESLEY MENDES DA SILVA
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WILSON TOSHIRO NAKAMURA
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Data: 30 janv. 2023
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Este projeto busca avançar na literatura existente sobre os estágios do ciclo de vida cooperativo, buscando incorporar essa variável na relação entre a manutenção de folga organizacional, por meio da folga de recursos financeiros, na prática da suavização de resultados por parte das cooperativas de crédito singulares brasileiras. Em linhas gerais, a proposta levantada é a de analisar, baseada na teoria da agência, se há uma relação direta ou inversa na relação entre a prática de suavização de resultados e a folga organizacional a partir do estágio no qual a cooperativa de crédito se enquadre. Para isso, propõe um aprimoramento na métrica para gerenciamento de resultados e na mensuração dos estágios do ciclo de vida, buscando preencher uma lacuna quanto a operacionalização desses por meio de variáveis econômico-financeiras relacionadas à atividade cooperativa, acreditando-se que os resultados do presente trabalho possam informar e conscientizar os usuários internos e externos das cooperativas de crédito brasileiras, para que se reforce, além da prática do income smoothing nessas instituições, possíveis motivadores ou variáveis que influenciem nessa prática pelos gestores, procurando, assim, tomar decisões mais eficientes, de forma a maximizar a eficiência de suas operações e a exposição dessas instituições ao risco.
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JULIO CESAR DA COSTA JUNIOR
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Artefatos, performação de rotinas e sociomaterialidade em contexto de trabalho mediado por TICs
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Leader : TACIANA DE BARROS JERONIMO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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BRUNNA CARVALHO ALMEIDA GRANJA
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FRANCISCO VICENTE SALES MELO
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HERMANO PERRELLI DE MOURA
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TACIANA DE BARROS JERONIMO
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VIVIANE SANTOS SALAZAR
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Data: 28 févr. 2023
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Nossa proposta de tese para investigar o papel dos artefatos tecnológicos para o redesenho de rotinas e também como mediador da cognição humana em contexto de trabalho mediado por tecnologias de informação e comunicação (TIC). Enquanto práticas sociais, as rotinas permitem analisar, em um nível micro, o organizing a partir de um enfoque na ação situada dos agentes, humanos e não humanos, envolvidos em sua performação. Especificamente, a tecnologia e seus efeitos fomentam importantes questões para se estudar o papel dos artefatos e da materialidade inerente às rotinas; principalmente no contexto de imperativo do isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Nossa pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, natureza aplicada e realizar-se-á por meio de estudo de caso. A coleta de dados será balizada por protocolo sujeito a validação prévia por pares e ocorrerá por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental, observação e relato narrativo auto etnográfico. Como contribuições esperamos avançar no processo de teorização das rotinas dinâmicas ao propor argumento teórico-empírico que auxilie na compreensão sobre a agência dos artefatos e seu papel para a performatividade e o organizing em contextos de trabalho mediados pela tecnologia.
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LUANA DE OLIVEIRA ALVES
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Quem conta um conto aumenta um ponto: ciclo de vida do turismo de base comunitária e capital social
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Leader : CARLA REGINA PASA GOMEZ
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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CARLA REGINA PASA GOMEZ
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FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
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CAROLINA BELTRÃO DE MEDEIROS
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MAGNUS LUIS EMMENDOERFER
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PAULO THIAGO NUNES BEZERRA DE MELO
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Data: 28 févr. 2023
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O turismo de base comunitária (TBC) é um modelo alternativo ao turismo de massa que visa direcionar os benefícios para a comunidade onde o destino turístico se insere. Geralmente de pequena escala, o TBC é movido pelo desejo genuíno da comunidade de compartilhar sua história, tradições e costumes com os visitantes. Como qualquer produto, o TBC também passa por um ciclo de vida composto de seis fases, que sofrem influência de vários fatores, tais como as relações de união dentro da comunidade, confiança, parcerias, que podem ser agrupados e melhor compreendidos utilizando o conceito de capital social. A principal premissa subjacente ao capital social é que indivíduos ou grupos bem conectados são capazes de mobilizar outros recursos para buscar os resultados desejados, por outro lado, essas mesmas estruturas sociais podem ser fonte de restrição do comportamento individual, o que atrapalha o alcance dos objetivos comuns aos grupos. Por meio da teoria adaptativa, que combina procedimentos dedutivos e indutivos, utilizando neste caso entrevistas, análise de documentos e estudo de caso em uma sequência de vários ciclos que requer uma contínua procura e revisitação de teorias para dar sentido aos dados, este projeto de tese propõe um modelo que integre o capital social ao ciclo de vida do TBC, considerando os efeitos positivos e negativos do capital social ao longo do desenvolvimento das iniciativas turísticas.
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HENRIQUE SANTOS FERREIRA
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Um modelo microestrutural e intercambiável baseado em tecnologia da informação para a gestão dinâmica de pequenas organizações de base tecnológica baseadas em projetos: a emergência da ciborganização
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Leader : JAIRO SIMIAO DORNELAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JAIRO SIMIAO DORNELAS
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CARLO GABRIEL PORTO BELLINI
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FERNANDO ANTONIO AIRES LINS
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MÔNICA XIMENES CARNEIRO DA CUNHA
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ROMILSON MARQUES CABRAL
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Data: 28 mars 2023
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As pequenas e médias empresas (PMEs) são essenciais para o desenvolvimento econômico e representam importante parcela na geração de empregos. Entretanto, várias são as dificuldades em governar este tipo de organização, dentre elas os investimentos em Tecnologia da Informação (TI). A governança da TI, como parte da governança corporativa, tem como objetivo direcionar os investimentos nessa área possibilitando o seu retorno efetivo. Entretanto, os frameworks disponíveis na literatura foram desenvolvidos para o contexto de empresas de grande porte, gerando exista um vácuo teórico quando se trata de PMEs. A partir dessa constatação, o presente ensaio utiliza como lente teórica para o entendimento do fenômeno da governança da TI no contexto de PMEs a teoria da agência. Recorrendo, também, a teoria do contrato relacional, tratando dos contratos firmados entre principal e agente, e a teoria da contingência, tratando dos fatores contingentes que influenciam nas escolhas dos mecanismos de governança da TI, são utilizadas como visões complementares à visão da agência. Finalmente, a conclusão do ensaio exibe o framework ideado para o contexto de PMEs.
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LEONARDO MOHANDAS PANTOJA DE AQUINO
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A aprendizagem 4.0 como fator mediador do desenvolvimento de habilidades profissionais no contexto da quarta revolução industrial
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Leader : ANTONIO ROAZZI
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ANTONIO ROAZZI
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
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FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
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SILVIO LUIZ DE PAULA
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Data: 26 avr. 2023
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A sociedade vem se transformando consideravelmente na emergente expansão do fenômeno que vem sendo chamado de indústria 4.0 ou quarta revolução industrial. Trata-se de drásticas alterações nas formas de trabalho, produção, organização das indústrias e demais tipos de empreendimento que possuem relevante impacto na economia. Este fenômeno é fortemente influenciado pelo desenvolvimento de robôs que substituem mão de obra humana e softwares que utilizam big data e inteligência artificial em suas ações. Estas mudanças têm impactado fortemente a sociedade, principalmente quando se trata de emprego e força de trabalho. Trabalhadores com baixa qualificação tornam-se dispensáveis em termos de atividade econômica. Profissões são extintas, ressignificadas e outras surgem com velocidade alarmante. As profissões que surgem e as que resistem, em geral demandam habilidades e comportamentos do profissional que estejam alinhadas as demandas da indústria 4.0. Esta não se tratam de habilidades inéditas, mas de habilidades inerentes ao ser humano e não facilmente substituídas por máquinas que entram em evidência no contexto que se instaura. Diante deste cenário, a literatura acadêmica ressalta lacunas no que concerne à formação dos profissionais por meios de educação formal. É notório que os avanços tecnológicos e demandas do mercado de trabalho avançam de forma desproporcional aos avanços das práticas e conteúdo das instituições de ensino. Criando um crescente desalinhamento entre formação e demandas profissionais. Para dirimir este assincronismo, numerosos são esforços por parte das organizações públicas e privadas, por encontrar soluções para a questão da formação e desempenho profissional. Contudo, não há consenso a respeito dos conteúdos, formas de ensino e avaliação. No entanto, um provável construto será investigado neste estudo, denominado aprendizagem 4.0, que se conceitua como conjunto de valores, significados, hábitos e crenças que influenciam positivamente o indivíduo a manter-se de forma persistente em busca de aprendizado, tem potencial de contribuir para o desenvolvimento das habilidades do século XXI. Diante deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar por meio de métodos quantitativos e escalas psicométricas, a influência que a aprendizagem 4.0 exerce sob o indivíduo para desenvolver as competências da indústria 4.0 Espera-se que a demonstração de correlações entre estas variáveis, tenha potencial contributivo para estudos futuros envolvendo aprendizagem4.0, indústria 4.0 e na construção de práticas educacionais que desenvolvimento profissional.
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NEWTON CLAIZONI MORENO DE MELO
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Que farei com este trabalho? Um discurso (arendtiano) sobre trabalho e sentido
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Leader : DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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JANAYNNA DE MOURA FERRAZ
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MILKA ALVES CORREIA BARBOSA
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Data: 19 mai 2023
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O ensaio proposto neste projeto tem como objeto a noção de sentido do trabalho. Não pretende dizer qual é o sentido do trabalho, mas refletir sobre o que pode ser isso. Proponho uma reflexão a partir da fenomenologia da vita activa de Hannah Arendt, na qual ela demonstra como as três atividades humanas fundamentais – o labor, a obra e a ação – foram historicamente subsumidas a uma noção empobrecida de trabalho-labor, resultando no modo de vida conformado, inautêntico e irrefletido do homem moderno. Minha hipótese é a de que esse empobrecimento da noção de trabalho e suas consequências correspondem a uma noção também empobrecida de sentido do trabalho, onde o trabalho está reduzido ao labor – como já demonstrou Arendt – e o sentido está reduzido ao significado – como pretendo demonstrar adiante. A partir dessa hipótese pretendo refletir sobre como a recuperação das atividades da obra e da ação, juntamente com seus respectivos “espaços de sentido” [spaces of meaning], pode nos ajudar a compreender melhor a crise de sentido do trabalho experimentada desde a modernidade e também ampliar a noção de sentido do trabalho, permitindo que seja experimentado por cada pessoa como um projeto e uma memória próprios.
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MAYARA ANDRESA PIRES DA SILVA
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Envelhecimento e Gestão da Idade nas Organizações: um estudo de múltiplos casos no poder executivo do Estado de Pernambuco.
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Leader : DIOGO HENRIQUE HELAL
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ANELISE REBELATO MOZZATO
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DARCY MITIKO MORI HANASHIRO
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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KELY CESAR MARTINS DE PAIVA
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Data: 15 juin 2023
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O complexo e multifacetado fenômeno do envelhecimento da população e da força de trabalho têm impactado, significativamente, as condições de vida em sociedade e nas organizações por todo o mundo; representando um desafio para os formuladores de políticas públicas e para o mercado de trabalho, cujo futuro depende da permanência e manutenção da capacidade laborativa dos trabalhadores mais velhos. Logo, essa conjuntura requer das organizações a reavaliação de suas práticas de gestão e gestão das pessoas, de maneira a trazer benefícios para trabalhadores (e suas famílias), empregadores e sociedade. Pois, parte-se aqui do entendimento que estas práticas são concebidas a partir de bases em que os trabalhadores mais velhos estão, potencialmente, sujeitos à estereotipagem, ageismo e invisibilização. Isto porque, o contexto organizacional ecoa, em certa medida, as crenças, atitudes e comportamentos sociais em torno do envelhecimento presentes nas sociedades contemporâneas ocidentais centradas na juventude. Dessa forma, diante da necessidade de um olhar paralático sobre as implicações deste fenômeno para as dimensões do Estado, das organizações e do trabalhador, bem como do gerenciamento do envelhecimento e de questões relacionadas a ele; constitui objetivo da pesquisa aqui proposta: compreender, a partir do conceito de gestão da idade, na perspectiva dos trabalhadores e da gestão das organizações do poder executivo do Estado de Pernambuco, como a questão do envelhecimento da força de trabalho tem sido considerada nas políticas e práticas de gestão de pessoas destas organizações. Para tanto, propõe-se uma abordagem, não funcionalista, multidimensional e contextual para discutir a gestão da idade, por meio de uma pesquisa interpretativista de métodos mistos que e como estratégia de pesquisa um estudo de múltiplos casos. A coleta de dados prevê a utilização de fontes distintas: aplicação Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional (EACO) de França et al. (2017), realização de entrevistas semiestruturadas com gestores e trabalhadores envelhecidos e documentos. Por meio de um ciclo dedutivo-indutivo, após a coleta e análise dos dados quantitativos, prevê-se a coleta e análise dos dados qualitativos, cuja análise interpretativa do corpus se dará por meio da técnica de análise categorial temática de conteúdo. A potencial contribuição da pesquisa proposta está em lançar luz ao papel das organizações no enfrentamento dos dilemas, desafios e barreiras surgidos neste cenário, com destaque para o ageismo, por meio da discussão das práticas e políticas de gestão existentes e de uma abordagem de gestão da idade que possibilite uma efetiva transformação no mundo do trabalho.
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GABRIELA GOIS CAVALCANTI
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Habilidades hard e soft dos gestores nas decisões estratégicas sob a lente da visão baseada em recursos em uma empresa de economia mista de energia elétrica.
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Leader : JAIRO SIMIAO DORNELAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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MAURI LEODIR LOBLER
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ELIANA ANDREA SEVERO
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JAIRO SIMIAO DORNELAS
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JORGE DA SILVA CORREIA NETO
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RODRIGO BARONI DE CARVALHO
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Data: 30 août 2023
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Afficher le Résumé
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Desde a década de 60, vários autores têm abordado o tema da administração estratégica formalmente (CHILD, 1972; ANSOFF, 1973; MINTZBERG, 1978; MILES et al., 1978; QUINN, 1978; PORTER, 1991; PENROSE, 1995; CHANDLER, 1998; TEECE, 2017). Sua importância para as organizações tem sido apoiada e difundida (CLEGG, CARTER e KORNBERGER, 2004). Estratégia pode ser descrita como “a dinâmica da relação da firma com o ambiente para o qual ações necessárias devem ser tomadas para atingir seus objetivos e/ou para aumentar o desempenho utilizando de forma racional seus recursos” (RONDA-PUPO e GUERRAS-MARTIN, 2012, p.180). De acordo com Rumelt, Schendel e Teece (1995) a administração estratégica trata da direção das organizações e mais frequentemente dos negócios da firma. “A estratégia trata dos assuntos primários que preocupam os altos gestores ou qualquer um procurando razões para o sucesso o fracasso entre as organizações (RUMELT, SCHENDEL e TEECE, 1995, p. 9). O desempenho da firma, e particularmente as origens das diferenças de desempenho entre competidores próximos, é tido como a principal preocupação da estratégia (DURAND, GRANT e MADSEN, 2017).
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ODIBAR JOAO LAMPEAO
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e-e-participação na formulação de políticas públicas no cenário de Moçambique: uma proposta para ampliação da representatividade no governo eletrônico.
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Leader : JAIRO SIMIAO DORNELAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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JAIRO SIMIAO DORNELAS
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MARCILIO FERREIRA DE SOUZA JÚNIOR
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MARIE ANNE MACADAR MORON
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MARTIN JAYO
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Data: 31 août 2023
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Afficher le Résumé
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O projeto de tese que se apresenta procura, por via de um estudo de caso, com campo em Moçambique e, com base nas percepções e anseios dos atores envolvidos na sistemática de governação, traçar linhas de ajuste para que o e-gov possa espelhar um estágio de e-participação em um modelo mais inclusivo nos processos inerentes à formulação de políticas públicas, tal que incite mudanças e incremento da participação dos cidadãos, rumando a uma adequação do governo eletrônico em Moçambique. Ele surge num contexto em que as entidades do Estado vêm sentindo a necessidade de melhorar a interação com o cidadão no âmbito da definição, implementação e monitoria das políticas públicas, ao mesmo tempo em que propõem que haja maior participação da sociedade civil nesse mesmo âmbito explorando a forte influência da tecnologia da informação nos processos de governação, uma vez que estas constituem atualmente fundamental peca para processos de reformas administrativas. Foram escolhidas para apoiar o estudo de caso pretendido, as toeiras institucional, de poder e da estruturação das quais, de outros entendimentos, sobressai que o poder do governo é capaz de se abrir para a possibilidade democrática de participação electrônica, ao mesmo tempo que expecta que a
sociedade civil entenda que a TI oferece possibilidades que permitem reformular atributos de e- gov inclinados para e-participação e use também este seu poder para impelir tal aceitação.
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DIEGO FILLIPE DE SOUZA
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A autorreflexão no comportamento de professores do ensino superior na extensão universitária
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Leader : DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
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YAKARA VASCONCELOS PEREIRA
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Data: 31 août 2023
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A extensão universitária, uma das atividades finalísticas das Instituições de Ensino Superior, tem sido cada vez mais pautada no meio acadêmico. Uma das agendas de pesquisa vinculadas a esta temática está a atuação docente para cumprimento dessa finalidade. A execução de ações de extensão universitária por docentes de Ensino Superior foi nomeada nesse estudo como comportamento extensionista. Entre as demandas identificadas na literatura está a identificação dos antecedentes comportamentais dos docentes que possam prever, explicar ou modificar a intenção em realizar ações vinculadas a Extensão Universitária. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) apresentou um suporte teórico capaz de atender essa demanda, pois sua base está na identificação dos preditores comportamentais que predizem, explicam e podem modificar comportamentos através da análise da intenção comportamental. Apesar de alguns estudos comprovarem a eficácia da TCP, o autor da teoria sugeriu a possibilidade de acrescentar outras variáveis que poderiam potencializar os resultados, aumentando o seu poder preditivo. Assim como as variáveis utilizadas na TCP, a autorreflexão é uma dimensão vinculada à predição do comportamento humano. Entende-se por autorreflexão o ato praticado pelo indivíduo de refletir sobre si mesmo, considerando suas experiências, vivências e avaliando as razões para desempenhar determinados comportamentos. É possível observar que a autorreflexão dialoga diretamente com a TCP, podendo modificar a TPC aumentando assim o seu poder preditivo e gerando novos insights no processo comportamental. Nessa perspectiva, este projeto de doutorado objetiva compreender como a autorreflexão de professores do ensino superior atua sobre os antecedentes do comportamento extensionista à luz da Teoria do Comportamento Planejado. Para isso, será aplicado uma metodologia quantitativa a partir dos percursos metodológicos sugeridos por Icek Ajzen (autor da TCP) e da adaptação da Escala de Autorreflexão e Insight de Grant, Franklin e Langford adaptada para adultos brasileiros por DaSilveira, DeCastro e Gomes. Como técnica de análise de resultados será utilizada a Modelagem de Equações Estruturais (MEE). A MEE demonstrará como a autorreflexão está relacionada com as variáveis da TCP e consequentemente com a intenção e comportamento extensionista.
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ÉRIKA SABRINA FELIX AZEVEDO
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GESTÃO MEDIADA POR ALGORÍTMICO EM PLATAFORMAS DIGITAIS E TRABALHO DECENTE: um estudo sobre entregadores ciclistas.
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Leader : DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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DEBORA COUTINHO PASCHOAL DOURADO
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DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
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DIOGO HENRIQUE HELAL
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ELISABETH CAVALCANTE DOS SANTOS
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FERNANDA RODA DE SOUZA ARAUJO
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Data: 6 déc. 2023
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O crescimento das plataformas digitais e as relações de trabalho que vêm surgindo nessa nova modalidade de trabalho é o tema central desta pesquisa. Esse fenômeno revela um problema mundial, não se limitando apenas ao Brasil, pois trata de uma questão universal, o trabalho mediado por algoritmos. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar como a gestão mediada por algoritmos nas plataformas digitais afeta o trabalho decente de entregadores ciclistas na cidade de Recife, Pernambuco. Para essa proposta de investigação, a gestão mediada por algoritmos apresenta-se como elemento de monitoramento do trabalhador, baseada no fenômeno social denominado de plataformização do trabalho. A temática será abordada sob uma perspectiva interdisciplinar, através de entrevista etnográfica, com inspiração em observação não participante, a partir das diretrizes propostas por Spradley (Spradley, 1979; McCurdy et al, 1972).
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GESSIKA MARIA GAMA CAMBRAINHA
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A Governança da Água como um caminho para a sustentabilidade
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Leader : CARLA REGINA PASA GOMEZ
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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CARLA REGINA PASA GOMEZ
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CAROLINA BELTRÃO DE MEDEIROS
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FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
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JOSÉ ROBERTO PEREIRA
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LUCAS SANTOS CERQUEIRA
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Data: 21 déc. 2023
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A água é um elemento essencial à vida, e, portanto, precisa estar disponível em qualidade e quantidades adequadas para todos. Entretanto, o uso exacerbado desse recurso pode comprometer a recuperação natural e causar o seu esgotamento. Uma forma para gerenciar os recursos de uso comum, assim como a água, de um modo que atenda as necessidades atuais e futuras, é a governança formada por grupos autogeridos, tal como teorizada por Elinor Ostrom. Para análise mais profunda dos elementos que compõem a governança da água, sob a perspectiva da governança dos recursos comuns, é preciso compreender que há elementos responsáveis pelas ações levando a falta de coordenação e desigualdade percebida na gestão da água, podendo prejudicar o alcance da sustentabilidade. Nesse sentido, o realismo crítico é uma abordagem que permite acessar os mecanismos geradores, tendências e poderes, que compõem uma estrutura que disparam as ações e provocam os eventos do mundo. Dessa forma, esse projeto se ancora na possibilidade de que uma visão realista crítica sobre os elementos da governança de Ostrom podem esclarecer questões encobertas e permitir entender como se configura a governança da água para a sustentabilidade. Para isso, será adotado um percurso metodológico que segue o processo de construção teórica da Teoria Adaptativa, através de um movimento entre ciclos que alterna o foco na teoria ou nos dados, unindo a teoria com a pesquisa empírica para explicar como configurações particulares de atividade e estrutura se combinam para produzir resultados específicos.
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