Disertación/Tesis

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE

2022
Disertaciones
1
  • CLAUDIA NOBREGA MOREIRA REIS
  • Estratégias para implantação ou melhoria da gestão de níveis de serviço de TI em instituições federais de ensino superior

  • Líder : ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
  • CARINA FROTA ALVES
  • SHEILA DOS SANTOS REINEHR
  • Data: 31-mar-2022


  • Resumen Espectáculo
  • As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras vêm experimentando ao longo dos anos uma contínua expansão, com a ampliação da oferta de cursos e vagas distribuídos nos diversos Campi do país, o que se reflete em uma maior demanda por recursos e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC). À medida que cada vez mais investimentos na área são necessários, é requerido que as instituições adotem medidas para melhor gerenciar a qualidade de seus serviços, ao mesmo tempo em que os orçamentos públicos exigem um maior controle para a eficiência dos custos operacionais na prestação desses serviços. Através de uma boa condução do processo de gerenciamento de níveis de serviço (SLM) de TIC, é possível lidar com este desafio, uma vez que deverá ser definido o nível de prestação de serviço mais adequado para sustentar as operações da organização, alinhando os objetivos estratégicos de negócio à sua capacidade operacional. Entretanto, em levantamento de dados procedentes do TCU e em pesquisa de campo realizada neste trabalho foram evidenciadas várias deficiências quanto à implementação e condução do processo de SLM nas IFES, cujo nível de capacidade revelou-se crítico. O SLM é extremamente importante para promover a melhoria contínua da qualidade dos serviços (QoS) e o alinhamento estratégico entre as áreas de TIC e negócios, o que contribui para a satisfação dos usuários de serviços. Neste sentido, este trabalho propõe um conjunto de estratégias baseadas em boas práticas, métodos, técnicas, ferramentas, enfim, recomendações para apoiar a tarefa de implantar e gerenciar os níveis de serviço de TIC, de forma a contribuir para o uso eficiente dos recursos direcionados à área e para a melhoria da prestação de serviços nas IFES. Para isso, os dados obtidos em um mapeamento sistemático da literatura (MSL), sobre as práticas comumente aplicadas ao processo de SLM, foram cruzados com os resultados das IFES em dois levantamentos do TCU envolvendo o tema (2016 e 2018) e com uma pesquisa de campo realizada entre profissionais de TIC para conhecer a situação atual do processo nas 110 IFES brasileiras. O resultado deste encadeamento de informações serviu de base para a construção de um amplo conjunto de estratégias, que foi implementado sob a forma de tutoriais na base de conhecimento de uma Central de Serviços de TIC de uma IFES. O conjunto foi avaliado em um grupo focal com uma equipe de servidores atuantes na gestão de serviços, no qual foi discutida e validada a utilidade da proposta e os participantes avaliaram cada uma das estratégias individualmente, por meio de um formulário, confirmando as contribuições de sua aplicação para a implementação ou melhoria do processo de SLM na IFES.

2
  • JOBSON TENORIO DO NASCIMENTO
  • Promovendo a Autorregulação e a Autoeficácia de Estudantes de Computação na Abordagem PBL: A
    Proposta da Ferramenta PBL StudentBoard para o Monitoramento do Progresso da Aprendizagem.

  • Líder : SIMONE CRISTIANE DOS SANTOS LIMA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ELAINE HARADA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
  • SIMONE CRISTIANE DOS SANTOS LIMA
  • VINICIUS CARDOSO GARCIA
  • Data: 11-may-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Em pleno curso no mundo todo, a revolução digital é um fenômeno sem volta que afeta
    a todos. Atualmente, vivenciamos um cenário preocupante de falta de profissionais da área de
    Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) capacitados para atender a demanda de um
    mercado cada vez mais exigente. Para atender esse mercado, o modelo tradicional de
    educação tem se mostrado ineficaz para promover, de forma significativa, habilidades que vão
    além das adquiridas com conhecimento apenas técnico, tais como criatividade,
    empreendedorismo, competências socioemocionais, entre outras. Parte importante de uma
    solução para este problema é a adoção de abordagens de ensino inovadoras que façam dos
    estudantes protagonistas de seu processo de aprendizagem.
    No ensino de computação, a aprendizagem baseada em problemas (do inglês, PBL ou
    Problem-Based Learning ) tem se destacado pelo seu equilíbrio entre o conteúdo e a prática, a
    academia e o mercado profissional, trazendo clientes e problemas reais para fornecer um
    ambiente de aprendizagem que proporciona aos alunos um envolvimento e uma consciência
    real sobre os problemas que terão de enfrentar na profissão, desenvolvendo competências
    (conhecimentos, habilidades e atitudes) relevantes para o mercado profissional e para o
    convívio em sociedade. Dentre várias características dessa abordagem, este estudo tem como
    foco a intencionalidade necessária por parte do aluno no PBL, trazendo responsabilidades pelo
    seu aprendizado por meio de reflexão e planejamento sobre o que, como e por que aprender.
    Nesse contexto, ainda existem muitos desafios a serem superados, dentre eles a dificuldade
    de estimular a regulação e a autorregulação dos estudantes, o que levou a questão central de
    pesquisa: Como aperfeiçoar o processo de avaliação em PBL aplicado a cursos de
    computação, sob as perspectivas da autorregulação e da autoeficácia dos estudantes,
    provendo uma solução de automonitoramento do progresso da aprendizagem que seja
    útil e fácil de usar?
    Assim, a partir da Design Science Research (DSR), esta pesquisa propõe uma solução,
    chamada de PBL StudentBoard. Voltada principalmente para o estudante, essa solução é
    baseada em um modelo de avaliação autêntica, que lhe permite monitorar o progresso da sua
    aprendizagem por meio de uma interface concebida para dispositivos móveis e integrada ao
    seu cotidiano. O monitoramento e automonitoramento levam a uma maior autoeficácia,
    persistência e sucesso, pois sem monitoramento os alunos ficam em um estado de incerteza
    sobre o quão bem estão aprendendo, impactando diretamente na efetividade da abordagem
    PBL.
    Como resultados dessa pesquisa, foi concebido um protótipo funcional da interface do
    PBL StudentBoard, que pela avaliação de alunos e especialistas em PBL, atende às
    expectativas, facilitando que os estudantes recebam feedbacks e monitorem seu aprendizado.

3
  • CLAYTON RICARDO FRANCESCHETTO
  • Um guia de boas práticas para o gerenciamento de configurações dos ativos de redes dos institutos federais de educação

  • Líder : ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • RODRIGO QUITES REIS
  • ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
  • VINICIUS CARDOSO GARCIA
  • Data: 15-jun-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Os Institutos federais de educação se caracterizam por ofertar educação gratuita e de qualidade nos níveis acadêmicos, que vão do ensino médio até a pós-graduação stricto sensu. Para que sejam capazes de atingir os objetivos institucionais, os departamentos de tecnologia da informação são parceiros estratégicos no alcance dessas demandas, pois é de sua responsabilidade a prospecção e provimento de recursos tecnológicos, entregues através da infraestrutura e redes disponibilizadas, alinhadas às necessidades organizacionais. No contexto em que tais instituições se distinguem pelo formato multicampi e, cada unidade que o compõem, possui autonomia para gerenciar da melhor forma os ativos de rede sob sua responsabilidade, garantir a integração entre os variados dispositivos de rede é uma tarefa árdua. Em ambientes de redes, a configuração de um novo equipamento pode impactar no funcionamento de outro. Muito tempo é demandado na identificação e resolução dos problemas dessa natureza, com alto grau de dependência humana na resolução de conflitos, a um custo operacional muito alto. Esta pesquisa se propôs a identificar as características do gerenciamento de configurações dos ativos de redes nos institutos federais de ensino. Para tanto, buscou estudos que abordaram o gerenciamento de configurações na literatura, fazendo uso de técnicas como a Revisão Sistemática da Literatura (RSL), Snowballing e literatura cinza. A partir dos dados obtidos, um guia foi desenvolvido e submetido para avaliação de um grupo focal. O mesmo pretende servir como referência para que os servidores atuantes na área de infraestrutura e redes sejam capazes de identificar os problemas que os acometem, e as potenciais soluções para saná-los.

4
  • MARCOS ROGÉRIO DE OLIVEIRA AZEVEDO
  • Processos e Melhores Práticas de Gestão do Conhecimento para planejamento estratégico de SI/TI

  • Líder : JOSE GILSON DE ALMEIDA TEIXEIRA FILHO
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • HERMANO PERRELLI DE MOURA
  • IVALDIR HONORIO DE FARIAS JUNIOR
  • JOSE GILSON DE ALMEIDA TEIXEIRA FILHO
  • Data: 19-jul-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Neste estudo, propõe-se pesquisar as práticas de gestão do conhecimento utilizando o banco   de melhores práticas do Modelo de Maturidade para o planejamento estratégico, MMPE-SI/TI, proposto pela tese do doutor (TEIXEIRA FILHO, 2010). Nos Institutos Federais de Educação, com os profissionais e gestores da área de tecnologia da informação. Utilizou-se um questionário estruturado, conforme as melhores práticas de GC proposta pelo modelo de maturidade, foi aplicado neste grupo, com os dados coletados, aplicou-se a técnica de equações estruturais para verificar as práticas de gerenciamento do conhecimento nas diretoria e coordenações de TI nos IFEs. Com os resultados é possível identificar a atual situação dos IFE quanto ao uso destas práticas de gerenciamento do conhecimento nas diretorias e coordenações de tecnologia da informação.

5
  • WELINGTON MOTHÉ DE OLIVEIRA
  • Proposta de uma Metodologia de Desenvolvimento Distribuído de Software para Instituições Federais de Educação

  • Líder : ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
  • RAFAEL PRIKLADNICKI
  • VINICIUS CARDOSO GARCIA
  • Data: 20-jul-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Com a crescente utilização de sistemas computacionais a demanda por desenvolvimento e manutenção de software tem se tornado cada vez maior, sobrecarregando assim pequenas equipes centralizadas. O desenvolvimento de software tem evoluído de acordo com surgimento de novas tecnologias e a exigência do mercado cada vez mais globalizado, forçando muitas empresas a distribuir suas equipes de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar sua produtividade. Atualmente é possível listar muitos casos em que grandes empresas multinacionais deixaram de ter uma equipe centralizada para usufruir dos benefícios de múltiplas equipes trabalhando em países com fuso horários distintos e produzindo software de maneira ininterrupta. Porém apesar de muitos benefícios o modelo de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS) também traz um grau de complexidade muito maior, podendo levar a elevado custo ou a perda de produtividade se mal implantado. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de uma proposta de metodologia de DDS para um melhor desempenho de projetos no cenário dos Institutos Federais (IFs). A proposta foi fundamentada nos resultados de uma revisão sistemática da literatura, uma pesquisa ad-hoc da literatura e estudo de campo qualitativo e quantitativo baseado em dois formulários (Survey) executados em conjunto com reuniões virtuais. Neste sentido, a principal contribuição desta pesquisa é uma melhor taxa de sucesso dos projetos de desenvolvimento distribuído de software dos Institutos Federais.

6
  • JOSE JHONNATAS AIRES DA SILVA ALENCAR
  • MASP HEROES:Uma abordagem baseada em serious games para o ensino do método de análise e solução de problemas - MASP

  • Líder : ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • ADRIANO BESSA ALBUQUERQUE
  • ALEXANDRE MARCOS LINS DE VASCONCELOS
  • GEBER LISBOA RAMALHO
  • Data: 28-jul-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Instituições públicas e privadas devem preocupar-se com a qualidade de serviço ofertado ao seu público alvo. Para tanto, é necessário que invistam em métodos e técnicas para manter seus processos livres de problemas possíveis, proporcionando a entrega de serviços com qualidade. Porém, relatórios de fiscalização do Tribunal de Contas da União- TCU relatam que há pouca adesão do processo de gerenciamento de problemas nas Instituições Federais de Ensino Superior– IFES impactando assim negativamente, em diversos setores dessas Instituições. É o caso, por exemplo, de equipes de suporte de TI, de como lidar com os problemas, surgindo a necessidade de tratá-los de forma sistemática e eficiente. Segundo diversos autores, o Método de Análise e Solução de ProblemasMASPéamplamente utilizado no combate de problemas, evitando seu reaparecimento. No entanto, sabe-se que a aprendizagem de um método como o MASP pode não ser trivial. Além disso, o conteúdo pode não ser considerado interessante por algumas pessoas. Diante do exposto, este trabalho apresenta uma abordagem fundamentada em serious games, com o desenvolvimento de um jogo digital chamado de “MASP Heroes” no estilo RPG (Role Playing Game) baseado no MASP, para que seja utilizado na capacitação e treinamento de equipes de suporte de TI das IFES, e avaliar se o mesmo contribui para a aprendizagem e motivação da aplicabilidade do MASP em problemas reais enfrentados por essas equipes. Neste contexto, foram realizadas pesquisas na literatura, tanto para adaptação do conteúdo a ser explorado no jogo quanto sobre os recursos e técnicas para o seu desenvolvimento. Atualmente, o jogo encontra-se finalizado, testado e avaliado por meio de um experimento controlado com a participação de técnicos de TI de duas IFES no qual foram aplicados questionários para coletada de dados referentes à aprendizagem, motivação de aplicação do MASPemproblemas reais e qualidade do MASP Heroes. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância dos serious games como ferramenta de aprendizagem, sendo que o grupo experimental, que teve como forma de tratamento o MASP Heroes, obteve melhor nível de aprendizagem que o grupo controle. Em relação à motivação para aplicação do MASP em problemas reais, o resultado deste estudo indica que apesar do MASPHeroes gerar um certo nível de motivação nos participantes, ao se analisar de forma estatística, a diferença entre os grupos não se mostrou significante, não sendo possível afirmar que o serious game pode, na maioria das vezes, influenciar de forma positiva o nível de motivação. Em relação a sua qualidade, segundo a escala do modelo de avaliação MEEGA+, o jogo obteve a classificação de “bom nível de qualidade”. Finalmente, com este estudo foi possível afirmar que o MASP Heroes pode ser utilizado como meio para ensinar e mostrar a importância de um método como o MASP e em algumas vezes motivar as equipes de técnicos de TI a utilizá-lo em problemas reais nas IFES.

7
  • RAFAELA HELENA SANTOS
  • MAnGvecraft: uma abordagem gamificada para o aprendizado de governança ágil

  • Líder : HERMANO PERRELLI DE MOURA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • HERMANO PERRELLI DE MOURA
  • IVALDIR HONORIO DE FARIAS JUNIOR
  • JOSE GILSON DE ALMEIDA TEIXEIRA FILHO
  • Data: 29-jul-2022


  • Resumen Espectáculo
  • A área de TIC de instituições públicas e privadas possuem grandes desafios: Entregar valor para o negócio através de serviços de TIC de qualidade. Essa área precisa ser um agente provocador de mudanças, de melhoria contínua, inovação e agilidade, não só para TIC como para toda a organização. Diante desse cenário, a Governança em TIC, vem ao encontro quando se trata de estrutura organizacional e processos que promovam valor ao negócio. Considerando a baixa aderência aos elementos e processos tradicionais de Governança de TIC, como por exemplo (COBIT, ITIL) bem como pela falha na comunicação e o desengajamento na área de TIC, as organizações sentiram uma necessidade de se adaptar às novas exigências do mercado que exige cada vez mais uma alta capacidade de resposta às mudanças. Ao encontro dessas necessidades as metodologias ágeis vêm trazendo respostas, sendo assim surge a necessidade de se aderir a Governança Ágil em TIC, que de acordo com Luna (2009), sugere a aplicação dos princípios e valores das Metodologias Ágeis aos Processos de Governança em TIC convencionais. Seguindo esta linha, foi criado por Luna (2009) um framework ágil de referência para este conceito, denominado MAnGve – Modelo Ágil no Apoio à Governança em TIC. Porém, sabe-se que a aprendizagem de um método de Governança Ágil pode não ser trivial. Além disso, o conteúdo pode não ser considerado interessante por algumas pessoas. Motivação e engajamento são geralmente considerados pré-requisitos para a realização de uma tarefa ou incentivo de um comportamento específico. No processo de aprendizado, as razões para desistências ou baixo desempenho incluem tédio ou falta de engajamento. Diante disso, este trabalho apresenta uma abordagem fundamentada em gamificação, com implementação de um jogo na plataforma classcraft no estilo RPG (Role Playing Game) baseado no MAnGve, para que seja utilizada na capacitação e treinamento de equipes. A aplicação de uma abordagem gamificada que promova o engajamento da equipe pode acarretar no desenvolvimento de novas habilidades e competências, sugerir atitudes, impulsionar o trabalho em equipe e aumentar o senso de colaboração e produtividade. Como produto dessa abordagem foi gerado o MAnGvecraft, uma abordagem gamificada para o aprendizado de governança ágil. Para avaliar a proposta apresentada foi realizado um grupo focal onde foi avaliado se a abordagem gamificada pode promover o engajamento e facilitar o aprendizado de um framework de Governança Ágil e motivar a sua aplicabilidade em situações reais.

8
  • RENNAN FRANCISCO MESSIAS DE LIMA
  • Implementação de Pipeline de Engenharia de Integração e Entrega Contínua no IFAC

  • Líder : VINICIUS CARDOSO GARCIA
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • LEANDRO MARQUES DO NASCIMENTO
  • LINCOLN SOUZA ROCHA
  • VINICIUS CARDOSO GARCIA
  • Data: 29-jul-2022


  • Resumen Espectáculo
  • Contexto: Nas instituições públicas federais de educação, a cada ano a população estudantil cresce, juntamente com o número de funcionários, gerando a necessidade de novos recursos tecnológicos, por exemplo, sistemas de informação mais eficientes e com maior qualidade. Devido as equipes de desenvolvimento serem pequenas, com pouca maturidade em processos, ocorrem atrasos para o atendimento às demandas, além do processo de build e entrega do produto de software ser custoso e não repetível, ocasionado pelo excesso de erros, demora para fazer a entrega e a implantação, acarretando em correções frequentes, fazendo com que a entrega demore horas ou dias sem garantia da qualidade do produto, pois um alto número de erros que são reportados tardiamente, gerando atrasos e consequentemente a perca dos prazos.

    Objetivo: Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a adoção da integração e entrega contínua quanto ao ciclo de entrega do desenvolvimento de software no Instituto Federal do Acre (IFAC), de forma a verificar o impacto dessa adoção no processo de entrega e qualidade do produto.

    Metodologia: Para a realização desse estudo, foi executada uma revisão sistemática da literatura (RSL) que analisou 54 estudos publicados entre 2016 e 2019, para coletar evidências sobre desafios enfrentados, melhores práticas e ferramentas utilizadas na adoção e uso de integração e entrega contínua. Durante a revisão sistemática, foram encontrados 32 desafios, 20 melhores práticas e 63 ferramentas. A partir das evidências coletadas, foi construída uma proposta de abordagem baseada em evidências para o processo de adoção e gestão de riscos de um pipeline de integração e entrega contínua, através da relação e combinação de desafios e soluções (melhores práticas e ferramentas). Como validação da abordagem, ela foi aplicada em um projeto piloto do IFAC, sendo avaliada quanto a viabilidade, através do GQM, após a adoção, utilizando o método de comparação do projeto irmão.

    Resultados e Conclusões: As principais contribuições deste trabalho foram: (1) a criação de um corpo de conhecimento, a partir das evidências coletadas como resultado da revisão sistemática, que funciona como um framework para compor o pipeline concreto e efetivo a ser implementado; (2) um processo de adoção de pipeline; e (3) uma abordagem para o gerenciamento de risco utilizando o corpo de conhecimento. Por fim, este trabalho também contribui apresentando estratégias mínimas para adotar o pipeline de integração e entrega contínua, através do relato de experiência da adoção e uso dessas práticas em um projeto piloto do IFAC.

9
  • MARCIO PEREIRA GONÇALVES
  • ANÁLISE DA MATURIDADE EMPLANEJAMENTOESTRATÉGICODESI/TI EM INSTITUTOS FEDERIAS DE ENSINO COM BASE NOMMPE-SI/TI (GOV)

  • Líder : JOSE GILSON DE ALMEIDA TEIXEIRA FILHO
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • HERMANO PERRELLI DE MOURA
  • JOSE GILSON DE ALMEIDA TEIXEIRA FILHO
  • JULIO CESAR FERRO DE GUIMARAES
  • Data: 11-oct-2022


  • Resumen Espectáculo
  • OPlanejamento estratégico de Tecnologia da Informação é um importante instrumento de gestão que as organizações possuem para definir como a Tecnologia da Informação vai auxiliar no atingimento dos objetivos do negócio e, consequentemente, obter vantagem competitiva. O presente estudo tem por objetivo investigar qual a situação das organizações públicas brasileiras pertencentes a Administração Pública Federal, mais precisamente, os Institutos Federais de Ensino em relação à maturidade em Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação/Tecnologia da Informação e, para tal, foi utilizado o método de avaliação proposto no Modelo de Maturidade em Planejamento Estratégico de SI/TI- MMPESI/TI (Gov). Sob tal perspectiva, utilizou-se de procedimentos metodológicos como a revisão bibliográfica, análise documental e o levantamento, do qual participaram 11 instituições, e, além disso, este estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa-quantativa. A situação encontrada é bastante critica, uma vez que a maior parte dos participantes, cerca de 75% sequer obtiveram o nível mais básico de maturidade definido no modelo que é o “Inicial / ad hoc”. A partir deste resultado, conclui-se que é fundamental que as instituições aqui analisadas escolham um modelo de gestão de tecnologia da informação, apliquem-no, e realizem o permanente acompanhamento do que foi planejado. A fim de obter melhores resultados quanto ao uso dos recursos de tecnologia da informação para atingir seus objetivos de negócio.

2021
Disertaciones
1
  • AILTON JOSÉ RODRIGUES
  • V-LIBRASIL: Uma base de dados com sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras)

  • Líder : CLEBER ZANCHETTIN
  • MIEMBROS DE LA BANCA :
  • CLEBER ZANCHETTIN
  • LEANDRO MACIEL ALMEIDA
  • MARIANGELA ESTELITA BARROS
  • Data: 02-ago-2021


  • Resumen Espectáculo
  • A língua de sinais é uma habilidade de comunicação visual que permite que indivíduos com diferentes tipos de deficiência auditiva e surdez se comuniquem. É a língua e o símbolo de identificação usada, no dia a dia, pelas pessoas com este tipo de deficiência. A grande maioria das pessoas com essa deficiência não têm contato com a língua oficial falada e escrita, e com isso enfrentam severas barreiras de comunicação, tendo enormes dificuldades de acesso a informações básicas e a serviços públicos. Língua Brasileira de Sinais (Libras), é a língua oficial de sinais do Brasil sendo usada por milhões de brasileiros surdos e também ouvintes. É sabido que, apesar dos esforços de inclusão social e laboral, ainda é pequeno o número de ouvintes habilitados a se comunicar por meio de Libras. Essa barreira invisível interfere na comunicação entre esses dois grupos e não promove autonomia do cidadão surdo nas atividades rotineiras de trabalho e de cidadania. Nesse sentido, a Inteligência Artificial (IA) tem sido usada como uma ferramenta para facilitar esta comunicação e promover a inclusão sócio-digital de surdos, oferecendo modelos baseados em aprendizagem de máquina que podem reconhecer e traduzir sinais de uma língua para a outra. Apesar do sucesso dos modelos de aprendizagem de máquina em diferentes tarefas, seu desempenho em reconhecimento de sinais ainda é limitado pela dificuldade de obtenção de dados para treinamento; já que existem poucas e limitadas bases de dados disponíveis nas línguas de sinais e menor ainda é a quantidade de sinais e dados rotulados em Libras. Este trabalho propõe a criação de uma base de dados rotulada de vídeos com intérpretes nativos e tradutores profissionais sinalizando palavras e expressões em Libras. Para a construção desta base foi criada uma metodologia baseada em estudos relacionados, no suporte da equipe de sinalizadores e nas bases existentes na literatura. Outro ponto considerado foi utilizar sinais que permitam fazer uma correlação com uma das principais bases de dados de sinais utilizada na literatura, a base de Sinais Americana (em inglês, American Sign Language Video Dataset - ASLVD), de forma a viabilizar uma associação entre os sinais em Libras e os sinais em ASL a fim de fomentar o desenvolvimento de sistemas de reconhecimento e tradução entre as duas línguas de sinais. O dataset V-LIBRASIL é constituído de um corpus paralelo Português-Libras. A partição em Português é formada por 1364 termos extraídos e traduzidos da parte em Inglês do corpus paralelo English – ASL da base ASLLVD. Esses termos foram sinalizados na Língua Brasileira de Sinais por 3 articuladores especialistas totalizando 4.066 sinais que integram a partição Libras da base V-LIBRASIL. Ademais, para oferecer uma cobertura a diferentes planos de fundo, os articuladores foram filmados em um ambiente chroma key, o qual permite adicionar diferentes cenários de fundo após a gravação dos sinais, possibilitando o treinamento de modelos computacionais mais robustos a ruídos e condições adversas. A base de dados está disponibilizada em um portal estruturado V-LIBRASIL Vídeo Dataset (https://libras.cin.ufpe.br/), o qual permite a pesquisa por sinais e também o download dos dados para fomentar o desenvolvimento de novos modelos e sistemas na área de reconhecimento de língua de sinais.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08