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Dissertations |
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RODRIGO LIRA DA SILVA
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Passado rememorado e futuro imaginado: um estudo sobre trajetórias de vidas juvenis a partir das veredas sígnicas do diagnóstico psiquiátrico
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Advisor : MARIA DA CONCEICAO DINIZ PEREIRA DE LYRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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MIRELLA DE LUCENA MOTA
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TATIANA ALVES DE MELO VALÉRIO
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WEDNA CRISTINA MARINHO GALINDO
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Data: Jan 30, 2023
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Show Abstract
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Este projeto tem como objetivo geral investigar, através de uma dinâmica rememorativa-imaginativa, como jovens constroem suas trajetórias de vidas por meio dos significados que produzem sobre seus diagnósticos psiquiátricos. Nesse sentido, ancoramos o trabalho numa perspectiva idiográfica, por meio de entrevistas longitudinais semiestruturadas com jovens usuárias de um serviço de saúde mental, na medida em que focamos na centralidade do sujeito, nos seus processos de significação, rememoração e imaginação, a partir das instâncias sígnicas que se originam do diagnóstico psiquiátrico. Fundamentamos também que a construção de trajetórias de vidas ocorre por meio de uma dinâmica rememorativa-imaginativa, daquilo que é vivido e não vivido pela jovem. Diante disso, temos a compreensão de um jovem sujeito dialógico-semiótico que, para se construir, necessita de um outro situado em um contexto sócio-histórico
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MARLY CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE
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COMPARAÇÕES ENTRE CRIANÇAS SURDAS ORALIZADAS E USUÁRIAS DA LIBRAS QUANTO ÀS ATIVIDADES MATEMÁTICAS REALIZADAS NO CONTEXTO FAMILIAR
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Advisor : ALINA GALVAO SPINILLO
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARIA SORAIA SILVA CRUZ
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NEILA TONIN AGRANIONIH
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VERA LUCIA MERLINI
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Data: Feb 13, 2023
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Show Abstract
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Pesquisas com crianças ouvintes apontam para a existência de diversas atividades matemáticas desenvolvidas no ambiente familiar. Essas pesquisas, de modo geral, mostram que tais atividades desempenham papel importante no conhecimento matemático dessas crianças. Entretanto, são raras as investigações dessa natureza com crianças surdas, o que resulta em informações limitadas acerca das atividades matemáticas que elas realizam no ambiente familiar. Compreender a natureza dessas atividades é relevante porque é possível que uma das razões da defasagem observada em relação ao conhecimento matemático de crianças surdas, quando comparadas a crianças ouvintes, decorra da forma como o conhecimento matemático informal é adquirido no ambiente familiar dessas crianças. Importante mencionar que no ambiente familiar as crianças surdas se comunicam por meio da linguagem oral e da língua sinalizada. Desse modo, há crianças surdas oralizadas e crianças surdas usuárias da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Assim, surge como relevante examinar se as atividades matemáticas realizadas em casa por crianças surdas variariam em função do sistema de comunicação por elas adotado nas interações com seus familiares. Este é o objetivo da presente pesquisa que se caracteriza como estudo de casos múltiplos que envolvem 10 crianças surdas oralizadas e 10 crianças surdas usuárias da Libras com idades entre 6 e 12 anos, alunas do ensino fundamental. Devido à pandemia da COVID-19, os dados acerca das atividades matemáticas realizadas por essas crianças em casa serão obtidos por meio de entrevistas feitas com seus pais ou responsáveis, por meio remoto (vídeo chamadas). Os entrevistados serão recrutados por meio da técnica denominada Bola de Neve. Inicialmente será realizada uma entrevista com o objetivo de obter informações sobre a criança. Em seguida, os entrevistados serão solicitados a realizarem uma ou duas observações de seus filhos e preencherem uma ficha descrevendo as atividades matemáticas que a criança realizou durante as observações feitas por eles. Por último, será feita uma entrevista acerca das observações realizadas com o objetivo de esclarecer e complementar as fichas de observação preenchidas pelos entrevistados. As atividades matemáticas documentadas pelos entrevistados serão analisadas quanto à sua natureza (lúdica, culinária, dinheiro etc.) e quanto ao conhecimento matemático nelas envolvidos (medidas, aritmética, fração etc.).
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ADIJANE RAMOS DE OLIVEIRA
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O PAPEL DO INTERLOCUTOR NA REVISÃO DE TEXTOS ESCRITOS POR CRIANÇAS
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Advisor : ALINA GALVAO SPINILLO
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COMMITTEE MEMBERS :
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CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
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DENISE DIAS ALMEIDA
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SANDRA REGINA KIRCHNER GUIMARAES
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Data: Feb 14, 2023
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Show Abstract
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O presente estudo versará sobre a revisão textual infantil. Pesquisas anteriores analisaram vários aspectos sobre o tema, porém parece haver poucos estudos sobre o interlocutor como destinatário do texto, foco da presente investigação. O principal objetivo será investigar o papel do interlocutor nesse contexto, examinando se as alterações realizadas na revisão, durante a edição, variariam em função do destinatário para quem o texto é endereçado, além de examinar se as ações de revisão (inserção, retirada, substituição e deslocamento) e a natureza das alterações (de forma e de conteúdo) realizadas, variariam em função do destinatário. Será que as crianças, escritoras iniciantes, levariam em consideração o destinatário ao revisarem suas produções? Supondo que sim, quais alterações fariam? Os participantes serão sessenta crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I, com idades entre nove e dez anos, alunas de escolas particulares de classe média em Recife. Para alcançar os objetivos, os participantes serão divididos em três grupos onde serão instruídos a fazer a revisão considerando diferentes destinatários. O grupo um será o grupo controle, receberá instruções apenas para melhorar seu texto; o grupo dois receberá a informação de que o destinatário será uma professora de uma escola diferente da sua; o grupo três receberá a informação de que o destinatário será uma criança que estuda em uma escola diferente da sua. Os dados serão analisados através da comparação das ações e alterações realizadas pelos três grupos, considerando-se tanto o tipo de ações e alterações, quanto sua frequência.
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ALICE DOS SANTOS VASCONCELOS
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“A Covid tá bem, a gente é que não tá”: Intensivistas da linha de frente em um hospital de referência para Covid-19 na cidade do Recife revisitando o passado e antecipando o futuro
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Advisor : ANA KARINA MOUTINHO LIMA
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COMMITTEE MEMBERS :
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CAMILA COSTA TORRES
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EUDA KALIANI GOMES TEIXEIRA ROCHA
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JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
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Data: Mar 3, 2023
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Show Abstract
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A pandemia da Covid-19 atingiu os serviços de saúde brasileiros, ocasionando a uma sobrecarga no sistema de saúde que levou a altos índices de sofrimento psíquico de seus trabalhadores. A vivência destes profissionais da incerteza acerca do porvir vem sendo destacada na literatura. Este horizonte impreciso é justamente o que convoca a pensar sobre como o futuro se apresentará e como nos situaremos nele; as complexidades e incertezas da vida levam ao imaginar, para explorar possibilidades e alternativas como forma de preparação para eventos no mundo real. Pela imaginação, o sujeito se projeta para além do aqui-e-agora, como ao imaginar a vida antes e após uma catástrofe, por exemplo. Assim, lançamos a seguinte questão: como profissionais de saúde, intensivistas da linha de frente em um hospital de referência para Covid-19, imaginam seu futuro profissional? A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar como os intensivistas expandem sua experiência e antecipam o seu futuro profissional. O estudo será qualitativo, de caráter idiográfico e se dará em um hospital filantrópico da cidade do Recife. Participarão desta pesquisa intensivistas, de diferentes profissões, que atuam ou atuaram em UTIs para pacientes com a Covid-19. Acontecerão 4 encontros on-line, sendo utilizados um questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas. Os dados serão analisados à luz do referencial teórico dos estudos que tratam sobre a imaginação sob uma perspectiva sociocultural. Utilizaremos categorias analíticas considerando as dimensões do ciclo imaginativo e suas dimensões de temporalidade, generalidade, plausabilidade e corporeidade propostas por Zittoun e Cerchia (2013), Zittoun e Gillespie (2016) e Gfeller e Zittoun (2021). Além disso, também articularemos a discussão dos dados com estudos do campo da psicologia da saúde e do trabalho.
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GISELLE SILVESTRE DE JESUS
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Instrumentos e signos desenvolvidos no processo ensino-aprendizagem com graduandos cegos em contexto de ensino remoto
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Advisor : CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA IZA GOMES DA PENHA SOBRAL
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HENRIQUE JORGE SIMOES BEZERRA
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KEILLA REBEKA SIMÕES OLIVEIRA DE FREITAS
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Data: Mar 27, 2023
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Show Abstract
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Frente ao contexto pandêmico de COVID-19, as universidades brasileiras instituíram o chamado “Ensino Remoto Emergencial”, caracterizado por atividades ensino-aprendizagem mediadas predominantemente por tecnologias digitais. Esta nova modalidade de ensino provocou desafios no processo educacional, com dificuldades enfrentadas por docentes e discentes na utilização das plataformas digitais. Diante desse cenário, a inclusão de estudantes com deficiência visual torna-se uma questão relevante no atual contexto, uma vez que estes discentes comumente se encontram em posição desigual de acesso às atividades, recursos e serviços educacionais no ensino superior. Segundo a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, processos de aprendizagem e desenvolvimento são mediados por instrumentos e por signos que, no caso de estudantes cegos, devem ser adaptados por meio de vias alternativas à visão, para que se promova efetiva inclusão e participação social para esse público. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo investigar como instrumentos e signos são desenvolvidos e adaptados no processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos no ensino superior remoto. Para tanto, pretende-se realizar um estudo qualitativo exploratório, do tipo estudo de casos múltiplos, com 3 a 4 graduandos cegos devidamente matriculados na Universidade Federal de Pernambuco. Serão utilizadas duas entrevistas semiestruturadas realizadas de forma presencial ou online - por meio da plataforma Google Meet - a depender da disponibilidade de cada participante. Após entrevista inicial, pretende-se realizar observações em salas de aulas da modalidade remota, para complementar as informações coletadas a partir de dados da própria realidade. A entrevista final terá o objetivo de retomar e questionar os estudantes quanto a acontecimentos relevantes registrados pela pesquisadora durante as observações. Os dados serão analisados por meio da construção de Núcleos de Significação, método que permite a aproximação com as determinações sociais e históricas do objeto investigado, a partir da apreensão das significações (sentidos e significados) constituídas pelos próprios participantes.
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MARINA FELICIANO FEITOZA
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APRENDIZAGEM INVENTIVA E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA VIDA DOS IDOSOS DURANTE A PANDEMIA
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Advisor : SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA IZA GOMES DA PENHA SOBRAL
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CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
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HELGA LOOS-SANTANA
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Data: Apr 20, 2023
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Show Abstract
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A mente humana sempre foi alvo de estudo em diversos campos do conhecimento. A psicologia cognitiva, um desses campos, se dedica ao estudo do funcionamento da cognição e dos respectivos processos cognitivos, abarcando-os a partir de diversos vieses teóricos. A presente pesquisa terá como referencial teórico a aprendizagem inventiva, uma perspectiva construtivista sobre os estudos da cognição. A aprendizagem inventiva faz parte de uma compreensão sobre a aprendizagem que abarca o sujeito enquanto criador da realidade, considerando para isso, sujeito e objeto intrinsecamente relacionados. Essa relação também é responsável por inventar o mundo, no sentido de que ele não está dado para ser conhecido, mas é construído nesse movimento. A aprendizagem inventiva pode ser percebida a partir de uma mudança na atitude de lidar com o mundo, ocorrendo através de três gestos de aprendizagem: suspensão, redireção e deixar vir. Inicialmente, estes gestos são conscientes e intencionais e se transformam, com a prática e o cultivo do ato aprendido, em espontâneos e intencionais. Tendo em vista as discussões sobre esta perspectiva e o cenário da pandemia de COVID-19, que convocou as pessoas a manterem um distanciamento e/ou um isolamento social, a comunicação através dos meios digitais foi e está sendo uma das principais formas de manter o contato interpessoal. Os idosos, grupo bastante ameaçado pelo coronavírus, foram solicitados a estabelecer a comunicação através desse meio. Este, por sua vez, nem sempre esteve presente em suas rotinas. Nesse sentido, o projeto de qualificação desenvolvido possui como objetivo geral compreender a aprendizagem inventiva dos idosos no uso das tecnologias para a comunicação em meio digital, no contexto da pandemia. Busca-se alcançar estes objetivos através de uma pesquisa qualitativa, com estudo de casos múltiplos. O método adotado será o da cartografia, e as informações serão acessadas através de um questionário, de uma entrevista de explicitação e das redes sociais dos participantes. Após a aplicação do questionário, primeira fase da coleta de dados, serão selecionados quatro idosos para as duas fases subsequentes, de acordo com os seguintes critérios: usar ferramentas digitais durante a pandemia; estar isolado da família/amigos; fazer uso de redes sociais; serem idosos jovens (60-79 anos), idosos longevos (>80 anos) e pertencer a classe social distintas. Toda a coleta de dados será feita através dos meios virtuais, a fim de resguardar a saúde dos participantes. A proposta de análise dos dados provenientes do questionário se dará a partir da estatística descritiva, enquanto a análise da entrevista e das redes sociais passarão por uma análise compreensiva dos indicadores da aprendizagem inventiva.
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THIAGO VENTURA DE SOUSA
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DOS EFEITOS DA EXPERIÊNCIA DE SOLIDÃO
NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM JOVENS
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Advisor : RENATA MARIA TOSCANO BARRETO LYRA NOGUEIRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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JOSE MAURICIO HAAS BUENO
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ALINE MENDES LACERDA
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MARIA ALINE RODRIGUES DE MOURA
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Data: May 31, 2023
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Show Abstract
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A solidão é um processo de sinalização fisiológica relacionado com atividades sociais insatisfatórias ao indivíduo. Embora não se restrinja a segmentos etários, estima-se que cerca de 40% dos adultos relatam solidão. Atualmente uma tendência mundial parece deslocar essa prevalência para faixa etária mais jovem, com um aumento exponencial de adolescentes e jovens adultos solitários. A experiência de solidão está relacionada a alterações neurofisiológicas implicadas com alterações em diversos processos psicológicos básicos, como percepção, e complexos, como tomada de decisão, possivelmente afetando as funções executivas, um conjunto de habilidades cognitivas integradas voltadas para atingir um objetivo. Sob a hipótese de que a experiência de solidão compromete o desenvolvimento executivo nos jovens, o presente trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da experiência de solidão nas funções executivas de jovens adultos. Participarão do estudo voluntários sem distinção de gênero na faixa dos 18-24 anos experienciando solidão mapeada pela escala UCLA-BR. A avaliação neurocognitiva será realizada remotamente por meio dos testes Matching Familiar Faces Test (MFFT-20); Tarefa N-back Visual; Testes de dígitos de ordem inversa (TDOI). Os resultados esperados devem indicar uma relação diretamente proporcional entre o aumento da solidão e o declínio executivo em jovens adultos. Salientamos que, embora a solidão tenha adquirido um status de Saúde Pública, estudos dessa natureza são inéditos no Brasil e escassos na literatura científica, podendo os dados dessa investigação subsidiar diretrizes no manejo e intervenção visando atenuar essas vivências e seus impactos na população jovem.
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MAYRA LIMA RODRIGUES SILVA
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ANSIEDADE MATEMÁTICA E ANSIEDADE GERAL EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE GOIANA/PE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
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Advisor : SINTRIA LABRES LAUTERT
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COMMITTEE MEMBERS :
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ERNANI MARTINS DOS SANTOS
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JOSE MAURICIO HAAS BUENO
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LEILA DO SOCORRO RODRIGUES FEIO
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Data: Jun 28, 2023
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Show Abstract
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Cada vez mais os transtornos relacionados à ansiedade vêm crescendo, possuindo o Brasil o maior número de casos de ansiedade entre todas as nações do mundo, inclusive, entre o público juvenil. Ademais, nos deparamos com o cenário da pandemia da COVID-19 desde 2020, sendo este momento cercado por incertezas e preocupações, com consequências em diversas áreas relacionadas à vida humana. Diante desse cenário, o presente estudo tem por objetivo geral investigar a presença e manifestação da ansiedade matemática e ansiedade geral em estudantes do Ensino Médio de Goiana/PE durante a pandemia da COVID-19, possuindo como objetivos específicos: (i) verificar se existe uma correlação entre a ansiedade matemática e a ansiedade geral; (ii) avaliar os graus de ansiedade matemática e de ansiedade geral durante o período da pandemia da COVID-19; (iii) examinar se existem diferenças significativas, entre a ansiedade matemática e a ansiedade geral em relação às variáveis investigadas (idade, sexo, rede de ensino, ano escolar e nível socioeconômico) e (iv) analisar como os estudantes com alta/extrema ansiedade matemática estão vivenciando a disciplina de matemática, nas diferentes modalidades de ensino (presencial, on-line e híbrida), durante o período da pandemia da COVID-19. Participarão do estudo estudantes do Ensino Médio (1º ao 3º ano), de ambos os sexos, frequentando os períodos diurnos de escolas das redes de ensino regular (pública e privada) do município de Goiana/PE. A investigação será dividida em duas etapas. Na Etapa 1 (E1), os participantes serão solicitados a responderem, no formato on-line, quatro instrumentos: [1] Questionário Perfil dos Participantes; [2] Escala de Ansiedade à Matemática – EAM; [3] Inventário de Ansiedade Beck – BAI e [4] Escala Cognitiva de Ansiedade – ECOGA. Na Etapa 2 (E2), através de videoconferência no Google Meet, serão realizadas, individualmente, entrevistas semiestruturadas com os estudantes que apresentarem alta/extrema ansiedade matemática, com a finalidade de analisar como estão vivenciando a disciplina de matemática, bem como os desafios que vêm enfrentando, tanto a nível escolar quanto no âmbito pessoal, durante o período da pandemia da COVID-19. Para a análise de dados quantitativos, na E1, será realizada análise estatística inferencial paramétrica ou não-paramétrica a depender das análises preliminares, através do software JASP. As entrevistas realizadas na E2 serão transcritas para posterior verificação utilizando-se o programa IRAMUTEQ.
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GLAUCIA DA SILVA PESSOA
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APRENDIZAGEM DE PROFESSORES SURDOS UNIVERSITÁRIOS DE LIBRAS EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO
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Advisor : CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
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COMMITTEE MEMBERS :
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JULIANA FERREIRA GOMES DA SILVA
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WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA
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TATYANE VERAS DE QUEIROZ FERREIRA DA CRUZ
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Data: Aug 24, 2023
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Show Abstract
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A partir de uma perspectiva vygotskiana, o processo de aprendizagem promove o desenvolvimento cognitivo do sujeito graças a mediação de instrumentos e signos internalizados, em um espaço intersubjetivo e interacional que é nomeado de zona de desenvolvimento proximal. Assim, Vygotski marca a importância de fatores histórico-culturais no desenvolvimento dos sujeitos e utiliza essa reflexão para a construção de propostas educacionais que respeite tanto o desenvolvimento típico, como atípico. A educação deve ser planejada e ativa a fim de produzir novas formas de participação das pessoas na sociedade. Com a Lei 10.436/02, cada vez mais surdos acessam os diferentes níveis de ensino, inclusive sendo possível hoje haver dentre outras profissões, professores surdos em disciplina de Libras. Devido à COVID-19, o contexto pandêmico provocou rupturas nas práticas cotidianas e profissionais. Docentes foram obrigados a passar para uma modalidade de ensino remoto emergencial. Esta transformação provoca situações potenciais de desenvolvimento, visto que foi necessário adaptar estratégias pedagógicas e de comunicação para o cenário de ensino mediado por recursos tecnológicos. Pretende-se investigar como os professores surdos universitários desenvolvem e adaptam instrumentos e linguagens a uma modalidade de ensino remoto para promover um processo de ensino-aprendizagem eficiente de Libras. Com o objetivo de investigar o processo de desenvolvimento profissional destes professores, realizamos uma pesquisa qualitativa a caráter exploratório, a partir da seleção de 3 a 4 professores surdos atuando na UFPE, no ensino de libras como disciplina obrigatória ou eletiva. Escolhemos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a auto confrontação simples a partir da gravação vídeo de uma aula de libras de cada participante docente.
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ALUISIO AUGUSTO SOARES DE MELO
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PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA RELAÇÃO DE ADOLESCENTES COM SMARTPHONES: UM OLHAR COGNITIVO RELACIONAL
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Advisor : SILVIA FERNANDA DE MEDEIROS MACIEL
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COMMITTEE MEMBERS :
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ISABELLE DINIZ CERQUEIRA LEITE
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JULIANA FERREIRA GOMES DA SILVA
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PAULO ANDRE DA SILVA
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Data: Sep 25, 2023
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Show Abstract
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Entendendo o uso de smartphones por adolescentes como um fenômeno social consolidado, este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como adolescentes entendem, justificam e interpretam o uso que fazem de seus smartphones, e sobre como o uso destes dispositivos em suas vidas cotidianas contribui para seus processos de subjetivação. Como método, esta pesquisa idiográfica caracteriza-se pela criação de dados com o uso sondas culturais móveis, enviadas a adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, sem predefinição de gênero e classe social. O uso das sondas culturais, como estratégia de pesquisa, aponta para a possibilidade de uma produção de dados centrada no sujeito, possibilitando, por seu próprio uso e análise, a produção de sentidos na vida cotidiana destes sujeitos. Com os dados criados neste estudo, pretende-se tanto produzir conhecimentos que possam vir a subsidiar a atuação profissional em campos como os da educação, da psicologia e da saúde, como contribuir para o desenvolvimento de recursos tecnológicos direcionados ao público adolescente.
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CATARINA BURLE VIANA
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A experiência de sentido a partir do corpo na relação psicólogo e bebê
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Advisor : SILVIA FERNANDA DE MEDEIROS MACIEL
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COMMITTEE MEMBERS :
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CLARISSA MARIA DUBEUX LOPES BARROS
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EMMANUELLE CHRISTINE CHAVES DA SILVA
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MARINA ASSIS PINHEIRO
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Data: Sep 27, 2023
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Show Abstract
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Pensar em cognição é pensar sobre as formas de se relacionar com o mundo, conhecendo-o, interpretando-o e o modificando, considerando o corpo, a emoção e a linguagem, além das relações na cultura, como aspectos que nos constituem enquanto sujeitos. Este estudo se situa no campo da Cultura e Cognição e assume um lugar de compreensão de que corpo e mente não são entidades separadas, mas fazem parte da própria concepção de ser. Propõe-se a pensar a prática psicológica clínica com crianças da primeiríssima infância sob perspectiva da produção de sentido, buscando compreender como a psicóloga entende a função do corpo na relação terapêutica. Para tais fins, realizaremos um estudo de caso com uma psicóloga infantil, com gravação de sessões de psicoterapia e posterior entrevista. Os dados serão analisados sob a ótica da psicologia cultural, psicanálise e filosofia de Echeverria e de Wittegenstein. Toda a pesquisa será realizada seguindo os preceitos éticos de investigação com crianças.
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VANESSA BEZERRA CORNELIO
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Sentidos de Morte, Autoconsciência e Bem-estar subjetivo e espiritual em fisioterapeutas domiciliares
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Advisor : ALEXSANDRO MEDEIROS DO NASCIMENTO
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA KARINA MOUTINHO LIMA
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ADELMA DO SOCORRO GONÇALVES PIMENTEL
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JOAO CARLOS ALCHIERI
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Data: Sep 27, 2023
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Show Abstract
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O presente estudo tem como objetivo descrever os sentidos de morte e suas interrelações com os níveis e tipos de Autoconsciência e bem-estar subjetivo e espiritual de fisioterapeutas que trabalham em atendimento domiciliar na Região Metropolitana de Recife. O estudo será de tipo misto, com triangulação metodológica, em perspectiva ideográfica com ênfase nos sentidos de morte, e nomotético, de tipo ex-post-facto, com uso de escalas psicométricas, sem manipulação de variáveis. A amostra será composta de um mínimo de 60 fisioterapeutas, de ambos os sexos, residentes e atuantes na Região Metropolitana de Recife. Serão utilizados para geração dos dados: Escala de Autoconsciência Situacional, Questionário de Ruminação-Reflexão, Escala de Afetos Positivos e Negativos, Escala de Satisfação com a Vida, Escala de Bem-Estar Espiritual, e Questionário sociodemográfico, contendo uma pergunta-indutora fenomenológica sobre os sentidos de morte. A análise de dados será através da análise temática para o protocolo fenomenológico, e uma vez definidas as categorias temáticas, as mesmas serão quantificadas e levadas a análises estatísticas juntamente com as escalas psicométricas e demais informações quantificadas do estudo por meio de estatísticas de correlação, modelo de regressão multivariada e análise de estrutura de similaridade. O conjunto dos resultados será interpretado à luz da teoria das facetas. Espera-se que os sentidos de morte estejam profundamente relacionados aos níveis e tipos de autoconsciência, que sejam obtidos escores mais elevados em autoconsciência ruminativa que em autoconsciência reflexiva em fisioterapeutas domiciliares, e que variáveis como renda, ausência de estrutura adequada para os atendimentos, desgaste físico e psicológico, exacerbam os níveis de autofoco ruminativo, e impactando deleteriamente o Bem-estar e qualidade de vida desses profissionais. Os resultados obtidos oportunizarão a delimitação de estratégias de prevenção ao desgaste profissional e auxiliar intervenções protetivas a cognição junto a fisioterapeutas domiciliares.
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NIVANEIDE FERREIRA DA SILVA
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O SIGNIFICADO CONSTRUÍDO POR AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE AUTOLESÃO PRATICADA POR ADOLESCENTES EM UMA CIDADE INTERIORANA
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Advisor : MARIA DA CONCEICAO DINIZ PEREIRA DE LYRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA KARINA MOUTINHO LIMA
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JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
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NATHALY MARIA FERREIRA NOVAES
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Data: Sep 29, 2023
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Show Abstract
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O presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender o processo de construção de significados por agentes comunitários de saúde (ACS) sobre a autolesão, praticada por adolescentes e no contexto de uma cidade do interior do estado de Pernambuco - Macaparana. Adotaremos uma perspectiva sociocultural tendo como respaldo teórico e metodológico a Psicologia Cultural Semiótica proposta por Jaan Valsiner e a perspectiva dialógica. Analisaremos a elaboração do significado da autolesão construído por agentes comunitários de saúde que vivem e trabalham em Macaparana, trazendo neste contexto os processos cognitivos de rememoração e imaginação. Serão realizadas quatro entrevistas semiestruturas, fazendo uso de um diário com ou sem colagens construído pelos participantes, como forma de contar sua construção de significados sobre autolesão utilizando outro meio, além do uso apenas das palavras.
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CLAYSON PEREIRA DA SILVA
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Flow e Inteligência Emocional: estudo de uma relação para o desenvolvimento da personalidade autotélica.
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Advisor : JOSE MAURICIO HAAS BUENO
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COMMITTEE MEMBERS :
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CARLA FERNANDA RODRIGUES KURSANCEW
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FERNANDA MARIA DE LIRA CORREIA
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SINTRIA LABRES LAUTERT
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Data: Nov 30, 2023
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Show Abstract
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Na contemporaneidade, somos contínua e diversificadamente estimulados a valorizar valores externos como bens materiais, fama e prestígio, que, necessariamente, não garantem uma vida plenamente feliz. Em contraposição, os valores internos vêm sendo negligenciados, desencadeando diversos comportamentos desadaptativos devido ao estilo de vida imposto pela sociedade moderna. Costumeiramente encontramos pessoas desmotivadas, que vivem seus dias executando repetidamente atividades desestimulantes e pouco desafiadoras. A frequente experiência de flow pode desenvolver uma personalidade autotélica, torando os indivíduos capazes de investir energia psíquica naquilo que realmente importa e, por conseguinte, melhorando sua qualidade de vida. Por sua vez, a Inteligência Emocional (IE) influencia o bem-estar subjetivo e o ajuste psicológico, tendo em vista que a capacidade de autorregulação emocional de perceber emoções nos outros, podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da saúde mental dos indivíduos. Neste sentido, o presente trabalho busca compreender em que medida há interação entre IE e flow e de que forma os dois fenômenos interferem no comportamento das pessoas. O objetivo deste projeto é compreender a relação entre inteligência emocional e o fenômeno flow por meio de abordagens quantitativa (estudo 1) e qualitativa (estudo 2). Especificamente, pretende-se (1) investigar as correlações entre inteligência emocional e flow (estudo 1) e (2) investigar como o flow se manifesta no comportamento de pessoas com alta e com baixa inteligência emocional (estudo 2). Participarão desta pesquisa 193 voluntários, de ambos os sexos, com idades superiores a 18 anos, que responderão a um Questionário Sociodemográfico, um Inventário de Competências Emocionais Revisado (ICE-R), e a Long Dispositional Flow Scale (DFS-2) – General através da plataforma Google Form. Serão identificados participantes com pontuações superiores a um desvio-padrão acima da média e um desvio padrão abaixo da média, representando pessoas com alta (grupo 1) e baixa inteligência emocional (grupo 2), respectivamente. Serão convidados de 5 a 10 participantes de cada grupo para participarem de uma entrevista gravada pela plataforma Google Meet sobre suas experiências de flow. As entrevistas serão transcritas para texto e organizadas em um corpus textual, que será analisado com auxílio do software Iramuteq. Para alcançar os objetivos propostos, serão realizadas análises de correlação de Pearson entre os fatores do ICE e do instrumento de flow e de classificação hierárquica descendente (CHD) para identificar segmentos de texto relacionados entre si.
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JONAS CAIO COSTA PORFIRIO
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Propensão ao Risco e Traços Sombrios da Personalidade: o Papel Mediador das Estratégias de Histórias de Vida
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Advisor : ANTONIO ROAZZI
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARCO ANTÔNIO CORREA VARELLA
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ANTHONIETA LOOMAN MAFRA
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RANER MIGUEL FERREIRA PÓVOA
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SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES
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JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
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Data: Feb 16, 2023
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Show Abstract
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A propensão ao risco é a probabilidade dos indivíduos se engajarem em atividades arriscadas (em que há variabilidade nos resultados possíveis). Em estudos recentes, observou-se que este construto é expresso de maneira diferenciada em domínios evolutivamente relevantes, em contraposição à visão anterior que encarava este construto como de domínio geral. Na literatura, apontou-se associações consistentes entre propensão ao risco e as estratégias de histórias de vida dos indivíduos. Estas estratégias referem-se a um espectro de alocação de recursos que pode ser separado em esforço reprodutivo, uma medida de direcionamento de energia com objetivo de acasalamento para geração de prole, e em esforço parental, uma medida de direcionamento de energia para cuidados com a prole. Da mesma forma, associações de propensão ao risco com a chamada tríade sombria da personalidade (maquiavelismo, psicopatia e narcisismo) foram observadas na literatura. Finalmente, associações entre variáveis de estratégias de histórias de vida e traços sombrios da personalidade foram observadas. Assim, adotando uma perspectiva evolucionista, nosso trabalho tem como objetivo i) investigar as relações entre traços sombrios da personalidade, tomada de decisão em vários domínios evolutivamente relevantes e o papel mediador das estratégias de história de vida nestas relações; ii) Traduzir e adaptar um instrumento de propensão ao risco ao contexto brasileiro; iii) Investigar diferenças entre homens e mulheres nos domínios da propensão ao risco, iv) Investigar diferenças entre homens e mulheres nos componentes da tríade sombria da personalidade, propensão ao risco e estratégias de história de vida e v) Investigar associações entre variáveis de história de vida e domínios da propensão ao risco.
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JANAINA GAIA RIBEIRO DIAS
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AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO COGNITIVA COM ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ARITMÉTICAS EM ESTUDANTES COM ANEMIA FALCIFORME
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Advisor : SINTRIA LABRES LAUTERT
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALINE MENDES LACERDA
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CHRISSIE FERREIRA DE CARVALHO
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CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
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ERNANI MARTINS DOS SANTOS
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VITOR GERALDI HAASE
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Data: Apr 13, 2023
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Show Abstract
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A anemia falciforme (AF) é reconhecida como um problema global de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), associado a alterações fisiológicas e cognitivas, além de ocorrências como o acidente vascular cerebral (AVC), tipo de insulto neurológico que compromete funções cerebrais. Há registros de maiores dificuldades acadêmicas em estudantes com AF, quando comparados com os da mesma faixa etária sem este quadro clínico; bem como de déficits na memória operacional, velocidade de processamento e outros componentes cognitivos relevantes para o desenvolvimento de habilidades aritméticas. Pesquisas sobre avaliação cognitiva de estudantes com AF podem indicar riscos no processo de aprendizagem matemática, através de desempenhos abaixo do esperado em testes direcionados para esta finalidade. Portanto, torna-se relevante a análise dessa população pouco investigada no Brasil. Ademais, não há descrições neurocognitivas associadas ao desenvolvimento de habilidades aritméticas com estudantes portadores de AF e uso de neuromoduladores como recurso de habilitação destas capacidades. Assim, objetivo geral deste projeto é avaliar e intervir na aprendizagem de habilidades aritméticas de estudantes do Ensino Fundamental entre 6 a 11 anos diagnosticados com anemia falciforme. Serão selecionados 200 voluntários para compor os grupos clínico e controle, de modo a participarem da pesquisa que engloba dois estudos. O Estudo 1 avaliará as capacidades cognitivas memória operacional, memória visuoespacial, visão de cores e habilidades aritméticas nos estudantes com e sem AF, além de selecionar somente os estudantes com AF que apresentem dificuldades aritméticas para participarem do Estudo 2. O Estudo 2 examinará o efeito da ETCC, em estudantes com AF, de modo a identificar possível superação das dificuldades em aritmética detectadas no Estudo 1.Tem-se como hipótese, que estudantes portadores de AF apresentam dificuldades em funções cognitivas mediadas pela visuopercepção e que podem estar influenciando na realização de atividades com aritmética. A execução do Estudo 1 incluirá os instrumentos tarefa N-Back Visual, Teste Figuras Complexas de Rey, Farnsworth Lanthony Combined D-15 Test e Caderno de Atividades Aritméticas. Quanto ao Estudo 2 terá a utilização de equipamento de ETCC, além de atividades aritméticas semelhantes às que forem realizadas no Caderno de Atividades Aritméticas (Estudo 1), 2 que serão propostas nos três pós-testes (Pós-teste 1, Pós-teste 2 e Pós-teste postergado). Os resultados obtidos através dos instrumentos serão analisados de acordo com manuais técnicos e análises específicas construídas para essa investigação, considerando a forma como os dados serão coletados no Estudo 1 e no Estudo 2. Investigações desta natureza podem auxiliar na compreensão dos comprometimentos cognitivos de estudantes com AF contribuindo na construção de estratégias pedagógicas que atendam às peculiaridades desse grupo.
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TACIANA FEITOSA DE MELO BRECKENFELD
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EDUCADORES SOCIAIS IMAGINANDO SITUAÇÕES DE CUIDADO À CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
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Advisor : ANA KARINA MOUTINHO LIMA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALEXANDRA MARQUES PINTO
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CAMILA COSTA TORRES
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EMMANUELLE CHRISTINE CHAVES DA SILVA
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JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
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WEDNA CRISTINA MARINHO GALINDO
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Data: Jun 30, 2023
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Show Abstract
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RENNAN CAVALCANTE RAFFAELE
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Os Processos Criativos na experiencia do jogador de interactive drama: Um estudo sobre a perspectiva e ficção subjetiva
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Advisor : MARINA ASSIS PINHEIRO
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COMMITTEE MEMBERS :
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ALESSANDRA RAMOS CASTANHA
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ANTHONY JOSÉ DA CUNHA CARNEIRO LINS
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CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
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LIA DA ROCHA LORDELO
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SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
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Data: Aug 3, 2023
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Show Abstract
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo os processos criativos, investigada na vivência cotidiana durante as ações dos jogadores de videogame. Na área dos jogos digitais, é muito comum falar sobre a criatividade do desenvolvedor ou do artista no momento da criação do jogo digital, mas pouco se explora a criatividade do jogador, que por uma experiência imersiva proporcionada pelo jogo, constrói significados numa experiencia que transforma a vida do próprio jogador. Nesta pesquisa, adotamos a criatividade do ponto de vista dialógico e cultural, a partir da compreensão da criatividade como atividade humana que resulta na emergência do novo na relação entre sujeito e cultura. A epistemologia própria ao dialogismo de Mikhail Bakhtin é investida como uma base interpretativa fundamental que baliza os estudos da criatividade, em particular, para o entendimento da relação entre o eu e o outro, durante a experiencia do jogo. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo compreender como ocorre a dinamicidade dos processos criativos na interação do jogador com o jogo de drama interativa, além de ampliar a compreensão do valor interpretativo da ficção, no campo do possível/potencial durante a experiencia imersiva provocada pelo jogo. Sendo assim, procuramos discutir como os sujeitos perspectivam a narrativa do jogo, e construir um modelo interpretativo dialógico, da relação entre o usuário do jogo e a narrativa gameficada. Adotamos a abordagem idiográfica qualitativa estruturada em quatro etapas: a seleção de 4 participantes; acompanhamento de diários online de atividades cotidianas e entrevista prévia dos participantes selecionados; faremos 2 sessões de interação com o jogo de interactive drama para cada dupla de participantes, acompanhado de videografia e diário de campo; e, por fim, entrevista semiestruturada coletiva com as duplas com exibição de trechos dos vídeos das sessões de jogos. O olhar do pesquisador estará centrado numa reflexão de natureza cultural e dialógica, em tudo que excede e transforma subjetivamente a narrativa do jogo. A análise dos dados e as discussões se basearam em cinco eixos interpretativos: 1) As tensões nos momentos de incerteza; 2) Perspectivação e Posições dos jogadores em relação ao jogo; 3) Ambiguidade e ambivalência na experiência do jogo; 4) As negociações de sentidos. Nossa principal contribuição, é uma chave de leitura, que busca compreender os processos criativos, centrado nas perspectivações ficcionantes do sujeito sua relação com a emergência do novo na experiência estética e lúdica da relação com o videogame.
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VANESSA DA SILVA SANTOS FRANÇA
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CRIATIVIDADE EM CONTEXTOS DE EMERGÊNCIA E RISCO: Um Estudo sobre o Campo Potencial de Ação de Bombeiros Militares Pernambucanos.
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Advisor : MARINA ASSIS PINHEIRO
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COMMITTEE MEMBERS :
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CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
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ALESSANDRA RAMOS CASTANHA
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EUDA KALIANI GOMES TEIXEIRA ROCHA
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JOSE LUIZ DE AMORIM RATTON JUNIOR
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LIA DA ROCHA LORDELO
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Data: Aug 3, 2023
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Show Abstract
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A presente pesquisa se propõe a investigar, em caráter exploratório, como a dimensão afetivo-cognitiva da experiência participa da construção dos significados em jogo na ação criativa em contexto de emergência e risco de bombeiros militares pernambucanos, enquanto campo dialógico e intersubjetivo. Busca-se compreender de que forma o profissional bombeiro militar perspectiva, cria ou adapta suas ações em relação ao previsto ou ao prescrito e sustenta as suas escolhas (decisões) e ações a partir de premissas que se apresentam como valorativas e afetivas. Adota-se a noção da criatividade como processo psicológico que se sustenta tanto em dimensões subjetivas quanto culturais e que se constitui como forma muito particular de emergência do novo, considerando os encontros corporificados do sujeito com o mundo mediado por sua sensibilidade estética, orientada por signos. Assim, a criatividade e a emergência do novo não se limitam às condições objetivas da ação e nem estão unicamente na sociabilidade distribuída, mas trazem também condições afetivas que compõem a subjetividade que age no mundo. O novo de que trata este estudo não pode ser entendido como “qualquer novo” produzido pela própria eventicidade da vida cotidiana, mas sim como o novo que propicia uma diversidade de interpretação dos possíveis no campo de ação do sujeito, que transforma vidas e que pode se constituir como ponto de ruptura na vida desse sujeito e que necessariamente implica um conjunto de outridades. Esta pesquisa parte do pressuposto de que a vida psicológica humana é mediada por signos e tem natureza afetiva. Desta forma, o afeto é regulador da ação e a afetividade e a cognição são aspectos inseparáveis e não paralelos no desenvolvimento e na ação humana. Trata-se de um estudo exploratório que parte de uma concepção ideográfica dentro da perspectiva da psicologia cultural, onde se busca a generalização da compreensão de processos criativos em situações de emergência e risco e a ampliação da compreensão da dinâmica afetiva neste contexto. Temos aporte teórico na Teoria da Ação Simbólica de Ernest Boesch, nos estudos de Branco e Valsiner sobre os valores enquanto signos hipergeneralizados na cultura pessoal dos sujeitos e na noção de Ficção de Pinheiro e Simão. Os bombeiros militares serão primeiramente entrevistados sobre suas histórias de vida, trajetória da carreira e impressões subjetivas acerca da atividade bombeiro militar. Depois, serão instruídos a enviarem para a pesquisadora via aplicativo de mensagem, registros em forma de textos, áudios e fotos com descrições e reflexões acerca do turno de serviço por um período de trinta dias. Ao final desse período, os participantes serão novamente entrevistados pela pesquisadora sobre os registros feitos de modo a provocar reflexão. Após a transcrição dos dados serão será realizada análise interpretativa dialógica dos dados a fim de ampliar a compreensão da dimensão afetivo-subjetiva da ação do sujeito em contexto de emergência e risco.
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MARIANA BENTZEN AGUIAR
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“DA TENSÃO À CRIAÇÃO”: a corporeidade nas ações criativas na dança
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Advisor : MARIA DA CONCEICAO DINIZ PEREIRA DE LYRA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANA KARINA MOUTINHO LIMA
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ANDREA PAULA PANTOJA GARVEY
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JOAO ROBERTO RATIS TENORIO DA SILVA
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LIA DA ROCHA LORDELO
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RUBENILDA MARIA ROSINHA BARBOSA
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Data: Aug 25, 2023
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Show Abstract
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O presente projeto de tese utilizou os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Cultural de Dinâmica Semiótica e da Psicologia Sociocultural da Criatividade (PSC) para investigar como a corporeidade participa das ações criativas de estudantes de dança. Usa-se a noção de corporeidade para falar da subjetividade encarnada, que é dialógica e construtora de significados, situada no espaço/ambiente e no tempo. Buscou-se estudar a corporeidade à luz da PSC, então enquanto uma materialidade afetiva que é inerente à ação criativa pois: 1) aparece nas posições e perspectivas do sujeito criativo; 2) pode apresentar-se enquanto um objeto, instrumento ou até mesmo de artefato na ação criativa. Para a construção de dados, combinouse métodos qualitativos de base ideográfica – entrevistas longitudinais semiestruturadas, videografia e o uso de turnos reflexivos, método adaptado de França (2019) – e optou-se pelo uso de estudo de casos. Os participantes da pesquisa serão dois estudantes do curso de licenciatura em dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Optou-se por estudantes devido à educação somática presente na experiência do curso de licenciatura em dança e pelo interesse de observar como os processos de convencionalização e desconvencionalização, advindos dessa educação, afeta as compreensões e vivências das corporeidades dos estudantes, tornando possível ou não determinados usos da corporeidade enquanto affordance. A construção de dados se dará em três etapas: a) na primeira etapa haverá uma entrevista semiestruturada para conhecer a cultura pessoal do participante; b) na segunda etapa haverá uma outra entrevista semiestruturada voltada para explorar a temática da corporeidade. Ainda nessa etapa será requisitado que o participante construa uma performance artística autoral para performá-la no encontro seguinte. Por fim, daremos a instrução de que, caso o participante ensaie essa performance, filme tais ensaios; c) na terceira etapa haverá a apresentação da performance (que será filmada pelo pesquisador) e a realização de duas entrevistas semiestruturadas que buscam explorar a questão da performance e dos ensaios. Ainda nessa etapa haverão os turnos reflexivos, ou seja, os vídeos da performance e dos ensaios serão assistidos pelo participante e pesquisador, que dialogarão sobre eles. A proposta de análise possui seis etapas: 1) iremos identificar os pontos de tensão vivenciados pelo sujeito à luz do método de Lyra e Aguiar (2018); 2) localizar possíveis ações criativas nos momentos de tensão ao destacar as posições, audiências, se artefatos e perspectivas presentes a partir do modelo dos 5As de Glăveanu (2013); 3) averiguar o contexto sociocultural das ações criativas a partir das Avenidas de Significação Dirigida; 4) analisar como essas ASDs direcionam a construção de significado sobre a corporeidade, dança e a expressão do sujeito; 5) evidenciar como as convencionalização ou desconvencionalização sociocultural dialogam com as intencionalidades do sujeito nas ações criativas; e, por fim, 6) analisar a corporeidade nas ações criativas destacadas – ou seja: 6.1) como a corporeidade influenciou as posições e perspectivas do sujeito criativo; 6.2) se ela se apresentou enquanto um objeto, instrumento ou como um artefato na ação criativa; 6.3) como o uso dessa affordance ampliou ou restringiu a ação criativa realizada nos momentos de tensão recortados.
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MARIJAINE RODRIGUES DE LIMA FREIRE
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Autogratidão, gratidão, autoconsciência, depressão e felicidade: Exame de suas relações em amostras clínica e não clínica
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Advisor : ALEXSANDRO MEDEIROS DO NASCIMENTO
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COMMITTEE MEMBERS :
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THIAGO GOMES DE CASTRO
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ANTONIO ROAZZI
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ESTEFÂNEA ELIDA DA SILVA GUSMÃO
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JOSE HUGO GONCALVES MAGALHAES
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UMBELINA DO REGO LEITE
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Data: Aug 31, 2023
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Show Abstract
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Antes de falar de Autogratidão necessário se faz o entendimento do conceito de Gratidão, que é uma atitude perante a vida que serve de fonte de força para o bem-estar pessoal e social através de um estado de ânimo positivo, estando presente cotidianamente na vida das pessoas. Estudos atuais pontuam os efeitos benéficos que a adoção dessas atitudes positivas, sejam voltadas para o outro ou para si, promovem à saúde psicológica. Assim, entende-se por Autogratidão a gratidão direcionada a si, envolvendo todos aqueles sentimentos positivos que são direcionados ao outro quando se sente gratidão por alguém. Em outras palavras, seria a capacidade de apreciar a si mesmo sem depender da opinião do outro. O presente trabalho, objetiva mapear o campo semântico da Autogratidão, visando esboçar um conceito que o defina de maneira mais robusta e expresse toda sua potencialidade. Também pretende aprofundar o conhecimento empírico acerca do mesmo, uma vez que se encontra incipiente no campo científico, mas prolífico especulativamente. Para tal, pretende-se validar uma escala psicométrica que mensure adequadamente o construto e realizar sua interrelação com os demais construtos do estudo, Gratidão, Autoconsciência, Felicidade e Depressão. Bem como realizar um estudo de metodologia experimental, para investigar se a prática cotidiana da Autogratidão tem potencial de minimizar e/ou eliminar sintomas depressivos e fomentar sentimentos de felicidade. Os dados de natureza qualitativa serão analisados por meio de Análise Temática em Psicologia, cujos resultados serão disponibilizados às demais análises estatísticas e multivariadas envolvendo todos os construtos do estudo e as variáveis sociodemográficas.
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GESSIVÂNIA DE MOURA BATISTA
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IMAGINANDO UM FUTURO PROFISSIONAL: O OLHAR DE PESSOAS CEGAS
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Advisor : ANA KARINA MOUTINHO LIMA
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COMMITTEE MEMBERS :
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ANDREA PAULA PANTOJA GARVEY
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EUDA KALIANI GOMES TEIXEIRA ROCHA
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Mª DO ROSÁRIO DE FÁTIMA BRANDÃO AMORIM
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RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
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SANDRA PATRICIA ATAIDE FERREIRA
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Data: Dec 15, 2023
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Show Abstract
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A cegueira impossibilita a sensorialidade através da visão. É uma condição que acomete uma média de 528.624 mil brasileiros (IBGE, 2010), que vivenciam rotineiramente os desafios de viver em uma sociedade imagética e repleta de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais. Dentre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas cegas, está a inserção, permanência e ascensão no mundo laboral. Se levarmos em consideração que a maior taxa de desemprego no Brasil está entre os jovens (LEME SOUZA, 2020), é possível conjecturar que constitui um grande desafio que jovens cegos exerçam uma profissão. Delimitamos enquanto objetivo geral do presente trabalho, a investigação sobre como jovens cegos imaginam suas trajetórias profissionais. A pesquisa fará uma triangulação de métodos, no estudo quantitativo utilizar-se-á de questionário e objetiva obter um recorte sobre as condições de empregabilidade e as perspectivações de futuro profissional de jovens cegos residentes em Pernambuco, já o estudo qualitativo será realizado através de entrevistas e destina-se a investigar as peculiaridades e comunalidades de como se constitui a dinâmica imaginativa de quatro jovens com cegueira congênita no que tange a suas trajetórias profissionais. Ancorandose nos pressupostos da Psicologia Sociocultural, utilizaremos no referencial teórico e proposta analítica, do modelo de loop da imaginação proposto por Zittoun e Gillespie (2016). Nessa perspectiva, a imaginação é concebida como um processo dinâmico, em que o sujeito se desacopla temporariamente da realidade do aqui-agora, afim de explorar esferas de experiências passadas ou futuras (ZITTOUN, 206, 2018, 2020). Empreenderemos esforços para compreender quais fatores disparam, nutrem, potencializam ou restringem a imaginação de jovens que nunca tiveram acesso ao universo imagético através da visão. Levando em consideração o pioneirismo do estudo com pessoas cegas a partir da Psicologia Sociocultural, investigaremos quais outros elementos além da temporalidade, generalidade, plausibilidade (ZITTOUN; GILLESPIE, 2016) e corporeidade (GFELLER; ZITTOUN, 2020), poderão compor a dinâmica imaginativa de pessoas com cegueira congênita.
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MARCIA CAROLINA DA MOTA VIANA
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AUTISMO E INTERSUBJETIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES EU-OUTRO-MUNDO NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE UM ADOLESCENTE
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Advisor : MARINA ASSIS PINHEIRO
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COMMITTEE MEMBERS :
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MARIA VIRGINIA MACHADO DAZZANI
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CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
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FLAVIA MENDES DE ANDRADE E PERES
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RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA
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TICIA CASSIANY FERRO CAVALCANTE
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Data: Dec 22, 2023
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Show Abstract
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Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar e descrever especificidades comunicativas e interacionais da dinâmica intersubjetiva eu-outro-mundo, no contexto de aprendizagem de um adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Levando em conta que as aprendizagens não acontecem fora do contexto de relações intersubjetivas, reflexões atreladas a essa dimensão são fundamentais, da mesma forma que seus impactos no desenvolvimento das pessoas autistas. Para tanto, será realizado um estudo de caso com um adolescente, seus responsáveis e duas pedagogas no contexto de aprendizagem. Os aspectos teóricos que nortearão o estudo são o dialogismo bakhtiniano e a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Nesse aspecto, a perspectiva idiográfica junto ao estudo de caso nos mostra que o melhor caminho para conhecermos profundamente uma realidade é realizar uma investigação detalhada para uma compreensão subjetiva do fenômeno investigado. A dinâmica singular será estudada como via de acesso ao generalizável, pois entendemos que o estudo da singularidade de modo profundo nos leva a uma compreensão ampla e nos induz rumo ao que seria universal. Utilizaremos para construção dos registros relatos e fotografias do cotidiano do adolescente; a videogravação do contexto de aprendizagem com o adolescente e as duas pedagogas; entrevistas semi-estruturadas com o adolescente, seus responsáveis e as pedagogas; e textos do adolescente. Para analisar os dados, contaremos com a análise interacional e dialógica, sendo nossa principal unidade de análise as tensões comunicativas e negociações existentes, com um olhar direcionado para o adolescente como agentividade única, singular, no processo de construção de sentidos sobre a tríade eu-outro-mundo. O foco da investigação não será o adolescente visto isoladamente, mas sim a relação dinâmica entre ele e outras pessoas que compartilham a interação, bem como a influência de participantes com mais experiência nesse processo.
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