Dissertations/Thesis

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2024
Dissertations
1
  • MEIRILAINE DA SILVA CALHEIROS MORAIS
  • A FILOSOFIA PARA CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE MACEIÓ/AL

  • Advisor : GILDEMARKS COSTA E SILVA
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • GILDEMARKS COSTA E SILVA
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA
  • Data: Jan 31, 2024


  • Show Abstract
  • O objetivo da pesquisa é examinar a aplicabilidade da abordagem teórico-metodológica de Filosofia para Crianças em uma escola particular do município de Maceió, Alagoas, cujo material didático para o ensino de filosofia é um sistema apostilado. Nos apoiamos nos conceitos propostos por Lipman (1990, 1995, 2001) e Sharp (1999) e utilizamos o Diário Etnográfico como instrumento de coleta de dados para análise da experiência.O estudo assume a hipótese que há uma relação entre a efetivação da Filosofia para Crianças e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais por parte dos alunos, mesmo com o sistema apostilado, especialmente em função da capacidade de autonomia e reapropriação crítica do material por parte do profissional envolvido na sua implementação, independente do contexto em que se aplica.

2
  • VIVIAN DE OLIVEIRA NASCIMENTO
  • Representações dos Mitos Gregos a partir dos Cavaleiros do Zodíaco.

  • Advisor : ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • SANDRO COZZA SAYAO
  • CECILIA PATRICIA ALVES COSTA
  • Data: Apr 18, 2024


  • Show Abstract
  • O presente trabalho tem como objetivo desmitificar a percepção pejorativa sobre a mitologia grega na sociedade contemporânea a partir do anime “Os Cavaleiros do Zodíaco”, promovendo uma discussão sobre os mitos, à luz do pensamento do filósofo francês Luc Ferry, em seu livro "A Sabedoria dos Mitos Gregos", a qual apresenta uma linguagem muito acessível, o que o torna adequado para o público adolescente. Para isso, analisaremos os episódios 27 - "O Escudo de Medusa" e 28 - "O Golpe de Misericórdia do Dragão", da primeira temporada da Saga do Santuário. Por meio dessa análise, pretendemos explorar como os mitos gregos são representados no enredo do anime e como essas representações se relacionam com as ideias de Ferry, sobre a importância dos mitos na compreensão dos valores humanos. Ao nos concentrarmos nessas duas batalhas contra o escudo da Medusa, buscamos investigar como os personagens enfrentam seus próprios medos e fraquezas, relacionando essas experiências com os questionamentos existenciais e a concepção do mundo tanto no contexto do anime quanto na sociedade. Além disso, nossa intervenção visa explorar as conexões entre a mitologia grega e a cultura japonesa, aprofundando questões de valores, ética e uma sociedade justa. A partir deste trabalho, produzimos uma sequência didática, na qual esperamos contribuir para o desenvolvimento de um material didático que visa estimular o interesse dos adolescentes pelo tema e permita aos docentes explorar o papel dos mitos como uma ferramenta para a compreensão mais profunda e apreciação mais significativa da riqueza dos mitos e suas implicações na cultura e na vida humana.

2023
Dissertations
1
  • WELLINGTON BATISTA DA SILVA
  • EMANCIPAÇÃO HUMANA E INDÚSTRIA CULTURAL: uma análise crítica a
    partir do contexto da sala de aula e os produtos das novas mídias sociais.

  • Advisor : ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
  • ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO
  • JOSE VICENTE MEDEIROS DA SILVA
  • Data: May 29, 2023


  • Show Abstract
  • O presente trabalho vem sendo desenvolvendo dentro de uma temática, que
    visa a construção do pensamento emancipador, frente as ferramentas
    alienadoras, quando sabemos que hoje vivemos os elementos de uma
    semiiformação, da teoria de pos-verdade, tudo isso para enfatizar a mentira
    como argumento de conversação ou mais que isso um serviço a
    desinformação, não é fácil seu combate, já que seus elementos são tão preciso
    quanto o fato verdadeiro ou mesmo, tão inovador que não exista capacidade de
    contê-la rapidamente e quando olhamos ela já deu uma volta no mundo,
    estudar essa linguagem a luz de Adorno e Honkeimem, é algo desafiador, só
    que também instigante, já que a mentira ou fakenews, termo para notícias
    falsas, como vários elementos virou fonte de informar de forma errônea na
    indústria cultural, já que grandes consumidores do produto informação, nasceu
    ou vivem sobre a luz da tecnologia, principalmente da internet, onde existem
    mecanismos que são habilitados em praticar a desinformação radical com
    intuito de produzir pessoas alienadas, com muito mais facilidade de acreditar
    cegamente nas pos-verdade absoluta.

2
  • CARLOS ARTUR COSTA RODRIGUES
  • EDUCAÇÃO E TEORIA CRÍTICA: Conceito de Imagem Dialética em Walter Benjamin e a criticidade discente perante captura e análise de fotografias.

  • Advisor : RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • TIAGO BRENTAM PERECINI
  • Data: Aug 2, 2023


  • Show Abstract
  • Analisar e compreender o conceito de imagem dialética em Walter Benajmin. Aplicar tal compreensão  num projeto de fotografias no ensino médio.

3
  • FÁBIO AGUIAR ALBUQUERQUE
  • A BUSCA DA EUDAIMONIA EM UM MUNDO LÍQUIDO: MINDFULNESS COMO PRÁTICA E ENCAMINHAMENTO PARA UMA VIDA FELIZ

  • Advisor : ANASTACIO BORGES DE ARAUJO JUNIOR
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ANASTACIO BORGES DE ARAUJO JUNIOR
  • SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • SANDRO MARCIO MOURA DE SENA
  • Data: Aug 16, 2023


  • Show Abstract
  • Este trabalho tem como objeto de estudo a felicidade e foi motivado pelas angústias observadas empiricamente, em sala de aula através dos relatos de estudantes que não conseguiam descrever o que é a felicidade, ou quando o faziam,  atribuíam este sentimento a hábitos de consumo ou prazeres hedônicos. O objetivo geral da pesquisa foi buscar possibilidades para ampliar o entendimento dos estudantes sobre o tema proposto e contribuir, por meio da filosofia e da meditação mindfulness, para a percepção de que é possível vivenciar a felicidade. No tocante aos marcos teóricos adotados, partiu-se da perspectiva contemporânea, na qual através da visão de Zygmunt Bauman foi apresentado o mundo líquido e a felicidade líquida, ademais, foi utilizada as bases teóricas  de Aristóteles, na Grécia antiga, o qual adotou a expressão eudaimonia para descrever a felicidade como o bem maior almejado por todos os indivíduos. Para tal filósofo, a eudaimonia seria alcançada  através do exercício da virtude e da contemplação. Nesse sentido, na intervenção prática com os estudantes da Escola de Referencia Em Ensino Médio Felipe Camarão, foram utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem, algumas técnicas de meditação mindfulness em consonância com a contemplação aristotélica, as quais foram evidenciadas em estudos científicos, proporcionando aos praticantes a melhoria no bem estar subjetivo, diminuição da ansiedade e aumento da atenção e autoestima. Sobre os estudantes que participaram do estudo, demonstraram bastante interesse em relação ao conteúdo apresentado e nas práticas de meditação mindfulness, relatando melhoras significativas no que diz respeito à compreensão das emoções, bem estar subjetivo  e foco nas aulas.

4
  • CLÁUDIO DE OLIVEIRA PINHEIRO NETO
  • O uso do Instagram na aprendizagem de filosofia como ruptura paradigmática

  • Advisor : RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
  • SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • GILDEMARKS COSTA E SILVA
  • Data: Aug 23, 2023


  • Show Abstract
  • Esta pesquisa se propõe a realizar um estudo referente ao uso da rede social Instagram na aprendizagem de Filosofia, mais precisamente no conteúdo de Ética, como ruptura paradigmática tendo como base o conceito de inovação pedagógica. Analisará essa prática a fim de verificar quem são os sujeitos envolvidos na prática, como ela ocorre e se ela fornece indícios de ruptura paradigmática. A pesquisa será realizada com alunos do 1º ano de uma escola da rede estadual. Buscaremos através da análise do diário de campo e da entrevista semi-estruturada à compreensão do fenômeno à luz da Análise de Conteúdo.

5
  • JOSE EMERSON ALVES DA SILVA
  •  

     

    AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NO ENSINO DA FILOSOFIA: CURIOSIDADE E AUTONOMIA COMO PRINCIPIOS DE UMA EDUCAÇÃO LBERTADORA

  • Advisor : CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
  • JOSE APARECIDO DE OLIVEIRA LIMA
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • Data: Sep 22, 2023


  • Show Abstract
  • RESUMO

     

    As práticas pedagógicas que acontecem na sala de aula possibilitam perceber que tipo de educação aquele professor aquela escola acredita, bem como em que tipo de educação prático pedagógico colocam os seus objetivos de educação. No dizer de Freire a boa prática pedagógica é aquela voltada para um caráter libertador que leva a autonomia do aluno e não uma educação que está pautada na mera decoração de esquemas pré-estabelecidos, visando uma formação a partir de caminhos já trilhados como esquemas únicos e estativos, não dando lugar a perguntas nem inovações da parte do educador e dos educandos. Contuso, este trabalho se propõe colocar em discursão as práticas pedagógicas no ensino da filosofia pautadas na figura do grande educador Paulo Freire levando em consideração a sua atuação como educador a partir das suas categorias pedagógicas da autonomia e curiosidade. É importante destacar que, o aprofundamento dos conceitos das categorias da autonomia e da curiosidade nos dará substrato teórico para analisar se de fato a pedagogia freiriana contribuí pata o ensino da filosofia no nono ano do ensino fundamental da Escola Santa Joana Dar’k, bem como para perceber como estas categorias são usados pelos educadores e se estas contribuem para auxiliar nas descobertas de novos saberes.  Por fim, a partir da pesquisa qualitativa e bibliográfica e em contato como alunos e professores demonstrar se as categorias da curiosidade e da autonomia se efetivam como práticas pedagógicas, no âmbito da escola citada, como práticas que facilitam o ensino da filosofia e não só, mas se estas categorias são usadas como uma prática constante na escola pesquisada.

6
  • JOCIETY ROCHA LOPES TENORIO
  • DA ESCUTA PEDAGÓGICA À PERGUNTA FILOSÓFICA: SOBRE ENSINAR E APRENDER FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM PARADIGMA HERMENÊUTICO

  • Advisor : MARCOS ROBERTO NUNES COSTA
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • MARCOS ROBERTO NUNES COSTA
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • GABRIEL KAFURE DA ROCHA
  • Data: Nov 29, 2023


  • Show Abstract
  • Diante da necessidade de uma reflexão sobre o diálogo como questão primordial para a compreensão do processo educacional que torna efetivo o ensino e aprendizagem de filosofia no ensino médio, faz-se breve apresentação da hermenêutica filosófica de Hans Georg Gadamer e de Paulo Freire em sua obra  pedagogia da autonomia. Investiga-se que a perspectiva hermenêutica possibilita refletir sobre a importância do dialogar para a compreensão, de modo que em tempos de incapacidade para o diálogo é preciso repensar o ensino de filosofia como uma disciplina que deve abrir-se ao constante processo dialógico, com os educandos, para que estes ressignifiquem a realidade e sejam seus agentes transformadores, ,contribuindo com para a fundamentação de uma educação pautada no crescimento mútuo e construção de saberes significativos. Apresentamos  assim dupla dimensão: caracterizar a hermenêutica filosófica de Gadamer e a pedagogia de Freire a partir, respectivamente, das ideias de “diálogo” e de que “ensinar exige saber escutar”; bem como investigar tanto a “escuta pedagógica” docente quanto a “pergunta filosófica” discente resultantes de intervenção pedagógica concebida conforme uma “situação de diálogo” e experimentada enquanto “aula de filosofia” no ensino médio. A postura do educador, deve abrir-se em colocar-se na posição de escuta, porém também é no professor que reside uma dificuldade em manter firme a capacidade para o diálogo, sucumbida por alguns, pela crença de poder falar e quanto mais consistente e articulado, mais se imagina compreendido por seus alunos. Saber escutar faz parte do processo dialógico, o sujeito que fala deve oportunizar a voz daquele que escuta, controlar sua euforia em falar suas verdades, na figura do professor, está no erro da cátedra de ser o detentor do saber e por sua vez, apenas querer “transmitir” conhecimentos.

7
  • JONAS BARBOSA DOS SANTOS
  • LIBERDADE E RESPONSABILIDADE EM SARTRE: LIMITES E POSSIBILIDADES DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Advisor : SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • SANDRO COZZA SAYAO
  • ANTONIO JÚLIO GARCIA FREIRE
  • Data: Dec 15, 2023


  • Show Abstract
  • Desde finais de 2019, fomos pegos de surpresa por um vírus invisível, imprevisível e desafiador que se intensificou em 2020 e causou uma pandemia. Não tínhamos uma guerra mundial com armas de fogo, revoluções ou jogos de poder declarados, mas iniciamos uma guerra contra a Covid-19, com alto potencial de contaminação e taxas de mortalidade alta. De repente tivemos que passar mais tempo em casa, isolados de todo o mundo lá fora. Um dos impactos mais marcantes dessa situação foi a experiência das crianças que passaram quase toda a sua vida escolar longe da escola e, por conseguinte, da sua sociabilidade constitutiva. Deste modo, o que o ensino de filosofia na infância poderia contribuir para compreensão significativa desse fenômeno? Com efeito, o existencialismo de Jean-Paul Sartre (1905-1980), embora tenha ocorrido no início do século XX, parece ainda trazer para nós possíveis caminhos para compreendermos a nossa existência, trazendo a luz o jeito de viver, escolher e construir quem somos, relacionando-nos de formas múltiplas, concretas e dinâmicas. Questões do ser-Em-si, do ser-Para-si e do ser-Para-outro, por exemplo, tematizadas a partir dessa perspectiva, conduzem à uma concepção do homem como um ser que usa a liberdade de si para escolher o que projeta ser enquanto dessa livre escolha vão sendo criados os valores próprios que fazem o homem ser quem é. Neste sentido, admitindo o paradigma hermenêutico e por se tratar de uma pesquisa teórica e bibliográfica, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os resultados de uma intervenção prática realizada numa turma de Ensino Fundamental sobre o estudo do existencialismo, tomando como base os conceitos de liberdade e responsabilidade presentes em “O Ser e o Nada (1943)” de Sartre. Para tanto, utiliza-se as chamadas metodologias inov-ativas (FILATRO; CAVALCANTI, 2023), por entendermos que possibilitam aos estudantes se reconhecerem como protagonistas de seu caminho-aprendente e que podem nos ajudar a dialogar com o mundo de hoje, sobretudo, discutindo projetos existenciais de cada um, como ser-estudante, e contribuindo para um maior sentimento de pertença à escola no sentido da liberdade e da responsabilidade.

2022
Dissertations
1
  • DANÚBIO JOSÉ MONTEIRO DOS SANTOS
  • GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA FILOSOFIA: o jogo de RPG
    eletrônico como ferramenta para o ensino da Filosofia

  • Advisor : SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • Data: Jun 15, 2022


  • Show Abstract
  • Esta pesquisa faz parte da linha de pesquisa Ensino de filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O presente trabalho baseia-se na obra “Homo Ludens” do historiador e filósofo holandês Johan Huizinga, assim como na sua concepção do jogo como uma atividade formadora do ser humano em suas diversas dimensões, entre elas, a dimensão lúdica fundamental para o processo de ensino e aprendizagem , conceito que demonstra a presença do jogo na cultura humana. É neste ponto que idealizamos e desenvolvemos um jogo que busca a aliança entre linguagem filosófica, tecnologia, internet e aprendizado em benefício do ensino da Filosofia em vistas a contribuir para a democratização, dinamização, modernização e informatização. O diálogo com a história (literal) de cada filósofo, bem como os termos e temas usados (aporia, apeíron, arché, mésotês,
    eudaimonia, logos, aretê, átomo etc.) promovem uma rica ligação entre o jogo, o jogador e o conhecimento propedêutico de conceitos que fazem parte do universo do vocabulário filosófico. Dessa forma, emergiu o projeto As aventuras
    de Áris: os sábios da natureza, projeto com objetivo de dar uma contribuição ao ensino de filosofia através da inserção do mundo digital em sala de aula, que aparece, nos últimos anos, como preocupação de professores e pesquisadores da área do ensino de filosofia. Neste sentido, o projeto consiste em um jogo de ação e aventura (Adventure/Câmera de rolagem) com elementos de RPG que colocam o jogador em uma série de missões e atividades, através de uma realidade paralela com o intuito de descobrir e resgatar alguns filósofos da natureza (Pré-Socráticos) e impedir que um vilão destrua o conhecimento e escravize a humanidade. No enredo, transformamos Platão, Aristóteles e Hipátia em heróis que precisam solucionar mistérios e resgatar os sábios filósofos da natureza. Também utilizamos aplicação de questionários em turmas de ensino médio para testar e analisar a potencialidade do projeto como ferramenta pedagógica em sala de aula; seu aproveitamento dos alunos do Colégio de Aplicação e, com isso, produzir material apontando possíveis aquisições de conteúdo filosófico por parte dos alunos a partir do contato com o jogo. O mestrado profissional de filosofia na UFPE tem proporcionado a possibilidade de uma formação continuada e pensar filosoficamente sobre questões acerca do espaço da escola que ainda conserva moldes tradicionais e apresenta resistências à chegada do novo e desta nova geração Z, imersa ao mundo digital e à cultura virtual. Em síntese, esta pesquisa pretende ser uma contribuição para as discussões filosóficas acerca do ensino e aprendizagem de filosofia e uso de TICs no ensino médio e uma inspiração para professores e futuros professores.

2
  • LUCAS ANDRÉ ALVES COSTA
  • FILOSOFIA NA CONTRAMÃO: Ensino de filosofia à luz das conferências sobre educação de Friedrich Nietzsche.

  • Advisor : FLAVIO HENRIQUE ALBERT BRAYNER
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA
  • CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
  • FLAVIO HENRIQUE ALBERT BRAYNER
  • Data: Jun 21, 2022


  • Show Abstract
  • A presente pesquisa objetiva descrever e analisar a postura filosófica de Friedrich Nietzsche acerca da educação no tocante ao seu empenho crítico e tratamento conferido ao sistema educacional alemão, intentando com isso, demonstrar as eventuais ressonâncias desta crítica ao modelo educacional da nossa escola base. Dessa perspectiva, lançamos as justificativas nietzscheana a uma crítica à filosofia platônica do qual a modernidade é diretamente herdeira e consequentemente apontamos o real motivo de uma educação que tem na base de sua ação uma supervalorização ao modelo racionalista apresentado pelo discípulo de Sócrates. Por meio dessa constatação, denotamos os motivos de uma prática pedagógica que tem na experiência estética (contato com arte) mais uma possibilidade de abertura para o filosofar, assim sendo, a fundamentação filosófica apresentada por Nietzsche em suas conferências sobre educação tornam-se o modelo pedagógico a ser seguido, pois, elucida uma compreensão sobre educação, filosofia e arte, ao passo também, que centra o homem como protagonista da própria existência. Portanto, adentraremos na análise da afirmação nietzscheana de uma educação assentada na filosofia e na arte como um ideal pedagógico.

3
  • CATARINA ANDREA DA SILVA QUIRINO
  • A CONTRIBUIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICA PARA A FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA MORAL AUTÔNOMA À LUZ DO ESCLARECIMENTO EM IMMANUEL KANT.

  • Advisor : ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • Data: Jun 22, 2022


  • Show Abstract
  • O presente trabalho, busca, a partir de vivências em sala de aula, trazer à baila a reflexão acerca da saída da menoridade, afastando-se de toda a conduta baseada na regra do senso comum, desenvolvendo atitudes reflexivas que levarão o discente à atitudes filosóficas, despidas de preconceitos, costumes sociais, influências do meio onde se vive. As reflexões aqui propostas a partir dos textos de Immanuel Kant, notadamente, na obra “O esclarecimento” representam um convite à emancipação através do conhecimento, no intuito de tornar pacífica ou menos belicosa a convivência em sala de aula, possibilitando o aprendizado com todo o respeito à diversidade social, de crenças e de pensamento. Busca-se confrontar as ideias iluministas da obra de Kant com as condutas realizadas em sala de aula, no que tange ao trato dos alunos uns com os outros. Salientando ainda que o ser filosófico, busca sair da menoridade, considerada como o agir conforme a intervenção de regras externas e interferências de terceiros, para alcançar a maioridade, configurada no agir de acordo com o próprio entendimento. Mostra que o papel do Professor em sala de aula é desenvolver um ambiente de forma a tornar possível os debates sobre a autonomia, razão e alteridade, com o respeito às liberdades e promovendo o bem comum. O ato de refletir sobre o comportamento em sociedade, sobretudo em sala de aula com os demais colegas, partindo do ponto de vista da emancipação, através do uso da racio (razão), reflete na forma de pensar e agir dos estudantes, em como iriam se sentir acaso estivesse no lugar do outro, para a partir daí, traçar seus próprios comportamentos universais, traduzidos no sentimento do que é ou o que seria melhor para todos.

4
  • GINALDO ALVES PEREIRA
  • A RACIONALIDADE COMUNICATIVA HABERMASIANA NO ENSINO MÉDIO: o mundo da vida entre experiências e racionalizações.

  • Advisor : ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
  • JORGE LUIZ GONZAGA VIEIRA
  • JOSE VICENTE MEDEIROS DA SILVA
  • Data: Jun 22, 2022


  • Show Abstract
  • Pensar uma pedagogia da racionalidade comunicativa de Habermas tem como objetivo a abertura de espaço para a efetivação de mudanças na prática educacional, questão essa já evocada por grades tendências pedagógicas dos últimos tempos. No entanto, a realidade educacional, embora tenha superado alguns obstáculos tradicionalistas, ainda é carente de uma vertente que consiga acompanhar as constantes mudanças da sociedade em sua prática educativa. A realidade atual vive de novidades e transformações constantes de cultura pelo avanço da tecnologia e tendências de mercado. O ensino escolar, nessa conjuntura, só consegue reproduzir as necessidades básicas de sobrevivência dentro do sistema. Então, a escola se torna impossibilitada de pensar a sua função e papel social nesse contexto. Isso se deve ao fato de ser pautada por pedagogias que buscam desenvolver, singularmente,um determinado resultado na superação de problemáticas.Assim, suscita-se a necessidade de uma pedagogia que consiga salvaguardar a pluralidade de ideias formativas, mantendo a racionalidade de suas teorias e chegando a uma unidade de atuação na realização da escola. O ensino de filosofia é o ponto central dessa pesquisa que, além de oferecer contributos nessa dimensão já apontada acima, mostra caminhos para trabalhar a criticidade dos alunos, fomentando a importância de atitudes esclarecedoras no agir social, criando novos espaços de comunicação e entendimento humano no mundo vivido. A racionalização do espaço escolar, e consequentemente do mundo da vida, é uma questão fundamental na pedagogia da ação comunicativa, que possibilita superar a colonização desses espaços de vivência dos indivíduos. Destarte, as situações de conflitos só podem ser resolvidas por meio de uma nova forma de pensar, superando a razão instrumentalizada da ciência atual. O conhecimento é dialógico e intersubjetivo. Nesse sentido, o reconhecimento do diálogo e da importância do outro torna-se essencial para qualquer organização social, assim como a produção do conhecimento. A educação precisa formar indivíduos mais sensíveis ao outro e também à realidade. Por essa razão, a promoção de um crescimento cultural centrado no contanto e estudos das produções das artes são caminhos fundamentais para recuperar essa qualidade, que enriquece o aparato de humanização e desenvolvimento da racionalidade em sua integralidade.

5
  • LUIZ RENATO DA SILVA ARBUES
  • “O DESALENTO DE ALUNOS CRISTÃOS NUMA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: A superação do desespero como possibilidade de construção de uma existência singular. Uma análise à luz do pensamento de Søren Kierkegaard na obra "O Desespero Humano"” 

  • Advisor : CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
  • JOSE TADEU BATISTA DE SOUZA
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • Data: Jun 23, 2022


  • Show Abstract
  • Esta pesquisa pretende refletir sobre o desespero existencial vivenciado por alunos cristãos no espaço de uma escola pública, em que a pluralidade dos sistemas de significação e representação cultural constitui para eles fonte de contradição entre o que devem ser e fazer e o que, efetivamente, são e fazem. A análise será conduzida pelo pensamento de Søren Kierkegaard, na obra “O Desespero Humano”, sem abrir mão da consulta a outras obras de sua autoria ou de autores que lancem luz ao tema. A opção por essa obra justifica-se porque nela, conquanto o filósofo apresente o desespero como categoria que indica algum “desequilíbrio na síntese, que é o homem”, a possibilidade de construção de uma existência singular, para Kierkegaard, necessariamente começa com o entendimento do papel tanto do desespero quanto da angústia na jornada existencial de cada de um. Por essa razão, a intervenção, além de apresentar aos alunos a filosofia de Kierkegaard, também promoverá oportunidade para que eles relacionem o pensamento do filósofo dinamarquês com suas convicções, revelando, assim, as ideias e os sentimentos reprimidos dos envolvidos, a fim de entender como eles se sentem em relação aos dilemas vivenciados em sua tentativa de assumirem o cristianismo em uma sociedade pós-moderna. Por fim, será proposta a criação de um espaço frequente de fala e compartilhamento de experiências, voltado para todos os atores do espaço escolar

6
  • PAULIANA ALVES DE SOUZA
  •  

     

    ENSINO DE FILOSOFIA PARA SURDOS.

  • Advisor : CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • JURANDIR FERREIRA DIAS JUNIOR
  • Data: Jun 23, 2022


  • Show Abstract
  • O ensino de Filosofia vem suscitando diversas discussões à cerca de como a disciplina deve ser ministrada, que técnicas e metodologias podem ser aplicadas no contexto da sala de aula. Essas discussões se ampliam e acabam sendo direcionadas para diversos campos e concepções. Discute-se sobre ensinar a filosofar e o ensino da Filosofia, pensa-se no público que se deve atingir com essas concepções, principalmente no Ensino Médio, primeiro contato da maioria dos alunos com a disciplina. Além dessas discussões existem as propostas curriculares, que, apesar do termo “proposta” apresentam-se como realidades a serem seguidas e levemente modificadas quando da necessidade particular de cada escola, e no caso de Pernambuco da modalidade de ensino.

7
  • MARTA ALVES LEMOS
  • FILOSOFIA E FEMINISMOS: Debates feministas no ensino de Filosofia, a luz do conceito de “mulher” em Simone de Beauvoir 

  • Advisor : JUNOT CORNELIO MATOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • JOANA TOLENTINO BATISTA
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • Data: Jun 27, 2022


  • Show Abstract
  • A observação da escola, das práticas nela exercida, sobretudo as docentes,
    nos levou a pensar na possibilidade de talvez não faltar interesse nos alunos e
    alunas, mas do apetite lhes estar faltando devido às práticas repetitivas,
    distanciadas de vida e da vida, tirando-lhes o gosto pelo saber. Japiassu (2016, p. 5)
    observa que “as escolas estão mais preocupadas com a distribuição de suas fatias
    de saber (ração intelectual)”, acrescentando tratar-se de um “o saber mofado” o
    conhecimento ofertado, pensamos assim, que não estamos de todo errado ao dizer
    que não lhes falta vontade, a comida oferecida é que lhes tira o apetite.
    Ora, mas faz parte do munus da escola a produção e distribuição desse
    saber. É seu mister a manutenção de processos em que o saber fica sob sua
    guarda, é produzido e socializado com seu corpo social. Entretanto, a configuração
    das atividades concernente às competências escolares e a própria significação
    atribuída ao saber estão vinculadas à própria concepção que se tem de escola.
    Essa manutenção de conhecimentos sob sua guarda implica no
    distanciamento dos saberes da vida (do sentir, próprio da condição humana), dos
    saberes “privilegiados, institucionalizados fragmentados, parcelados e
    compartimentados” (JAPIASSU, 2016, p.3). Afastamento que coloca corpo versus
    mente, afeto versus razão, empobrecendo as experiências de vida na/da escola
    (MALAVOLTA, RIGUE, BIAZUS, 2020). Cabe, pois questionarmos: será que os
    corpos sociais constituídos pelos estudantes perderam o interesse pela escola, ou,
    antes, a escola perdeu o interesse por eles? Que poderíamos fazer para, ao menos,
    encurtarmos essa distância entre a escola e a vida? Entre saber e sabor?

8
  • JOSAFA DE ASSIS SILVA
  • Análise das questões de filosofia política no ENEM através de livros didáticos de filosofia do PNLD 2012: uma proposta de intervenção pedagógica.

  • Advisor : CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • DANIEL FIGUEIRAS ALVES
  • CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • Data: Jun 28, 2022


  • Show Abstract
  • RESUMO Este trabalho de cunho bibliográfico, tencionou analisar as questões de filosofia política no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através de livros didáticos aprovados no PNLD de filosofia em 2012, partindo do questionamento se esses ofereceriam suporte necessário para resolução das questões de filosofia política que apareceram no ENEM. Adotou-se como recorte temporal as edições de 2009-2019, pois a partir de 2009, o ENEM passou por modificações significativas, sendo chamado de “Novo ENEM”. Após a análise comparativa entre as questões de filosofia política e os livros didáticos, fora elaborado, na proposta interventiva, um material didático, que pode ser usado por docentes e discentes no estudo para o ENEM. Esse material tomou como base o próprio ENEM e o mapeamento realizado. Em súmula, os capítulos que se seguem, expõe: primeiramente, uma introdução à Filosofia Política, por meio das ideias de alguns filósofos; segundo, ressalta a Filosofia Política nos documentos oficiais da educação brasileira; depois, realiza a análise dos livros aprovados no PNLD 2012, logo depois a análise das questões (2009-2019); finalizando, discute a relação entre as questões e os livros didáticos, e elabora-se um material tomando como base o ENEM.

9
  • LEANDRO DOS SANTOS SILVA
  • O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE MARTIN BUBER:
    contribuições à formação humana dos pibidianos

  • Advisor : ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • JOSE TADEU BATISTA DE SOUZA
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • Data: Jun 28, 2022


  • Show Abstract
  • No pensamento de Martin Buber, é possível encontrar alguns conceitos relevantes para a
    educação do indivíduo, os quais são apresentados nessa pesquisa: a relação dialógica, a
    relação Eu-Tu, a presença, o encontro, a reciprocidade, a formação para a comunidade, o
    educar pelo espontâneo e pela naturalidade e, por fim, o diálogo – sendo este uma
    conversação genuína entre os indivíduos envolvidos em que é evidenciada a essência de sua
    presentificação ao evento. Olhar o seu educando a partir do que está em seu ser, possibilita
    que tanto o educador quanto o seu educando se envolvam em um processo de formação
    humana. Neste intento, esta pesquisa chama a atenção para se pensar na formação humana dos
    estudantes bolsistas do PIBID que estão na escola, no início de suas práticas pedagógicas, e
    que estão “assumindo” o papel de educador. Diante do contexto, e do pensamento buberiano,
    é possível se pensar na formação humana por meio de conceitos do pensamento deste
    filósofo, e.g.: a relação, a presença, o olhar para o outro da forma como ele é ou se apresenta
    e, sobretudo, o respeito dialógico pela ética e alteridade. Esta atitude se torna uma evidência
    verdadeira de formação humana, ou seja, a dimensão humana do outro, que também faz do eu
    um reconhecimento enquanto humano.

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  • MARIA DO CARMO BATISTA DA SILVA
  • JOGOS DE LINGUAGEM NA SALA DE AULA:

    um desafio metodológico no ensino de Filosofia

     

  • Advisor : CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • CELIA MARIA RODRIGUES DA COSTA PEREIRA
  • JOSÉ MARCOS GOMES DE LUNA
  • SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • Data: Jun 28, 2022


  • Show Abstract
  • A presente dissertação tem por objeto de estudo os Jogos de Linguagem na educação, de modo específico, no ensino fundamental I, assumindo como base teórico-filosófica o conceito do filósofo Ludwig Wittgenstein. Na seara da educação, teóricos, a exemplo de Paulo Freire, Edgar Morin e Miguel Arroyo, fundamentaram o estudo. A adoção do estudo de caso, como método de pesquisa, permitiu a interpretação dos dados coletados que evidenciaram, na prática de ensino língua materna, a eficácia da aplicabilidade dos referidos jogos. A pesquisa, que objetivou desenvolver a criatividade e a consciência dos educandos para aspectos específicos de linguagem, aconteceu numa escola de ensino fundamental I, localizada no Município de Camaragibe-PE, envolvendo alunos do 3º e 4º anos. Os resultados apontam, para além dos objetivos traçados inicialmente, que houve uma melhoria significativa na motivação das crianças envolvidas no processo que conseguiram, de maneira exitosa, realizar as atividades propostas na vivência dos jogos trabalhados. Os jogos de linguagem, portanto, revelam-se uma ferramenta metodológica facilitadora da aprendizagem. A relevância da pesquisa advém da facilidade de aplicação dos jogos de linguagem e da ampla possibilidade de contextualização dos conteúdos trabalhados, da qual tanto educadores quanto educandos poderão se beneficiar, no cotidiano do processo educacional.

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  • LEONARDO GOMES DA SILVA
  • O CONCEITO DE BILDUNG NOS ESCRITOS PEDAGÓGICOS DE HEGEL.

  • Advisor : ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • JOSE TADEU BATISTA DE SOUZA
  • SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • Data: Jun 29, 2022


  • Show Abstract
  • Esta dissertação é resultado da pesquisa sobre o conceito de Bildung (formação educacional) em Hegel. Nesse conceito, encontramos respostas sobre os papéis e responsabilidades da família, da escola, do professor e do Estado na educação do indivíduo para formá-lo um cidadão. Da mesma forma, a dimensão social da educação com a moralidade e a eticidade, pontos fundamentais para vida em coletivo. Na intervenção, também parte integrante do corpo da pesquisa, foram trabalhados a importância do ensino de Filosofia em Hegel, como uma das partes essenciais na formação do estudante; os fundamentos do plano de aula; o uso de histórias em quadrinhos como material didático-pedagógico. A aula de intervenção foi realizada na Escola Estadual Batista Acioly, no município de Maragogi – AL, de acordo com as legislações educacionais estaduais e federais. Nela foi explorado o tema Alienação em Hegel e Platão, com objetivos que contribuíram para a reflexão e compreensão do aluno sobre os problemas atuais no campo da política, das redes sociais e da televisão e, além disso, a busca de possíveis soluções para os mesmos.

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  • EDUARDO VICTOR SILVA ROCHA
  • O FILOSOFAR COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA: Construir a autonomia a partir da perspectiva kantiana

  • Advisor : MARIA BETANIA DO NASCIMENTO SANTIAGO
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • NELIO VIEIRA DE MELO
  • Data: Jun 29, 2022


  • Show Abstract
  • O presente trabalho aborda aspectos relacionados à autonomia humana no sentido de construção da moralidade proposta por Kant, considerando a sua relação com o exercício do filosofar no contexto de um projeto educativo. Para tanto, parte da teoria do conhecimento desse pensador, do reconhecimento das possibilidades do conhecer a partir de elementos conceituais ali identificados e da moralidade tematizada por ele, relacionando-os ao melhoramento da humanidade mediada pela educação como processo que pressupõe considerar o legado das gerações que nos antecederam. O estudo se propôs a discutir o significado da autonomia humana como resultante do exercício do pensar propiciado pela experiência do filosofar, a partir dos conceitos encontrados na obra do pensador e da análise de uma intervenção realizada em sala de aula. Com essa finalidade, o trabalho apresenta alguns aspectos da filosofia kantiana e, demarcando a compreensão educacional aí encontrada, consideramos a pertinência da discussão em torno de um projeto de educação que vise a um melhoramento gradativo da humanidade, levado a cabo por uma intenção racional. Os procedimentos metodológicos assumidos no estudo, envolvem pesquisa bibliográfica e o trabalho empírico por meio da aplicação da intervenção em sala de aula, estruturada na forma de uma sequência didática. Assume para tanto uma abordagem hermenêutica como forma de interpretação e análise dos dados bibliográficos e empíricos resultantes da ação desenvolvida na escola campo de intervenção. Tendo em vista esse caminho, conclui-se quanto à necessidade de relacionar, como objeto de nosso trabalho, o reconhecimento de um fio condutor na teoria kantiana que desemboca em sua pedagogia. Considera-se ainda que se trate de um debate atual, especialmente quanto ao aprofundamento da possibilidade de melhorar a educação a partir dos pressupostos apontados por Kant e de seu reconhecimento do progresso da humanidade.

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  • MARIA DE FATIMA PIRES RAPOSO DE MATOS SOUZA
  • INDÚSTRIA CULTURAL X CONCEITO-IMAGEM EM ADORNO E CABRERA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO A PARTIR DO USO DE CINEMA NO ENSINO DE FILOSOFIA

  • Advisor : CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO
  • ERICO ANDRADE MARQUES DE OLIVEIRA
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • Data: Jul 1, 2022


  • Show Abstract
  • O cinema é uma expressão artística de grande significação semântica e simbólica. Os filmes, na visão filosófica, abre novas perspectivas de contato com este inexorável mundo da imagem. A partir de suas manifestações, permitem compreender um aspecto da sociedade e como entes conclusos, que não demandam nenhuma abordagem crítica, mas, pelo contrário, que abram a possibilidade de serem investigadas, afirmadas, negadas, construídas e desconstruídas. Dentro do contexto pedagógico, o cinema é uma poderosa ferramenta para formulação de práticas pedagógicas eficientes, uma vez que o filme incluem de formas harmoniosas elementos de diversas áreas de conhecimentos de forma harmoniosas e cativantes. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo de fazer uma análise crítica da aplicação de uma intervenção pedagógica que tem como base a utilização do cinema como ferramenta de ensino, utilizando uma sequencia didática iniciando-se de aulas teóricas que possuem como intuito apresentar uma bagagem teórica para um melhor entendimento dos filmes, crianção de uma sala cinematografica, uso de filmes e um feedback a partir de atividades com os discentes. Foi visto que a utilização do cinema como ferramenta de ensino de filosofia mostrou-se eficaz devido ao aumento da participação e também do melhor dominio dos conteudos abordados, pois a utilização dessa arte tornou as aulas mais dinâmicas e inclusiva dos conhecimentos e exposição dos conhecimentos dos discentes.

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  • WAGNER SILVA SANTOS
  •  

     

    ENSINO DE FILOSOFIA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA PROPOSTA

    DE INTERVENÇÃO

  • Advisor : CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ALESSANDRO RODRIGUES PIMENTA
  • CHRISTIAN LINDBERG LOPES DO NASCIMENTO
  • SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • Data: Jul 1, 2022


  • Show Abstract
  • Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o ensino de filosofia tendo a
    pedagogia histórico-crítica como abordagem teórica. Compreende-se que o
    materialismo histórico-dialético está na base desta abordagem, que tem por objetivo
    possibilitar o pleno desenvolvimento das potencialidades individuais em todos os
    seres humanos. Tal objetivo se alcança fornecendo às novas gerações o que há de
    melhor e mais desenvolvido, em termo de conhecimentos, se tenha produzido pela
    humanidade. Assim, entende a educação como a arte de transformar os
    conhecimentos produzidos pelas ciências em conteúdos assimiláveis pelos
    estudantes no espaço/tempo escolar. Analisa-se a influência das teorias pedagógicas
    na realidade brasileira, considerando como condicionantes estruturais do sistema de
    ensino atual, para posteriormente contextualizar as abordagens metodológicas
    utilizadas no ensino de filosofia na educação básica. Elabora-se uma proposta
    metodológica para o primeiro ano do ensino médio de uma escola pública alagoana,
    utilizando os momentos do método em questão. Como metodologia faz-se uma
    incursão nos textos de Dermeval Saviani principalmente Escola e democracia,
    Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e Pedagogia histórico-crítica,
    quadragésimo ano: novas aproximações, e de seus comentadores: Duarte (2016); e
    Galvão, Lavoura e Martins (2019). Para o ensino de filosofia utiliza-se Rodrigo (2009)
    e Nascimento (2019).

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  • RENATA DE SOUZA LEÃO
  • O ENSINO DE FILOSOFIA, SEGUNDO O REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE DE ENSINO DO ESTADO DE ALAGOAS

  • Advisor : WALTER MATIAS LIMA
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • Data: Jul 7, 2022


  • Show Abstract
  • O ensino de filosofia é um componente curricular mais famoso no ensino médio, se não o único, que o professor(a) deve apresentar os motivos pelo qual ele existe e precisa ser enquadrado na escolarização, então decidimos discutir por meio da escolarização o método sugerido pelo documento estadual, sua eficiência no ensino e na aprendizagem, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos. ASPIS (2004), RONAI (2015) e BROUSSEAUL (2008) mostram a importância da proposta metodológica para a escolarização. Este trabalho analisa o Referencial Curricular da Rede de Ensino do Estado de Alagoas - 2014 – no ensino médio, que abordam os conceitos do ensino de filosofia e as atividades práticas. Na primeira seção é apresentada uma evolução do documento estadual do ensino de Filosofia, com base em LERNER (2002), e as principais tendências metodológicas da área. Na segunda seção, as modalidades organizativas e seus olhares para o ensino de filosofia, bem como uma revisão bibliográfica, nos principais periódicos da área, sobre a ensinagem e a aprendizagem. Na terceira seção, apresentamos um produto educacional e suas práticas, na perspectiva de apresentar o planejamento das aulas como suas devidas realizações e apresentações dos fatos ocorridos dentro da sala de aula. Como resultado, verificou-se que a escolarização precisa ser planejada e determinada por uma linha metodológica, principalmente, o ensino escolar de filosofia que podem ser visualizados e manipulados pelas estudantes. Já em relação às atividades práticas do material, verificou-se a dificuldade de se manter práticas de ensino tão variadas e algumas repetitivas para que se consolidem uma forma de ensino dentro da escolarização, então as atividades permanentes, os projetos e as sequências didáticas são o ponto de partida da metodologia e dos estudos, evidenciando assim, o método científico deste trabalho.

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  • SERGIO CARVALHO BENICIO DE MELLO
  • Skholē e a dimensão política da educação: uma análise do seu
    significado no mundo grego e na visão de uma escola do movimento das
    chamadas “escolas democráticas”


  • Advisor : MARCOS ROBERTO NUNES COSTA
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ANASTACIO BORGES DE ARAUJO JUNIOR
  • ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO
  • MARCOS ROBERTO NUNES COSTA
  • Data: Jul 11, 2022


  • Show Abstract
  • O que se propõe neste texto é o pensar a escola a partir do seu sentido fundante, o conceito de Skholē. Vivemos um momento que clama pela reflexão e a revisão do conceito de escola como a conhecemos na modernidade, mas mais do que isto, uma reconceituação baseada na possibilidade da escola ainda ser algo derivado do seu significado original. Existem muitas visões do que venha a ser escola na contemporaneidade, mas talvez aquela que guarda mais semelhança com o conceito original seja a ideia de escola democrática. Os conceitos de educação e escola se confundem. Porém, o conceito de educação é mais antigo. Este quando tomado em seu sentido ontológico é mais arcaico que seu semelhante, a escola. Isso se deve ao fato de seu sentido fundante ter a força criadora da arkhē. É a educação o princípio e a origem da escola e não o contrário; o seu télos. Durante muito tempo não havia escola, nem poderia haver. De posse do legado histórico, quando analisamos a origem da escola contemporânea, verificamos que seu surgimento e estabilização só foi possível quando a educação promoveu a aculturação de tudo o que é humano. Passados alguns milênios ainda resta esperança. Ao revisitar o conceito de educação, mais especificamente naquela vertente que carrega em seu DNA mais vestígios da Skholē, a educação democrática, é possível encontrar evidências de que o Skholē, como sentido fundante da escola, ainda resiste em diversas práticas. Tivemos contato com uma escola, Escola Projeto Âncora, que desafia os preceitos da Ascholia, sentido não só fundante, mas determinante do que venha a ser escola na contemporaneidade. Por meio de suas práticas democráticas, esta escola nos faz refletir sobre o que levou a humanidade a uma mudança tão drástica de postura em relação ao sentido atribuído à escola e imaginar que o conceito de Skholē não se encontra plenamente enterrado nos anais da história helênica, que enquanto existirem escolas democráticas ele jamais será um passado pretérito. Permanecerá, por conseguinte, um passado perfeito.

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  • VICTOR FABIAM GOMES XAVIER
  • EXPERIÊNCIA E ENSINO DE FILOSOFIA COMO MEDIAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA À LUZ DE GABRIEL MARCEL

  • Advisor : JUNOT CORNELIO MATOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • CLAUDINEI APARECIDO DE FREITAS DA SILVA
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • Data: Jul 15, 2022


  • Show Abstract
  • É inegável que a busca pelo sentido da existência é um fato que se passa desde a experiência filosófica ao experimento científico. Quer queira ou não, toda procura, seja ela filosófica ou científica, é uma busca pelo que dá dinamismo à vida, ou seja, por algo que deseja responder as perguntas que o ser humano faz e anseia, desde que existe.

    Os questionamentos pela razão de viver estão sempre presentes na vida da pessoa humana, seja juventude, na vida adulta e na vida dos familiares envolvidos, cotidianamente, com barreiras físicas, neuropsicológicas e psicopatológicas. Procura-se mais do que nunca um sentido para lutar, resistir e enfrentar, uma razão para continuar vivendo. Essa referência foi o que motivou a pesquisar o sentido da vida em um filósofo, que muito escreveu sobre este assunto.

    Com certeza, não é só o autor deste trabalho que percebe o quanto, no mundo hodierno, por meio de inúmeros fatores, inclusive a mídia impressa e televisiva, o caos que se vive diante desse cenário de pandemia de incertezas da vida só tem aumentado o número de pessoas, inclusive jovens, que estão tirando a própria vida. “Isto faz crer que a crise de valores, apontada por Marcel, o materialismo e a desesperança continuam sendo bastante atuais” (CARVALHO, 2017, p. 11).

18
  • GILDIMAR GUILHERME DA SILVA
  • O IMPENSADO: uma experiência filosófica sobre a escrita da vida

  • Advisor : JUNOT CORNELIO MATOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • MARIA REILTA DANTAS CIRINO
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • Data: Jul 22, 2022


  • Show Abstract
  • O objetivo deste trabalho é pensar a possibilidade da experiência como mediação do filosofar e da filosofia no ensino médio, bem como pensar a experiência como uma escrita filosófica da vida e do mundo da vida. No entanto, o saber da experiência e a inconclusão humana será o caminho norteador para pensarmos o sujeito da experiência, e a experiência que toca e que nos toca, que acontece e que nos acontece. Sendo assim, é importante compreendermos o que é experiência e quando ela nos toca e nos acontece, para que possamos compreender a escrita e a experiência de estar-no-mundo como sujeitos responsáveis pela invenção da vida e do mundo da vida, diante das experiências plurais, considerando que o sujeito vive ao seu modo a experiência de mundo, inventando a si e aos outros através das experiências coletivas, dentre elas a experiência do filosofar e escrever a vida na escola e nos demais espaços sociais. Para tanto, será a partir da leitura Larrosiana sobre a experiência – como algo que nos toca, que nos acontece – que abordaremos a experiência filosófica sobre a escrita da vida e como o filosofar na escola possibilita ao aluno pensar e escrever a vida e o mundo da vida. Todavia, a partir da experiência como algo que nos toca, que nos acontece, nos permitimos pensar o ofício do ser professor e a sala de aula como lugar de trabalho, como um dentre tantos espaços possíveis para escrevemos ou para começarmos a escrita da vida. Como proposta de intervenção do Mestrado Profissional em Filosofia – Núcleo UFPE – realizamos as oficinas sobre a “experiência do dizer, reflexão e escrita”, pensado a partir da compreensão Larrosiana sobre as dificuldades para que a experiência aconteça e as precauções que devemos ter para fazermos soar a experiência. Destacando a importância da filosofia e do filosofar através das experiências impensadas diante de uma vida por acontecer, e as contribuições para o ensino da filosofia no chão da escola na rede pública do estado de Alagoas.

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  • CONCEIÇÃO ELLAYNE LIMA DE SOUZA
  • As representações sociais e o ensino de filosofia: um estudo filosófico/pedagógico.

  • Advisor : JUNOT CORNELIO MATOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
  • ANA CLAUDIA RIBEIRO TAVARES
  • Data: Jul 28, 2022


  • Show Abstract
  • O texto apresenta um percurso histórico que possa retomar bases do reconhecimento social alinhado a categoria filosófica, para tentar explicar as problemáticas sociais, pertinentes no contexto social, emaranhadas nas posturas humanas, abarcadas por experiência que dentro dos ditames sociais podem ser consideradas justas ou injustas, para compreender a vulnerabilidade no que tange as formas dos indivíduos se representarem em sociedade, assim, faz necessário buscar compreender as características relacionadas a Teoria do Reconhecimento Intersubjetivo.

    A categoria de reconhecimento social, antecede os intelectuais da Escola de Frankfurt, que serviu de base para as ciências sociais, humanas e também na filosofia, e que também auxiliou para a passagem da Teoria Tradicional para a Teoria Crítica, empenhando-se nas interpretação dos sentidos sociais, buscando identificar e interpretar nos problemas sociais, aos olhares de vários intelectuais e em diferentes esferas do campo do saber

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  • JANEZILDA DO NASCIMENTO LUCIANO
  • “OFICINANDO CONCEITOS”: UMA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE METODOLOGIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO PARADIGMA RIZOMÁTICO

  • Advisor : SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • GABRIEL KAFURE DA ROCHA
  • Data: Dec 9, 2022


  • Show Abstract
  • O trabalho teve como objetivo trilhar por um caminho que conduziu uma pesquisa realizada em torno do ensino de filosofia, no Ensino Médio, com base na investigação de diversos documentos oficiais, textos de autores e comentadores e numa análise da metodologia apresentada como “oficina de conceitos” numa perpspectiva filosófica de Silvio Gallo e a partir de uma paradigma rizomático. à procura de nos apropriarmos de conteúdos e conceitos que fundamentam abordagens metodológicas para o ensino de filosofia, nossa proposta construída não configura uma receita, mas sim, aponta, de alguma forma os pontos positivos e negativos presentes em cada uma das abordagens analisadas. esse material coletado possibilitou uma abordagem comparativa que nos direcionou para experimentação da proposta de “oficinar conceitos” que aponta para uma desconstrução e reconstrução de conceitos em torno do ensino de filosofia no Ensino Médio, proposta que experimentamos a partir de uma intervenção realizada juntamente com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio, escola da rede estadual de ensino em Salgueiro- PE. Durante toda a caminhada investigativa percebemos algumas brechas, bastante significativas, existentes nas diretrizes propostas pelo sistema educacional, “educação maior”, que impactam diretamente na prática partilhada por professores e alunos nas sala de aula em busca da construção de um conhecimento dito filosófico. Esse impacto vê-se refletido principalmente no lugar que é determinado para a filosofia no currículo do Ensino Médio, assim como na obrigatoriedade ou não de seu ensino. Desse modo, tem-se a intenção de contribuir com instrumentos, ideias e planejamentos que fortaleça a necessidade do ensino de filosofia, colocando-a como protagonista, não apenas no rol disciplinar dos currículos, mas primordialmente nas salas de aula do Ensino Médio, buscando assim, uma prática verdadeira da chamada interdisciplinaridade a partir do diálogos surgidos entre os pares formados nas áreas de conhecimento e com professores e alunos, sem no entanto deixar morrer o desejo de fazer, refazer e acontecer algo novo e consistente neste vasto universo que é a Educação.

21
  • ANTONIO OZIRIS RINCOSKI FILHO
  • A PERSPECTIVA HABERMASIANA DOS PROCESSOS EDUCATIVOS:
    A teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão
    sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena

  • Advisor : ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
  • ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO
  • JOSE VICENTE MEDEIROS DA SILVA
  • Data: Dec 19, 2022


  • Show Abstract
  • Esta pesquisa busca apresentar uma proposta de solução para a crise com
    que a educação e a escola brasileiras são afetadas. Crise parece ser a palavra da
    moda, mas fato é que nós, educadores, precisamos romper com toda forma de
    limitação ao projeto emancipatório que tem na educação sua linha de frente. Com a
    finalidade de responder a questão: “Pode a teoria do agir comunicativo de Jürgen
    Habermas contribuir para uma educação emancipadora que promova uma reflexão
    sobre as religiões na esfera pública?”, trabalhamos o texto produzido em três
    momentos. No primeiro capítulo, discorremos sobre os principais pontos da Teoria
    do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas apresentando as distinções entre a
    racionalidade instrumental e a racionalidade comunicativa. Continuamos neste
    capítulo explorando a reviravolta linguístico-pragmática com que Habermas opera a
    mudança do paradigma da relação sujeito-objeto para a relação sujeito-sujeito, o
    que representa uma verdadeira revolução copernicana. A seguir, descrevemos os
    conceitos de mundo da vida, sistema e o fenômeno da colonização daquele por
    este. No capítulo segundo, relacionamos a obra habermasiana com as questões
    educativas. Enfatizamos as críticas á recepção da obra do autor na academia
    brasileira pontuando que o mesmo não possui obra específica sobre o tema. Por
    este motivo, a seção posterior tem como objetivo trazer os antecedentes
    habermasianos na educação, cujos textos de Kant, Horkheimer e Adorno são
    imprescindíveis para a compreensão do que a teoria estudada oferece á educação.
    Na última parte deste segundo capítulo, os conceitos de emancipação, consciência e
    consenso presentes na teoria habermasiana são descritos sob a ótica educativa,
    com vistas a busca de superação dos entraves e patologias ocasionadas pela visão
    instrumental de uma educação bancária. No terceiro capítulo, descrevemos nossa
    proposta de intervenção consistente na utilização de ferramentas do método
    qualitativo para a promoção de uma reflexão sobre as religiões a partir do referencial
    teórico da teoria do agir comunicativo no Colégio Santa Helena, em Olinda/PE.

22
  • BRENNAN CAVALCANTI MACIEL MODESTO
  • UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL PARA O ENSINO DE FILOSOFIA À LUZ DE SIMÓN RODRÍGUEZ

  • Advisor : SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • JOSE TADEU BATISTA DE SOUZA
  • Data: Dec 20, 2022


  • Show Abstract
  • O presente trabalho tem como fundamento uma pesquisa de cunho bibliográfico sobre a obra do filósofo venezuelano Simón Rodríguez, essencialmente voltada à compreensão de quais funções a educação ocupa para o advento de um tipo de sociedade mais justa. Tendo como base os indícios de crítica apresentados por Rodríguez à perspectiva moderna de racionalidade, versa-se então por uma discussão mais aprofundada que busca conceituar e apresentar a urgência da decolonialidade enquanto matriz de pensamento. Na terceira parte do texto, figura a proposta de intervenção, que se baseou na análise do neocolonialismo (bem como uma crítica ao mesmo), sobretudo, centrado nos seus desdobramentos quanto à questão da raça em obras de arte.

2021
Dissertations
1
  • GLEYSON BERNARDES DE SOUZA
  • UMA METODOLOGIA EDUCACIONAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO NATURAL (A LIBERDADE E O CORAÇÃO): uma análise interventiva do “Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie” de Rousseau

  • Advisor : JUNOT CORNELIO MATOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • ANDRE GUSTAVO FERREIRA DA SILVA
  • Data: Mar 8, 2021


  • Show Abstract
  • Este estudo pretende traçar uma metodologia educacional com base na educação natural, a liberdade e o coração, através de uma análise interventiva do ―Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie‖, obra de Rousseau - não abrindo mão do auxílio de outras obras de sua autoria ou de autores que contribuam com o tema. Dentro dos livros analisados encontraremos a filosofia natural de Rousseau e demarcaremos a metodologia educacional rousseauniana constante no Projeto para a educação do senhor de Sainte-Marie, compreendendo no que consiste o estado natural do homem e a educação do coração. Identificando e descrevendo relações entre o sistema filosófico de Rousseau e uma prática educativa efetiva, pelas bases dadas no Projeto. Por fim, elucidando e propondo, primordialmente, através dos conceitos e reflexões de Rousseau, uma estrutura educativa natural, teórico-prática, aplicável. Aplicando, em sala de aula, a metodologia educacional resultante da pesquisa e avaliando os resultados através do Estudo de Caso - metodologia científica de pesquisa considerada como análise qualitativa, a qual favorece as inovações das pesquisas, pois não se baseia em pressupostos estritamente históricos ou preestabelecidos, mas na possibilidade de análise dos resultados de uma investigação por seus critérios internos. 

2
  • EDILANIA ROCHA OLIVEIRA
  • HISTÓRIAS DE VIDA COMO MEDIAÇÃO PARA O FILOSOFAR

  • Advisor : JUNOT CORNELIO MATOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • MARIA JOSE DE MATOS LUNA
  • Data: Mar 9, 2021


  • Show Abstract
  • Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre Histórias de Vida como mediação para o filosofar. Na sequência, a introdução apresenta os capítulos e o que cada um deles aborda. Os objetivos pretendidos inicialmente com o projeto de intervenção foram parcialmente alcançados, visto que eles se baseavam na interação das narrativas pretendidas com os estudantes. A metodologia utilizada direciona um diálogo pouco convencional, oportunizando a fala e o silêncio mediante a temática pretendida nos momentos vivenciais e o resultado de todo esse processo foi proveitoso, pois a experiência vivenciada pelos sujeitos que passaram por este processo, oportunizou uma reflexão acerca deles e do mundo da vida. Isto posto, é fundamental o entendimento do que pode ser as histórias de vida na vida do sujeito e as experiências que esse sujeito adquire e perpassam por ele, tocando-o de forma que seja algo que ele experimenta, que prova, que o toca, que o atravessa, compreendendo a vida e o mundo, percebendo que “as experiências que vivemos acontecem nos mundos históricos e sociais aos quais pertencemos e trazem, portanto, a marca das épocas, dos meios, dos ambientes nos quais nós as vivemos, (Momberger, 2016 p. 137)”. Podemos considerar que o sujeito vive suas experiências nos mais diversos tempos e espaços, escrevendo sua história a partir das vivencias e experiências, podendo ser elas individuais ou coletivas, singulares ou plurais, havendo a possibilidade do sujeito perceber ele como ser da experiência. A experiência vivenciada e as histórias de vida narradas mediarão a trajetória que será trilhada por todos que farão parte dos momentos de vivência, pensando na experiência como algo “que se dá na relação entre conhecimento e vida humana (Larrosa, 2018)”. Este trabalho terá como objetivos o pensar a vida como experiência e possibilitar que através das Histórias de Vida compartilhadas, possa haver a mediação do filosofar nas salas de aula do ensino médio. O embasamento o aporte teórico das leituras de Larrosa (2018), e sua percepção sobre experiência, sendo o sujeito passional, receptivo, aberto, exposto, ao que possa o tocar. A partir da experiência incrustada nas histórias de vida, foi permissível, como docente, perceber o dia a dia em sala de aula e a construção diária de cada sujeito que faz parte do chão da escola, construtor de história e de experiência. A proposta interventiva aconteceu através de uma pesquisa exploratória do pilar das vivências e experiências que os estudantes traziam em si, e que cada experiência vivenciada transforma o sujeito a cada segundo, pois ao passar pela experiência ele não será mais o mesmo sujeito, e com o cuidado de que, só o próprio sujeito pode retratar sua experiência. O resultado obtido demonstra que se faz necessário destacar a importância do filosofar no patamar educativo, sendo oportunizado a fala, ou mesmo o silêncio, dos estudantes que fazem parte da escola e do processo educacional.

     

3
  • ELANIO LISBOA DA SILVA
  •  

     

    A DIMENSÃO POLÍTICA DO ENSINO DE FILOSOFIA COMO PRÁXIS
    LIBERTADORA NUM PANORAMA DUSSELIANO

  • Advisor : SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • JOSE TADEU BATISTA DE SOUZA
  • Data: Mar 12, 2021


  • Show Abstract
  • Este trabalho nasceu inicialmente como resultado das inquietações oriundas do espaço da sala de aula, e, posteriormente percebendo a amplitude do mesmo nos demais espaços da sociedade na conjuntura do mundo enquanto lugar de múltiplos acontecimentos. Sendo alguns destes resultados de práticas desumanas configuradas nas injustiças, desigualdades, explorações e opressões. Com isso, desconfigurando absurdamente o sentido da essência do que se compreende por ser humano. Visando um re/pensar em detrimento da realidade a qual nos é apresentada como normal o que para mim e outros certamente não é. Sentimos ser necessário discutir sobre esse contexto social estruturado desde muito na dinâmica de iguais dominarem outros, tornando-os diferentes como estranhos e indesejáveis. Surgindo assim, os lugares depósitos dos renegados, convicto que tal realidade é alimentada também pela negligência e omissão de conscientização política por parte de alguns segmentos, ou conjunturas da sociedade, dentre essas nota-se a educação em seu papel de possibilitar aos sujeitos humanos acesso ao entendimento sobre seus direitos enquanto cidadão. Pois, não existe cidadania onde soberanamente a exploração, a opressão e as injustiças forem incorporadas como práticas normais. Como atividade contrária a essa dissimulada normalidade, encontramos em alguns pensadores o aporte necessário para denunciar o modelo explorador vigente, nomes como o do filósofo argentino Enrique Dussel, e do brasileiro Paulo Freire, ambos trazem à tona em suas obras exatamente a condição das vítimas na linguagem dusseliana, ou os oprimidos na linguagem freireana. Denunciar tanto o sistema que massacra as vítimas, como também a passividade das vítimas frente ao seu massacrador. Realizando ações sistemáticas, ou contínuas visando a libertação tanto do oprimido, quanto do opressor, pois, só desta forma poder-se-á aniquilar o sistema. Uma práxis transformadora e libertadora, fruto também de uma educação igualitária no promover de seu ensino na horizontalidade entre seus partícipes.

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  • JOSÉ SIMÃO DE LIMA NETO
  • HABERMAS E A EDUCAÇÃO: UMA PRÁXIS DEMOCRÁTICA E RECONSTRUTIVA DO ENSINO DE FILOSOFIA.

  • Advisor : FLAVIO HENRIQUE ALBERT BRAYNER
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • FLAVIO HENRIQUE ALBERT BRAYNER
  • ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
  • Data: Jul 19, 2021


  • Show Abstract
  • Este trabalho intenta pensar num elo de ligação entre a racionalidade comunicativa, desenvolvida na Teoria da Ação Comunicativa (TAC), que pode ser considerada uma das grandes produções intelectuais do filósofo alemão, Jürgen Habermas, publicada em 1981 e a valorização do mundo da vida, dentro de contexto educativo, em que se encontram dois atores sociais elementares, professor e aluno. Desse modo, trabalha-se com o ideal de uma educação como interação-comunicativa, partindo da seguinte questão: “Como agir comunicativamente em face à ausência de uma relação filosófico-crítica?”. Tal indagação surge diante da dificuldade de se valorar, no sentido do respeito ao outro, o discurso. Ressaltando a argumentação de Habermas (1981) que o processo de inclusão do outro acontece por meio de uma relação comunicativa, em que a valorização do mundo da vida (Lebenswelt) se torna uma das principais práticas da liberdade, no processo de formação humana, dentro deste aparato teórico, aposta-se na Teoria da Ação comunicativa, que, corroborando com o Ensino de Filosofia, pode cumprir uma das suas maiores funções, incluir o outro. O trabalho está divido em três partes: em um primeiro momento, é realizado um percurso que corresponde a um traçado histórico-conceitual, partindo da criação do Instituto de Pesquisa Social, em Frankfurt, Alemanha, passando por suas diversas articulações conceituais e concepções de sociedade até a guinada linguístico-pragmática, ponto crucial na caminhada filosófica de Habermas, pois significa a superação crítica da filosofia da consciência, e consolidando a ideia de pensamento pósmetafisico. Em um segundo momento, são expostas as diferentes raízes da racionalidade, apresentando o conceito amplo da razão, conceito capaz de dar conta da compreensão das realidades sempre mais complexas das sociedades contemporâneas, em que nos debruçamos sobre a problemática em torno do mundo da vida e do mundo sistêmico, instrumentalizado, dentro de uma perceptiva de “reabilitação” do “lebenswelt” (mundo da vida). Enfim, é apresentado como o agir comunicativo pode colaborar com a sustentação de uma educação centrada na valorização dos diferentes contextos intersubjetivos, fomentado práticas de liberdade dialógica, assim, considerando o contexto educativo como um ambiente de humanização de seus atores.

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  • ELVIS CAIO DE MACEDO LIRA
  • Interdisciplinaridade do Ensino Filosofia: a experiência do Colégio Marista São Luís - Recife/PE

  • Advisor : JUNOT CORNELIO MATOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • ERMANO RODRIGUES DO NASCIMENTO
  • Data: Jul 27, 2021


  • Show Abstract
  • O desafio de tornar a disciplina de filosofia um lugar de aprendizado para a vida, significativo faz com que pensemos e repensemos nossa prática de docente. Neste trabalho nos propomos a refletir sobre uma proposta para que isso aconteça: usar da interdisciplinaridade, tema abordado na primeira parte desse trabalho, tomando como referencial teórico Hilton Japiassú e Ivani Fazenda. Na segunda parte desta dissertação, se abordará o ensino de filosofia e como fazê-lo de maneira interdisciplinar pode ajudar o estudante a ter maior interesse na vontade de fazer e aprender filosofia. Por fim, na parte final do trabalho, apresentar a proposta de educação Marista do Brasil, fundamentada em documentos oficiais da instituição, em consonância com a experiencia vivida na unidade de Recife – Colégio Marista São Luís –, relatando a experiência de práticas interdisciplinares pessoais e institucionais para se fazer o ensino de filosofia. 

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  • MARIA ILDA ROCHA SILVA
  • O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

    A Prática Pedagógica com vista numa Educação Libertadora Freiriana

  • Advisor : JUNOT CORNELIO MATOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • MARIA REILTA DANTAS CIRINO
  • Data: Jul 27, 2021


  • Show Abstract
  • A presente Dissertação de Mestrado pretende discutir sobre a relevância do Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos como possibilidade para o desenvolvimento de uma prática pedagógica freiriana, de um espaço humanizador, dinâmico baseado no diálogo e no respeito, tendo como pergunta norteadora: Quais as contribuições do ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos? Qual a utilidade da Filosofia na Educação de Jovens e Adultos? Qual o perfil do professor da EJA para que o estudante entre e permaneça frequentando as aulas?

    Não se pretende que a Filosofia redefina os rumos da EJA. No entanto, tentou-se demonstrar sua potência no que diz respeito à superação de concepções e práticas problemáticas da Educação de Jovens e Adultos. Buscamos apresentar uma proposta de ensino voltada para a concepção de educação interdimensional que visa contribuir na formação para um jovem e adulto Autônomo, Competente e Solidário. Autônomo para poder tomar suas próprias decisões munidos das informações presentes no processo educacional formal, sem desconsiderar sua história, competente porque, quando autônomo pode se organizar, desenvolver uma disciplina para conquistar seus projetos e solidário, como consequência das anteriores, cujo processo se dá na relação convivial, no reconhecimento do outro como um parceiro e vendo na diferença possibilidades de práticas de convivência social firmadas no respeito e no diálogo. Dessa forma o objeto da presente pesquisa se pautou na reflexão que o Ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos tendo o autor Paulo Freire como carro chefe nos apoiando neste trabalho. Como resultados, tivemos o desenvolvimento das oficinas filosóficas analisadas. A partir das análises dos questionários e testemunhos, debates e questionamentos em sala de aula percebeu-se que as práticas que envolveram o ensino de Filosofia na Educação de Jovens e Adultos têm conseguido alcançar seus objetivos e que as categorias: autonomia, competência e solidariedade tem sido conquistada.

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  • HELDER FRANCISCO BEZERRA DE BARROS
  • BILDUNG NA EDUCAÇÃO EM HEGEL: Considerações sobre a apreensão hegeliana da educação e suas possíveis contribuições à realidade contemporânea.

  • Advisor : ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • ALFREDO DE OLIVEIRA MORAES
  • SUZANO DE AQUINO GUIMARAES
  • MARCOS FABIO ALEXANDRE NICOLAU
  • Data: Jul 30, 2021


  • Show Abstract
  • presente pesquisa objetiva-se em pesquisar a noção do conceito de Educação em Hegel. Para isso, será pesquisada a importância do termo Bildung, sua compreensão e contribuição para formação do homem na contemporaneidade. O problema proposto é a compreensão do termo Bildung e a forma como Hegel propõe o ensino de filosofia na escola e sua noção de educação. Para Hegel, aprender é aprender com alguém, por intermédio de alguém, por um processo mediado no qual a figura do mestre é a de figura central, sendo necessária, assim, a passagem do indivíduo pelo processo formativo. Contudo, esse processo formativo se dá por meio da formação do espírito para a razão de si (Bildung) que busca mediante as superações do limite humano alcançar a sua própria autonomia. Em uma sociedade marcada pela precariedade da educação, analisar de forma mais didática novos parâmetros de transformação educacional pode ser um caminho a ser trilhado, tendo aqui como objetivo a participação do ensino de filosofia nessa busca de superação da realidade atual. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de método hipotético-dedutivo, com estudo de campo por meio de intervenção e ações concretas de análise e exploração bibliográfica, a fim de compreender o alcance e a percepção das mudanças causadas pelo pensamento hegeliano em uma educação contemporânea. Por meio dessa reflexão, denotamos os motivos para uma análise do pensamento hegeliano e as possibilidades de contribuição para os desafios atuais da educação, bem como para a formação de uma sociedade ética, livre e feliz.

2020
Dissertations
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  • FRANCISCO RODRIGUES DE MACÊDO
  • A Vontade de Poder como inspiração para o Ensino de Filosofia

  • Advisor : JUNOT CORNELIO MATOS
  • COMMITTEE MEMBERS :
  • JUNOT CORNELIO MATOS
  • SERGIO RICARDO VIEIRA RAMOS
  • MARTA SOLANGE PERRUSI
  • Data: Aug 31, 2020


  • Show Abstract
  • Atuando na docência somos convidados a pensar e repensar a nossa prática de ensino. Neste trabalho nos propomos a refletir sobre a nossa atuação como docente em filosofia e, para tanto, utilizamo-nos do pensamento nietzschiano, mais especificamente as considerações acerca da Vontade de Poder, como fonte de inspiração.  Não tomamos a filosofia de Nietzsche como um manual sobre pedagogia ou educação, mas assumimos que nela encontramos  ricas provocações que nos interpelam a uma presença  da filosofia que possibilite as falas da vida. Dividimos esta dissertação em três capítulos. No primeiro trabalhamos especificamente a Vontade de Poder, para tanto utilizaremos as principais obras de Nietzsche. No segundo capítulo focamos estabelecer um diálogo entre a filosofia nietzschiana e as reflexões acerca do ambiente escolar e da presença da filosofia em sala de aula. Neste capítulo, além de Nietzsche também nos referenciamos nas indagações sobre a escola, presente no livro Em Defesa Da Escola de Jean Masscheleyn. No terceiro capítulo trouxemos à tona a nossa prática de intervenção, item exigido pelo nosso programa de mestrado. A partir dos resultados obtidos buscamos pensar a escola e a atuação e  ainda, o que podemos   construir e reconstruir,  para configurar a presença de uma filosofia que auxilie  os estudantes na construção dos seus questionamentos.

     

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