|
Dissertations |
|
1
|
-
JOAO VICTOR PINTO BAIA
-
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM COM O DESENHO DE OBSERVAÇÃO ATRAVÉS DO MÉTODO SIGHT-SIZE.
-
Advisor : MARIA BETANIA E SILVA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ALBERTO RICARDO PESSOA
-
EDUARDO ROMERO LOPES BARBOSA
-
MARIA BETANIA E SILVA
-
Data: Feb 23, 2022
-
-
Show Abstract
-
Esta pesquisa busca investigar como o método sight-size colaborou para o meu estudo e desenvolvimento artístico no desenho de observação, tendo como objetivos específicos, 1- examinar a formação histórica do ensino do método sight-size em ateliês nos Estados Unidos e Europa no final do século XX e início do século XXI; 2- reconhecer os principais conceitos do método sight-size a partir de investigações do meu processo de aprendizagem e estudo, por meio das análises dos meus desenhos entre 2015 à 2020; 3- analisar como acontece o meu processo de estudo e criação do desenho de observação por meio dos conceitos do método sight-size. A investigação foi desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB, portanto, foi utilizada a metodologia Cartográfica. Busca-se explorar nessa pesquisa os campos da Arte/ Educação e do Ensino do Desenho, com referenciais principais sobre o ensino e prática do desenho em ateliê autores como Bargue (2014), Aristides (2006, 2011), Beer (2016), Huston (2016), Fowkes (2016), que dialogam diretamente com metodologias acadêmicas de ensino do desenho.
|
|
2
|
-
NALIANA DA SILVA MENDES
-
Museu do Homem Americano: descortinando a educação museal sobre a arte pré-histórica em São Raimundo Nonato, Piauí, Brasil.
-
Advisor : LUCIANA FERREIRA COSTA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
LUCIANA FERREIRA COSTA
-
ROBSON XAVIER DA COSTA
-
IVAN COELHO DE SÁ
-
Data: Feb 23, 2022
-
-
Show Abstract
-
Os museus se constituem como espaços de conservação, estudos, divulgação e fruição do patrimônio cultural e artístico produzido pela sociedade. São instituições sem fins lucrativos que, dentre inúmeras possibilidades, colocam o público em contato com as mais diversas categorias de patrimônio que, por sua vez, promovem a compreensão da vida social e cultural. A função educativa dos museus faz parte das reflexões de reconhecidas instituições como Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Conselho Internacional de Museus (ICOM) desde a década de 1950. Cada vez mais, está em evidência o contributo e a relação dos museus, como instituições não-formais, com a escola, instituição de educação formal por excelência. Tendo isso em conta, esta pesquisa articula-se no campo de ensino das Artes Visuais, com ênfase na arte pré-histórica, e no campo dos museus, na perspectiva do diálogo entre instituição formal e não-formal. Assim, a pesquisa em relato tem como objetivo analisar o alcance das ações de mediação do Museu do Homem Americano, especificamente, quanto à arte pré-histórica, na sua relação com escolas públicas de São Raimundo Nonato no Piauí, Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e descritiva, que articula as abordagens quantitativa e qualitativa de modo complementar. Tem como campo as escolas da rede pública da cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, estabelecidas como lóci da pesquisa a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que se configura como indicador de qualidade do ensino, perfazendo, portanto, quatro escolas. A pesquisa tem como sujeitos os professores de arte das quatro escolas. Como instrumento de coleta de dados, utiliza-se questionário, elaborado via Google Forms, composto por questões abertas e fechadas, de modo a obter dados sobre o perfil dos sujeitos, visão destes quanto ao contributo do Museu do Homem Americano como aliado no ensino da arte pré-histórica face ao conteúdo curricular em sala de aula. Para a análise dos dados, utiliza estatística básica descritiva e análise de conteúdo pelo estabelecimento de categorias temáticas interpretadas em confronto com a revisão da literatura que aporta a pesquisa. Como resultados, constatamos que o museu se constitui como espaço essencial para o estímulo ao conhecimento a respeito da arte pré-histórica da região da Serra da Capivara, propiciando uma mediação entre patrimônio cultural e público. Concluimos que esse estabelece uma relação proficua com as escolas da região, auxiliando na prática de professoras de Arte.
|
|
3
|
-
ROSALVO FELISBERTO DE OLIVEIRA FILHO
-
A ARTE DE ABELARDO DA HORA: O GROTESCO E O ENGAJAMENTO POLÍTICO E SOCIAL
-
Advisor : MADALENA DE FATIMA PEQUENO ZACCARA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ANA ELISABETE DE GOUVEIA
-
EDUARDO ROMERO LOPES BARBOSA
-
MADALENA DE FATIMA PEQUENO ZACCARA
-
Data: Feb 23, 2022
-
-
Show Abstract
-
Esta pesquisa busca compreender como a estética do grotesco se apresenta nas produções artísticas de Abelardo da Hora, e como elas se relacionam com a crítica ao cenário político e social presente nestes trabalhos. Os dados foram produzidos por meio de pesquisa bibliográfica relacionada aos temas da estética do grotesco, vida e obra de Abelardo da Hora assim como a relação entre arte e política. A investigação está sendo desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB por meio da metodologia historiográfica. Busca-se explorar nesta pesquisa os campos da Estética, História da Arte, bem como a Arte e Política, buscando assim a análise conceitual do grotesco crítico presente nos trabalhos artísticos de Abelardo. Utilizamos os referenciais teóricos: Bakhtin (2010), Benjamin (2012), Eco (2007), Hugo (2007), Sodré e Paiva (2002), juntamente ao que observamos na obra do artista, buscando refletir a relação entre esses referenciais e as obras de Abelardo. Constatou-se, até o momento, por meio da pesquisa, que os elementos da estética do grotesco foram bastante explorados por Abelardo da Hora como um instrumento de denúncia do cenário político e social no qual estava inserido. O artista, que ficou famoso pelo expressionismo de suas produções, também apresentava outras características para além desta com a intenção de provocar o público, chocando-o, de maneira a incitar uma reflexão e até mesmo uma reação. A escolha temática de grande parte das obras do artista se explica por sua íntima relação com o contexto político e social da época, a ditadura militar no Brasil, sua participação na gestão pública da cidade do Recife bem como seu próprio trajeto biográfico e artístico em que esteve intimamente envolvido em todas as etapas de produção dos seus trabalhos
|
|
4
|
-
ANNA RAYANNE LINS DE MORAES
-
Identidade docente de Arte em três escolas integrais técnicas da GRE Recife Norte
-
Advisor : MARIA BETANIA E SILVA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
MARIA BETANIA E SILVA
-
FABIANA SOUTO LIMA VIDAL
-
EMILIA PATRICIA DE FREITAS
-
Data: Feb 25, 2022
-
-
Show Abstract
-
Este texto situa-se no campo do ensino de arte para compreender as identidades das/os professoras/es de artes visuais de três escolas integrais técnicas da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte. Dentro desta delimitação buscamos conhecer as/os sujeitas/os docentes de Arte no que tange a sua formação e atuação; compreender quais elementos compõe a prática docente destes profissionais, e compreender sua prática pedagógica e suas fontes de saberes docentes. A pesquisa seguiu os preceitos da pesquisa fenomenológica de Hurssel (Dartigues, 2003; Petrelli, 2008), caracterizando-se pelo pertencimento do pesquisador ao universo de pesquisa. Foi realizado um levantamento bibliográfico que além de fontes impressas e legislações, se estendeu a portais de hospedagem virtuais, com destaque aos repositórios de programas de pós-graduação, anais de eventos e BDTD. O embasamento teórico contou com autores como Hall (2006), Bauman (2004), Castells (2018) e Tardif (2010), para tratar sobre a formação de identidade e saberes docentes, enquanto Moacyr (1936, 1939a, 1939b, 1940), Romanelli (1985), Saviani (1999), Cunha e Góes (2002), entre outros, nos situaram quanto o histórico do ensino de arte no Brasil. Contribuíram com questões específicas da Educação integral em Pernambuco Magalhães (2008), Henry Jr (2011), Dutra (2013, 2019), entre outros, e os/as docentes que se dispuseram a participar deste trabalho. Portanto esta dissertação auxilia na compreensão da criação da identidade docente em arte, aprofundando as reflexões sobre como o conjunto das experiências acumuladas ao longo da trajetória pessoal e profissional que são relevantes na formação contínua do/da docente.
|
|
5
|
-
GIOVANNI LUCENA COSTA
-
Da Gênese ao Realismo Imaginativo: o processo de criação do Eu Artista
-
Advisor : ALBERTO RICARDO PESSOA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ALBERTO RICARDO PESSOA
-
EDGAR SILVEIRA FRANCO
-
FLORA ROMANELLI ASSUMPCAO
-
Data: Feb 25, 2022
-
-
Show Abstract
-
Nesta dissertação terei como eixo central a crítica genética aplicada ao meu processo de criação enquanto artístico. Construirei uma intersecção que une as técnicas oriundas dos fundamentos do desenho e pintura à busca pela minha personalidade gráfica, com o objetivo de contribuir tanto academicamente, no ponto de vista da crítica genética como ferramenta metodológica em torno do processo de criação artístico; a construção de reflexões e diálogos acadêmicas tendo a arte realista imaginativa (Gurney, 2009) como objeto plausível de estudo no campo das Artes Visuais; quanto a comunidade artística, que busca estudar as suas próprias obras com o suporte dos documentos de processos e considerar métodos alternativos de aprendizado das técnicas. A pesquisa será dividida em três partes, sendo a primeira voltada para fundamentação teórica, que expõe o meu entendimento e compreensão acerca de crítica genética; auto narrativa; desenho; ilustração; arte realista imaginativa. A segunda, irá expor os registros documentais acerca dos experimentos artísticos, do análogico (grafite, Nanquim, Marcadores, Aquarela) ao digital (Mesas Digitalizadoras), bem como os estudos dos fundamentos do desenho e pintura; e a terceira parte irá entregar as gêneses das obras de arte autorais, com o processo de criação comentado, com auxílio dos devidos documentos de processos. A bibliografia irá reunir tanto autores teóricos como Philippe Willemart (2005); Cecília Almeida Salles (2012); James Gurney (2009/ 2012); Lippard, Chandler (2013) quanto autores técnicos do campo de desenho e pintura, como Andrew Loomis (2011); Sarah Simblet (2002); Scott Robertson (2014); Rob Alexander (2010) Charles Bargue (1866); William O'Connor (2009); Finlay Cowan (2007); Marco Mateu-Mestre (2018); e Ken Hultgren (1951).
|
|
6
|
-
BRENDA GOMES BAZANTE
-
CADÊ AS TRAVAS TRANSCORPOCINÉTICAS?: Narrativas autobiográficas influenciando o desejo de representação do corpo transgênero por meio da Arte Cinética
-
Advisor : LUCIANA BORRE NUNES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
FABIO JOSE RODRIGUES DA COSTA
-
LUCIANA BORRE NUNES
-
MADALENA DE FATIMA PEQUENO ZACCARA
-
Data: Feb 28, 2022
-
-
Show Abstract
-
A dissertação “Cadê as travas transcorpocinéticas?: Narrativas autobiográficas influenciando o desejo de representação do corpo transgênero por meio da Arte Cinética” busca entender como narrativas autobiográficas que percorrem três períodos específicos, infância e juventude, transição e mudanças corporais e, por fim o amadurecimento da identidade transexual e a entrada para a universidade, influenciaram o meu desejo de elaborar o conceito de Transcorpocinetismo. Tenho como objetivos específicos: 1) Narrar o período que começa na minha infância e se estende até a saída da Marinha do Brasil, identificando as frustrações e as dificuldades enfrentadas devido ao gênero compulsório ao qual fui designada; 2) Descrever a conturbada e prazerosa transição de gênero e as mudanças corporais realizadas nas esferas estética, endocrinológica e cirúrgicas, a fim de abandonar, esteticamente, o gênero masculino; 3) Conversar com três outras mulheres trans a respeito de suas transições, tendo alguns temas geradores funcionando como dispositivos de evocação da memória e 4) Relatar como inquietações que surgiram em torno do padrão de feminilidade exigido das mulheres transgêneras me influenciaram no amadurecimento da identidade trans e, juntamente com a entrada para a universidade, despertaram o desejo de elaborar o conceito de Transcorpocinetismo. Para tal utilizarei a metodologia narrativa autobiográfica, tendo como procedimentos investigativos a realização de conversas mediadas por temas geradores, a fim de conhecer as memórias de três mulheres trans, além disso, utilizarei imagens de postagens das redes sociais das entrevistadas. São elas: Guilhermina Velicastelo, Dayanna Santos e Anne Celestino Mota. Os campos teóricos serão compostos por: BUTLER (2003), FOUCAULT (1999), PRECIADO (2017) e BENTO (2006), nos estudos de gênero e sexualidades... As principais considerações deste estudo foram: (EM CONSTRUÇÃO).
|
|
7
|
-
EMANUELLY MYLENA VELOZO SILVA
-
O EDIFÍCIO 34 COMO PALIMPSESTO PARA AS ARTES VISUAIS EM JOÃO PESSOA/PB
-
Advisor : SABRINA FERNANDES MELO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
GLORIA ALEJANDRA GUARNIZO LUNA
-
LUCIANA FERREIRA COSTA
-
ROBSON XAVIER DA COSTA
-
SABRINA FERNANDES MELO
-
SÍLVIA MARIA CABRITA NOGUEIRA AMARAL DA SILVA FERREIRA
-
Data: Feb 28, 2022
-
-
Show Abstract
-
A arquitetura, estudada pelas mais diversas perspectivas, pode evocar dois eixos importantes: seu aspecto histórico, sob a ótica dos monumentos e seu aspecto mnemônico, que parte tanto da sua materialidade, como da sua imaterialidade, trajetória de vida e de uso. O objetivo central desta pesquisa é analisar de maneira artística-histórica-patrimonial o Edifício 34 na tentativa de compreender sua trajetória artística. A pesquisa analisa a partir desses três eixos o Edifício 34 - conhecido atualmente como Casarão 34, localizado em João Pessoa, na Paraíba, através da metodologia da pesquisa histórica, utilizando de fontes bibliográficas, imagéticas e arquivísticas. Para esta análise, a pesquisa mostra o debate dos monumentos históricos e seus valores atrelados ao Edifício 34. Em seguida, para contextualizar seu surgimento e função, analisa o ambiente histórico, arquitetônico e social do início do século XX, época de construção do casarão, e trata do seu estilo arquitetônico, o eclético, em voga naquele período, analisando sua fachada e decifrando os símbolos de sua materialidade arquitetônica. A pesquisa analisa a trajetória artística do Edifício 34 através da alegoria do palimpsesto ao atentar-se para as camadas de tempos em que sediou eventos, atividades e instituições artísticas importantes para o cenário das Artes Visuais e para a história das exposições em João Pessoa. Dentre elas destacam-se exposições artísticas realizadas em 1919; o Salão Municipal de Artes Plásticas (SAMAP) em atividade desde 2008 e a instauração da Galeria de Arte Contemporânea Casarão 34, em 2015. Portanto, o Edifício 34 foi metaforicamente tratado como palimpsesto visual, carregado de tempos e memórias inerentes à história urbana, social e artística da capital.
|
|
8
|
-
INGRID BORBA DE SOUZA PINTO DOMINGOS
-
ALINHAVAR: POÉTICAS TÊXTEIS E NARRATIVAS DOCENTES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES
-
Advisor : LUCIANA BORRE NUNES
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
LUCIANA BORRE NUNES
-
MARIA BETANIA E SILVA
-
VANESSA FREITAG
-
Data: Feb 28, 2022
-
-
Show Abstract
-
A investigação “Alinhavar: poéticas têxteis e narrativas docentes sobre gênero e sexualidades”, em desenvolvimento pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB, versa sobre indagações que partem das práticas contemporâneas em arte têxtil e do campo de estudos em gênero e sexualidades. Sob o aporte da abordagem A/r/tográfica busco alinhavar as relações entre autobiografia, processos de criação e prática docente. Deste modo, minha pergunta de pesquisa pretende desvelar quais sentidos sobre a docência artista posso construir em relação com as narrativas de professores/as em processo de formação inicial ? Tenho como objetivos específicos: 1) Criar relatos autobiográficos têxteis sobre gênero e sexualidades; 2) Desenvolver um objeto artístico têxtil intitulado Alinhavar e refletir as suas aproximações com as narrativas biográficas de cinco professores/as em formação , em gênero e sexualidades; 3) Identificar se o reconhecimento dessas narrativas podem, ou não, possibilitar espaços de práticas pedagógicas específicas para gênero e sexualidades. Recorro aos conceitos de Escrita de Si (FOUCAULT; 2019); Processos de Criação (OSTOWER; 2014); e Pesquisa Narrativa (MARTINS; TOURINHO; 2017) para criar problematizar e produzir conhecimentos. poéticas A pesquisa compreende-se como uma investigação educacional baseada em artes que produz sentidos a partir das teorias com as possibilidades a/r/tográficas. Por fim, quero identificar se a aproximação da poética têxtil com memórias e narrativas podem, ou não, estar constantemente constituindo subjetividades de gêneros e possibilitando a ação de práticas pedagógicas que visam os enfrentamentos micropolíticos das distinções poder, desigualdades de gênero, sexualidades, cultura e legitimação dos diversos espaços de fala e narrativas destes cinco professores.
|
|
9
|
|
|
10
|
-
NIARA MACKERT PASCOAL
-
CRIATIVIDADE E PROCESSOS EXPRESSIVOS NAS AULAS DE ARTES VISUAIS DO MOVIMENTO PRÓ CRIANÇA
-
Advisor : MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ANALICE DUTRA PILLAR
-
MARIA BETANIA E SILVA
-
MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL
-
Data: Aug 26, 2022
Ata de defesa assinada:
-
-
Show Abstract
-
Esta pesquisa tem como objetivo compreender os processos criativos e a criatividade das crianças de 5 a 10 anos, da Ong Movimento Pró-Criança, onde atuo como arte/educadora. A instituição atende crianças e adolescentes da região metropolitana do Recife, em Pernambuco, em sua maioria, em condições de vulnerabilidade social. O ensino não-formal, característico das Ongs, possui particularidades, que giram em torno, principalmente, de um atendimento mais humanizado, que busca a formação social e integral do indivíduo. Nesse sentido, um olhar mais atento para a criatividade e para o processo criativo das crianças tornou-se possível não só pelas características educacionais da instituição, mas também pelos seus objetivos, o de uma educação mais próxima das crianças, que oportunize o conhecimento crítico e incentive a transformação da realidade em que vivem. Após alguns episódios vivenciados nas aulas de artes visuais, alguns questionamentos me surgiram: como são os processos criativos e a criatividade dessas crianças em vulnerabilidade social? Qual o papel das artes visuais nesses processos? Como o/a professor/a deve agir para afetá-las? Buscando respostas a esses questionamentos, a pesquisa foi iniciada em 2020 e teve de ser reformulada por conta da pandemia da covid-19, sendo a maior parte dos dados coletados virtualmente, em aulas on-line. Os materiais coletados, a produção das crianças, foram interpretados à luz da Fenomenologia da Imaginação e da Mitocrítica de Durand (2012). Endossam também o meu pensamento Barbosa (1991; 1998; 2008), Dewey (2010), Ostrower (2014), Vigotski (2014), Lowenfeld e Brittain (1997) e outros autores e autoras dos campos da arte/educação, ensino não-formal, criatividade e psicologia do desenho infantil. Na análise dos dados, notamos que uma aproximação e um olhar mais sensíveis para o processo criativo das crianças, contribuíram com sua aprendizagem das artes visuais. Quando as crianças se depararam com aulas mais abertas, que despertavam a sua criatividade, passaram a sentir mais confiança e autonomia no seu fazer artístico. Em linhas gerais, este trabalho apresenta todo o percurso reflexivo e prático desenvolvido nas aulas de artes visuais, entre 2020 e 2021.
|
|
11
|
-
FELIPE NEVES DOS SANTOS CÉSAR
-
JOAQUIM DO REGO MONTEIRO: O PRECURSOR DO ABSTRACIONISMO NO BRASIL E A OBLITERAÇÃO DA SUA PRODUÇÃO ARTÍSTICA NA HISTÓRIA DA ARTE MODERNA BRASILEIRA.
-
Advisor : MADALENA DE FATIMA PEQUENO ZACCARA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ANA ELISABETE DE GOUVEIA
-
MADALENA DE FATIMA PEQUENO ZACCARA
-
PAULO HENRIQUE FONTES CADENA
-
Data: Nov 22, 2022
-
-
Show Abstract
-
O pintor pernambucano Joaquim do Rego Monteiro desenvolveu, na sua curta trajetória de vida, uma produção reconhecida pela crítica de arte brasileira e internacional das primeiras décadas do século XX. Joaquim foi um dos integrantes da Escola de Paris e teve suas pinturas expostas no Brasil e nos salões franceses, bem como comercializada no circuito de galerias parisienses. No Brasil, suas telas encontram-se em alguns acervos públicos, como o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), na Coleção de Artes Visuais do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP), além de coleções particulares. Esses eventos consolidam o pintor como um expoente da arte moderna brasileira e o evidenciam, por meio da sua produção artística compreendida entre 1923 e 1934, como um dos precursores do abstracionismo brasileiro. Dada à importância das suas contribuições artísticas, percebemos mesmo assim uma lacuna de informações sobre o pintor. Diante da intrigante questão, esta pesquisa de mestrado tem como objetivo geral investigar a produção artística de Joaquim do Rego Monteiro assim como, discutir os possíveis fatores políticos e ideológicos que contribuíram para o apagamento do seu nome da História da Arte Moderna Brasileira. Esta pesquisa histórica de caráter exploratório objetiva também contribuir para o estudo da História da Arte em Pernambuco, por meio da análise da obra do pintor Joaquim Do Rego Monteiro, elucidando a importância de seu trabalho no contexto artístico brasileiro e internacional. Ademais, abrange reflexões sobre alguns momentos marcantes para o desenvolvimento das Artes Visuais em Pernambuco, como o Movimento Modernista e o Movimento Regionalista de 1926, permeados por embates ideológicos protagonizados por Joaquim Inojosa (1959) e Gilberto Freyre (1925) nas primeiras décadas do século XX. A investigação está sendo desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB por meio da metodologia historiográfica, com a utilização de fontes escritas e visuais.
|
|
12
|
|
|
13
|
-
ANE BEATRIZ DOS SANTOS REIS
-
IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS: O FEMININO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS
-
Advisor : MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
FABIANA SOUTO LIMA VIDAL
-
MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL
-
RENATA APARECIDA FELINTO DOS SANTOS
-
Data: Dec 15, 2022
-
-
Show Abstract
-
Território distante das grandes cidades, a Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, no sertão pernambucano foi um local de encontros e partilhas de/com mulheres. Com escutas e leituras atentas às histórias e imagens, aquelas que muitas vezes não aparecem nos livros ou nas histórias ditas oficiais. Aprendizado com mulheres quilombolas, artesãs, educadoras, principais transmissoras das histórias e imagens das(os) suas/seus antepassadas(os), que são histórias do Brasil, histórias e imagens da arte brasileira. Histórias no plural porque, como nos afirma Durand (1996) e Adichie (2019), não há apenas uma história a ser contada, mas diversas histórias e diferentes narradoras/es. Neste sentido, a pesquisa busca compreender as imagens das mulheres, nos processos de reconhecimento de si, nas histórias da Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas. Para isto foram realizadas rodas de conversa com mulheres quilombolas da comunidade, ouvindo suas histórias e conhecendo as imagens que as povoam. A análise dessas histórias e imagens foi realizada a partir da Mitocrítica, metodologia baseada nos fundamentos teóricos do Imaginário e sistematizada pelo filósofo e antropólogo Gilbert Durand. O mito de origem, a chegada ao território das seis mulheres crioulas, é a história que conduziu a pesquisa à busca pelas histórias e imagens do feminino na comunidade quilombola.
|
|