|
Dissertações |
|
|
1
|
-
NOEMIA DA SILVA TAVARES
-
Aplicações de Inteligência Artificial para o Monitoramento e Personalização da Fisioterapia no Pós-Operatório do Câncer de Mama
-
Orientador : EMERY CLEITON CABRAL CORREIA LINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EMERY CLEITON CABRAL CORREIA LINS
-
MARIA REGINA ALMEIDA DE MENEZES
-
CRISTIE ALINE SANTOS DE ARAÚJO
-
Data: 30/01/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
A mastectomia radical, também conhecida como mastectomia de Halsted, é um procedimento cirúrgico caracterizado pela remoção completa da glândula mamária, dos músculos peitorais maior e menor, bem como dos linfonodos axilares. Este método foi por muito tempo considerado o padrão-ouro no tratamento do câncer de mama invasivo, sobretudo em casos localmente avançados. Atualmente, seu uso é restrito a situações específicas, como tumores extensos com invasão da musculatura peitoral ou recidivas locais não controladas por outras abordagens. Embora seja eficaz na erradicação tumoral local, a mastectomia radical está associada a importantes repercussões funcionais, como limitação da mobilidade do ombro, dor, linfedema e alterações posturais, além de impacto psicossocial significativo. Por isso, a intervenção precoce da fisioterapia no pós-operatório é fundamental para a recuperação funcional e para a melhoria da qualidade de vida da paciente. O câncer é uma doença que possui como principal característica a multiplicação descontrolada de células anormais, que podem invadir tecidos vizinhos e se espalhar para outras partes do corpo. No caso do câncer de mama, a mastectomia continua sendo um dos principais tratamentos cirúrgicos, podendo gerar impactos físicos, emocionais e sociais significativos nos pacientes. Entre as complicações mais comuns estão dor crônica, limitação de movimentos, linfedema e alterações na autoestima e imagem corporal, exigindo uma abordagem de reabilitação integral e humanizada. A fisioterapia desempenha um papel central nesse processo, promovendo a recuperação funcional do membro superior e prevenindo sequelas motoras. Quando aliada ao suporte emocional e a uma atuação multiprofissional, contribui para a reintegração das pacientes à rotina e à melhora da qualidade de vida. Recentemente, a inteligência artificial tem sido incorporada à saúde como uma ferramenta promissora para apoiar diagnósticos, personalizar tratamentos e otimizar decisões clínicas. No contexto da fisioterapia oncológica, a IA pode identificar padrões de sofrimento funcional e emocional, muitas vezes imperceptíveis nas avaliações tradicionais, favorecendo intervenções mais direcionadas e individualizadas. A integração entre o cuidado fisioterapêutico e as tecnologias de IA representa uma nova perspectiva de reabilitação pós- mastectomia, unindo precisão analítica e sensibilidade humana no processo de cuidado.
-
Mostrar Abstract
-
Radical mastectomy, also known as Halsted mastectomy, is a surgical procedure characterized by the complete removal of the mammary gland, the pectoralis major and minor muscles, as well as the axillary lymph nodes. This method was long considered the gold standard in the treatment of invasive breast cancer, especially in locally advanced cases. Currently, its use is restricted to specific situations, such as extensive tumors with invasion of the pectoral muscles or local recurrences not controlled by other approaches. Although it is effective in local tumor eradication, radical mastectomy is associated with important functional repercussions, such as limited shoulder mobility, pain, lymphedema and postural changes, in addition to significant psychosocial impact. Therefore, early intervention with physiotherapy in the postoperative period is essential for functional recovery and for improving the patient's quality of life. Cancer is a disease that has as its main characteristic the uncontrolled multiplication of abnormal cells, which can invade neighboring tissues and spread to other parts of the body. In the case of breast cancer, mastectomy continues to be one of the main surgical treatments, which can generate significant physical, emotional and social impacts on patients. Among the most common complications are chronic pain, limited movement, lymphedema and changes in self-esteem and body image, requiring a comprehensive and humanized rehabilitation approach. Physiotherapy plays a central role in this process, promoting functional recovery of the upper limb and preventing motor sequelae. When combined with emotional support and multidisciplinary work, it contributes to the reintegration of patients into their routine and improving their quality of life. Recently, artificial intelligence has been incorporated into healthcare as a promising tool to support diagnoses, personalize treatments and optimize clinical decisions. In the context of oncology physiotherapy, AI can identify patterns of functional and emotional suffering, often imperceptible in traditional assessments, favoring more targeted and individualized interventions. The integration between physiotherapy care and AI technologies represents a new perspective for post mastectomy rehabilitation, combining analytical precision and human sensitivity in the care process.
|
|
|
2
|
-
POLLYANNA FERNANDA DE SANTANA
-
MONITORAMENTO DO EQUILIBRIO EM IDOSOS: ACELEROMETROS COMO ALIADOS NA PRATICA CLINICA
-
Orientador : PATRICIA SILVA LESSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PATRICIA SILVA LESSA
-
AMANDA MARIA DA CONCEICAO PEREZ
-
MARCO AURELIO BENEDETTI RODRIGUES
-
KÉTURA RHAMMÁ CAVALCANTE FERREIRA
-
Data: 30/01/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
O envelhecimento populacional no Brasil cresce a uma taxa de 4% ao ano, aumentando significativamente a quantidade de idosos e os desafios relacionados à saúde dessa população. Um dos principais problemas enfrentados é a diminuição da mobilidade, frequentemente associada ao sedentarismo, doenças crônicas e sintomas depressivos, o que impacta diretamente a independência funcional dos idosos. A inatividade física contribui para perdas musculares, ósseas e sensoriais, afetando as Atividades de Vida Diária (AVDs). A fisioterapia, nesse contexto, tem papel fundamental na prevenção e reabilitação dessas perdas, sendo potencializada com o uso de tecnologias como o acelerômetro, que permite avaliar aspectos da marcha, equilíbrio e intensidade dos movimentos. A dor lombar crônica, altamente prevalente entre adultos, agrava ainda mais a limitação funcional. O acelerômetro tem sido utilizado tanto em indivíduos saudáveis quanto em pacientes neurológicos, inclusive em estudos que comparam intervenções como a reabilitação aquática e terrestre. Com o aumento da expectativa de vida, é essencial planejar ações que promovam a qualidade de vida dos idosos. Alterações fisiológicas, como sarcopenia e perda de amplitude de movimento, afetam o controle postural e elevam o risco de quedas, exigindo maior atenção dos serviços de saúde.
-
Mostrar Abstract
-
O envelhecimento populacional no Brasil cresce a uma taxa de 4% ao ano, aumentando significativamente a quantidade de idosos e os desafios relacionados à saúde dessa população. Um dos principais problemas enfrentados é a diminuição da mobilidade, frequentemente associada ao sedentarismo, doenças crônicas e sintomas depressivos, o que impacta diretamente a independência funcional dos idosos. A inatividade física contribui para perdas musculares, ósseas e sensoriais, afetando as Atividades de Vida Diária (AVDs). A fisioterapia, nesse contexto, tem papel fundamental na prevenção e reabilitação dessas perdas, sendo potencializada com o uso de tecnologias como o acelerômetro, que permite avaliar aspectos da marcha, equilíbrio e intensidade dos movimentos. A dor lombar crônica, altamente prevalente entre adultos, agrava ainda mais a limitação funcional. O acelerômetro tem sido utilizado tanto em indivíduos saudáveis quanto em pacientes neurológicos, inclusive em estudos que comparam intervenções como a reabilitação aquática e terrestre. Com o aumento da expectativa de vida, é essencial planejar ações que promovam a qualidade de vida dos idosos. Alterações fisiológicas, como sarcopenia e perda de amplitude de movimento, afetam o controle postural e elevam o risco de quedas, exigindo maior atenção dos serviços de saúde.
|
|
|
3
|
-
SANDRELLY MIRELY DA SILVA SANTOS
-
CLASSIFICAÇÃO DE GESTOS MANUAIS A PARTIR DE IMAGENS DE HD-sEMG UTILIZANDO APRENDIZADO PROFUNDO E ÁRVORES DE DECISÃO
-
Orientador : JULIANA CARNEIRO GOMES CASSEMIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA CARNEIRO GOMES CASSEMIRO
-
GISELLE MACHADO MAGALHAES MORENO
-
WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
-
ANA CLARA GOMES DA SILVA
-
CECILIA CORDEIRO DA SILVA
-
Data: 24/02/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
A recuperação da função motora da mão constitui um dos principais desafios na reabilitação pós-Acidente Vascular Encefálico (AVE), especialmente frente a necessidade de estratégias que aumentem a adesão ao tratamento e permitam abordagens inovadoras, como a reabilitação gamificada. Nesse contexto, a Eletromiografia de Superfície de Alta Densidade (HD-sEMG) destaca-se por fornecer informações detalhadas da atividade muscular, permitindo a aplicação de técnicas de aprendizado de máquina para reconhecimento de padrões motores complexos e suporte a sistemas interativos de reabilitação. Entretanto, sua alta dimensionalidade impõe desafios ao processamento e à extração de características. Este trabalho propõe uma abordagem híbrida que converte sinais de HD-sEMG em imagens 2D (mapas de calor) e utiliza aprendizado profundo combinado com algoritmos clássicos de árvores de decisão para classificação de gestos manuais. Para tanto, utilizou-se a base de dados pública Hyser, da qual foram selecionados 10 gestos funcionalmente relevantes para reabilitação. Os sinais brutos foram convertidos em mapas de calor representativos dos padrões espaciais de ativação muscular, dos quais as características foram extraídas por uma LeNet pré-treinada. A base foi dividida em conjuntos de treino (80%) e teste (20%) e avaliada com classificadores baseados em árvores (J48, Random Tree e Random Forest com 100, 200, 300, 400 e 500 árvores), utilizando métricas de desempenho e análise estatística. Os resultados indicaram desempenho superior dos modelos Random Forest, que alcançaram acurácia média superior a 91,7% e AUC acima de 0,994, com baixa variabilidade. Considerando o equilíbrio entre desempenho e custo computacional, o modelo Random Forest com 200 árvores foi selecionado para validação final. No conjunto de teste, este modelo apresentou acurácia de 78,87%, Kappa de 0,765 e AUC média de 0,962, observando-se maior confusão entre gestos antagônicos com padrões musculares semelhantes. Os resultados validam a viabilidade da abordagem proposta para aplicações em sistemas de reabilitação motora assistida por tecnologia.
-
Mostrar Abstract
-
The recovery of hand and wrist motor function remains one of the main challenges in post-stroke rehabilitation, especially given the need for strategies that promote greater patient adherence to treatment and enable innovative approaches, such as gamified rehabilitation. In this context, High-Density Surface Electromyography (HD-sEMG) has stood out for providing detailed information on muscle activity, allowing the application of machine learning techniques to recognize complex motor patterns and support interactive rehabilitation systems. However, its high dimensionality poses challenges to processing and feature extraction. Therefore, this work proposes a hybrid approach, transforming HD-sEMG signals into 2D images and using deep learning, combined with classical algorithms, aiming to evaluate performance for classifying hand and wrist gestures. For the execution of the project, the public Hyser database was used, which has data from 34 HD-sEMG hand gestures, from which 10 functionally relevant gestures were selected for rehabilitation applications. The raw signals were converted into heatmaps representative of the spatial patterns of muscle activation. The images had features extracted using pre-trained LeNet. The dataset was separated into training (80%) and test (20%) sets, and classical tree-based algorithms (J48, Random Tree, and Random Forest with 100, 200, 300, 400, and 500 trees) were used in the training phase. The classifiers were evaluated using performance metrics and statistical analysis. Partial results indicated superior performance of the Random Forest models, which achieved an average accuracy greater than 91.7% and an AUC above 0.994, with low variability between runs. Considering the balance between performance and computational cost, the Random Forest model with 200 trees was selected for the final validation stage. When applied to the test set, the model showed a decrease in metrics, with an accuracy of 78.87%, a Kappa of 0.765, and an average AUC of 0.962, with greater confusion observed between antagonistic movements with similar muscle patterns.
|
|
|
4
|
-
PAULO THIAGO GOMES DA SILVA
-
AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO DE GLAUCOMA UTILIZANDO APRENDIZAGEM PROFUNDA: uma avaliação comparativa de arquiteturas de redes neurais convolucionais
-
Orientador : WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
-
MAIRA ARAUJO DE SANTANA
-
SIDNEY MARLON LOPES DE LIMA
-
ANA CLARA GOMES DA SILVA
-
Data: 04/03/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
Glaucoma é uma neuropatia óptica progressiva e uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo, exigindo métodos eficientes para diagnóstico precoce. Este estudo propõe e avalia uma abordagem híbrida de inteligência artificial para detecção automática de glaucoma a partir de retinografias. Foram comparadas três arquiteturas de redes neurais convolucionais (LeNet, VGG-16 e ResNet-50) atuando como extratoras de características, seguidas por algoritmos de aprendizado de máquina tradicional. Utilizou-se a base pública RIM-ONE DL, composta por 447 imagens, submetidas a redimensionamento para 28×28 pixels e balanceamento de classes via SMOTE. A validação empregou validação cruzada estratificada 10-fold repetida 30 vezes (300 avaliações por configuração). A combinação ResNet-50 com SVM polinomial apresentou o melhor desempenho, com acurácia média de 90,19%, sensibilidade de 91,35% e índice Kappa de 0,80. Destaca-se o desempenho da LeNet combinada ao Random Forest, que atingiu acurácia de 89,46%, diferença marginal em relação às redes profundas. Conclui-se que a abordagem proposta é eficaz e que arquiteturas computacionalmente leves capturam padrões discriminativos essenciais do glaucoma, sugerindo viabilidade para implementações em dispositivos móveis e cenários de recursos limitados.
-
Mostrar Abstract
-
Glaucoma is a progressive optic neuropathy and one of the leading causes of irreversible blindness worldwide, requiring efficient methods for early diagnosis. This study proposes and evaluates a hybrid artificial intelligence approach for automatic glaucoma detection from retinographies. Three convolutional neural network architectures (LeNet, VGG-16, and ResNet-50) acting as feature extractors were compared, followed by traditional machine learning algorithms. The public RIM-ONE DL database, composed of 447 images, was used, subjected to resizing to 28×28 pixels and class balancing via SMOTE. Validation employed 10-fold stratified cross-validation repeated 30 times (300 evaluations per configuration). The combination of ResNet-50 with polynomial SVM showed the best performance, with an average accuracy of 90.19%, sensitivity of 91.35%, and a Kappa index of 0.80. The performance of LeNet combined with Random Forest stands out, achieving an accuracy of 89.46%, a marginal difference compared to deep networks. It is concluded that the proposed approach is effective and that computationally lightweight architectures capture essential discriminative patterns of glaucoma, suggesting viability for implementations in mobile devices and resource-limited scenarios.
|
|
|
5
|
-
YURI CAVALCANTI SILVA ARAÚJO
-
USO DE LLMS PARA CLASSIFICAÇÃO DE TEMPOS DE INDISPONIBILIDADE DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS A PARTIR DE DADOS DE CMMS, COM APLICAÇÃO EM ATS
-
Orientador : WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA CARNEIRO GOMES CASSEMIRO
-
WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
-
CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
-
ANA CLARA GOMES DA SILVA
-
Data: 31/03/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
A Engenharia Clínica ocupa posição estratégica na gestão do ciclo de vida dos equipamentos médico-hospitalares, influenciando diretamente a qualidade assistencial, a segurança do paciente e a sustentabilidade econômico-financeira das instituições de saúde. Apesar da consolidação da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) como instrumento de apoio à incorporação tecnológica, observa-se que sua aplicação ainda privilegia medicamentos e procedimentos, conferindo menor centralidade à análise sistemática do desempenho operacional dos equipamentos ao longo de seu uso real. Diante dessa lacuna, esta dissertação avaliou a viabilidade da utilização de dados históricos provenientes de Sistemas de Gestão da Manutenção Computadorizada (CMMS), associados a técnicas de Inteligência Artificial, como instrumento estruturado de apoio à decisão. Metodologicamente, desenvolveu-se um estudo de caso fundamentado em um Framework de Mineração de Dados e Classificação Assistida por Large Language Models (LLM), integrando auditoria de dados, modelagem preditiva e validação estatística por meio de métricas de desempenho, incluindo Acurácia, F1-Score e RMSE, associadas à interpretação por conhecimento especialista. Os resultados demonstraram consistência estatística na classificação dos tempos de indisponibilidade e evidenciaram que a disponibilidade operacional constitui métrica estratégica influenciada por variáveis intrínsecas, como fabricante e modelo. A estratificação preditiva dos níveis de indisponibilidade permitiu subsidiar decisões de substituição tecnológica (CAPEX), planejamento de capacidade e gestão de riscos assistenciais. Conclui-se que a abordagem integrada CMMS–IA configura metodologia viável, replicável e estrategicamente relevante, ampliando o escopo da ATS ao incorporar indicadores operacionais derivados do ciclo de vida real das tecnologias, fortalecendo a governança tecnológica hospitalar e promovendo maior racionalidade, transparência e alinhamento entre desempenho tecnológico e sustentabilidade assistencial.
-
Mostrar Abstract
-
Clinical Engineering occupies a strategic position in the lifecycle management of medical-hospital equipment, directly influencing the quality of care, patient safety, and the economic and financial sustainability of healthcare institutions. Despite the consolidation of Health Technology Assessment (HTA) as a tool to support technological incorporation, its application still prioritizes medications and procedures, giving less importance to the systematic analysis of the operational performance of equipment throughout its actual use. In light of this gap, this dissertation evaluated the feasibility of using historical data from Computerized Maintenance Management Systems (CMMS), combined with Artificial Intelligence techniques, as a structured decision support tool. Methodologically, a case study was developed based on a Data Mining and Classification Assisted Classification Framework using Large Language Models (LLM), integrating data auditing, predictive modeling, and statistical validation through performance metrics, including Accuracy, F1-Score, and RMSE, associated with expert interpretation. The results demonstrated statistical consistency in the classification of downtime and showed that operational availability is a strategic metric influenced by intrinsic variables such as manufacturer and model. The predictive stratification of downtime levels allowed for supporting decisions on technology replacement (CAPEX), capacity planning, and healthcare risk management. It is concluded that the integrated CMMS-IA approach constitutes a viable, replicable, and strategically relevant methodology, expanding the scope of HTA by incorporating operational indicators derived from the real lifecycle of technologies, strengthening hospital technology governance, and promoting greater rationality, transparency, and alignment between technological performance and healthcare sustainability.
|
|
|
6
|
-
EWERTOM CORDEIRO GOMES
-
PROPRIEDADES MECÂNICAS DAS FIBRAS DE JUTA E DE LINHO EM COMPÓSITOS POLIMÉRICOS PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS E LAMINADOS DE ENCAIXES PROTÉTICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
-
Orientador : MARILU GOMES NETTO MONTE DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALANA ELZA FONTES DA GAMA
-
MARILU GOMES NETTO MONTE DA SILVA
-
MARIA KAROLINE DA SILVA ANDRADE
-
Data: 23/04/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
A busca por materiais sustentáveis e de baixo custo na bioengenharia tem impulsionado a substituição de fibras sintéticas por reforços naturais na fabricação de dispositivos assistivos. Fibras de juta e linho surgem como alternativas promissoras devido à sua biodegradabilidade e propriedades específicas, embora sua aplicação em soquetes protéticos ainda enfrente desafios de padronização mecânica. Este estudo apresenta uma revisão sistemática com o objetivo de identificar e analisar as propriedades mecânicas de compósitos poliméricos reforçados com fibras de juta e/ou linho para aplicações industriais e para a fabricação de laminados para encaixes protéticos. A questão central da pesquisa investiga quais propriedades mecânicas dessas fibras foram validadas para uso industrial e clínico. Trata-se de uma pesquisa sistemática realizada na base de dados Scopus, seguindo as diretrizes PRISMA e a estratégia SPIDER. Foram analisadas duas frentes: aplicações industriais gerais (AIG) e aplicações em encaixes protéticos (ASP), incluindo artigos experimentais ou de simulação publicados em inglês entre 2020 e abril de 2025. A extração de dados incluiu informações sobre tipos de fibras, matrizes, métodos de fabricação, ensaios mecânicos e resultados de desempenho. Os resultados totalizaram 54 estudos incluídos, sendo 44 de cunho industrial e 10 focados em soquetes protéticos. A resistência à tração e à flexão foram as propriedades mais reportadas, com predominância da resina epóxi como matriz e métodos de laminação manual ou compressão. Observou-se que o uso de compósitos híbridos e tratamentos químicos (como NaOH e silano) é determinante para otimizar a adesão fibra-matriz. Conclui-se que, apesar do interesse científico crescente, do potencial ecológico e da capacidade mecânica, ainda há uma lacuna em estudos específicos para encaixes protéticos. Apesar dos resultados promissores, especialmente em compósitos híbridos, são necessários mais estudos para explorar todo o seu potencial em aplicações de encaixes protéticos e otimizar os métodos de tratamento e fabricação para uso industrial.
-
Mostrar Abstract
-
A personalização de soquetes protéticos desempenha papel determinante na otimização do conforto e da funcionalidade em indivíduos com amputação transtibial. Materiais sintéticos, como fibra de carbono, têm limitações relacionadas ao custo e ao conforto. A incorporação de fibras naturais na fabricação desses dispositivos representa uma alternativa promissora para aumentar sua sustentabilidade e acessibilidade, sem comprometer o desempenho mecânico e funcional. Dessa forma, este projeto tem por objetivo desenvolver e caracterizar um compósito híbrido de fibras naturais de juta e linho, investigando sua viabilidade como material para a fabricação de encaixes protéticos transtibiais com foco em resistência mecânica e sustentabilidade; e possível durabilidade e conforto. Trata-se de um estudo experimental onde seis combinações de laminados serão fabricadas por infusão de resina e testadas mecanicamente (tração, compressão, flexão e impacto) de acordo com normas da American Society for Testing and Materials (ASTM). Os resultados serão comparados com compósitos de fibra de carbono para validar a proposta. Espera-se produzir compósitos de fibras naturais com desempenho mecânico equivalente ou superior aos sintéticos, garantindo maior conforto, durabilidade e sustentabilidade.
|
|
|
7
|
-
MAYKE FELIPP DE ARAÚJO MARTINS
-
ANÁLISE ESPACIAL DAS NOTIFICAÇÕES DE ESPOROTRICOSE EM PERNAMBUCO: mapeamento e visualização de dados epidemiológicos com desenvolvimento de dashboard interativo.
-
Orientador : CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES
-
BARBARA HELENA DE BRITO ANGELO
-
Data: 28/04/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo do complex Sporothrix schenckii, no qual consolidou-se como uma epidemia zoonótica no Brasil, em que o gato doméstico atua como o principal transmissor para populações humanas. Esta micose é causada por fungo, que se apresentam na forma mycelial em temperatura ambiente (25-30°C) e como levedura à temperatura corpórea (37°C). A doença pode acometer qualquer indivíduo, independentemente de sexo, idade ou etnia, sendo prevalente em regiões de clima temperado e tropical úmido. Nessa perspectiva, o objetivo desse estudo é investigar o desenvolvimento de um dashboard interativo para visualização, mapeamento e análise espacial dos dados epidemiológicos de esporotricose em Pernambuco. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza descritiva, retrospectiva, de série temporal e com abordagem de base territorial (ecológico) sobre a Esporotricose Humana em Pernambuco. Os dados secundários foram obtidos a partir de fichas de notificação individual extraídas do banco estadual do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), acessadas via Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE). Para a construção do perfil epidemiológico e análise espacial, as variáveis foram organizadas nas dimensões espaço-temporal, sociodemográfica e clínico-epidemiológica. Os dados foram processados no software QGIS para a criação de mapas coropléticos e aplicação da Estimativa de Densidade de Kernel para identificação de hotspots. Na etapa final, as métricas foram integradas ao Google Looker Studio para o desenvolvimento de um dashboard interativo, estruturado com mapas dinâmicos e indicadores de saúde para otimizar o monitoramento epidemiológico. Por fim, os resultados da pesquisa apontaram que nos dados secundários do SINAN/PE, a pesquisa analisou 2.919 notificações, das quais 1.893 foram confirmadas. Os resultados demonstram um aumento expressivo e contínuo da incidência, que saltou de 0,09 casos por 100.000 habitantes em 2016 para 4,79 em 2024, evidenciando a persistência do agravo como um problema crítico de saúde pública. O perfil epidemiológico revelou uma predominância do sexo feminino (64,5%), indivíduos pardos (58,4%) e pessoas na faixa etária de 40 a 49 anos, sugerindo que a vulnerabilidade está intrinsecamente ligada ao cuidado domiciliar de felinos. Na análise espacial identificou uma alta concentração na Região Metropolitana do Recife, mas também confirmou um processo de interiorização da doença em direção à Zona da Mata e ao Agreste, com municípios como Camutanga e Ferreiros registrando as maiores taxas de incidência do estado. Identificou-se, ainda, uma dependência estrutural do diagnóstico clínico- epidemiológico (57,7%) e gargalos assistenciais significativos, como a centralização laboratorial e um índice de 24,7% de casos com evolução final ignorada, indicando falhas no acompanhamento terapêutico. O dashboard interativo desenvolvido integrou dados cartográficos e indicadores demográficos, demonstrando ser uma tecnologia eficaz para superar a fragmentação da vigilância atual e permitir intervenções geográficas direcionadas. Destacando a necessidade urgente de descentralização do diagnóstico, capacitação profissional e implementação de estratégias de controle e o planejamento de políticas baseadas na perspectiva de Saúde Única para mitigar a transmissibilidade e a negligência institucional da esporotricose em Pernambuco.
-
Mostrar Abstract
-
A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo do complex Sporothrix schenckii, no qual consolidou-se como uma epidemia zoonótica no Brasil, em que o gato doméstico atua como o principal transmissor para populações humanas. Esta micose é causada por fungo, que se apresentam na forma mycelial em temperatura ambiente (25-30°C) e como levedura à temperatura corpórea (37°C). A doença pode acometer qualquer indivíduo, independentemente de sexo, idade ou etnia, sendo prevalente em regiões de clima temperado e tropical úmido. Nessa perspectiva, o objetivo desse estudo é investigar o desenvolvimento de um dashboard interativo para visualização, mapeamento e análise espacial dos dados epidemiológicos de esporotricose em Pernambuco. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza descritiva, retrospectiva, de série temporal e com abordagem de base territorial (ecológico) sobre a Esporotricose Humana em Pernambuco. Os dados secundários foram obtidos a partir de fichas de notificação individual extraídas do banco estadual do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), acessadas via Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE). Para a construção do perfil epidemiológico e análise espacial, as variáveis foram organizadas nas dimensões espaço-temporal, sociodemográfica e clínico-epidemiológica. Os dados foram processados no software QGIS para a criação de mapas coropléticos e aplicação da Estimativa de Densidade de Kernel para identificação de hotspots. Na etapa final, as métricas foram integradas ao Google Looker Studio para o desenvolvimento de um dashboard interativo, estruturado com mapas dinâmicos e indicadores de saúde para otimizar o monitoramento epidemiológico. Por fim, os resultados da pesquisa apontaram que nos dados secundários do SINAN/PE, a pesquisa analisou 2.919 notificações, das quais 1.893 foram confirmadas. Os resultados demonstram um aumento expressivo e contínuo da incidência, que saltou de 0,09 casos por 100.000 habitantes em 2016 para 4,79 em 2024, evidenciando a persistência do agravo como um problema crítico de saúde pública. O perfil epidemiológico revelou uma predominância do sexo feminino (64,5%), indivíduos pardos (58,4%) e pessoas na faixa etária de 40 a 49 anos, sugerindo que a vulnerabilidade está intrinsecamente ligada ao cuidado domiciliar de felinos. Na análise espacial identificou uma alta concentração na Região Metropolitana do Recife, mas também confirmou um processo de interiorização da doença em direção à Zona da Mata e ao Agreste, com municípios como Camutanga e Ferreiros registrando as maiores taxas de incidência do estado. Identificou-se, ainda, uma dependência estrutural do diagnóstico clínico- epidemiológico (57,7%) e gargalos assistenciais significativos, como a centralização laboratorial e um índice de 24,7% de casos com evolução final ignorada, indicando falhas no acompanhamento terapêutico. O dashboard interativo desenvolvido integrou dados cartográficos e indicadores demográficos, demonstrando ser uma tecnologia eficaz para superar a fragmentação da vigilância atual e permitir intervenções geográficas direcionadas. Destacando a necessidade urgente de descentralização do diagnóstico, capacitação profissional e implementação de estratégias de controle e o planejamento de políticas baseadas na perspectiva de Saúde Única para mitigar a transmissibilidade e a negligência institucional da esporotricose em Pernambuco.
|
|
|
8
|
-
PATRICIA JANAINE NUNES VIANA
-
DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE APLICATIVO INTEGRADO A DISPOSITIVO VESTÍVEL PARA REABILITAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS COM CARDIOPATIA EM IDADE ESCOLAR
-
Orientador : MARILU GOMES NETTO MONTE DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARILU GOMES NETTO MONTE DA SILVA
-
ALANA ELZA FONTES DA GAMA
-
MAIRA ARAUJO DE SANTANA
-
Data: 29/04/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
As cardiopatias congênitas constituem um grupo heterogêneo de malformações estruturais do sistema cardiovascular presentes desde o nascimento, sendo importantes causas de morbidade na população pediátrica. Mesmo após intervenções cirúrgicas, muitos pacientes apresentam limitações funcionais persistentes, o que evidencia a necessidade de estratégias complementares voltadas à reabilitação cardiorrespiratória e nesse contexto, as tecnologias digitais em saúde emergem como alternativas promissoras para ampliar o acesso, o monitoramento e a adesão às intervenções terapêuticas. Este estudo tem como objetivo propor e estruturar um protótipo de aplicativo móvel integrado a um dispositivo vestível, voltado ao suporte da reabilitação cardiorrespiratória em crianças com cardiopatia em idade escolar, possibilitando o monitoramento da frequência cardíaca e da saturação periférica de oxigênio durante a realização de exercícios. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza tecnológica, centrada no desenvolvimento de um sistema integrado composto por um aplicativo móvel e um dispositivo vestível do tipo anel inteligente (O2Ring). Inicialmente, o protótipo foi estruturado na plataforma FlutterFlow, responsável pela organização das interfaces, telas e fluxos de navegação do sistema, paralelamente, realizou-se a análise do protocolo de comunicação Bluetooth Low Energy (BLE), por meio da coleta e comparação de dados obtidos no aplicativo ViHealth e na captura dos pacotes transmitidos pelo dispositivo, permitindo a identificação da estrutura dos dados fisiológicos. Em seguida, foi implementada a comunicação entre o anel e o aplicativo em linguagem Flutter, utilizando a biblioteca flutter_blue_plus. O estudo resultou na construção de um protótipo funcional com integração entre interface e comunicação de dados em tempo real, estabelecendo base tecnológica para futuras etapas de validação e aplicação em reabilitação cardiorrespiratória pediátrica.
-
Mostrar Abstract
-
As cardiopatias congênitas constituem um grupo heterogêneo de malformações cardiovasculares presentes desde o nascimento. Mesmo após correções cirúrgicas, essas condições configuram uma importante causa de morbidade infantil, uma vez que muitos pacientes permanecem com limitações funcionais e redução da capacidade cardiorrespiratória. Nesse contexto, a reabilitação cardiorrespiratória infantil apresenta-se como estratégia fundamental para a promoção da capacidade funcional, da qualidade de vida e do desenvolvimento saudável, embora sua implementação ainda enfrente desafios relacionados à adesão, padronização e acesso aos serviços especializados. Diante dos avanços em saúde digital, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e a validação técnica de um aplicativo móvel voltado ao suporte da reabilitação cardiorrespiratória de crianças em idade escolar com cardiopatia congênita, integrado a um dispositivo vestível para monitoramento de frequência cardíaca e saturação periférica de oxigênio. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza tecnológica e experimental, sem envolvimento direto de seres humanos, centrada na definição de requisitos funcionais e não funcionais, na modelagem da arquitetura do sistema e na implementação do protótipo integrado ao dispositivo vestível. O aplicativo, denominado CoraKids, é desenvolvido na plataforma FlutterFlow, incorporando interfaces lúdicas e elementos de gamificação, sendo submetido a testes técnicos em ambiente controlado, por meio de simulações de sinais fisiológicos, com o objetivo de verificar a estabilidade da comunicação, a integridade do fluxo de dados e o correto armazenamento das informações. Espera-se que o sistema proposto demonstre viabilidade técnica e funcional, estabelecendo uma base sólida para futuras etapas de validação clínica, avaliações de usabilidade com usuários finais e aplicação em contextos reais de reabilitação cardiorrespiratória pediátrica.
|
|
|
9
|
-
ANNA KAROLINY DA SILVA LIMA
-
Recursos Educacionais Abertos como Método de Educação em Saúde: uma revisão de escopo sobre Vírus Sincicial Respiratório em Crianças Vulneráveis
-
Orientador : CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES
-
BARBARA HELENA DE BRITO ANGELO
-
Data: 16/06/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
--- Resumo ---
Introdução: O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções respiratórias agudas e hospitalizações em crianças menores de cinco anos em todo o mundo, afetando desproporcionalmente populações em situação de vulnerabilidade social. No Brasil, dados do OpenDataSUS indicam aumento de 36% nas hospitalizações por VSR em bebês em 2025, enquanto o Ministério da Saúde, expõe que o vírus é responsável por 80% dos casos de bronquiolite. Objetivo: Mapear e analisar os Recursos Educacionais Abertos (REA) utilizados como método de educação em saúde sobre o VSR voltados para crianças vulneráveis. Metodologia: Revisão de escopo conduzida conforme recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI) e diretrizes PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas nas bases WOS, PubMed, Scopus, EBSCO, SciELO e LILACS (janeiro/2023 a fevereiro/2026), utilizando os descritores "respiratory syncytial virus" AND "health education". Foram incluídos artigos originais em inglês relacionados com REA sobre VSR no contexto infantil. Resultados e Discussão: Após a triagem, 94 artigos foram recuperados e cinco atenderam aos critérios de inclusão. Observou-se concentração de estudos nos EUA (80%), com predomínio de estratégias educacionais voltadas a profissionais de saúde, como alertas eletrônicos (Jones et al., 2024; Hijano et al., 2025), salas de fuga interprofissionais (Scardina et al., 2025) e textos informativos (Nicolaus, 2026). Apenas um estudo brasileiro foi incluído (Nunes et al., 2025), que analisou vídeos no TikTok®. As buscas nas bases SciELO e LILACS resultaram em quantidade insatisfatória de artigos, sugerindo lacuna na produção latino-americana. Com base nessas evidências, foi desenvolvida uma proposta de curso online gratuito intitulado "Prevenção do VSR na Primeira Infância", com 20 horas, cinco módulos, metodologias ativas e recursos multimídia acessíveis. Considerações Finais: A revisão evidenciou escassez de REA sobre VSR direcionados a cuidadores de crianças vulneráveis, especialmente no Brasil. A proposta de curso alinha-se aos princípios da ciência aberta e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 4 e 10, contribuindo para a democratização do acesso à informação em saúde e para a redução das desigualdades no cuidado à infância.
-
Mostrar Abstract
-
--- Resumo ---
Introdução: O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções respiratórias agudas e hospitalizações em crianças menores de cinco anos em todo o mundo, afetando desproporcionalmente populações em situação de vulnerabilidade social. No Brasil, dados do OpenDataSUS indicam aumento de 36% nas hospitalizações por VSR em bebês em 2025, enquanto o Ministério da Saúde, expõe que o vírus é responsável por 80% dos casos de bronquiolite. Objetivo: Mapear e analisar os Recursos Educacionais Abertos (REA) utilizados como método de educação em saúde sobre o VSR voltados para crianças vulneráveis. Metodologia: Revisão de escopo conduzida conforme recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI) e diretrizes PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas nas bases WOS, PubMed, Scopus, EBSCO, SciELO e LILACS (janeiro/2023 a fevereiro/2026), utilizando os descritores "respiratory syncytial virus" AND "health education". Foram incluídos artigos originais em inglês relacionados com REA sobre VSR no contexto infantil. Resultados e Discussão: Após a triagem, 94 artigos foram recuperados e cinco atenderam aos critérios de inclusão. Observou-se concentração de estudos nos EUA (80%), com predomínio de estratégias educacionais voltadas a profissionais de saúde, como alertas eletrônicos (Jones et al., 2024; Hijano et al., 2025), salas de fuga interprofissionais (Scardina et al., 2025) e textos informativos (Nicolaus, 2026). Apenas um estudo brasileiro foi incluído (Nunes et al., 2025), que analisou vídeos no TikTok®. As buscas nas bases SciELO e LILACS resultaram em quantidade insatisfatória de artigos, sugerindo lacuna na produção latino-americana. Com base nessas evidências, foi desenvolvida uma proposta de curso online gratuito intitulado "Prevenção do VSR na Primeira Infância", com 20 horas, cinco módulos, metodologias ativas e recursos multimídia acessíveis. Considerações Finais: A revisão evidenciou escassez de REA sobre VSR direcionados a cuidadores de crianças vulneráveis, especialmente no Brasil. A proposta de curso alinha-se aos princípios da ciência aberta e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 4 e 10, contribuindo para a democratização do acesso à informação em saúde e para a redução das desigualdades no cuidado à infância.
|
|
|
10
|
-
GABRIELY SOARES DA MOTA
-
CLASSIFICAÇÃO DE GESTOS DE MÃO UTILIZANDO ELETROMIOGRAFIA DE ALTA DENSIDADE E APRENDIZADO PROFUNDO
-
Orientador : JULIANA CARNEIRO GOMES CASSEMIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA CARNEIRO GOMES CASSEMIRO
-
GISELLE MACHADO MAGALHAES MORENO
-
WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
-
FLÁVIO SECCO FONSECA
-
Data: 18/06/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
A classificação de gestos de mão a partir de sinais mioelétricos tem recebido crescente atenção devido ao seu potencial em aplicações envolvendo interfaces homem–máquina, tecnologias assistivas e sistemas inteligentes de reconhecimento de movimento. Nesse contexto, a eletromiografia de alta densidade (HD-EMG), associada a técnicas de aprendizado profundo, apresenta-se como uma alternativa promissora por possibilitar a captura detalhada dos padrões de ativação muscular. O presente estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um método para classificação dos gestos utilizando sinais de HD-EMG combinados a técnicas de aprendizado profundo e aprendizado de máquina. Para isso, foram utilizados dados provenientes da base pública Hyser, sendo os sinais segmentados por janelamento temporal e convertidos em imagens no domínio tempo-frequência por meio da Transformada Wavelet. A extração automática de atributos foi realizada utilizando duas arquiteturas convolucionais, LeNet e EfficientNet, seguidas da etapa de classificação por algoritmos supervisionados, incluindo Random Tree, Random Forest e Máquina de Vetores de Suporte (SVM). Os resultados demonstraram desempenho superior dos modelos baseados em SVM, com destaque para o SVM com kernel polinomial de grau 2 aplicado aos atributos extraídos pela LeNet e para o SVM com kernel polinomial de grau 1 associado à EfficientNet. Entre as arquiteturas avaliadas, a EfficientNet apresentou melhor desempenho global no conjunto de teste, alcançando acurácia de 95,45% e área sob a curva ROC de 0,95, indicando elevada capacidade de generalização. De forma geral, os achados demonstram a viabilidade da abordagem proposta e reforçam o potencial da integração entre HD-EMG, aprendizado profundo e aprendizado de máquina para o desenvolvimento de sistemas mais robustos para classificação de gestos de mão.
-
Mostrar Abstract
-
Hand gesture classification based on myoelectric signals has gained increasing attention due to its potential applications in human–machine interfaces, assistive technologies, and intelligent motion recognition systems. In this context, high-density electromyography (HD-EMG) combined with deep learning techniques has emerged as a promising alternative by enabling detailed capture of muscle activation patterns. This study aimed to develop and evaluate a method for classifying gestures using HD-EMG signals combined with deep learning and machine learning techniques. Data from the publicly available Hyser database were used, with signals segmented through temporal windowing and converted into time-frequency images using the Wavelet Transform. Automatic feature extraction was performed using two convolutional architectures, LeNet and EfficientNet, followed by classification using supervised algorithms, including Random Tree, Random Forest, and Support Vector Machine (SVM). The results demonstrated superior performance of SVM-based models, with emphasis on the polynomial kernel degree 2 applied to LeNet features and the polynomial kernel degree 1 associated with EfficientNet. Among the evaluated architectures, EfficientNet achieved the best overall performance on the test set, reaching an accuracy of 95.45% and an area under the ROC curve of 0.95, indicating strong generalization capability. Overall, the findings demonstrate the feasibility of the proposed approach and reinforce the potential of integrating HD-EMG, deep learning, and machine learning for the development of more robust hand gesture classification systems.
|
|
|
11
|
-
ROSEMARY FARIAS TENÓRIO
-
DESEMPENHO DE ABORDAGENS BASEADAS EM GEOMETRIA RIEMANNIANA NA DECODIFICAÇÃO DE PARADIGMAS DE IMAGÉTICA MOTORA EM INTERFACES CÉREBRO-COMPUTADOR QUE UTILIZAM EEG NÃO INVASIVO: Uma revisão sistemática rápida
-
Orientador : MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES
-
CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
SHEILA RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
-
Data: 25/06/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
Resumo da dissertação
Tema e objetivo. A dissertação de Rosemary Farias Tenório (PPG em Engenharia Biomédica, UFPE, 2026) é uma revisão sistemática rápida que sintetiza as evidências sobre o desempenho de classificação de abordagens baseadas em geometria riemanniana, comparadas a métodos tradicionais de aprendizado de máquina, na decodificação de paradigmas de imagética motora (MI) em interfaces cérebro-computador (BCIs) que utilizam EEG não invasivo.
Fundamentação. A introdução contextualiza as limitações do EEG (baixa resolução espacial por condução de volume, sensibilidade a artefatos, não estacionariedade e elevada variabilidade inter- e intrassujeito) e dos pipelines tradicionais — filtragem espacial (CSP, FBCSP) combinada a classificadores lineares (LDA, SVM). O argumento central é que as matrizes de covariância do EEG pertencem ao espaço de matrizes simétricas positivas definidas (SPD), cuja estrutura é não euclidiana; tratá-las pela geometria euclidiana convencional é matematicamente inadequado. A geometria riemanniana, operando diretamente no manifold SPD sob a métrica afim-invariante (AIRM), oferece robustez à variabilidade do sinal — particularmente à condução de volume e às diferenças anatômicas entre sujeitos. São apresentadas as três famílias principais: MDM/MDRM, FgMDM e Tangent Space Mapping (TSM).
Métodos. Adotou-se o formato rapid review (Cochrane Rapid Reviews Methods Group), com relato conforme PRISMA-P 2015. O componente "P" do PICO foi adaptado de "População" para "Sinal/Dados". As buscas (10/02/2026) cobriram IEEE Xplore, Scopus e PubMed/MEDLINE. O traço metodológico distintivo é a "Regra Dura do Comparador": exigência de que pelo menos um método tradicional fosse implementado pelos próprios autores no mesmo experimento, dataset e cenário de validação, descartando comparações cross-paper. A seleção foi conduzida por revisor único, mitigada por dupla triagem temporal independente. Desfecho primário: acurácia de classificação (%).
Resultados. De 169 registros únicos, 11 estudos (2010–2025, concentrados em 2019–2025; China n=6, França n=2) foram incluídos, gerando 27 pares de comparação (25 elegíveis, 24 com dados completos). O BCI Competition IV-2a foi o dataset predominante. Em 21 dos 24 pares (87,5%) as abordagens riemannianas superaram os métodos tradicionais, com delta mediano de +8,82 p.p. (amplitude de −3,60 a +24,00 p.p.). O TSM apresentou o melhor desempenho médio (mediana +10,9 p.p.; 100% de pares positivos), enquanto o MDM/MDRM puro foi heterogêneo (≈57% positivos, concentrando os três deltas negativos). Os ganhos mais expressivos ocorreram em cenários cross-subject (deltas > +16 p.p.), reforçando a vantagem da invariância afim da AIRM na generalização entre sujeitos. O FgMDM esteve completamente ausente como método principal.
Qualidade metodológica. Avaliação por cinco domínios (D1–D5): quatro estudos com risco baixo, quatro moderado e três alto. A limitação estrutural mais grave é a ausência universal de código público (11/11), seguida pelo uso de holdout único, amostras pequenas (mediana de 9 participantes), restrição a tarefas binárias e pela realização de testes estatísticos formais em apenas 3 dos 11 estudos.
Conclusões. A evidência indica desempenho superior ou equivalente das abordagens riemannianas frente aos métodos baseados em CSP, com vantagem mais consistente para o TSM e suas variantes, sobretudo combinadas a transferência de aprendizado/adaptação entre sujeitos. A autora delimita cinco lacunas prioritárias: (1) ausência de avaliação do FgMDM como intervenção principal; (2) déficit de estudos cross-subject/cross-dataset; (3) falta de código aberto; (4) concentração em datasets históricos de pequeno porte; e (5) ausência de avaliação de aprendizado profundo riemanniano (SPDNet, Tensor-CSPNet). Os achados são explicitamente caracterizados como preliminares, dado que 61 registros permaneciam aguardando triagem no momento do corte.
-
Mostrar Abstract
-
Resumo da dissertação
Tema e objetivo. A dissertação de Rosemary Farias Tenório (PPG em Engenharia Biomédica, UFPE, 2026) é uma revisão sistemática rápida que sintetiza as evidências sobre o desempenho de classificação de abordagens baseadas em geometria riemanniana, comparadas a métodos tradicionais de aprendizado de máquina, na decodificação de paradigmas de imagética motora (MI) em interfaces cérebro-computador (BCIs) que utilizam EEG não invasivo.
Fundamentação. A introdução contextualiza as limitações do EEG (baixa resolução espacial por condução de volume, sensibilidade a artefatos, não estacionariedade e elevada variabilidade inter- e intrassujeito) e dos pipelines tradicionais — filtragem espacial (CSP, FBCSP) combinada a classificadores lineares (LDA, SVM). O argumento central é que as matrizes de covariância do EEG pertencem ao espaço de matrizes simétricas positivas definidas (SPD), cuja estrutura é não euclidiana; tratá-las pela geometria euclidiana convencional é matematicamente inadequado. A geometria riemanniana, operando diretamente no manifold SPD sob a métrica afim-invariante (AIRM), oferece robustez à variabilidade do sinal — particularmente à condução de volume e às diferenças anatômicas entre sujeitos. São apresentadas as três famílias principais: MDM/MDRM, FgMDM e Tangent Space Mapping (TSM).
Métodos. Adotou-se o formato rapid review (Cochrane Rapid Reviews Methods Group), com relato conforme PRISMA-P 2015. O componente "P" do PICO foi adaptado de "População" para "Sinal/Dados". As buscas (10/02/2026) cobriram IEEE Xplore, Scopus e PubMed/MEDLINE. O traço metodológico distintivo é a "Regra Dura do Comparador": exigência de que pelo menos um método tradicional fosse implementado pelos próprios autores no mesmo experimento, dataset e cenário de validação, descartando comparações cross-paper. A seleção foi conduzida por revisor único, mitigada por dupla triagem temporal independente. Desfecho primário: acurácia de classificação (%).
Resultados. De 169 registros únicos, 11 estudos (2010–2025, concentrados em 2019–2025; China n=6, França n=2) foram incluídos, gerando 27 pares de comparação (25 elegíveis, 24 com dados completos). O BCI Competition IV-2a foi o dataset predominante. Em 21 dos 24 pares (87,5%) as abordagens riemannianas superaram os métodos tradicionais, com delta mediano de +8,82 p.p. (amplitude de −3,60 a +24,00 p.p.). O TSM apresentou o melhor desempenho médio (mediana +10,9 p.p.; 100% de pares positivos), enquanto o MDM/MDRM puro foi heterogêneo (≈57% positivos, concentrando os três deltas negativos). Os ganhos mais expressivos ocorreram em cenários cross-subject (deltas > +16 p.p.), reforçando a vantagem da invariância afim da AIRM na generalização entre sujeitos. O FgMDM esteve completamente ausente como método principal.
Qualidade metodológica. Avaliação por cinco domínios (D1–D5): quatro estudos com risco baixo, quatro moderado e três alto. A limitação estrutural mais grave é a ausência universal de código público (11/11), seguida pelo uso de holdout único, amostras pequenas (mediana de 9 participantes), restrição a tarefas binárias e pela realização de testes estatísticos formais em apenas 3 dos 11 estudos.
Conclusões. A evidência indica desempenho superior ou equivalente das abordagens riemannianas frente aos métodos baseados em CSP, com vantagem mais consistente para o TSM e suas variantes, sobretudo combinadas a transferência de aprendizado/adaptação entre sujeitos. A autora delimita cinco lacunas prioritárias: (1) ausência de avaliação do FgMDM como intervenção principal; (2) déficit de estudos cross-subject/cross-dataset; (3) falta de código aberto; (4) concentração em datasets históricos de pequeno porte; e (5) ausência de avaliação de aprendizado profundo riemanniano (SPDNet, Tensor-CSPNet). Os achados são explicitamente caracterizados como preliminares, dado que 61 registros permaneciam aguardando triagem no momento do corte.
|
|
|
12
|
-
REBECA DA SILVA FRAGA BOTELHO
-
NANO CONTEÚDOS COMO RECURSO EDUCACIONAL ABERTO PARA SAÚDE E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: no controle das infecções hospitalares
-
Orientador : CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
EMERY CLEITON CABRAL CORREIA LINS
-
MARIA DO SOCORRO MACHADO FREIRE
-
Data: 09/07/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
Problemas de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) representam um impacto significativo para segurança do paciente, relatado em todo o mundo, sendo responsáveis por elevadas taxas de morbimortalidade e pelo aumento significativo dos custos assistenciais. A formação continuada dos profissionais de saúde representa uma estratégia fundamental para a prevenção e o controle dessas infecções, demandando recursos educacionais inovadores, acessíveis e adaptados à realidade do trabalho hospitalar. Nesse contexto, o presente estudo objetivou desenvolver um Recurso Educacional Aberto no formato de trilha de aprendizagem linear, baseado em nano conteúdos, voltado ao controle das IRAS para profissionais de saúde. Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e caráter descritivo, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e desenvolvimento de produto educacional, fundamentada nas três primeiras fases do modelo ADDIE adaptado — Análise, Design e Desenvolvimento. Como resultado, foi desenvolvida uma trilha de aprendizagem linear composta por cinco módulos, com carga horária total de 40 horas. O produto educacional desenvolvido apresenta potencial para contribuir com o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde (EPS), com uma melhor abordagem em relação ao controle das infecções nas instituições hospitalares, ao mesmo tempo em que se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 e 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que preconizam saúde de qualidade e educação inclusiva e equitativa para todos.
-
Mostrar Abstract
-
Problemas de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) representam um impacto significativo para segurança do paciente, relatado em todo o mundo, sendo responsáveis por elevadas taxas de morbimortalidade e pelo aumento significativo dos custos assistenciais. A formação continuada dos profissionais de saúde representa uma estratégia fundamental para a prevenção e o controle dessas infecções, demandando recursos educacionais inovadores, acessíveis e adaptados à realidade do trabalho hospitalar. Nesse contexto, o presente estudo objetivou desenvolver um Recurso Educacional Aberto no formato de trilha de aprendizagem linear, baseado em nano conteúdos, voltado ao controle das IRAS para profissionais de saúde. Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e caráter descritivo, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e desenvolvimento de produto educacional, fundamentada nas três primeiras fases do modelo ADDIE adaptado — Análise, Design e Desenvolvimento. Como resultado, foi desenvolvida uma trilha de aprendizagem linear composta por cinco módulos, com carga horária total de 40 horas. O produto educacional desenvolvido apresenta potencial para contribuir com o fortalecimento da Educação Permanente em Saúde (EPS), com uma melhor abordagem em relação ao controle das infecções nas instituições hospitalares, ao mesmo tempo em que se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 e 4 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que preconizam saúde de qualidade e educação inclusiva e equitativa para todos.
|
|
|
13
|
-
THEMISTOCLYS THESKO CORREIA FERREIRA
-
CUIDADOS PALIATIVOS E RECURSOS EDUCACIONAIS EM SAÚDE: um mapeamento das evidências e proposição formativa a partir da Scoping Review
-
Orientador : CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES
-
BARBARA HELENA DE BRITO ANGELO
-
Data: 09/07/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
Introdução: Os Cuidados Paliativos (CP) constituem uma abordagem fundamental para melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças ameaçadoras da vida. Contudo, a formação de profissionais de saúde nessa área ainda é insuficiente e fragmentada, sendo necessárias estratégias educacionais inovadoras e efetivas. Objetivo: Investigar a abordagem de CP a partir de Recursos Educacionais (RE) em saúde por meio de uma Scoping Review. Metodologia: Trata-se de uma Scoping Review baseada no protocolo Joanna Briggs Institute (JBI). A busca foi realizada em oito bases de dados (BEDENF, ERIC, LILACS, PEDro, PubMed, SciELO, Science Direct e Scopus), sem restrição de data, incluindo estudos publicados em português, inglês ou espanhol que descrevessem, desenvolvessem, implementassem ou avaliassem RE para o ensino de CP. Foram excluídos artigos de opinião, editoriais, estudos de revisão e aqueles que não detalhavam o recurso educacional. A seleção ocorreu em duas fases (triagem por títulos/resumos e leitura integral) e análise mista (quanti-qualitativa). Resultados: Foram incluídos 53 estudos, majoritariamente publicados a partir de 2020 (n=43), com concentração em países de alta renda. Os RE mais prevalentes foram simulação (27 estudos) e ensino online (20 estudos). A Educação Interprofissional (EIP) esteve presente em 9 estudos, e currículos estruturados também foram identificados como estratégias para o ensino de CP. As populações-alvo incluíram profissionais em exercício (24 estudos), estudantes de graduação (21 estudos) e residentes/pós-graduandos (8 estudos). Identificou-se uma lacuna na inclusão de profissionais de reabilitação. Com base nos achados, foi desenvolvida uma proposta formativa na modalidade Massive Open Online Course (MOOC) sobre Reabilitação Paliativa, direcionada a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Conclusão: A formação em CP tem evoluído para metodologias ativas, com destaque para simulação e ensino online, integrados a currículos estruturados e à EIP. Contudo, persiste a concentração geográfica em países de alta renda e a sub-representação de profissionais de reabilitação, apontando a necessidade de estratégias educacionais mais equitativas e inclusivas, como a proposta formativa apresentada.
-
Mostrar Abstract
-
Introdução: Os Cuidados Paliativos (CP) constituem uma abordagem fundamental para melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam doenças ameaçadoras da vida. Contudo, a formação de profissionais de saúde nessa área ainda é insuficiente e fragmentada, sendo necessárias estratégias educacionais inovadoras e efetivas. Objetivo: Investigar a abordagem de CP a partir de Recursos Educacionais (RE) em saúde por meio de uma Scoping Review. Metodologia: Trata-se de uma Scoping Review baseada no protocolo Joanna Briggs Institute (JBI). A busca foi realizada em oito bases de dados (BEDENF, ERIC, LILACS, PEDro, PubMed, SciELO, Science Direct e Scopus), sem restrição de data, incluindo estudos publicados em português, inglês ou espanhol que descrevessem, desenvolvessem, implementassem ou avaliassem RE para o ensino de CP. Foram excluídos artigos de opinião, editoriais, estudos de revisão e aqueles que não detalhavam o recurso educacional. A seleção ocorreu em duas fases (triagem por títulos/resumos e leitura integral) e análise mista (quanti-qualitativa). Resultados: Foram incluídos 53 estudos, majoritariamente publicados a partir de 2020 (n=43), com concentração em países de alta renda. Os RE mais prevalentes foram simulação (27 estudos) e ensino online (20 estudos). A Educação Interprofissional (EIP) esteve presente em 9 estudos, e currículos estruturados também foram identificados como estratégias para o ensino de CP. As populações-alvo incluíram profissionais em exercício (24 estudos), estudantes de graduação (21 estudos) e residentes/pós-graduandos (8 estudos). Identificou-se uma lacuna na inclusão de profissionais de reabilitação. Com base nos achados, foi desenvolvida uma proposta formativa na modalidade Massive Open Online Course (MOOC) sobre Reabilitação Paliativa, direcionada a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Conclusão: A formação em CP tem evoluído para metodologias ativas, com destaque para simulação e ensino online, integrados a currículos estruturados e à EIP. Contudo, persiste a concentração geográfica em países de alta renda e a sub-representação de profissionais de reabilitação, apontando a necessidade de estratégias educacionais mais equitativas e inclusivas, como a proposta formativa apresentada.
|
|
|
14
|
-
OTÁVIO SOARES NASCIMENTO
-
DESENVOLVIMENTO PRELIMINAR DE PROTOCOLOS PRÉ-ANALÍTICOS, MOLECULARES E BIOQUÍMICOS PARA ANÁLISE FECAL INTEGRADA EM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL GRAVE
-
Orientador : RICARDO YARA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RICARDO YARA
-
JULIANA DE SOUZA ALENCAR FALCAO
-
VANESSA BORDIN VIERA
-
Data: 17/07/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
A paralisia cerebral grave (GMFCS IV e V) gera severas repercussões motoras, gastrointestinais e nutricionais que impactam diretamente o ambiente intestinal. Nesse cenário, a matriz fecal desponta como material biológico estratégico para investigações integradas, embora a carência de protocolos padronizados comprometa a reprodutibilidade de análises multiômicas nessa população vulnerável. Desenvolver e sistematizar uma proposta técnico-tecnológica de análise fecal integrada por meio de procedimentos operacionais padrão e realizar a validação molecular preliminar do fluxo de DNA. O estudo foi estruturado em formato multiproduto, associando revisões teóricas e cienciométricas com a elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) direcionados à coleta, aliquotagem e preservação de amostras para metagenômica, metatranscriptômica, metabolômica, metaproteômica, viabilidade e análise redox. A etapa experimental concentrou-se na validação do fluxo molecular em amostras-piloto, envolvendo extração orgânica de DNA, controle de qualidade espectrofotométrico e eletroforético, e amplificação parcial do gene 16S rRNA. Os POPs consolidaram rotas pré-analíticas integradas baseadas no princípio de freeze-thaw zero. A etapa laboratorial demonstrou a viabilidade técnica inicial da rotina molecular, obtendo concentrações mensuráveis de DNA fecal. Apesar de limitações identificadas na pureza espectrofotométrica (razões A260/A280 entre 1,07 e 1,16) e do padrão fragmentado no gel, o material recuperado mostrou-se funcionalmente viável, gerando amplicons nítidos do gene 16S rRNA na condição otimizada de 56 °C por 28 ciclos. O estudo estabelece uma plataforma metodológica reprodutível e rastreável adaptada à realidade clínica da paralisia cerebral grave. A validação do componente molecular confirma a exequibilidade do fluxo de DNA e fornece uma base operacional segura para subsidiar o sequenciamento metataxonômico e a aplicação futura das demais camadas ômicas planejadas.
-
Mostrar Abstract
-
Severe cerebral palsy (GMFCS IV and V) causes severe motor, gastrointestinal, and nutritional complications that directly affect the intestinal environment. In this context, fecal matter emerges as a strategic biological material for integrated research, although the lack of standardized protocols compromises the reproducibility of multi-omic analyses in this vulnerable population. To develop and systematize a technical-technological approach to integrated fecal analysis using standard operating procedures and to conduct preliminary molecular validation of the DNA workflow. The study was structured as a multi-output project, combining theoretical and scientometric reviews with the development of Standard Operating Procedures (SOPs) for the collection, aliquoting, and preservation of samples for metagenomics, metatranscriptomics, metabolomics, metaproteomics, viability, and redox analysis. The experimental phase focused on validating the molecular workflow using pilot samples, involving organic DNA extraction, spectrophotometric and electrophoretic quality control, and partial amplification of the 16S rRNA gene. The research team established integrated preanalytical workflows based on the zero-freeze-thaw principle. The laboratory phase demonstrated the initial technical feasibility of the molecular assay, yielding measurable concentrations of fecal DNA. Despite limitations identified in spectrophotometric purity (A260/A280 ratios between 1.07 and 1.16) and the fragmented pattern on the gel, the recovered material proved to be functionally viable, generating clear 16S rRNA gene amplicons under the optimized conditions of 56 °C for 28 cycles. The study establishes a reproducible and traceable methodological platform adapted to the clinical reality of severe cerebral palsy. Validation of the molecular component confirms the feasibility of the DNA workflow and provides a reliable operational foundation to support metataxonomic sequencing and the future application of the other planned omics layers.
|
|
|
15
|
-
CAMILA NARJARA SILVA DE SÁ MOURA
-
DIAGNÓSTICO DO TEA NA ERA DA IA: COMO ASSISTENTES INTELIGENTES PODEM APOIAR A DECISÃO CLÍNICA
-
Orientador : WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CLARA GOMES DA SILVA
-
FLÁVIO SECCO FONSECA
-
WELLINGTON PINHEIRO DOS SANTOS
-
Data: 23/07/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
ContextoINTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento com prevalência crescente, mas cujo diagnóstico ainda enfrenta atrasos significativos, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A idade média para o diagnóstico permanece acima do ideal, e há carência de ferramentas padronizadas e acessíveis para triagem precoce. OBJETIVOS: desenvolver e avaliar um chatbot baseado na integração de duas inteligências artificiais (DeepSeek e Qwen) capaz de identificar possíveis sinais sugestivos de TEA por meio de interações dialógicas orientadas por prompts, gerando relatórios descritivos para auxiliar profissionais de saúde na triagem e no encaminhamento clínico. METODOLOGIA: Pesquisa de desenvolvimento tecnológico e validação de conteúdo. Foram elaborados prompts para direcionar as IAs a atuarem como entrevistadoras clínicas, explorando domínios do TEA conforme DSM-5 (comunicação social, comportamentos repetitivos e aspectos sensoriais). Os materiais foram analisados qualitativamente quanto à coerência clínica, alinhamento com critérios diagnósticos e utilidade para o raciocínio clínico. RESULTADOS: Os instrumentos de triagem produzidos mostraram-se alinhados ao DSM-5 e à CID-11, com fluxos claros de encaminhamento e linguagem adaptada ao SUS. Os casos clínicos gerados abrangeram amplo espectro do TEA, desde perfis com atraso severo de comunicação até perfis de dupla excepcionalidade (altas habilidades e interesses restritos). A DeepSeek produziu relatórios mais estruturados e diagnósticos; a Qwen gerou narrativas mais fenomenológicas e descritivas. A ferramenta demonstrou potencial para padronizar a coleta de dados, reduzir subjetividade e ampliar o acesso à triagem precoce. CONCLUSÃO: É viável empregar grandes modelos de linguagem na construção de assistentes conversacionais para triagem de TEA. A engenharia de prompts e a integração de diferentes IAs produzem ferramentas clinicamente relevantes. Contudo, tais tecnologias não substituem o julgamento clínico, devendo ser usadas como apoio ético, centrado no paciente e culturalmente sensível. Trabalhos futuros devem incluir validação clínica com especialistas e pacientes reais, estudos de usabilidade e adaptação para diferentes realidades socioculturais.
-
Mostrar Abstract
-
Context: INTRODUCTION: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder with increasing prevalence, but whose diagnosis still faces significant delays, especially within the context of the Brazilian Unified Health System (SUS). The average age for diagnosis remains above the ideal, and there is a lack of standardized and accessible tools for early screening. OBJECTIVES: To develop and evaluate a chatbot based on the integration of two artificial intelligences (DeepSeek and Qwen) capable of identifying possible suggestive signs of ASD through dialogic interactions guided by prompts, generating descriptive reports to assist healthcare professionals in screening and clinical referral. METHODOLOGY: Technological development and content validation research. Prompts were developed to guide the AIs to act as clinical interviewers, exploring domains of ASD according to DSM-5 (social communication, repetitive behaviors, and sensory aspects). The materials were qualitatively analyzed for clinical coherence, alignment with diagnostic criteria, and usefulness for clinical reasoning. RESULTS: The screening instruments produced were aligned with DSM-5 and ICD-11, with clear referral flows and language adapted to the Brazilian Unified Health System (SUS). The clinical cases generated covered a broad spectrum of ASD, from profiles with severe communication delays to profiles of dual exceptionality (high abilities and restricted interests). DeepSeek produced more structured reports and diagnoses; Qwen generated more phenomenological and descriptive narratives. The tool demonstrated potential to standardize data collection, reduce subjectivity, and expand access to early screening. CONCLUSION: It is feasible to employ large language models in the construction of conversational assistants for ASD screening. Prompt engineering and the integration of different AIs produce clinically relevant tools. However, such technologies do not replace clinical judgment and should be used as ethical, patient-centered, and culturally sensitive support. Future work should include clinical validation with specialists and real patients, usability studies, and adaptation to different sociocultural realities.
|
|
|
16
|
-
GIRLENY BIANCA LIMA DA SILVA
-
PONTOS QUÂNTICOS APLICADOS EM FLUOROIMUNOENSAIOS PARA A DETECÇÃO DE ANTICORPOS IgM
-
Orientador : ADRIANA FONTES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA FONTES
-
OTACILIO ANTUNES SANTANA
-
MARIA ISABELA DE ANDRADE PEREIRA
-
Data: 24/07/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
Nesse contexto, os fluoroimunoensaios são ferramentas promissoras, podendo ser realizados em diferentes suportes, como microplacas e papel. A sensibilidade, a especificidade e a robustez desses ensaios estão associadas às sondas fluorescentes empregadas. Nesse âmbito, os pontos quânticos (PQs), nanocristais fluorescentes de semicondutores, destacam-se devido a sua alta fotoestabilidade e superfície ativa para conjugação com anticorpos. Este estudo objetivou desenvolver conjugados de PQs e anticorpos anti-IgM (PQs-anti-IgM) e avaliá-los em fluoroimunoensaios baseados em microplaca e papel, do tipo immunoblotting, para detecção de anticorpos IgM humano, como molécula modelo. Para tanto, PQs de CdTe foram sintetizados em meio aquoso, conjugados covalentemente a anticorpos anti-IgM, e a eficiência da conjugação foi avaliada por ensaio fluorescente em microplaca (EFM). Para a detecção de IgM utilizando microplacas, os poços foram sensibilizados com o anticorpo e o bloqueio realizado com albumina sérica bovina (BSA), com incubações overnight 4 °C. A detecção de IgM pelo conjugado PQs-anti-IgMfoi avaliada após incubações de 2 h e 30 min, também a 4 oC. A estabilidade do conjugado foi monitorada ao longo do tempo. Noimmunoblotting foram avaliadas duas membranas: (i) nitrocelulose e (ii) fluoreto de polivinilideno (PVDF). As membranas foram previamente cortadas em formato retangular de 1x3 cm (largura x comprimento) e hidratadas, respectivamente com água ultra-pura e metanol absoluto. A membrana de PVDF foi lavada com água ultra-pura e ambas as membranas foram secas a 37 ºC. Em seguida, avaliou-se a formação e a definição da gota após o gotejamento do conjugado, bem como o uso de uma máscara para a delimitação da área. A membrana de melhor desempenho foi aplicada para a detecção de IgM. Para isso, a biomolécula foi gotejada na área delimitada (teste) da membrana e incubada a 4 °C por 1 h, seguida de bloqueio com BSA por 1 h à temperatura ambiente. O BSA também foi aplicado em outra área delimitada da membrana, sendo utilizada como controle para avaliação de interações inespecíficas. Por fim, o conjugado foi adicionado às áreas teste e controle e incubado por 30 min a 4 °C, seguido de etapas de lavagem com tampão fosfato salino contendo Tween 20 entre cada incubação.Os PQs apresentaram diâmetro de 3,5 nm e máximo de emissão em ca. 624 nm. No EFM obteve-se uma fluorescência relativa (FR%) de 5.477%, indicando uma conjugação efetiva. O conjugado de PQs-anti-IgM mostrou-se eficiente na detecção de IgM com tempo de detecção reduzido (30 min). Ademais, o conjugado se mantive fluorescente e ativo por pelo menos 12 meses de armazenamento. A membrana de PVDF apresentou melhor definição da gota, sem espalhamento, e o uso da máscara proporcionou maior reprodutibilidade para o ensaio. Ademais, foi possível detectar efetivamente a IgM pelo immunoblotting, observando-se fluorescência apenas na área de teste, sob lâmpada UV.Além disso, a membrana manteve o sinal fluorescente após 15 dias e 1 mês de armazenamento, evidenciando a estabilidade do ensaio. Portanto, o conjugado PQs-anti-IgM mostrou-se promissor para ser aplicado em fluoroimunoensaios indiretos,baseados em microplacas ou papel, com potencial de ser utilizado na detecção de anticorpos IgM associados a doenças.
-
Mostrar Abstract
-
O desenvolvimento de plataformas biossensoras complementares e sensíveis tem se mostrado importante para o aprimoramento da detecção de biomarcadores associados a diferentes doenças. Nesse contexto, os fluoroimunoensaios são ferramentas promissoras, apresentando versatilidade para ser realizados em diferentes suportes, como microplacas e papel, incluindo o immunoblotting. A sensibilidade, a especificidade e a robustez desses ensaios estão associadas às sondas fluorescentes empregadas. Nesse âmbito, os pontos quânticos (PQs), nanocristais fluorescentes de semicondutores, podem ser uma alternativa para aprimorar o desempenho desses métodos, pois essas nanopartículas (NPs) apresentam vantajosas propriedades físico-químicas, tais como alta fotoestabilidade e superfície ativa para conjugação, por exemplo com anticorpos. Neste contexto, este estudo objetivou desenvolver conjugados de PQs e anticorpos anti-IgM (PQs-anti-IgM) e avaliá-los em fluoroimunoensaios baseados em microplaca e papel (immunoblotting) para detecção de IgM humano, como molécula modelo. Para tanto, PQs de CdTe foram sintetizados em meio aquoso, conjugados covalentemente aos anticorpos anti-IgM, e a eficiência da conjugação foi avaliada por ensaio fluorescente em microplaca (EFM). Para a montagem do fluoroimunoensaio em microplaca, inicialmente os poços foram sensibilizados com os anticorpos IgM humano, lavagens foram realizadas com solução salina (3×) e o bloqueio com albumina sérica bovina (BSA a 5%), com incubações overnight a 4 °C. A detecção da IgM pelo conjugado foi avaliada com incubações de 2 h e 30 min, também a 4 oC. A estabilidade do conjugado foi avaliada após armazenamento por 12 meses. Já para o immunoblotting, foram testadas duas membranas: (i) nitrocelulose e (ii) fluoreto de polivinilideno (PVDF). As membranas foram previamente cortadas no formato de tira com 1x3 cm (largura x comprimento) e hidratadas, respectivamente com água ultra-pura e metanol absoluto (PA). A tira de PVDF foi então lavada com água ultra-pura e ambas as tiras foram secadas a 37 ºC. Por fim, o conjugado foi gotejado (3 µL) em ambas as membranas, com o objetivo de avaliar a formação e a definição da gota. Como resultados, os PQs apresentaram diâmetro de 3,2 nm e máximo de emissão em ca. 600 nm. O EFM indicou que a conjugação foi realizada com sucesso, com fluorescência relativa (FR%) de 5.477%. PQs-anti-IgM mostrou-se eficiente na detecção do IgM com tempo reduzido de detecção (30 min). Ademais, o conjugado se mantive fluorescente e ativo por pelo menos 12 meses de armazenamento, indicando ter estabilidade. Já em relação às membranas, a formação da gota ficou com melhor definição na tira de PVDF, sem espalhamento excessivo, sendo, portanto, a mais adequada para os próximos ensaios a serem realizados. Portanto, o conjugado PQs-anti-IgM mostrou-se promissor para ser aplicado em fluoroimunoensaios indiretos, com potencial de ser utilizado na detecção de anticorpos IgM associados a doenças.
|
|
|
17
|
-
RAFAELA FERNANDA LEITE
-
Caracterização Quimiométrica de Misturas Binárias de Celulose Bacteriana e Polissacarídeos Utilizando FTIR Assistida por Inteligência Artificial
-
Orientador : RICARDO YARA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RICARDO YARA
-
EMERY CLEITON CABRAL CORREIA LINS
-
ANA CRISTINA SILVEIRA MARTINS
-
Data: 28/07/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
Os polissacarídeos são biomoléculas essenciais com vasta aplicação nos setores alimentício, farmacêutico e biotecnológico devido à sua biocompatibilidade e versatilidade. No entanto, a diversidade de ligações glicosídicas e ramificações impõe desafios complexos à sua caracterização estrutural, especialmente em sistemas multicomponentes onde a espectroscopia de infravermelho (FTIR) convencional enfrenta limitações devido à intensa sobreposição de bandas na região de fingerprint 1150 a 900 cm⁻¹. Este trabalho, então, tem como objetivo caracterizar polissacarídeos puros e misturas binárias por meio de FTIR, avaliando o desempenho de diferentes algoritmos de aprendizado de máquina na classificação espectral automatizada. O estudo buscou validar o uso da inteligência artificial (IA) como ferramenta de controle de qualidade e identificação precisa de componentes em matrizes poliméricas complexa. Realizou-se uma pesquisa experimental e computacional fundamentada na análise de oito polissacarídeos (ágar, agarose, amido, quitosana, pectina cítrica, CMC, B-glucana e alginato), utilizando o hidrogel de celulose bacteriana bruta como matriz base e glicose e sacarose como controles. O protocolo incluiu uma etapa crítica de padronização física das amostras (desidratação por 120 horas, moagem e peneiramento) e a preparação de misturas físicas binárias em proporções de massa equivalentes 1:1. Os dados espectrais obtidos via FTIR-ATR foram processados na plataforma Quasar/Orange, envolvendo um pipeline sequencial de pré-processamento com correção de linha de base, normalização por Standard Normal Variate (SNV) e filtragem por Savitzky-Golay (derivada de ordem zero e janela de 9 pontos), seguido por análise de componentes principais (PCA) e validação cruzada estratificada de seis classificadores: Naive Bayes, Random Forest, Tree, Neural Network, SVM e Logistic Regression. A padronização física das amostras e o tratamento matemático foram eficazes na obtenção de espectros de alta fidelidade, permitindo que as assinaturas espectrais individuais permanecessem recuperáveis mesmo em misturas com alta sobreposição de bandas. Entre os modelos avaliados, a regressão logística apresentou o desempenho superior, atingindo uma acurácia de 91,4% e um F1-score de 0,911, demonstrando ser mais eficiente para mitigar sobreposições espectrais moleculares do que modelos complexos como redes neurais (86,7%) ou SVM (48,1%), os quais sofreram com artefatos de sobreajuste e interações físicas secundárias nas matrizes. A ferramenta freeviz confirmou a separação clara entre carboidratos simples e polímeros complexos.Conlui-se então, que é viável e altamente eficiente integrar a espectroscopia FTIR com algoritmos de inteligência artificial para a caracterização de polissacarídeos heterogêneos. A metodologia proposta oferece um caminho rápido, não invasivo e robusto para o controle de qualidade industrial, superando as limitações da análise manual intuitiva. A regressão logística consolidou-se como a técnica mais fidedigna para a distinção química de materiais com alta similaridade estrutural devido à preservação da linearidade do sinal, validando o fluxo de trabalho quimiométrico para futuras aplicações em sistemas poliméricos industriais.
-
Mostrar Abstract
-
Polysaccharides are essential biomolecules with widespread applications in the food, pharmaceutical, and biotechnology sectors due to their biocompatibility and versatility. However, the diversity of glycosidic linkages and branching patterns poses complex challenges for structural characterization, particularly in multicomponent systems where conventional infrared (FTIR) spectroscopy faces limitations caused by intense band overlap in the 1150–900 cm⁻¹ fingerprint region. This study aims to characterize pure polysaccharides and binary mixtures using FTIR, evaluating the performance of various machine learning algorithms for automated spectral classification. The research sought to validate the use of artificial intelligence (AI) as a tool for quality control and the precise identification of components within complex polymeric matrices. An experimental and computational study was conducted involving the analysis of eight polysaccharides (agar, agarose, starch, chitosan, citrus pectin, CMC, β-glucan, and alginate), using crude bacterial cellulose hydrogel as the base matrix and glucose and sucrose as controls. The protocol included a critical physical standardization step for the samples (dehydration for 120 hours, grinding, and sieving) and the preparation of binary physical mixtures in 1:1 mass ratios. Spectral data obtained via FTIR-ATR were processed on the Quasar/Orange platform, employing a sequential preprocessing pipeline that included baseline correction, Standard Normal Variate (SNV) normalization, and Savitzky-Golay filtering (zero-order derivative, 9-point window), followed by Principal Component Analysis (PCA) and stratified cross-validation of six classifiers: Naive Bayes, Random Forest, Tree, Neural Network, SVM, and Logistic Regression. Physical standardization of samples and mathematical processing were effective in obtaining high-fidelity spectra, allowing individual spectral signatures to remain recoverable even in mixtures with significant band overlap. Among the models evaluated, logistic regression demonstrated superior performance, achieving 91.4% accuracy and an F1-score of 0.911; it proved more efficient at mitigating molecular spectral overlaps than complex models such as neural networks (86.7%) or SVM (48.1%), which suffered from overfitting artifacts and secondary physical interactions within the matrices. The FreeViz tool confirmed a clear separation between simple carbohydrates and complex polymers. It is concluded that integrating FTIR spectroscopy with artificial intelligence algorithms for the characterization of heterogeneous polysaccharides is both feasible and highly efficient. The proposed methodology offers a rapid, non-invasive, and robust approach for industrial quality control, overcoming the limitations of intuitive manual analysis. Logistic regression emerged as the most reliable technique for chemically distinguishing materials with high structural similarity—due to the preservation of signal linearity—thereby validating the chemometric workflow for future applications in industrial polymer systems.
|
|
|
18
|
-
ALISSON LUIZ RIBEIRO DE OLIVEIRA
-
ANÁLISE DE MARCHA EM PESSOAS COM DOENÇA DE PARKINSON ATRAVÉS DE VISÃO COMPUTACIONAL
-
Orientador : ALANA ELZA FONTES DA GAMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALANA ELZA FONTES DA GAMA
-
GISELLE MACHADO MAGALHAES MORENO
-
WILLAMS DE LIMA COSTA
-
Data: 28/07/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
A Doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade neurodegenerativa caracterizada por sintomas motores e não motores, entre os quais as alterações da marcha se destacam por impactarem diretamente a mobilidade e a qualidade de vida. A análise quantitativa da marcha é fundamental para o monitoramento da progressão da doença e para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas personalizadas. Entretanto, os métodos convencionais de avaliação, baseados em observação clínica ou sistemas de captura de movimento, são limitados por custos elevados e baixa aplicabilidade em ambientes clínicos de rotina. Nesse contexto, a visão computacional surge como uma alternativa promissora, possibilitando a estimativa automática de parâmetros cinemáticos e espaço-temporais por meio de câmeras comuns. Contudo, apesar do seu potencial teórico, ainda são necessárias validação clínica, padronização metodológica e demonstração de desempenho em populações reais com DP para que essa tecnologia seja efetivamente incorporada à prática clínica. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um pipeline de visão computacional para análise da marcha em indivíduos com Doença de Parkinson, integrando os modelos You Only Look Once (YOLO), para detecção corporal, e MediaPipe Pose, para estimativa de pose e cálculo de variáveis espaço-temporais da marcha. A pesquisa envolveu a construção e validação de um pipeline para análise de marcha, elaboração de um dataset original com registro de avaliação no Mocap/Qualysis de 30 participantes com doença de Parkinson, avaliados no Laboratório de Controle e Análise de Movimento (LACAF/UFPE), além de uma revisão de escopo sobre metodologias de visão computacional aplicadas à DP. O pipeline proposto alcançou desempenho satisfatório (acurácia de 77,3%; especificidade de 81,8%; sensibilidade de 72,7%; AUC = 0,876), confirmando sua viabilidade para a quantificação objetiva da marcha em populações clínicas. Os resultados reforçam o potencial da visão computacional como ferramenta acessível e precisa para análise clínica e suporte à reabilitação motora.
-
Mostrar Abstract
-
A Doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade neurodegenerativa caracterizada por sintomas motores e não motores, entre os quais as alterações da marcha se destacam por impactarem diretamente a mobilidade e a qualidade de vida. A análise quantitativa da marcha é fundamental para o monitoramento da progressão da doença e para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas personalizadas. Entretanto, os métodos convencionais de avaliação, baseados em observação clínica ou sistemas de captura de movimento, são limitados por custos elevados e baixa aplicabilidade em ambientes clínicos de rotina. Nesse contexto, a visão computacional surge como uma alternativa promissora, possibilitando a estimativa automática de parâmetros cinemáticos e espaço-temporais por meio de câmeras comuns. Contudo, apesar do seu potencial teórico, ainda são necessárias validação clínica, padronização metodológica e demonstração de desempenho em populações reais com DP para que essa tecnologia seja efetivamente incorporada à prática clínica. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um pipeline de visão computacional para análise da marcha em indivíduos com Doença de Parkinson, integrando os modelos YOLO, para detecção corporal, e MediaPipe Pose, para estimativa de pose e cálculo de variáveis espaço-temporais da marcha. A pesquisa envolveu a construção e validação de um pipeline para análise de marcha, elaboração de um dataset original com registro de avaliação no Mocap/Qualysis de 30 participantes com doença de Parkinson, avaliados no Laboratório de Controle e Análise de Movimento (LACAF/UFPE), além de uma revisão de escopo sobre metodologias de visão computacional aplicadas à DP. O pipeline proposto alcançou desempenho satisfatório (acurácia de 77,3%; especificidade de 81,8%; sensibilidade de 72,7%; AUC = 0,876), confirmando sua viabilidade para a quantificação objetiva da marcha em populações clínicas. Os resultados reforçam o potencial da visão computacional como ferramenta acessível e precisa para análise clínica e suporte à reabilitação motora.
|
|
|
19
|
-
JOAO VICTOR LUCAS DE MELO
-
Sistematização Teórica e Padronização Procedimental Para o Uso de Percomorfos (Percomorpha) Ornamentais em Bioensaios In Vivo
-
Orientador : RICARDO YARA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RICARDO YARA
-
GISELLE MACHADO MAGALHAES MORENO
-
ERLENE ROBERTA RIBEIRO DOS SANTOS
-
Data: 29/07/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
Testes de toxicidade são relevantes para verificar a segurança de substâncias química ou produto em seres vivos. O principal organismo modelo de teleósteos utilizado é o peixe paulistinha (Danio rerio), contudo, alternativas a este modelo são necessárias devido à infraestrutura demandada por esta espécie, que é relativamente onerosa para laboratórios com disponibilidade limitada de espaço e recursos. Este trabalho propõe alternativas a partir de outros grupos de teleósteos parcialmente domesticados e encontrados em lojas de peixes ornamentais: os percomorfos (Percomorpha). Deste grupo, foram escolhidas para esta análise duas ordens: Anabantiformes e Cyprinodontiformes. O Betta splendens, da ordem Anabantiformes, é extensivamente criado como peixe ornamental no Brasil e pode ser encontrado, em alguns locais, como espécie invasora, apresentando potencial para estudos in vivo devido à sua rusticidade. Neste contexto, foi elaborado e submetido um formulário à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para o estudo de avaliação da toxicidade do tolueno em embriões de B. splendens. No caso dos Cyprinodontiformes, espécies nativas do Brasil foram estudadas, pois potencialmente podem ser empregadas como sentinelas no monitoramento ambiental. A partir deste levantamento, foram elaborados três protocolos de Procedimento Operacional Padrão (POP) para a manutenção e multiplicação das seguintes espécies nativas: Melanorivulus paresi, Stenolebias damascenoi e Kryptolebias marmoratus. Em relação ao gênero africano Nothobranchius, foram realizados dois estudos bibliográficos: o primeiro relacionou este gênero à Agenda 2030 da ONU, e o segundo abordou o uso de Nothobranchius como organismo modelo na ciência. Adicionalmente, foi elaborado um POP para N. guentheri. Este trabalho contempla, também, uma revisão cienciométrica sobre a pesquisa com Killifishes (Cyprinodontiformes), que analisou cerca de 2.600 trabalhos científicos abrangendo o período de 1911 a 2025. Desta forma, este estudo, estruturado em formato multiproduto, demonstra o potencial uso deste grupo como novos modelos biológicos.
-
Mostrar Abstract
-
Toxicity tests are important for assessing the safety of chemical substances or products in living organisms. The zebrafish (Danio rerio) is the primary teleost model organism used; however, alternatives are needed due to the infrastructure requirements of this species, which are relatively costly for laboratories with limited space and resources. This study proposes alternatives based on other groups of partially domesticated teleosts found in ornamental fish shops: the Percomorpha. Two orders from this group were selected for analysis: Anabantiformes and Cyprinodontiformes. Betta splendens (order Anabantiformes) is widely bred as an ornamental fish in Brazil and is found as an invasive species in some areas; its hardiness makes it a promising candidate for in vivo studies. In this context, a proposal was submitted to the Ethics Committee on Animal Use (CEUA) to evaluate toluene toxicity in B. splendens embryos. Regarding the Cyprinodontiformes, native Brazilian species were studied due to their potential use as sentinel organisms for environmental monitoring. Based on this survey, three Standard Operating Procedures (SOPs) were developed for the maintenance and propagation of the following native species: Melanorivulus paresi, Stenolebias damascenoi, and Kryptolebias marmoratus. Concerning the African genus Nothobranchius, two literature reviews were conducted: the first linked the genus to the UN 2030 Agenda, and the second addressed the use of Nothobranchius as a model organism in science. Additionally, an SOP was developed for N. guentheri. This work also includes a scientometric review of research on killifish (Cyprinodontiformes), analyzing approximately 2,600 scientific papers covering the period from 1911 to 2025. Thus, this study, structured in a multi-product format, demonstrates the potential of this group to serve as novel biological models.
|
|
|
20
|
-
GLEYDSON DOUGLAS DE SIQUEIRA ALVES
-
TECNOLOGIAS NO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO E RESPIRATÓRIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
-
Orientador : MARILU GOMES NETTO MONTE DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARILU GOMES NETTO MONTE DA SILVA
-
GISELLE MACHADO MAGALHAES MORENO
-
MARIA KAROLINE DA SILVA ANDRADE
-
Data: 30/07/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
As doenças cardiopulmonares representam importantes causas de morbimortalidade em todo o mundo, sendo o treinamento respiratório (TR) e o treinamento muscular inspiratório (TMI) estratégias amplamente empregadas na reabilitação desses pacientes. Nos últimos anos, o avanço das tecnologias digitais tem impulsionado o desenvolvimento de dispositivos inteligentes, sistemas de monitoramento, biofeedback, telereabilitação e outras soluções voltadas à otimização dessas intervenções. Entretanto, as evidências sobre essas tecnologias permanecem dispersas na literatura. Assim, esta revisão sistemática teve como objetivo analisar as tecnologias desenvolvidas e aplicadas ao TR e ao TMI, identificando suas características, aplicações e principais desfechos clínicos. A revisão foi conduzida de acordo com as recomendações do PRISMA 2020, com buscas realizadas nas bases PubMed, Scopus e IEEE Xplore, contemplando estudos publicados entre 2016 e 2026. Foram incluídos estudos relacionados ao desenvolvimento de dispositivos, sistemas vestíveis, biofeedback, telereabilitação, gamificação e outras tecnologias empregadas na avaliação, monitoramento ou execução dessas intervenções, cuja qualidade metodológica foi avaliada por meio da ferramenta QualSyst. Foram incluídos 14 estudos, dos quais nove foram classificados como de alta qualidade metodológica, quatro como de boa qualidade e um como de qualidade moderada. As tecnologias identificadas incluíram dispositivos inteligentes para TMI, sistemas vestíveis, sensores de pressão, biofeedback em tempo real, aplicativos móveis, conectividade Bluetooth, telereabilitação, plataformas digitais e soluções gamificadas. De modo geral, essas tecnologias demonstraram potencial para personalizar o treinamento, ampliar o monitoramento remoto, favorecer a adesão ao tratamento e melhorar a força muscular inspiratória, a capacidade funcional e a qualidade de vida. Conclui-se que a incorporação de tecnologias ao TR e ao TMI representa uma estratégia promissora para a reabilitação respiratória, embora ainda sejam necessários estudos clínicos mais robustos e com acompanhamento em longo prazo para consolidar sua aplicação na prática clínica.
-
Mostrar Abstract
-
As doenças cardiopulmonares representam importantes causas de morbimortalidade em todo o mundo, sendo o treinamento respiratório (TR) e o treinamento muscular inspiratório (TMI) estratégias amplamente empregadas na reabilitação desses pacientes. Nos últimos anos, o avanço das tecnologias digitais tem impulsionado o desenvolvimento de dispositivos inteligentes, sistemas de monitoramento, biofeedback, telereabilitação e outras soluções voltadas à otimização dessas intervenções. Entretanto, as evidências sobre essas tecnologias permanecem dispersas na literatura. Assim, esta revisão sistemática teve como objetivo analisar as tecnologias desenvolvidas e aplicadas ao TR e ao TMI, identificando suas características, aplicações e principais desfechos clínicos. A revisão foi conduzida de acordo com as recomendações do PRISMA 2020, com buscas realizadas nas bases PubMed, Scopus e IEEE Xplore, contemplando estudos publicados entre 2016 e 2026. Foram incluídos estudos relacionados ao desenvolvimento de dispositivos, sistemas vestíveis, biofeedback, telereabilitação, gamificação e outras tecnologias empregadas na avaliação, monitoramento ou execução dessas intervenções, cuja qualidade metodológica foi avaliada por meio da ferramenta QualSyst. Foram incluídos 14 estudos, dos quais nove foram classificados como de alta qualidade metodológica, quatro como de boa qualidade e um como de qualidade moderada. As tecnologias identificadas incluíram dispositivos inteligentes para TMI, sistemas vestíveis, sensores de pressão, biofeedback em tempo real, aplicativos móveis, conectividade Bluetooth, telereabilitação, plataformas digitais e soluções gamificadas. De modo geral, essas tecnologias demonstraram potencial para personalizar o treinamento, ampliar o monitoramento remoto, favorecer a adesão ao tratamento e melhorar a força muscular inspiratória, a capacidade funcional e a qualidade de vida. Conclui-se que a incorporação de tecnologias ao TR e ao TMI representa uma estratégia promissora para a reabilitação respiratória, embora ainda sejam necessários estudos clínicos mais robustos e com acompanhamento em longo prazo para consolidar sua aplicação na prática clínica.
|
|
|
21
|
-
BEATRIZ SANTANA ROCHA
-
AVALIAÇÃO DA FOTOINATIVAÇÃO DE MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS MEDIADA POR PIGMENTOS NATURAIS
-
Orientador : RICARDO YARA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANNA CAROLINA SOARES ALMEIDA
-
CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
RICARDO YARA
-
Data: 06/08/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
A Terapia fotodinâmica (TFD) é uma técnica capaz de promover a apoptose e/ou necrose de diferentes estruturas-alvo, a partir da combinação sinérgica de oxigênio molecular, luz e um agente fotossensibilizador (FTS). O procedimento destaca-se por apresentar elevada inespecificidade, podendo ser aplicada na fotoinativação de células tumorais, eliminação de vírus, descontaminação de materiais, tratamento de infecções, além de ser uma alternativa emergente para contornar o problema da resistência antimicrobiana. Atualmente, os FTS utilizados na clínica médica ainda apresentam algumas desvantagens como: efeitos colaterais, alto custo, lenta eliminação pelo organismo e baixa seletividade. Como alternativa, o presente trabalho propôs o uso de pigmentos naturais como FTS a serem aplicados na Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana. O uso de princípios bioativos vegetais na TFD ainda é pouco explorado quando comparado a diversidade de compostos fotobioativos existentes na natureza, sendo uma alternativa promissora e acessível. Neste sentido, foi realizada a análise da viabilidade da utilização de pigmentos vegetais como agentes fotossensibilizadores sobre microrganismos patogênicos, bem como, a caracterização da composição das formulações por meio de técnicas cromatográficas, espectrofotométricas e espectroscópicas. Foi verificado que todas as formulações apresentaram metabólitos secundários em sua composição, com características físico químicas, como pH e picos de absorção, considerados ideais para aplicação como fotossensibilizadores na clínica médica, além de vantagens como acessibilidade, baixo custo para obtenção e extração.
-
Mostrar Abstract
-
A Terapia fotodinâmica (TFD) é uma técnica capaz de promover a apoptose e/ou necrose de diferentes estruturas-alvo, a partir da combinação sinérgica de oxigênio molecular, luz e um agente fotossensibilizador (FTS). O procedimento destaca-se por apresentar elevada inespecificidade, podendo ser aplicada na fotoinativação de células tumorais, eliminação de vírus, descontaminação de materiais, tratamento de infecções, além de ser uma alternativa emergente para contornar o problema da resistência antimicrobiana. Atualmente, os FTS utilizados na clínica médica ainda apresentam algumas desvantagens como: efeitos colaterais, alto custo, lenta eliminação pelo organismo e baixa seletividade. Como alternativa, o presente trabalho propôs o uso de pigmentos naturais como FTS a serem aplicados na Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana. O uso de princípios bioativos vegetais na TFD ainda é pouco explorado quando comparado a diversidade de compostos fotobioativos existentes na natureza, sendo uma alternativa promissora e acessível. Neste sentido, foi realizada a análise da viabilidade da utilização de pigmentos vegetais como agentes fotossensibilizadores sobre microrganismos patogênicos, bem como, a caracterização da composição das formulações por meio de técnicas cromatográficas, espectrofotométricas e espectroscópicas. Foi verificado que todas as formulações apresentaram metabólitos secundários em sua composição, com características físico químicas, como pH e picos de absorção, considerados ideais para aplicação como fotossensibilizadores na clínica médica, além de vantagens como acessibilidade, baixo custo para obtenção e extração.
|
|
|
22
|
-
ANDRESA MONIK CARDOZO
-
Análise de viabilidade dos Polímeros Eletroativos como Sensores e Atuadores Aplicados à Robótica Médica
-
Orientador : GUARACI GUIMARAES BASTOS JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GUARACI GUIMARAES BASTOS JUNIOR
-
ADRIANA FONTES
-
KLEBER GONCALVES BEZERRA ALVES
-
Data: 20/08/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
Nas últimas décadas, a robótica médica tem alcançado avanços significativos em precisão operatória e controle cirúrgico. Entretanto, sistemas convencionais ainda apresentam limitações relacionadas à rigidez estrutural, à ausência de realimentação tátil eficiente e aos elevados custos de implementação, comprometendo a adaptação a tecidos moles e a percepção da força aplicada durante procedimentos minimamente invasivos. Nesse contexto, a robótica suave (soft robotics) surge como uma alternativa promissora ao empregar materiais inteligentes e flexíveis capazes de reproduzir características mecânicas semelhantes às dos tecidos biológicos. Entre esses materiais, destacam-se os polímeros eletroativos (EAPs), especialmente os compósitos polímero-metal iônico (IPMCs), além dos polímeros condutores e dos elastômeros dielétricos, devido à sua capacidade de conversão eletromecânica, que possibilita aplicações em sensores, atuadores e dispositivos biomédicos inteligentes. A integração desses materiais com técnicas modernas de controle automático e modelagem matemática é fundamental para garantir precisão, estabilidade e confiabilidade em aplicações biomédicas. Nesse sentido, esta dissertação está estruturada em duas partes complementares. A primeira consiste em uma revisão bibliográfica sobre os fundamentos, as propriedades, os mecanismos de funcionamento e as aplicações dos polímeros eletroativos na robótica médica, com ênfase nos EAPs e IPMCs. A segunda compreende o desenvolvimento de modelos matemáticos e simulações computacionais voltados à análise de sistemas dinâmicos e de controle, incluindo a avaliação do desempenho de sensores e atuadores eletroativos aplicados ao monitoramento da força de preensão em pinças cirúrgicas robóticas. Os resultados obtidos evidenciam o potencial desses materiais para o desenvolvimento de tecnologias biomédicas inteligentes, seguras, adaptáveis e capazes de aprimorar a interação entre dispositivos robóticos e tecidos biológicos
-
Mostrar Abstract
-
Nas últimas décadas, a robótica médica tem experimentado avanços notáveis, especialmente no que diz respeito à precisão operatória e ao controle cirúrgico. No entanto, apesar desses progressos, sistemas convencionais como por exemplo, o da Vinci Surgical System que ainda apresentam limitações significativas, como rigidez estrutural, ausência de feedback tátil realista e custos elevados. Esses fatores comprometem a adaptabilidade dos dispositivos a tecidos moles e dificultam o acesso a estruturas anatômicas complexas, afetando a segurança e a eficácia dos procedimentos mínimamente invasivos.Nesse contexto, a robótica suave (soft robots), inspirada em sistemas biológicos, tem se consolidado como uma alternativa promissora. Utilizando materiais inteligentes e flexíveis, como os polímeros eletroativos (EAPs), essa abordagem busca superar as restrições da robótica rígida ao proporcionar maior conformabilidade, segurança e compatibilidade com o corpo humano.Dentre os polímeros eletroativos (EAPs), destacam-se os compósitos de polímero iônico-metálico (IPMCs), os elastômeros dielétricos, os hidrogéis responsivos e os polímeros condutores (PCs), por sua capacidade de gerar movimento em resposta a estímulos elétricos. Essas características os tornam ideais para aplicações em dispositivos biomédicos, como microrrobôs, atuadores, músculos artificiais e sistemas de liberação controlada de fármacos.A integração desses materiais com estratégias modernas de controle automático é essencial para garantir o funcionamento eficiente e preciso dos dispositivos. O controle automático, cuja evolução abrange desde o regulador centrífugo de Watt até os métodos contemporâneos de controle ótimo, adaptativo e robusto, permite o monitoramento e o ajuste contínuo de variáveis críticas em sistemas dinâmicos e sensíveis, como os da robótica médica.Assim, este trabalho está estruturado em duas partes complementares. A primeira consiste em uma revisão bibliográfica sobre polímeros eletroativos, com ênfase em IPMCs e elastômeros dielétricos, abordando suas propriedades, modelagem e aplicações na robótica suave voltada à área médica. A segunda parte é dedicada à etapa experimental, envolvendo simulações computacionais para análise de sistemas de controle e avaliação do desempenho de atuadores iônicos aplicados à engenharia de tecidos. O objetivo é fomentar inovações em tecnologias biomédicas inteligentes, seguras e adaptáveis.
|
|
|
23
|
-
ERICA VANESSA ALVES DOS SANTOS
-
LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS PARA USO PESSOAL: uma investigação da sustentabilidade a partir de Recursos Educacionais Abertos (REA)
-
Orientador : CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CRISTINE MARTINS GOMES DE GUSMAO
-
MARCELO CAIRRAO ARAUJO RODRIGUES
-
ANA BEATRIZ VASCONCELOS LIMA ARAÚJO
-
Data: 27/08/2026
-
-
Mostrar Resumo
-
O descarte inadequado de medicamentos vencidos ou em desuso e de produtos utilizados no cuidado em saúde constitui um problema que envolve riscos à saúde humana, impactos ambientais e desafios relacionados à gestão sustentável de resíduos. Nesse contexto, a logística reversa de medicamentos apresenta-se como uma estratégia de responsabilidade compartilhada, cuja efetividade depende não apenas da existência de regulamentações e estruturas de coleta, mas também do conhecimento e da participação da sociedade. Este estudo teve como objetivo investigar a sustentabilidade da logística reversa de medicamentos e produtos para uso pessoal a partir da perspectiva dos Recursos Educacionais Abertos (REA), buscando compreender o papel da educação na promoção de práticas seguras e ambientalmente responsáveis. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de análise documental e de uma scoping review da literatura, contemplando aspectos regulatórios, evidências científicas e relações entre logística reversa, educação e sustentabilidade. A análise documental considerou marcos normativos brasileiros relacionados à gestão de resíduos e ao descarte de medicamentos, incluindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Sistema de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, além de normas sanitárias e ambientais pertinentes. A scoping review permitiu mapear evidências sobre práticas de descarte, acúmulo domiciliar de medicamentos, letramento em saúde, manejo seguro de resíduos e estratégias educativas. Os resultados evidenciam uma lacuna entre o conhecimento disponível e a adoção de práticas adequadas pela população, reforçando a necessidade de ações educativas acessíveis, permanentes e socialmente contextualizadas. A educação constitui, portanto, um elemento estruturante para fortalecer a logística reversa e ampliar a participação cidadã na proteção da saúde e do meio ambiente. Como produto, foi proposta uma formação continuada autoinstrucional, estruturada em formato de acesso massivo, com módulos e recursos didáticos fundamentados nos princípios da Educação Aberta e dos REA. A proposta busca democratizar o acesso ao conhecimento, apoiar o desenvolvimento do letramento em saúde e estimular práticas sustentáveis de descarte e manejo de medicamentos e produtos de uso pessoal. Conclui-se que a articulação entre logística reversa, educação aberta e sustentabilidade pode contribuir para transformar conhecimento em práticas sociais responsáveis, fortalecendo a responsabilidade compartilhada e o compromisso com a saúde, o meio ambiente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
-
Mostrar Abstract
-
O descarte inadequado de medicamentos vencidos ou em desuso e de produtos utilizados no cuidado em saúde constitui um problema que envolve riscos à saúde humana, impactos ambientais e desafios relacionados à gestão sustentável de resíduos. Nesse contexto, a logística reversa de medicamentos apresenta-se como uma estratégia de responsabilidade compartilhada, cuja efetividade depende não apenas da existência de regulamentações e estruturas de coleta, mas também do conhecimento e da participação da sociedade. Este estudo teve como objetivo investigar a sustentabilidade da logística reversa de medicamentos e produtos para uso pessoal a partir da perspectiva dos Recursos Educacionais Abertos (REA), buscando compreender o papel da educação na promoção de práticas seguras e ambientalmente responsáveis. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido a partir de análise documental e de uma scoping review da literatura, contemplando aspectos regulatórios, evidências científicas e relações entre logística reversa, educação e sustentabilidade. A análise documental considerou marcos normativos brasileiros relacionados à gestão de resíduos e ao descarte de medicamentos, incluindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Sistema de Logística Reversa de Medicamentos Domiciliares e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, além de normas sanitárias e ambientais pertinentes. A scoping review permitiu mapear evidências sobre práticas de descarte, acúmulo domiciliar de medicamentos, letramento em saúde, manejo seguro de resíduos e estratégias educativas. Os resultados evidenciam uma lacuna entre o conhecimento disponível e a adoção de práticas adequadas pela população, reforçando a necessidade de ações educativas acessíveis, permanentes e socialmente contextualizadas. A educação constitui, portanto, um elemento estruturante para fortalecer a logística reversa e ampliar a participação cidadã na proteção da saúde e do meio ambiente. Como produto, foi proposta uma formação continuada autoinstrucional, estruturada em formato de acesso massivo, com módulos e recursos didáticos fundamentados nos princípios da Educação Aberta e dos REA. A proposta busca democratizar o acesso ao conhecimento, apoiar o desenvolvimento do letramento em saúde e estimular práticas sustentáveis de descarte e manejo de medicamentos e produtos de uso pessoal. Conclui-se que a articulação entre logística reversa, educação aberta e sustentabilidade pode contribuir para transformar conhecimento em práticas sociais responsáveis, fortalecendo a responsabilidade compartilhada e o compromisso com a saúde, o meio ambiente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
|
|