Présentation

O Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE), em nível de Mestrado, foi criado mediante uma associação ampla entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), visando fomentar o desenvolvimento de pesquisas em/sobre Arte e atendendo a considerável demanda por cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu em Artes/Artes Visuais no Nordeste brasileiro.

Seus objetivos estão voltados à possibilitar a formação de pesquisadores/pesquisadoras como docentes/pesquisadores/artistas, fomentando a produção e difusão de conhecimento transdisciplinar das Artes Visuais.

O egresso do Programa será um pesquisador em Artes Visuais, estando apto a desenvolver atividades de pesquisa, associando-as ao ensino, produção e mediação cultural e outras especificidades do campo das Artes Visuais.

O Mestrado estará sob a Coordenação alternada a cada ano nas duas instituições associadas, funcionando um ano na UFPB e outro na UFPE, sendo assim, a Coordenação Geral e Vice-Coordenação Geral e a Coordenação Local e Vice-Coordenação Local pertencerão a cada uma delas pelo mesmo prazo. A Instituição sede da Coordenação Geral do Programa se responsabilizará pela seleção dos alunos, matrícula, oferta de disciplinas, atividades de orientação e expedição de diplomas aos estudantes.

O Curso de Mestrado em Artes Visuais PPGAV UFPB/UFPE funciona desde 2010, com entradas anuais. O curso é ofertado gratuitamente e o acesso é feito mediante processo seletivo público. Dispõe de bolsas de demanda social da CAPES, orientando-se por critérios estabelecidos pelas agências e/ou pelo Colegiado do Programa.

Os objetivos institucionais do Programa são:

• Preparar profissionais habilitados para a produção e reflexão nas ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas às Artes Visuais em seus contextos locais e globais;
  • Identificar potenciais áreas de pesquisa no cenário das Artes Visuais, principalmente de demandas sociais com ênfase para a região Nordeste.
  • Estabelecer relações de diálogos na pesquisa em diferentes contextos das Artes Visuais;
  • Produzir e difundir conhecimentos acerca das principais problemáticas da área, a fim de fortalecer os processos de investigação como suporte para atuação dos profissionais da área de Artes Visuais nas instituições;
  • Estreitar laços institucionais com a realidade regional, nacional e internacional, a fim de ampliar a difusão e troca da produção do PPGAV UFPB/UFPE e outras realidades;
  • Qualificar profissionais aptos a atuarem no Ensino das Artes Visuais de forma reflexiva e socialmente ativa;
  • Construir estratégias de fomento para reflexão, troca e estímulo à divulgação cultural, científica e artística das produções locais vinculadas aos temas emergentes na área.

O Programa tem uma área de concentração, intitulada: Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos. Esta área de concentração do PPGAV UFPB/UFPE, vincula-se aos campos educativos, artísticos, históricos, críticos e teóricos, englobando pesquisas sobre a relação das Artes Visuais com: tecnologias, relações transdisciplinares, formação inicial e continuada de profissionais; processos criativos; curadorias e expografias.

Coordenador na UFPB: Prof. Dr. Robson Xavier da Costa
Vice-Coordenador na UFPB: Prof. Dr. Alberto Ricardo Pessoa
Coordenadora na UFPE: Prof.ª Dr. André Antônio Barbosa
Vice-Coordenadora na UFPE: Prof.ª Dr.ª  Luciana Borre Nunes