Apresentação

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) constituem um amplo conjunto de práticas de atenção à saúde e a pessoa, família e comunidade baseadas em teorias e experiências de diferentes culturas utilizadas para promoção da saúde, prevenção e recuperação, levando em consideração o ser integral em todas as suas dimensões. As PICS são um importante modelo de cuidado, sendo em muitos países a principal oferta de serviços à população, com experiências na saúde, educação e judiciário, dentre outros. O Ministério da Saúde, em 2006, implantou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, seguindo as diretrizes recomendadas em 2005 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A partir de então surgiu a crescente necessidade de profissionais capacitados para atender a demanda gerada nas diversas áreas de atendimento público ou privado. Muitas outras práticas foram inseridas às PNPIC por meio das Portarias de n. 849 e 702 totalizando atualmente 29 práticas reconhecidas e recomendas para sua inserção no SUS.

Esse Curso vem na expectativa de suprir a crescente demanda por profissionais capacitados em PICS com formação de qualidade e ética em serviços públicos e privados. Os mais diversos ambientes tais como: o inidvíduo, instituições de atenção a saúde em seus diversos níveis, escolas, empresas e grupos cooperativos diversos, que compreendem a necessidade da integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade, por meio da visão integralizada.

Com a expectativa de promover a implementação das práticas integrativas nas diversas áreas de prevenção, promoção e recuperação no âmbito da saúde individual e coletiva. É um mercado carente de profissionais habilitados para tal função, desde atenção primária, bem como nos outros níveis de atenção. Além da sua inserção no sistema de saúde pública ou privada este profissional pode atuar como liberal em consultórios, clínicas, atendimentos domiciliares, escolas, creches, voluntáriado, lares de idosos e empresas

Esse curso tem como objetivo Geral:

  • Capacitar o pós-graduando em Práticas Integrativas e Complementares para a Saúde para atuação de forma efetiva no mercado de trabalho crescente.

 E específicos: 

  • Proporcionar ao pós-graduando uma base téorica de gestão em coordernação em Práticas Integrativas e Complementares de Saúde no SUS; 

  • Habilitar o pós-graduando nas seguintes Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: Auriculoterapia, Terapia de Florais do Sistema Bach, Ventosaterapia e Aromaterapia.

  •  Promover vivências ao pós-graduando em outras práticas integrativas;

  •  Formar agentes de mudança que possam transformar o cuidado à saúde na perspectiva do ser humano integral.

  •  Sensibilizar o pós-graduando no hábito do auto-cuidado na perspectiva das PICS.

Quanto ao método:

 A abordagem da problematização desenvolvida por Paulo Freire, no sentindo de inserir-se na realidade para retirar os elementos que conferirão significado e direção às aprendizagens, no movimento ação-reflexão-ação são elaborados os conhecimentos, considerando a rede de determinantes contextuais, as implicações pessoais e as interações entre os diferentes sujeitos que aprendem e ensinam será o método selecionado para alcançar a interação entre teoria e prática. Assim, a partir de um conhecimento prévio, e a partir do olhar multidisciplinar buscará na realidade os problemas que serão discutidos em grupos em sala de aula e a partir da perspectiva terapêutica a ser discutida seguirá com a reflexão e após ação. Para tanto, os recursos utilizados para esse fim abrangem, mas não se limitam a: 1. atividades práticas direcionadas ao conteúdo específico das disciplinas voltadas para exercícios entre os discentes e, posteriormente, com atendimento a voluntários; 2. atividades práticas individuais a serem desenvolvidas pelos discentes no intervalo entre os encontros, com retorno dos resultados e discussão online; 3. Oficinas com profissionais especializados abordando o embasamento teórico mas enfatizando a aplicação prática do conteúdo estudado.

Estrutura Curricular:

Auriculoterapia

CH

60

Arteterapia no cuidado integrativo

CH

15

Ventosaterapia

CH

45

Florais de Bach no cuidado integral a saúde.

CH

60

Escuta Terapêutica e acolhimento

CH

15

Aromaterapia

CH

60

Seminários Integrados I

CH

15

Ética no contexto terapêutico e integrativo

CH

15

Técnicas de manipulação corporal

CH

30

Mindfulness: praticando a atenção plena no contexto da sáude

CH

30

Seminários Integrados 2

CH

30

Musicoterapia no cuidado integral

CH

30

Práticas Mente-Corpo da Medicina Chinesa

CH

15

Palestra de Encerramento: Que PICS queremos?

UN

04

Carga Horária Total do Curso: 435h

Aulas serão quinzenais sendo distribuídas na sexta a noite e sábado manã e tarde (presencial) com atividades complementares on line. 

Quanto as incrições: São realizadas via sigaA

Quanto ao pagamento das inscrições: Via pix ou boleto bancário (valor 50,00)

Quanto ao valor de matricula: via boleto bancário (valor 100,00)

Quanto ao valor de mensalidade: via boleto bancário (valor 360,00)

Maiores informações: enviar e-mail para: ppgpics.cav@ufpe.br

Link para inscrição: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public/servicos_digitais/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato

Coordenação do Programa: ROGELIA HERCULANO PINTO

Telefone/Ramal: (81) 9970-8691

E-mail: rogelia.pinto@ufpe.br

Período do Curso: 01/04/2024 à 29/11/2025 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01