O projeto CiNEAB Comunitário 2026, tem como equipe de planejamento e execução docentes de História e Pedagogia e estudantes destes e outros cursos. O objetivo geral propõe, com este projeto, promover reflexões que envolvam a produção cinematográfica - nacional e internacional - e as relações étnico-raciais no Brasil. Os objetivos específicos envolvem a reflexão historiográfica sobre a temática da população negra; a consciência sobre o percurso histórico do racismo estrutural; desenvolvimento da capacidade crítica a partir das produções audiovisuais; a formação do sujeito junto aos discentes extensionistas da comunidade acadêmica, docentes e movimentos sociais. Para atingir tais objetivos, serão utilizadas ações presenciais, oferecendo seminários e palestras. As ações de extensão ocorrem de forma presencial, quando estas forem solicitadas por escolas, instituições, ONGS e movimentos sociais. As exposições poderão ser agendadas por instituições que desejam abordar questões das relações Étnico-Raciais, com exposições de documentários, filmes, músicas, discutindo acerca da temática étnico-racial fomentando a discussão acerca da história e da cultura africana e afro-brasileira e da memória, buscando a construção da alteridade e da afirmação das identidades e epistemologias negras.
Docentes da universidade, Discentes de Graduação e Discentes de Pós-Graduação
Professores e alunos de escolas/universidades públicas; movimentos sociais; Organizações Não Governamentais (ONGs/OSCIPs); Organizações Sindicais.
2026 - Programa Institucional de Extensão em Ações Afirmativas - Ano 2025/2028
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11 v4.15.0.219