O projeto Estação Solarimétrica UFPE a Serviço da Sociedade busca ampliar e democratizar o acesso aos dados e serviços provenientes do monitoramento de variáveis meteorológicas realizado na UFPE. Em operação há mais de 20 anos, a estação solarimétrica do Centro de Energias Renováveis da UFPE (CER-UFPE) dispõe de instrumentos de alta qualidade e elevada resolução temporal, porém atualmente atende a um público restrito, uma vez que o acesso aos dados depende de solicitação direta ao servidor técnico responsável. O projeto propõe expandir significativamente esse alcance, considerando que os dados gerados possuem ampla aplicabilidade científica e social. Dados meteorológicos são fundamentais para modelagem atmosférica e climática, sendo utilizados no treinamento e validação de modelos de previsão do tempo e em estudos de projeções climáticas. A previsão meteorológica é ferramenta estratégica para antecipação e planejamento de ações de mitigação de eventos extremos. Nesse contexto, um dos objetivos é integrar os dados da estação à Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), órgão responsável pelo monitoramento e previsão meteorológica no Estado, que atua em parceria com a Defesa Civil. Espera-se que a disponibilização estruturada desses dados contribua para aprimorar a acurácia dos modelos atmosféricos da APAC e aumentar a assertividade na previsão de eventos extremos, colaborando para a promoção da justiça climática em Pernambuco, especialmente na Região Metropolitana do Recife. Além disso, a estação será integrada à Rede Solarimétrica de Pernambuco (Rede Sol PE), coordenada pelo IFPE Campus Pesqueira, que reúne dados meteorológicos do Estado, com ênfase na radiação solar, para pesquisas no setor energético voltadas à avaliação de recursos e à modelagem de radiação solar e velocidade do vento. Outro serviço estratégico é a implementação da calibração certificada de sensores de radiação solar, atividade essencial para usinas solares, especialmente de grande porte, que utilizam dezenas ou centenas de sensores que necessitam de calibração periódica. Assim, o projeto também contribuirá para fortalecer a inserção segura e eficiente de fontes renováveis na matriz energética nacional. Para atingir esses objetivos, os estudantes desenvolverão uma API pública para disponibilização automatizada dos dados e atuarão na adequação da estação às normas necessárias para certificação de calibração. Ao longo do processo, desenvolverão competências em ciência de dados, modelagem de variáveis meteorológicas e avaliação de recursos solar e eólico, integrando conhecimentos de Ciência de Dados, Engenharia de Energia e Meteorologia.
Docentes, técnicos e discentes da graduação e pós-graduação dos cursos de engenharia de energia, engenharia elétrica, ciências da computação, engenharia química, oceanografia, geografia e arquitetura.
Profissionais da área de meteorologia e ciências atmosféricas, profissionais da defesa civil, moradores de zonas de risco a eventos climáticos extremos em Recife, engenheiros de energia, profissionais do ramo de energias renováveis e arquitetos.
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11 v4.15.0.219