UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 27 de Outubro de 2026

Visualização da Ação de Extensão


Ação de Extensão
Título: Pontos de Pausa
Ano: 2026 Nº Bolsas Concedidas: 0 Nº Discentes Envolvidos: 11 Público Estimado: 15
Período de Realização: 26/10/2026 a 27/09/2027
Área Principal: Saúde Área do CNPq: Ciências da Saúde
Unidade Proponente: DEPARTAMENTO DE CLINICA E ODONTOLOGIA PREVENTIVA - CCS Unidades Envolvidas:
Tipo: PROJETO
Municípios de Realização: RECIFE - PE
RECIFE - PE
Espaços de Realização: Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva
Curso de Odontologia- Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva
Fonte de Financiamento: FINANCIAMENTO INTERNO (01/2026 – EDITAL DE REGISTRO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM FLUXO CONTÍNUO COM E SEM MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA)
Responsável pela Ação: JUREMA FREIRE LISBOA DE CASTRO
E-mail do Responsável: jurema.lisboa@ufpe.br
Contato do Responsável: (81) 99977-7576
Url da Acão: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/3632


Resumo

O bom desempenho acadêmico é frequentemente associado a fatores como dedicação, disciplina e métodos de estudo eficazes. No entanto, um componente fundamental para o êxito e bom rendimento é o bem-estar psicológico e emocional. Compreender como a saúde mental afeta os resultados acadêmicos é essencial para estudantes, educadores e familiares. Assim, este projeto de extensão tem como objetivos incentivar a aquisição de habilidades manuais no contexto da pausa e das conexões neuro sensoriais; descansar o cérebro das telas, enquanto trabalha às mãos e estimular a neuroplasticidade através das práticas têxteis como bordado, e outras práticas manuais que envolvem a coordenação motora fina, atenção, planejamento e memória. Para lograr tais objetivos a ação será realizada através de oficinas presenciais, semanais com duração de 3horas. Para que se tenha um nivelamento das práticas, um questionário ( em anexo) será empregado com a finalidade de conhecer e programar as atividades. As aulas serão executadas de acordo com o nível de conhecimento da turma. O publico alvo será estudantes matriculados nos Cursos do CCS. Disponibilizaremos os materiais através de kits, contendo um bastidor, agulhas e linhas para bordar. Ao final do período acontecerá uma Mostra ( com a exposição dos materiais desenvolvidos, e palestras com convidados externos que tenham a prática da artes manuais. Essa amostra será divulgada através de mídias internas e externas a UFPE. A equipe executora será composta pelas professoras coordenadora e vice coordenadora e 5 cinco alunos de graduação. Como resultados esperados, objetivamos a redução do stress e ansiedade, o sentimento do pertencimento, e a sensação do " feito por mim" proporcionando um" bem estar " através da saúde emocional e memória afetiva. O feedback será realizado através de gravações e/ou questionário e enviados individualmente, com consentimento prévio para divulgação.


Públicos Alvo

Interno:

discentes, docentes e técnicos administrativos


Externo:

discentes e docentes e comunidade do entorno UFPE



Membros da Equipe

  MELIZE DA GLORIA SOUZA MARQUES
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  JESSYCA SOUSA DA SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  RUTE NAIELY ANANIAS DOS SANTOS SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA

  JUREMA FREIRE LISBOA DE CASTRO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A)
  IZABELA CRISTINA MOURA DE MELO
Categoria: EXTERNO
Função : CONFERENCISTA/PALESTRANTE
  SARAH VICTORIA ARAUJO SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA

  THAYS KAMILLY FERREIRA DE MEDEIROS
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  VLADEMIR JOSE DE ASSIS JUNIOR
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  MARIA GABRIELA MARTINS DE SIQUEIRA FONSECA
Categoria: EXTERNO
Função : CONFERENCISTA/PALESTRANTE

  ISABELE CRISTINA SILVA FIGUEIREDO
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  MIGUEL HENRIQUE DE MESQUITA E SILVA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  TAINARA VITORIA SILVA DE ARAUJO
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA

  DEBORAH DOS SANTOS FONSECA
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  LILLYA CHRYS OLIVEIRA DIAS
Categoria: DISCENTE
Função : MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA
  ELAINE JUDITE DE AMORIM CARVALHO
Categoria: DOCENTE
Função : COORDENADOR(A) ADJUNTO(A) E MEMBRO DA EQUIPE EXECUTORA



Lista de Fotos

[Foto não Encotrada!]

foto1 aulas

[Foto não Encotrada!]

foto 4 aulas

[Foto não Encotrada!]

foto 2aulas

[Foto não Encotrada!]

foto 3 aulas



Clique aqui para fazer a sua Inscrição

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04 v4.15.0.219