O presente projeto tem por objetivo proporcionar um espaço de aprofundamento e discussão em leituras acerca do turismo, da hotelaria e suas áreas correlatas, dentro do próprio Departamento de Hotelaria E Turismo da Universidade Federal de Pernambuco a partir da criação do Grupo de Leitura Passaporte Literário. A proposta surge a partir do reconhecimento de que as deficiências na habilidade de leitura dos alunos do Ensino Médio refletem no desempenho dos discentes no Ensino Superior – onde a capacidade de leitura é ainda mais exigida – levando a dificuldades de aproveitamento e aprendizado que, se não forem superadas, serão estendidas para a atuação do profissional no mercado de trabalho. Assim, reconhecendo o caráter transformador da extensão, o presente projeto se estrutura numa dinâmica característica dos tradicionais clubes do livro, onde textos são escolhidos e lidos coletivamente, com encontros periódicos de discussão e análise conjunta e dialógica. Com esta proposta, espera-se criar uma cultura de leitura entre os discentes do DHT, a ser estendida também a discentes de cursos de outros departamentos e profissionais da área, que seja capaz de contribuir positivamente para trajetórias acadêmicas e profissionais.
A Resolução nº 16/2019 do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CEPE da Universidade Federal de Pernambuco define a extensão como
[...] a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a integração transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. (CEPE, 2019, p. 1-2).
Nesse âmbito, a presente proposta se constitui a partir da compreensão da extensão como uma prática transformadora, de caráter interdisciplinar e com capacidade entregar à sociedade um produto que transcenda os limites e as linguagens do mundo acadêmico.
Sua estruturação está baseada nos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa (2022), onde se evidencia que 50% estudantes brasileiros alcançaram o nível mínimo de letramento em leitura a ser atingido até o final do ensino médio. O mesmo relatório enfatiza que apenas 2% dos estudantes atingiram alto desempenho nesse quesito, delineando assim um cenário preocupante, afinal, são esses alunos que ingressarão no Ensino Superior nos anos seguintes.
Há que se reconhecer também que a vida universitária exige uma habilidade de leitura de modo dinâmico e crítico, havendo assim, um contrassenso entre aquilo que se espera e o que se verifica entre esses jovens.
Com base nesse contexto, a presente proposta de extensão tem como objetivo a criação do Passaporte Literário: grupo de leitura do Departamento de Hotelaria e Turismo. O grupo se constituirá em uma tentativa de proporcionar um espaço alternativo de leitura e discussão de textos do campo do turismo, da hotelaria e da hospitalidade para além da sala de aula, a fim de desenvolver as competências de leitura e interpretação de textos entre discentes, contribuindo com sua trajetória acadêmica e seu preparo para o mercado de trabalho.
Intentando a articulação do Departamento com a comunidade acadêmica, o Projeto ainda será expandido para discentes de outros departamentos da UFPE, pós-graduandos e profissionais da área do turismo e da hotelaria que tenham interesse em participar das discussões.
Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos da UFPE
Profissionais da área e demais interessados
Não há fotos cadastradas para esta ação
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02 v4.15.0.20