UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO SOCIAL - CAA (12.33.54)
Código: CIS902
Nome: CULTURA DE INOVAÇÃO EM NOVOS FLUXOS COMUNICACIONAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise do contexto de produção e das relações sociais que criam as condições de possibilidade para as transformações da comunicação na Quarta Revolução Industrial. O cenário da cibercultura, da Era da Informação e da cultura da convergência: convergências das mídias, cultura participativa e inteligência coletiva. Cultura da convergência: tecnologias, formatos, linguagens e estilos. Perspectiva histórica da evolução dos meios de comunicação. Comunicação massiva e pós-massiva. Bases teóricas necessárias para discutir questões referentes ao cenário contemporâneo da Quarta Revolução Industrial no campo da comunicação com suas possibilidades, limitações e perspectivas.
Referências: BITTENCOURT, Maria Clara Aquino. Convergência midiática e redes digitais: modelo de análise para pesquisas em comunicação. Paraná: Editora Appris, 2017. BORGES, Sheila. O repórter-amador: uma análise das disposições sociais motivadoras das práticas jornalísticas do cidadão comum. Recife: Editora Cepe, 2015. BRITTOS, Valério Cruz. Economia política da comunicação. Rio de Janeiro: Mauad, 2011. CANCLINI, Néstor García. Consumidores e Cidadãos. 8 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. DELWICHE, Aaron; HENDERSON, Jennifer Jacobs (orgs). The participatory cultures handbook. New York/London: Routledge, 2013. JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2015. JENKINS, Henry, FORD, Sam e GREEN, Joshua. Cultura da conexão - criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. CARLÓN, Mario; SCOLARI, Carlos A. El fin de los medios masivos. El comienzo de un debate. 1. Ed. Buenos Aires: La Crujía, 2009. LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 2003. LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre, 2013. MARLET, Ramon Queiroz, MASSAROLO, João Carlos. Vida (trans)midiática, 2015. Disponível em: . POSTER, Mark. A segunda era dos médias. Portugal: Celta, 2000. RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Editora Edipro, 2016 SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011. SORJ, Bernardo; FAUSTO, Sérgio (org.) Ativismo político em tempos de internet. São Paulo: Edições Plataforma Democrática, 2016.

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