UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 05 de Fevereiro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO SOCIAL - CAA (12.33.54)
Código: CIS903
Nome: INDÚSTRIAS CRIATIVAS E TERRITORIALIDADE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordagem das relações entre indústrias criativas e territorialidade a partir da perspectiva dos processos comunicacionais. A comunicação de bens culturais intangíveis. A questão autoral e a disputa em torno do direito de propriedade intelectual nas indústrias criativas. Manifestações culturais locais e sua comunicação no mercado global. As Indústrias criativas e a formação de territórios de produção e de consumo. Implicações das novas práticas comunicacionais adotadas pela indústria criativa na reconfiguração dos territórios. Redes de criação e difusão das indústrias criativas no território. Desenvolvimento de novos modos de produção e distribuição de bens e serviços em Pernambuco. O território como capital cultural das indústrias criativas. Os novos significados dados a símbolos regionais pela indústria criativa. Apropriação simbólica e territorialização. Ressignificações do território pelo audiovisual, música, publicações e imagens. O uso das novas tecnologias em práticas comunicacionais circunscritas ao âmbito local.
Referências: ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2009. ALVES, Elder Maia. A economia simbólica da cultura popular sertanejo-nordestina. Maceió: UFAL, 2011. ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São paulo: Cia. das Letras, 2008. BARBERO, Jesus-Martin; REY, German. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: SENAC, 2001. BENDASSOLLI, P.; WOOD JR., T.; KIRSCHBAUM, C.; CUNHA, M. Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas. 2009, vol.49, n1, pp.10-18. BEZERRA, A. A.; MAIA, E. C. ; MASCARENHAS, P. O mercado editorial em tempos de convergências midiáticas. In: OLIVEIRA, S. B.; MOREIRA, D. G.; NOGUEIRA, A. M. C.; FELIPE, E.. (Orgs.). Projeto conexoes [recurso eletronico]: os impactos das novas midias na comunicacao: relatos profissionais e arquivos academicos, volume 2. 1. ed. Recife: Editora UFPE, 2018. BIRD, Jon; BARRIS, Curtis; PUTNAM, Tim; ROBERTSON, George; TICKNER, Lisa (eds). Mapping the Futures: Local Cultures, Global Change. Londres: Routledge. 1993. BOP CONSULTING. Guia prático para o mapeamento das indústrias criativas. London: British Council. 2010. BUAINAIN, A. M.; MENDES, C. I. C.; SILVA, A. B. de O. e CARVALHO, S. M. P. de. Indústria criativa: direitos de autor e acesso à cultura. Liinc em Revista, v. 7, n. 2, setembro, 2001, Rio de Janeiro, p. 510-537. CAVES, R. Creative industries. Harvard: Harvard University Press, 2000. DURÃO, Fábio Akcelrud; ZUIN, Antonio; VAZ, Alexandre Fernandez. A indústria cultural hoje. São Paulo: Boitempo, 2008. HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. HARTLEY, J. Creative Industries. London: Blackwell, 2005. HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005. LEFEBVRE, H. (1993). The production of space. Oxford: Blackwell. 3ed. 1993. NEGRI, A.; LAZZARATO, A. O trabalho imaterial. Rio de Janeiro: DPA, 2001. NOGUEIRA, A. M. C. O novo ciclo de cinema em Pernambuco: a questão do estilo. 2. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010. SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo. Razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2017. SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério. (Org.) Território e Territorialidades: teorias, processos e conflitos. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009. SILVA, Carla Holanda. Território: uma combinação de enfoques – material, simbólico e espaço de ação social. Geografar, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 98-115, jan./jun. 2009. STARLING, Heloisa; MARTINS, Bruno. Imaginação da terra: memória e utopia na moderna canção popular brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2012. ZANETTI, DANIELA ; REIS, Ruth (Org.) . Comunicação e territorialidades: poder e cultura, redes e mídias. 1. ed. VITÓRIA: EDUFES, 2018.

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