UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 11 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE BIOLOGIA (REDE) - CAV (12.34.18)
Código: PBIO925
Nome: INTRODUÇÃO AO ENSINO DE BIOLOGIA (IEB)
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Trajetórias da docência dos mestrandos em Ensino de Biologia. ProfBio como formação continuada de professores. Biologia como ciência empírico-experimental. Desafios e possibilidades do planejamento no Ensino de Biologia.
Referências: Da POIAN AT, BRAGA CACA, KETZER LA. Transformação de energia nos seres vivos. Journal of Biochemistry Education, 15/ESP, 2017. LIMA-TAVARES D, VILELA ML, AYRES ACM, MATTOS M. Tecendo laços docentes entre Ciências e Culturas. Curitiba: Editora PRISMAS, 2016. disponível em: https://sbenbio.org.br/wp- content/uploads/anais/VII_EREBIO_Anais.pdf Acesso em: 21 de novembro de 2023. MARANDINO M, SELLES SE, FERREIRA MS. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. NÓVOA A. Relação escola/sociedade: novas respostas para um velho problema. São Paulo: Unesp; Univesp, s.d. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5752334/mod_resource/content/1/ EdSoc_Rela%C3%A7%C3%A3o_escola_sociedade.pdf RIGUE FM, CORRÊA GC. Uma problematização da emergência das Metodologias do Ensino de Ciências Naturais no Brasil. Ensino em Re- Vista, [S. l.], v. 30, n. Contínua, p. e015, 2023. DOI: 10.14393/ER- v30a2023-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/70378 Acesso em: 22 nov. 2023 ZABALA AA. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre. Artes Médicas Sul 1998

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09 v4.12.13.16