UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIRURGIA - CCM (11.00.05.19)
Código: CI-979
Nome: PESQUISA E DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Um programa de Pós-graduação tem muitos desafios para qualificar profissionais visando melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. É neste sentido, que o programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Cirurgia, está implementado uma disciplina de caráter eletivo que se dedicará à formação ética, docente e de pesquisador dos alunos do programa, ampliando a capacidade de compreensão do discente para enfrentar os novos desafios de educação superior. Objetivos: Capacitar o discente na prática docente; Habilitar nos instrumentos de pesquisas; Desenvolver a criticidade para o papel do docente; Promover treinamento de práticas docentes. Metodologia: Aulas dialogadas, Seminários, Oficinas, Práticas docentes (como pesquisar, como usar as novas tecnologias para pesquisa, como elaborar provas e demais instrumentos avaliativos, como ministrar aulas, etc). Avaliação: O discente será avaliado pelo cumprimento de todas as etapas estabelecidas pela disciplina. Conteúdo: • Métodos de Pesquisas; • Ética em Pesquisa (humanos e animal); • Como elaborar um artigo cientifico; • Plataforma Brasil; • Etapas da Elaborar uma Tese e Dissertação; • Como preparar plano de aula; • Como elaborar um processo avaliativo; • Estratégias de ensino; • A prática como eixo da aprendizagem na graduação médica.
Referências: &#9642; BATISTA, NA., and BATISTA, SHSS. A prática como eixo da aprendizagem na graduação médica. In PUCCINI, RF., SAMPAIO, LO., and BATISTA, NA., orgs. A formação médica na Unifesp:excelência e compromisso social [online]. São Paulo: Editora Unifesp, 2008. pp. 101-115. ISBN 978-85- 61673 -66-6. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>. &#9642; ZABALZA, Miguel A. O Ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004. &#9642; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência universitária na Educação Superior. In: RISTOFF, Dilvo; SAVEGNANI, Palmira (org.). Docência na Educação Superior. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. p. 85-96. (Coleção Educação Superior em Debate, v. 5). Disponível em: http://inep.gov.br/documents/186968/489018/Doc%C3%AAncia+na+Educa%C3%A7%C3%A3o+Superior/997400de-a6c1-4aa7-a06c-b586dc4d6412?version=1.1. Acesso em: 17 set. 2020. &#9642; SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Programas de Pós-Graduação em Educação: lugar de formação da docência universitária? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v.7, n. 14, p. 577-604, dez. 2010. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/18/14. Acesso em: 27 set. 2020.

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