UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 12 de Março de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA COMUNICAÇÃO HUMANA - CCS (11.96.31)
Código: SCH930
Nome: SEMINÁRIOS DE TESE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Elaboração e discussão crítica do projeto de tese. Análise da concepção teóricometodológica que sustenta a tese, considerando a especificidade, a relevância e a originalidade. Orientação em grupo e individual. Discussão coletiva dos projetos.
Referências: 1) ALMEIDA FILHO, N.; BARRETO, M. L. Epidemiologia & Saúde: fundamentos, métodos, aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 2) CASTRO, E. R. et al. A revisão de literatura em teses de doutorado: análise de condução e redação. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 54, p. 27-47, maio/ago. 2020. 3) FARIA, L.; OLIVEIRA-LIMA, J.; A.; ALMEIDA-FILHO, N. Medicina baseada em evidências: breve aporte histórico sobre marcos conceituais e objetivos práticos do cuidado. História, Ciências, Saúde, v.28, n.1, p.59-78, 2021. 4) GOLD, J. What’s the point of the PhD thesis? Nature. 2016, v. 535, n. 7610, p. 26-28. 5) HULLEY, S. B. et al. Delineando a Pesquisa Clínica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 6) ROTHMAN, K. J.; GREENLAND, S.; LASH, T. L. Epidemiologia Moderna. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 7) MOSER, PK; MULDER, DH & TROUT, JD. 2004. A teoria do conhecimento: uma introdução temática. São Paulo: Martins Fontes. [pdf] 8) POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em Enfermagem: avaliação das evidências para a prática da enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2011. 9) RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 10) TOBAR, F.; YALOUR, M. R. Como Fazer Teses em Saúde Pública: conselhos e ideias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisa. Rio de Janeiro: editora Fiocruz, 2004.

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