Ementa/Descrição: |
ABORDAGEM DA MÚSICA PRODUZIDA NAS PERIFERIAS DO BRASIL E DO MUNDO ATRAVÉS DE DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO, ESPECIALMENTE A SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, MUSICOLOGIA E COMUNICAÇÃO.PRESENÇA MARCANTE NA VIDA COTIDIANA DOS GRANDES CENTROS URBANOS, CENAS MUSICAIS PERIFÉRICAS COMO O BREGA (EM RECIFE), O FUNK (RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, MINAS GERAIS), PAGODÃO (BAHIA), O REGGAETÓN (AMÉRICA LATINA) E O KUDURO E KIZOMBA ( NA ÁFRICA LUSÓFONA), ALIADOS ÀS TECNOLOGIAS DE ESCUTA E CIRCULAÇÃO, ENGENDRAM NOVOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO, CONSUMO E MEDIAÇÃO MUSICAL, CONSTITUINDO TAMBÉM UM CAMPO DE DISPUTA ESTÉTICO-POLÍTICA. UM AMBIENTE ONDE SUBJETIVIDADES, NARRATIVAS E COSMOLOGIAS PARTICULARES SÃO PRODUZIDAS SOB A CONDIÇÃO DE SBALTERNIDADE. DESTA FORMA, A PARTIR DA ESCULTA DE MÚSICAS E CLIPES, DE ANÁLISES TÉCNICAS E DE DEBATES TEÓRICOS AMPARADOS NA PERSPECTIVA DO "SUL GLOBAL", HAVERÁ A DISCUSSÃO COMO ESTAS REDES DE MÚSICAS PERIFÉRICAS TENSIONAM, NEGAM E/OU RECONFIGURAM OS IDEAIS HEGEMÔNICOS DE CIDADANIA, POVO/POPULAR, COSMOPOLITISMO E DA PRÓPRIA MODERNIDADE. |