Ementa/Descrição: |
A DISCIPLINA TEM UM CARÁTER ESTRITAMENTE TEÓRICO E BUSCA DESENVOLVER UMA APROXIMAÇÃO DAS IMAGENS POR UM VIÉS MENOS CALCADO NA REPRESENTAÇÃO E NOS SEUS SIGNIFICADOS, E MAIS FOCADO NO MOVIMENTO EMPÁTICO ENTRE ESPECTADOR E IMAGEM A PARTIR DE UMA SÉRIE DE TEXTOS E AUTORES QUE BUSCARAM TRABALHAR A DIMENSÃO AFETIVA EXISTENTE NA IMAGEM (ABY WARBURG, DIDI-hUBERMAN, HANS ULRICH GUMBRECHT, HORST BREDEKAMP, SUSAN SONTAG, DENTRE OUTROS) E TENDO COMO BASE DE ESTUDO IMAGENS DE DIFERENTES MÍDIAS - PUBLICIDADE, FOTOGRAFIA, CINEMA, PINTURA, VIDEOGAMES. TRAÇAR UM CAMINHO PARA UM ESTUDO DA IMAGEM QUE NÃO APAGUE OS AFETOS DO PESQUISADOR/ESPECTADOR. PERCORRER POR DIVERSOS LEVANTAMENTOS ACERCA DO TEORIZAR SOBRE A IMAGEM, FAZENDO COM QUE A DISCIPLINA SEJA MARCADA POR UMA PLURALIDADE DE PONTOS DE VISTAS QUE ORA ENTRE EM CONFLITO E ORA SEJAM COMPLEMENTARES. DEBATE SOBRE "SABER RELAÇÃO", O SABER PRÓPRIO DA MONTAGEM, A INVESTIGAÇÃO SOBRE OS GESTOS CONTIDOS NA IMAGEM, AS DIVERSAS RELAÇÕES ÍNTIMAS E SECRETAS QUE SURGEM AO COLOCARMOS AS IMAGENS DISPOSTAS UMAS COM AS OUTRAS POR UMA DISPOSIÇÃO AFETIVA. O SABER INESGOTÁVEL, O SABER VISUAL. |