UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENACAO DA GRADUACAO EM HISTORIA (LICENCIATURA) - CFCH (11.51.34)
Código: HI562
Nome: PARA LER MINTZ
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O AÇÚCAR TEM UM PAPEL ESTRUTURADOR NA CONSTITUIÇÃO DO MUNDO DITO GLOBALIZADO. SIDNEY W. MINTZ TRABALHOU ESTA TEMÁTICA EM VÁRIAS DIMENSÕES: RELAÇÕES DE TRABALHO, MERCADOS LOCAIS, BRECHA CAMPONESA, USO DO AÇÚCAR NA ÉPOCA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, FUSÕES CULTURAIS RESULTANTES DOS GRANDES MOVIMENTOS DEMOGRÁFICOS QUE ACOMPANHARAM A EXPANSÃO AÇUCAREIRA ETC. A DISCIPLINA SE PROPÕE VALORIZAR O PAPEL DA TRANSDISCIPLINARIDADE QUE ELE PRATICA EM VIRTUOSE, ARTICULANDO DE FORMA INÉDITA E ESCLARECEDORA CAPITALISMO, ESCRAVIDÃO, CULINÁRIA E CORTESIA, PSICOLOGIA SOCIAL, GEOPOLÍTICA, DEFINIÇÕES DA CULTURA E HISTÓRIA ECONÔMICA, ENTRE OUTRAS. SEU PENSAMENTO ALIA O RIGOR NO TRATAMENTO DE ABRANGENTE DOCUMENTAÇÃO À INOVAÇÃO EM TERMOS CONCEITUAIS PARA ALCANÇAR UM MELHOR ENTENDIMENTO DESSA MODERNIDADE SECULAR.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
0200 2012.1 HISTÓRIA - BACHARELADO - RECIFE - BACHARELADO - Presencial - T Não 0 Sim
1113 2012.1 HISTÓRIA - LICENCIATURA - RECIFE - LICENCIATURA - Presencial - T Não 0 Sim
1113 2012.1 HISTÓRIA - LICENCIATURA - RECIFE - LICENCIATURA - Presencial - N Não 0 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02 v4.12.13.21