UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: COORDENACAO DA GRADUACAO EM HISTÓRIA (BACHARELADO) - CFCH (11.51.33)
Código: HI552
Nome: HISTÓRIA DOS IMPÉRIOS PORTUGUÊS E ESPANHOL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Dedicada do Docente: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Possui Subturmas: Não
Exige Horário: Sim
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A DISCIPLINA HISTÓRIA DOS IMPÉRIOS PORTUGUÊS E ESPANHOL PROPÕE UMA REFLEXÃO SOBRE O PERÍODO DAS NAVEGAÇÕES MARÍTIMAS E EXPANSÃO DOS REINOS IBÉRICOS, ASSIM COMO, PRETENDE ENFOCAR QUESTÕES HISTÓRICO-GEOGRÁFICAS AMPLIANDO O OLHAR CARTOGRÁFICO SOBRE AS REGIÕES DA PENÍNSULA IBÉRICA, EUROPA OCIDENTAL, AMÉRICA, ÁFRICA E ÁSIA. NA EUROPA OCIDENTAL, A FUSÃO DE ELEMENTOS ORIUNDOS DE DIVERSAS CULTURAS ANTIGAS PERMITIU A ECLOSÃO DE UMA NOVA CIVILIZAÇÃO COMBINANDO A HERANÇA GRECO-ROMANA COM APORTES DOS POVOS DITOS ¿BÁRBAROS¿, REALIZADA NUM CONTEXTO DE DIFUSÃO DO CRISTIANISMO COMO RELIGIÃO HEGEMÔNICA. ESTADOS NACIONAIS FORMAM-SE PROMOVENDO A PRIMEIRA FASE DA EXPANSÃO IBÉRICA COM BASE NA NAVEGAÇÃO E APROFUNDAMENTO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS MEDIEVAIS. A COSTA DA ÁFRICA, AMÉRICA E PARTES DA ÁSIA E DA OCEANIA PASSAM A SER O FOCO DE NOVOS MERCADOS E BASES DE EXPLORAÇÃO DE NOVAS RIQUEZAS NATURAIS. NOVOS ESPAÇOS E CULTURAS PASSAM TAMBÉM A TROCAR CONHECIMENTOS. CIVILIZAÇÕES ANTIGAS COLOCAM-SE COM NOVOS OBJETOS E FORMAS DE RELACIONAMENTO OPORTUNIZARAM MOMENTOS DE ENCANTAMENTO, DISPUTAS, GUERRAS E MORTES OS QUAIS, JUNTOS OU SEPARADAMENTE INFLUENCIARAM RECIPROCAMENTE EM ASPECTOS TÃO DIVERSOS QUANTO AS CONCEPÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE, O PAPEL DO ESTADO, IDÉIAS RELIGIOSAS E CIENTÍFICAS/CULTURAIS. NA ÁSIA, CIVILIZAÇÕES COMO A CHINESA, ATINGIRAM UM AUGE DE COMPETÊNCIA PRODUTIVA, POLÍTICA E DE REFINAMENTO CULTURAL. TRABALHOS DE VÁRIAS ESCOLAS HISTÓRICAS PERMITEM EVIDENCIAR, NESTES DIVERSOS ESPAÇOS, OS RESPECTIVOS PONTOS DE VISTA DOS ATORES HISTÓRICOS, SEJAM ELES COLONIZADORES, OU NÃO. A DISCIPLINA HISTÓRIA DOS IMPÉRIOS PORTUGUÊS E ESPANHOL TRAZ, PORTANTO, COMO DEBATE TEXTOS E INTERPRETAÇÕES DA HISTORIOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.
Equivalência(s) Específica(s)
Equivalências Específicas Matriz Curricular Currículo Início da Vigência Fim da Vigência
HI257 HISTÓRIA - LICENCIATURA - RECIFE - LICENCIATURA - Presencial - T 1113 - 2012.1 1901.1
HI257 HISTÓRIA - LICENCIATURA - RECIFE - LICENCIATURA - Presencial - N 1113 - 2012.1 1901.1
HI257 HISTÓRIA - BACHARELADO - RECIFE - BACHARELADO - Presencial - T 0200 - 2012.1 1901.1
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
0200 2012.1 HISTÓRIA - BACHARELADO - RECIFE - BACHARELADO - Presencial - T Sim 1 Sim
1113 2012.1 HISTÓRIA - LICENCIATURA - RECIFE - LICENCIATURA - Presencial - T Sim 1 Sim
1113 2012.1 HISTÓRIA - LICENCIATURA - RECIFE - LICENCIATURA - Presencial - N Sim 1 Sim

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09 v4.12.13.20