UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA - CCS (11.96.30)
Código: PPGG919
Nome: DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo das perspectivas e desafios do ensino superior no atual contexto socioeconômico, político mundial e brasileiro. Enfoque sobre a prática pedagógica como um processo de comunicação educativa para a produção do conhecimento, os métodos e a utilização das novas tecnologias no ensino superior. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: a teoria e a prática.
Referências: 1. ALVES, Rubens. Conversas com quem gosta de ensinar. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988. 2. BELFOR J.A.; SENA, I.S.; SILVA, D.K.B; et al. Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia Brasileira. Ciência e Saúde Coletiva 2018; 23(1): 73-82. 3. BORDENAVE, J.D.P. Pereira, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem.32 ed. Rio de Janeiro-Vozes, 2012. 4. CUNHA, M.I. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998. 5. DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 6. DEMO, P. Avaliação Qualitativa. São Paulo: Autores Associados, 1996. 7. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. 8. DINIZ-PEREIRA, J. E. e LEÃO, G. (Org.). Quando a diversidade interroga a formação docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 9. ESTEBAN, M. T. e AFONSO, A. J. (Orgs.). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, 2010. 10. FRANÇA, F.C.V.; MELO, M.C. O processo de ensino e aprendizagem de profissionais de saúde: a metodologia da problematização por meio do arco de Maguerez. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da saúde, 2016. 11. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 12. GIL, A.C. Didática do ensino superior. 1ed. 9 reimpr. Sao Paulo: Atlas, 2015. 13. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 14. MASSETO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. 3ed. São Paulo: Summus, 2015. 15. PIMENTA S.G.; ALMEIDA, M.I. Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011. 16. ROMAN C.;, ELLWANGER J.; Becker G.C.; et al. Metodologias ativas de ensino aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Cila Biomed Res 2017; 37(4): 349-357.

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