UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - CFCH (11.51.15)
Código: FIL1081
Nome: TÓPICOS DE FILOSOFIA PRÁTICA IV
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O objeƟvo da disciplina é tratar da filosofia da raça. Isto significa analisar os principais conceitos e problemas que orbitam o conceito de raça. Isso requer, em especial, uma análise das concepções realistas de raça (realismos biológicos e construƟvismo racial), assim como do eliminaƟvismo e do deflacionismo. Uma vez que o construƟvismo racial endossa um relaƟvismo e aquele se contrapõe a uma concepção objeƟva de raça que é aceita pelos realismos biológicos, então questões sobre racionalidade também são analisadas.
Referências: APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, 2010. BARBUJANI, Guido. A invenção das raças. Tradução Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2000. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Tradução Floriano de Souza Nascimento. Petrópolis: Editora Vozes, 1985. BERNASCONI, Robert (org.). The idea of race. Indianapolis: HackeƩ Publishing Company, 2000. BLOOR, David. Conhecimento e imaginário social. Tradução Marcelo do Amaral Penna-Forte. São Paulo: Editora UNESP. 2009. BOGHOSSIAN, Paul. Medo do conhecimento: contra o relaƟvismo e o construƟvismo. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Editora Senac, 2012. CAVALLI-SFORZA, Luigi Luca. PopulaƟon structure and human evoluƟon. Proceedings Royal Society Biology, p 362-378, 1966. _____. The great human diaspora: the history of diversity and evoluƟon. MassachuseƩs: Perseus Books, 1995. GLASGOW, Joshua. Three things realist construcƟonism about race or anything else can do. Journal of Social Philosophy, v. 38, no 4, p 554–568, 2007. GRAVES, Joseph. The emperor’s new clothes: biological theories of race at the millennium. New Jersey: Rutgers Unversity Press, 2008. HARDIMON, Michael. Rethinking race: the case for deflaƟonary realism. Cambridge: Harvard University Press, 2017. HASLANGER, Sally. ResisƟng reality: social construcƟon and social criƟque. Oxford: Oxford University Press, 2012. KOENIN, Barbara et all (orgs.). RevisiƟng race in a genomic age. New Jersey: Rutgers Unversity Press, 2008. LEWONTIN, Richard. Not in our genes: biology, ideology, and human nature.Chicago: Haymaret Books, 2017. LEWONTIN, Richard. The apporƫoment of human diversity. EvoluƟonary Biology. no 6, p 381-398, 1972. LUDWIG, David. Against the New Metaphysics of Race. Philosophy of Science, v. 82, no 2, p 244-265, 2015. MAHERY, Edouard; FAUCHER, Luc. Social construcƟon and the concept of race. Philosophy of Science, no 72, p 1208–1219, 2005. MASATOSHI. Differences in the relaƟve distribuƟon of human gene diversity between electrophoreƟc and red and white cell anƟgen loci. Human Heredity, no 33, p 93- 102, 1983. MELLON, Ron. Passing, traveling and reality: social construcƟonism and the metaphysics of race. Nôus, v. 38, no 4, p 644-673, 2004. MILLS, Charles. Blackness visible: essays on philosophy and race. Ithaca: Cornell University Press, 1998. _____. Ignorância branca. Tradução Breno Ricardo Guimarães Santos. Griot Revista de Filosofia, v. 17, no 01, p 413-438, 2018. _____. The racial contract. Ithaca: Cornell University Press, 1999. MURRAY, Charles. Human diversity: the biology of gender, race, and class. New York: Twelve, 2020. PUTNAM, Hillary. Realism with a human face. London: Harvard University Press, 1992. ROSENBERG. GeneƟc structure of human populaƟons. Science, no 298, p 2381- 2385, 2002. SPENCER, Quayshawn et al. What is race? four philosophical viwes. New York: Oxford University Press, 2019. SULLIVAN, Shannon; TUANA, Nancy. Race and epistemologies of ignorance. Albany: Sate University of New York Press, 2007. ZACK, Naomi. Thinking abou trace. Belmont: Wadsworth Cengage Learning, 2006. _____. Philosophy of science and race. New York: Routledge, 2002.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04 v4.12.13.21