UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - CFCH (11.51.15)
Código: FIL1078
Nome: TÓPICOS DE FILOSOFIA PRÁTICA I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Negritude e identidade serão os vetores, as linhas de força que conduzirão, do interior dessa disciplina, o pensamento. De um lado, a Negritude será encarada fenomenologicamente, quer dizer, a partir do suposto de que ela traduz uma partilha do sensível que atravessa determinados sujeitos como seres-Negros; entretanto, a disciplina apresentará uma clivagem entre essa experiência e o construto identitário que ela tem, historicamente, suportado. E se a Negritude se apresenta, assim, como experiência singular mais ou menos bem localizada em determinados corpos, de outro, a Antinegritude emergirá como elemento negativo e estruturante da experiência mesma do que chamamos de humanidade. Por isso mesmo, as linhas de força estarão eticamente comprometidas a forçar o pensamento a pensar o fim do mundo, tal como o conhecemos.
Referências: JESUS, Alexandro Silva de. Notas sobre a atualidade da ferida colonial. No prelo. _____. Curupira: ensaio sobre tradução e dívida colonial. Crítica Contemporânea: revista de teoria política política. Nº 6, P 78-103, 2016. FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Tradução Sebastião Nascimento. São Paulo: UBU, 2021. NOGUEIRA, Isildinha Batista. A cor do inconsciente. São Paulo: Perspectiva, 2021. WEST, Cornel. Democracia e questões raciais. Tradução Tulio Custódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2021 SOUZA, Neusa. Torna-se negro. Rio de Janeiro: Zahar, 2021. WILDERSON , Frank . Afropessimismo. São Paulo: Todavia, 2021. FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro; VARGAS, João Helion Costa (orgs.) . Motim: horizontes do genocídio antinegro na diáspora. Brasília: Brado Negro, 2017. MOMBAÇA, Jota. Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência. São Paulo: Oficina de Imaginação Política, 2016.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07 v4.12.13.21