UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 21 de Outubro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - CFCH (11.51.15)
Código: FIL1074
Nome: SEMINÁRIO DE FILOSOFIA PRÁTICA II
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estética e política. O seminário discute algumas das principais questões concernentes à estética e sua relação com a política, compreendendo tópicos como indústria cultural, arte e sociedade, o problema da autenticidade e da criatividade da ação, a partilha do sensível e o tema do fim da arte. Com este intuito, o ponto de partida do seminário compreende a crítica de Albrecht Wellmer ao conceito habermasiano de racionalidade comunicativa e a proposta de uma racionalidade estética, discutindo-se, em seguida, as consequências desse debate em autores como Martin Seel e Christoph Menke. Em uma segunda parte do seminário, são apresentadas algumas alternativas conceituais a partir de autores como Adorno, Walter Benjamin, Jacques Rancière, Giorgio Agamben e Arthur Danto. Trata-se de discutir, com diferentes nuances, a própria questão do que é a arte e seu lugar hoje na sociedade, bem como ampliar a reflexão sobre a dimensão estética para além da arte.
Referências: ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. COUTINHO, Evaldo. A imagem autônoma: ensaios de teoria do cinema. Rio de Janeiro: Perspectiva, 1996. DANTO, Arthur. Transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2005. _____. O mundo da arte. Artefilosofia, , nº1, p.13-25, jul. 2006. _____. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. DUARTE, Rodrigo. A desartificação da arte segundo Adorno: antecedentes e ressonâncias. Artefilosofia, º 2, p.19-34, jan. 2007. MENKE, Christoph. The Sovereignty of Art: aesthetic negativity in Adorno and Derrida . Cambridge, MA: MIT Press,1999. _____. Aesthetics of equality. Documenta 13, 100 Notizen, Ostfildern: Hatje Cantz, 2011. RANCIÈRE, Jaques. O inconsciente estético. São Paulo: 34, 2009. ____. The Politics of Aesthetics: the distribution of the sensible. London: Continuum, 2004. REGNAULT, François. Em torno do vazio: a arte à luz da psicanálise. Rio de Janeiro: Contracapa, 2001. SEEL, Martin. Aesthetics of appearing. Stanford: Stanford University Press, 2005. WARBURTON, Nigel. The art question. New York: Routledge, 2003.

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