UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - CFCH (11.51.15)
Código: FIL1057
Nome: SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO I
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O seminário tem como objetivo apresentar as principais características concernentes aos aspectos formais e à estrutura argumentativa de uma dissertação/tese de mestrado/doutorado em filosofia. O seminário é dividido em duas partes. Primeiramente, são discutidas a significância, coerência interna e vinculação da dissertação/tese com a respectiva linha de pesquisa, além de revisão das normas para a elaboração de trabalhos científicos. É apresentada, aqui, a caracterização da dissertação/tese em suas diversas fases de elaboração: definição e formulação do problema de pesquisa, identificação de metodologias de investigação, visualização do cronograma e plano de desenvolvimento da dissertação/tese, escolha das referências bibliográficas e redação do projeto. A segunda parte do seminário é dedicada à apresentação dos projetos de dissertação/tese dos mestrandos/doutorandos, seguida de discussão e comentários do professor e dos demais mestrandos/doutorandos. Desse modo, tem-se em vista estimular um espaço de discussão dos projetos de pesquisa entre discentes do Programa, bem como proporcionar críticas e sugestões para possíveis desdobramentos dos projetos apresentados.
Referências: BASTOS, Lia da Rocha et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2000. COSTA, Marcos Roberto Nunes. Como normatizar trabalhos acadêmicos: projetos, monografias e artigos. Recife: FASA, 2011. 135 p. INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia na universidade. 3 ed. Campinas: Papirus, 2000. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1993. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999. MARTINS, Gilberto de Andrade; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusões de cursos. São Paulo: Atlas, 2000. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 2001. RUBIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 29 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11 v4.12.13.21