UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - CCSA (11.34.23)
Código: PGA1130
Nome: TRABALHO E ORGANIZAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A relação indivíduo-organização e seus modelos: funcionalista, sociológico, psicanalítico e antropológico. A perspectiva crítica à gestão de pessoas. Trabalho e a construção da subjetividade do trabalhador. Transformações do trabalho e precarização. A questão do controle no trabalho. Trabalho, tecnologia e formas contemporâneas de relações de trabalho. Questões sobre a solidariedade, trabalho decente, emancipação e justiça social.
Referências: CHANLAT, Jean-François, Ciências sociais e management: reconciliando o econômico e o social. São Paulo: Atlas, 2000. DOURADO, Débora P.; CARVALHO, Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho ou Controle do Homem no Trabalho? Cadernos EBAPE.BR (FGV). Vol IV, p. 462584, 2006. CLAIZONI, Newton; DOURADO, D. C. P.; Mendonça, J. R. C. Comportamento Organizacional e a armadilha da organização reificada. CADERNOS DE PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO (USP). , v.21, p.197 - 208, 2019. CLAIZONI, Newton; DOURADO, D. C. P. THE MEANING OF WORK SAGA: A COLLECTIVE JOB CRAFTING EXPERIENCE. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE). , v.19, p.1 - 26, 2018. RAMOS, Alberto G. A Nova Ciência das Organizações (Capítulo 1 e 2). GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Cap. 2: Os fundamentos da ideologia gerencialista. 2007. JUSTEN, C. A e DELLAGNELO, E. A Política do mainstream dos Estudos Organizacionais frente ao político: ofensiva neoliberal frente à burocratização das relações sociais. Revista FAROL. V.5. No 13. 2018. (https://doi.org/10.25113/farol.v5i13.4224) GROHMANN, R. Cooperativismo de plataforma e suas contradições: análise de iniciativas da área de comunicação no Platform.Coop. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 19-32, maio 2018. GROHMANN, R. Cooperativas de Comunicadores: possibilidades, contradições e cenário argentino. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - INTERCOM, v. 42, n.3, p. 77-90, 2019 GROHMANN, R. Plataformização do trabalho: entre a dataficação, a financeirização e a racionalidade neoliberal. Revista Eptic, v. 22, n. 1, jan./abr. 2020. GROHMANN, R. Plataformas de Propriedade de Trabalhadores: Cooperativas e Coletivos de Entregadores. MATRIZes, v. 16, n. 1, p. 209-233, jan./abr. 2022. PAGÈS, Max, et al. O poder das organizações. São Paulo: Atlas, 2005. (Introdução e Primeira a Quarta Parte). HUGHES, D. et al. Building better futures: decent work, inclusion and careers support services in the UK. British Journal of Guidance & Counselling, v. 49, n. 2, p. 213-227, 2021. HUWS, U. Labour in Contemporary Capitalism: What Next? London: Palgrave Macmillan, 2019. FAIRWORK. Fairwork Brazil Ratings 2021: Labour Standards in the Platform Economy. Oxford, Reino Unido. Disponível em: https://fair.work/wpcontent/uploads/sites/131/2022/03/Fairwork-Report-Brazil-2021-EN.pdf. Acesso em: 02 Jun 2021. PEREIRA, S.; DOS SANTOS, N.; PAIS, L. Empirical research on decent work: A literature review. Scandinavian Journal of Work and Organizational Psychology, v. 4, n. 1, p. 1-15, 2019. XU, Y.; LIU, D. Decent work for the digital platform workers. A preliminary survey in Beijing. Digital Law Journal, v. 2, n. 1, 48–63, 2021. ZAMMITTI, A. et al. The Concepts of Work and Decent Work in Relationship With Self-Efficacy and Career Adaptability: Research With Quantitative and Qualitative Methods in Adolescence. Frontiers in psychology, v.12, article 660721, 2021.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11 v4.12.13.21