UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - CCSA (11.34.23)
Código: PGA1125
Nome: COGNIÇÃO SOCIAL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Características gerais, principais posições teóricas e problemas de pesquisa sobre formação de conceitos, protótipos e categorização social, racionalidade limitada e organização comportamental, heurísticas e vieses cognitivos, ciência da tomada de decisão, economia comportamental, componentes emocionais e intuitivos no julgamento social, e representações sociais.
Referências: Cialdini, R. B. (1993). Influence. The psychology of persuasion. New York: Morrow. Gardner, H. (2003). A Nova Ciência da Mente: Uma História da Revolução Cognitiva (C. M. Caon, Trad.). 3ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. (Original publicado em 1985). Eysenck, M. & Keane.M. (2007). Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed. Gigerenzer, G. (2007) Gut Feeling. London: Penguins Book Gilovich, T., & Griffin, D. (2002). Introduction – Heuristics and Biases: Then and Now. In Thomas Gilovich, Dale Griffin, & Daniel Kahneman (Eds.), Heuristics and Biases: The Psychology of Intuitive Judgment (pp. 1-11). Cambridge: Cambridge University Press. Gilovich, T., Griffin, D., & Kahneman, D. (2002). Heuristics and Biases: The Psychology of Intuitive Judgment. Cambridge: Cambridge University Press. Kahneman, D. (2003). Maps of bounded rationality: A perspective on intuitive judgment and choice. In T. Frangsmyr (Ed.), Les Prix Nobel 2002 [Nobel Prizes 2002]. Stockholm, Sweden: Almquist & Wiksell International. Kahneman, Daniel, & Riepe, Mark W. (1998). Aspects of Investor Psychology Beliefs, preferences, and biases investment advisors should know about. Journal of Portfolio Management, 24(4), 52-56. Packard, V. (1957). The Hidden Persuaders. New York: D. McKay Co. Roazzi, A. (1995). Categorização, formação de conceitos e processos de construção de mundo: Procedimento de classificações múltiplas para o estudo de sistemas conceituais e sua forma de análise através de métodos de análise multidimensionais. Cadernos de Psicologia, 1, 1-27. https://goo.gl/iFtY8I Roazzi, A., Federicci, F. C. B. & Carvalho, M.R. (2002). A questão do consenso nas representações sociais: um estudo do medo entre adultos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 18, 179-192. http://goo.gl/tKpzKy Roazzi, A., Nascimento, A. M., Carvalho, M. R. (2003). Epistemologia e representações sociais: Reflexões a partir de um paradigma emergente na pesquisa psicossocial - complexidade interconexão. In: Anais do V Encontro de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Representações Sociais: Teoria, Pesquisa e intervenção (pp. 332-339). Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://goo.gl/fxh6gL Roazzi, A., O’Brien, D. P., Souza, B. C., Dias, M. G. B. B, & Roazzi, M. (2008). O que nos torna uma espécie inteligente? A Inteligência em uma Perspectiva Epistemológica. In A. Candeias, L. Almeida, A. Roazzi, & R. Primi (Eds.), Inteligência: Modelos Teóricos e Implicações Práticas (pp. 13-48). Campinas: Casa do Psicólogo. https://goo.gl/cSJVaF DOI: 10.13140/RG.2.1.4637.0322 Roazzi, A., Souza, B. C. & Roazzi, M. M. (2015). Representações sociais e a transmissão intergeracional de status social e educacional. In Gina C. Lemos & Leandro S. Almeida (Eds.), Cognição e Aprendizagem: Promoção do sucesso escolar (Ch. 3, pp. 68-109). Braga: ADIPSIEDUC. DOI: 10.13140/RG.2.1.1491.5601 https://goo.gl/dS7wz2 Rosch. E. (1978). Principles of categorization. In E. Rosch & B. Lloyd (Eds). Cognition and Categorization. Hillsdale, NJ: Eribaum. Simon, H. A. & Egidi, M., Marris, Robin, & Riccardo, V. (1992). Economics, Bounded Rationality, and the Cognitive Revolution. Aldershot, Hants: Edward Elgar. Simon, H. A. (1947). Administrative behavior: A study of decision-making processes in administrative organizations. New York: Macmillan. Simon, H. A. (1955). A Behavioral Model of Rational Choice Quarterly Journal of Economics, 69, 99-118. Simon, H. A. (1957). Administrative Behavior. New York: Macmillan. Simon, H. A. (1978). Rationality as Process and Product of Thought. American Economic Association, 1-16. Simon, H. A. (1990). Invariants of Human Behavior. Annual Review of Psychology, 41, 1-20. https://doi.org/10.1146/annurev.ps.41.020190.000245 Slovic, P., Finucane, M. L., Peters, E., and MacGregor, D. G. (2002). The affect heuristic. In T. Gilovich, D. Griffin, and D. Kahneman (Eds.). Heuristics and Biases: The Psychology of Intuitive Judgment (pp. 397–420). New York, NY: Cambridge University Press. Stenberg, R. J. (2000). Handbook of Intelligence. Cambridge: Cambridge University Press. Thaler, R. & Sunstein C. (2008). Nudge. London: Penguins Book. Tversky, A., & Kahneman, D. (1974). Judgment under Uncertainty: Heuristics & Biases. Science, 185(4157), 1124-1131. Doi 10.1126%2Fscience.185.4157.1124 Viale, R. (2017). Routledge Handbook of Behavioral Economics. New York: Routledge. Viale, R. (2019). The Routledge Handbook of Ethics and Public Policy. New York: Routledge.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01 v4.12.13.21