UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Recife, 12 de Julho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ERGONOMIA - CAC (12.13.89)
Código: ERG917
Nome: PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - PARTE 2
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Componente Flexível: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Introdução à metodologia da pesquisa no universo da ergonomia e aos processos de inovação: princípios e métodos de pesquisa acadêmica e científica, levantamento em base de dados científicas, revisão sistemática da literatura, contextualização da pesquisa, construção lógica do trabalho científico para construção da problematização para o projeto de pesquisa.
Referências: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14.724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento: apresentação. Rio de Janeiro, 2012. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. Rio de Janeiro, 2012. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo, resenha e recensão: apresentação. Rio de Janeiro, 2021 BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo. Tradução de Luís Antero e Augusto Pinheiro. 4ed. Lisboa-Portugal: Edições 70, 2009. BOLFARINE, Heleno; BUSSAB, Wilton. Elementos de Amostragem. Editora Edgar Blucher, Ltda. 2015. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 20 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. ELLIOT, Ligia Gomes. Instrumentos de avaliação e pesquisa: caminhos para construção e validação. FIALHO, Francisco; Santos, Neri dos. Manual de análise ergonômica no trabalho. Curitiba, Gênesis Editora,1997. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª edição. São Paulo, Atlas, 2017. IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo, Editora Edgard Blücher, 2016. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010. LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza; PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de. Abordagens Qualitativas na pesquisa em Administração. Recife: Editora UFPE, 2016. Manual de normalização de trabalhos acadêmicos: elementos pré textuais. Recife, UFPE, 2021. MORAES, Anamaria de; Mont’Alvão, Cláudia. Ergonomia: conceitos e aplicações. 2a.ed. Série Design. Rio de Janeiro, Editora 2AB, 2010. OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7 ed. Revista eatualizada. Petrópolis, Rj: Vozes, 2016 PINTO, João Bosco Guedes. Metodologia, teoria do conhecimento e pesquisa-ação: textos selecionados. Laura Susana Duque-Arrazola e Michel Jean Marie Thiollent. (ORGs). Belém: UFPA, Instituto de ciências sociais aplicadas, 2014. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2017. SOARES, Marcelo M. Metodologia de ergodesign para o design de produtos: uma abordagem centrada no humano. São Paulo: Blucher, 2021. VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002 YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

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